segunda-feira, 30 de junho de 2014

Itapitocai recebe Parlamento

A proposta de descentralização das atividades parlamentares teve início no distrito de Itapitocai na quinta-feira, dia 26. A sessão ordinária contou com a presença de pais, professores e estudantes da localidade que tiraram dúvidas e apresentaram suas reivindicações aos vereadores presentes. Na ocasião, foram debatidas as más condições do acesso ao Distrito e a preocupação com a obra do posto de saúde, que está em deterioração e sendo depredado.
Entre as matérias apreciadas e aprovadas no encontro, esteve a indicação do vereador Irani Fernandes que sugere ao Poder Executivo a implementação de sub-prefeitura a região que compreende a Zona Rural do 1º. Distrito/Imbaá, que inclui Itapitocai.
Será solicitado ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) atenção ao trecho diante da localidade. A proposta sugere a implantação de recuo no acostamento e construção de paradas de ônibus abrigadas na entrada da vila; obra de contorno para facilitar a entrada e saída da vila; e colocação de redutores de velocidade ou lombadas elevadas com faixas de segurança, nas imediações da entrada e saída da vila.

Executivo quer contratar mais de 140 novos servidores

O Executivo pretende fazer a contratação por tempo determinado de mais de 140 funcionários, que deverão atuar vinculados as secretarias de Saúde, Ação Social e Habitação, Planejamento, Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo e Educação. As contratações visam atender necessidades temporárias de excepcional interesse público do município e o projeto de lei 054/2014, que autoriza a contratação está tramitando na Câmara de Vereadores, em regime de urgência urgentíssima.
A contratação acontece através de processo seletivo simplificado e há vagas diversificadas, para todos os níveis de instrução. Há vagas para assistente social, psicólogo, agente social, artesão, farmacêutico, pedagogo, enfermeiro, técnico em enfermagem, engenheiro civil, contador, motorista, educador físico, auxiliar de cozinha entre outros.
Entre os setores que deverão receber os novos servidores estão o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II e no Caps Álcool e Drogas (AD), os projetos Dants e SAE e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Atenção à Criança e Adolescente de Uruguaiana (Cacau). E ainda nas casas de passagem, programa Amigo de Valor e Casa de Acolhimento Transitório, Farmácia Popular, Policlínica Central e Consultório de Rua.

Unidade Móvel da Saúde fará atendimento no Rincão de Fernandes

A partir do próximo mês, julho, a Unidade Móvel da secretaria de Saúde passara a realizar atendimento mensal no Quilombo do Rincão de Fernandes, distrito de Vertentes, a cerca de 70 km da cidade.
Tal medida foi determinada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider na tarde de quinta-feira, 26/6, durante reunião com a secretária de Saúde Saionara Marques Almeida dos Santos, com a presidente da Associação dos Quilombolas, Wanda Moraes, proponente da reunião, acompanhada de outros membros da comunidade e de representantes do Movimento Negro em Uruguaiana, entre eles a presidente Elza Suzete Pinto Fontoura.
A decisão de Schneider visa amenizar uma grave situação: os moradores que não recebem atendimento médico no local, pois não há posto de saúde na localidade, onde residem cerca de 600 pessoas. As visitas da Unidade Móvel ocorrerão uma vez ao mês.
A reunião serviu ainda para discutir a adesão ao Programa de Saúde do Negro, do Governo Federal, no qual podem ser incluídos também os quilombolas. 
O projeto é formado por ações e medidas em prol da igualdade racial, dando ênfase à Saúde.

Secretaria da Fazenda passa por treinamento em busca de melhorias no atendimento


Desde março uma equipe de funcionários da secretaria da Fazenda está passando por um treinamento de gestão de pessoas, buscando a melhoria no atendimento ao cidadão.
O trabalho, idealizado pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, tem por objetivo criar uma relação de confiabilidade entre servidores e cidadãos e busca a qualidade de atendimento. A gestora Patrícia Kraft, servidora do município há 12 anos, está à frente dos trabalhos. De acordo com ela, atualmente o treinamento está sendo realizado para os servidores que atuarão como líderes e repassarão os novos conhecimentos aos colegas. “Entre os servidores identificamos alguns para formar essa equipe, que será multiplicadora dentro da Secretaria”, explica. A equipe está formada com profissionais que exercem funções de liderança ou possuem vasta experiência em atendimento ao público. Para ela, trata-se de um novo conceito em busca do melhor relacionamento entre servidores e cidadãos. “Nosso papel como servidores é o servir ao cidadão. É o que temos que ter em mente sempre”, completa.

Prefeitura instalará guaritas para postos da Guarda Municipal


A Prefeitura Municipal adquirirá oito guaritas de fibra de vidro reforçada com banheiro, para implantação em postos da Guarda Municipal onde não há guarita ou ela não possui banheiro. O processo de licitação deverá ser aberto nos próximos dias.
Aos todo, são seis postos aguardando as guaritas. De acordo com o prefeito Luiz Augusto Schneider, o objetivo é a melhora das condições de trabalhos dos guardas municipais. Schneider também optou pela compra de duas unidades a mais, visando à necessidade de novos postos ou troca.
As guaritas serão instaladas na Escola Elvira Ceratti, o Caic, no Cemitério Municipal Senhora Sant’Ana, na Escola Agrícola, no Centro Geriátrico, Usina de Asfalto e na secretaria de Agricultura. Nos demais postos da Guarda Municipal já há estrutura adequada.
Ainda não há previsão sobre a implantação das guaritas.

Q-Comércio inicia mais uma edição

Com a palestra do consultor do SEBRAE/RS, Giancarlo Ferriche Fonseca, iniciou nesta semana mais uma edição do programa Q Comércio em Uruguaiana. O Q-Comércio, coordenado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) e com apoio do SEBRAE/RS, visa capacitar, instrumentalizar e reconhecer o comércio que adotar o modelo de gestão da qualidade que tem como base os critérios da excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). O Q-Comércio une consultorias, treinamentos e ainda inclui uma ferramenta de gestão, o SCOPI, em um pacote acessível para os comerciantes.
O programa Q Comércio é divido em fases e prevê a sua realização de modo contínuo, permitindo o acompanhamento freqüente do lojista e seu contínuo processo de melhora na gestão. “Um dos objetivos do programa é criar uma base de conhecimento diferenciada e ao mesmo tempo quebrar o paradigma de que programas de qualidade são direcionados somente à indústria ou empresas de grande porte. “Queremos construir a cultura de que qualquer empresa, seja ela micro, pequena ou média, possa ter condições de trabalhar com excelência e qualidade nos seus processos, permitindo assim sua sustentabilidade e sobrevivência no mercado.”, afirma Vitor Augusto Koch, presidente da FCDL-RS.

Cinema estará de volta a sua casa no final de semana

Hoje, a população de Uruguaiana terá a oportunidade de assistir gratuitamente o filme Getúlio, em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. O longa-metragem mostra a intimidade do gaúcho Getúlio Vargas, em seus 16 últimos dias de vida.
Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar. A obra centra-se nos últimos dias do seu governo como presidente do país, em agosto de 1954, no Palácio do Catete, Rio de Janeiro. A exibição do filme é uma iniciativa da Odebrecht Ambiental em parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana. “Apoiamos esta produção que trata da história do nosso país e não poderíamos deixar de exibi-la para a população de Uruguaiana”, reforça Eduardo Frediani, diretor da Odebrecht Ambiental no município. A apresentação ocorre neste sábado, da 28, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa em duas sessões, a primeira será às 19h30 e a segunda às 21h30. A entrada será gratuita e se limita ao número de lugares disponíveis no teatro com capacidade para cerca de 1200 pessoas. Para garantir o acesso os interessados devem chegar com antecedência no local, pois será por ordem de chegada. A Odebrecht Ambiental está programando ainda a exibição em São Borja, terra natal de Getúlio, no Cais do Porto. A data e os horários devem ser definidos nos próximos dias e serão divulgados.

Município perde Prefeito cassado pela ditadura


Uruguaiana perdeu Izabelino Buldain Abad, cassado pelo golpe militar de 1964. O Prefeito, que já enfrentava problemas de saúde, faleceu às 2h de hoje, 26/6, aos 94 anos de idade, em decorrência de falência múltipla de órgãos.
No mês de abril último, em sessão especial, a Câmara Municipal de Uruguaiana devolveu a Izabelino Abad o mandato que lhe foi cassado em 31 de março de 1964, conferindo-lhe também o diploma de Honra ao Mérito. Em agosto de 2003, através de Lei proposta pelo vereador José Antônio Rodrigues Benites, falecido também neste junho, o prefeito Luiz Carlos Repiso Riela concedeu-lhe a Grande Condecoração Municipal, Medalha de Ouro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. Além de prefeito, Izabelino Abad, que foi petebista, e depois pedetista, foi titular de todas as secretarias municipais e, a par das importantes funções públicas desempenhadas, viveu e morreu modestamente como aposentado.
Após a viuvez, e em função das dificuldades de saúde, Izabelino foi viver com sobrinhos em Uruguaiana, e partiu sem deixar descendentes. Seu corpo foi sepultado na última quinta-feira, no Cemitério Nossa Senhora de Santana.

Uruguaiana recebe alerta: vem aí uma das maiores enchentes


A Defesa Civil do Estado encaminhou alerta à Prefeitura de Uruguaiana quanto a previsão de uma das maiores enchentes dos últimos anos. 
Segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider, o Comitê da Defesa Civil de Uruguaiana está monitorando as águas do rio Uruguai, sendo que ontem à tarde, o rio apresentava elevação de 13,4 metros acima do seu nível normal. 
Schneider informa já existir uma estratégia de auxílio às famílias ribeirinhas. “A enchente deve chegar a Uruguaiana nos próximos dias, por isso já estudamos a retirada das famílias de áreas perigosas”, disse o prefeito. 
O número de famílias que tiveram de deixar suas casas temporariamente no Estado em função das enchentes chegou a 900 nesta sexta-feira e pelo menos 30 municípios já foram afetados. Além de Uruguaiana, os municípios de São Borja e Itaqui receberam alerta da Defesa Civil em razão da previsão de enchente.

Lei das Domésticas – penalização para empregadores começará em agosto

As penalidades para quem não se adaptar à Lei das Domésticas passarão a vigorar a partir do dia 7 de agosto. A lei já está em vigor fazendo com que o trabalhador doméstico passe a ter os direitos equivalentes aos dos demais do regime CLT, com garantias legais que preveem o estabelecimento de jornada de trabalho, o pagamento de horas extras, dentre outros. Contudo, as penalidades só foram sancionadas recentemente.
A preocupação é grande, porque é pequeno o número de empregadores que estão se ajustando a essa nova realidade, o que ocasiona um grande risco trabalhista e financeiro. O pior é que vem crescendo o número de diaristas, em decorrência do aumento de demissões. 
“Nos próximos meses estamos esperando um crescimento no número de pessoas que buscarão adequar seus funcionários domésticos, isso porque dentre outros pontos, recentemente a presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei, impondo a cobrança de multas dos patrões que não registrarem o vínculo empregatício na carteira de trabalho”, explica o diretor executivo da Confirp, Richard Domingos. Segundo ele, o conteúdo estabelece, ainda, que a Justiça trabalhista pode avaliar se houve gravidade na omissão do patrão. A ausência de descrição da data de admissão e da remuneração do empregado na carteira de trabalho poderá dobrar o valor da multa.
Essas regras são válidas para todos os trabalhadores domésticos contratados por uma pessoa física ou família em um ambiente residencial, tais como domésticas, babá, cozinheira, motorista, caseiro, jardineiro, cuidadora, governanta, mordomo, dentre outros. Em contrapartida, caso o tempo de serviço seja reconhecido voluntariamente pelo patrão, com a efetivação das anotações pertinentes e o recolhimento das contribuições, pode diminuir o porcentual de elevação da multa.

Última semana para inscrições na CNH Social

Candidatos interessados em concorrer a uma das sete mil vagas da CNH Social neste ano devem inscrever-se até a próxima sexta-feira, dia 04 de julho. O Detran/RS disponibiliza, nesta edição, 1,4 mil primeiras habilitações, 1,4 mil adições de categoria e 4,2 mil mudanças de categoria. Há reserva de vagas para população negra (15% de cada categoria) e para mulheres (50% das vagas para mudança de categoria). Candidatos interessados, que se inscreveram na primeira edição e não foram selecionados, devem fazer nova inscrição.
O programa CNH Social tem como objetivo oferecer à população de baixa renda mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho. As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, aulas em simulador, curso prático de direção veicular e locação de veículos, e também dos exames teórico e prático.
Para se inscrever, o candidato deve dirigir-se a um dos 274 Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado. É necessário preencher os requisitos para a categoria de habilitação pretendida e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal anteriormente a 30 de abril deste ano.. Para abertura do serviço, deve-se comprovar, ainda, residência de dois anos no Estado.
Os endereços dos CFCs, calendário e mais informações podem ser consultados no site www.detran.rs.gov.br. A seleção será feita por sorteio e o resultado final da primeira chamada será em 22 de julho.

Sobre as categorias de habilitação
A categoria A habilita a conduzir moto, enquanto a B habilita a conduzir carro. Já as categorias C, D e E habilitam para conduzir os chamados veículos pesados, sendo a C para veículos de carga, a D para veículos de transporte de passageiros e a E para veículos articulados de transporte de carga e passageiros. 
Motoristas com CNH categoria B poderão habilitar-se para categoria C e D. Para a categoria C, é necessário ter pelo menos um ano de categoria B, e para a categoria D, dois anos de categoria B e 21 anos de idade completos. Motoristas com as categorias C e D poderão habilitar-se para categoria E. Para tanto, os habilitados na categoria C devem ter um ano de habilitação nesta categoria.

Mega-Sena acumula, e prêmio pode alcançar R$ 43 milhões no sábado

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.611 da Mega-Sena realizado na quarta-feira (25), em Osasco (SP). Veja as dezenas: 24 – 28 – 47 – 50 – 51 – 58.
A quina teve 97 acertadores e cada um vai levar R$ 32.077,50. Já a quadra pagará R$ 698,13 para cada um de seus 6.367 ganhadores.
A previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 43 milhões no sorteio de sábado (28), segundo a Caixa Econômica Federal.

Sancionada lei que dá mais garantias a usuários de planos de saúde

Foi publicada na quarta-feira, 25, no Diário Oficial da União uma alteração na Lei nº 9.656 que torna obrigatória a existência de contratos escritos entre as operadoras de planos de saúde e seus prestadores de serviços.
De acordo com o texto, a inclusão de qualquer prestador de serviço de saúde como contratado, referenciado ou credenciado implica compromisso com os consumidores quanto à sua manutenção ao longo da vigência dos contratos. A substituição do prestador é permitida, desde que seja por outro prestador equivalente e mediante comunicação aos consumidores com 30 dias de antecedência.
A lei prevê que a condição de prestação de serviços de atenção à saúde no âmbito dos planos privados por pessoas físicas ou jurídicas, independentemente de sua qualificação como contratadas, referenciadas ou credenciadas, serão reguladas por contrato escrito, estipulado entre a operadora do plano e o prestador de serviço. O documento deve estabelecer com clareza as condições para a execução do serviço, expressas em cláusulas que definam direitos, obrigações e responsabilidades das partes, incluindo:
- o objeto e a natureza do contrato, com descrição de todos os serviços contratados;
- a definição dos valores dos serviços contratados, dos critérios, da forma e da periodicidade do seu reajuste e dos prazos e procedimentos para faturamento e pagamento dos serviços prestados;
- a identificação dos atos, eventos e procedimentos médico-assistenciais que necessitem de autorização administrativa da operadora;
- a vigência do contrato e os critérios e procedimentos para prorrogação, renovação e rescisão;
- as penalidades pelo não cumprimento das obrigações estabelecidas.

Detran vai autorizar a circulação de ciclomotores no Estado

A diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran) confirmou que irá emitir a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) nos Centros de Formação de Condutores (CFC). A decisão aconteceu na tarde de terça-feira, 24, em reunião com vereadores, secretários municipais e deputados estaduais na cidade de Porto Alegre.
No encontro, o diretor-adjunto do órgão, Denílson da Silva, confirmou que será emitida ACC nos CNC’s do estado. Dessa maneira, uma parte do impasse está resolvida. “O Detran está sensível ao problema, querem encontrar uma solução e permitir a circulação destes veículos. Com a confirmação da ACC os condutores poderão circular”, explicou o secretário municipal do planejamento de Venâncio Aires, Telmo Kist.
A condução e o registro dos veículos ciclomotores no Brasil têm gerado discussões entre governos estaduais e municipais. Inicialmente a legislação federal colocava a responsabilidade do emplacamento para os municípios, no entanto, um convênio entre a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o governo gaúcho, repassaram a responsabilidade ao Detran. Assim, o município que avaliava um regramento para este tipo de registro dos veículos, estudará as regras do convênio, antes de publicar a lei. “Este convênio é novidade, agora vamos estudar o nosso decreto que estava sendo montado e aguardar retorno do departamento estadual”, destacou Telmo.

Briga entre filhos termina com pais esfaqueados


Segue hospitalizado o homem esfaqueado pelo vizinho na quinta-feira, por volta das 11h, no bairro São João. Edson Lima Dinat levou seis facadas do vizinho Paulo Santana, numa discussão motivada pelo desentendimento entre os filhos dos envolvidos. Cinco dos golpes atiram as costas da vítima e o outro foi desferido no peito. Paulo também sofreu uma facada na perna e diversos “pontaços” pelo corpo.
Em depoimento ao delegado Vilmar Schaefer, ele disse que a arma pertencia a Edson, e que o desarmou durante a briga, ferindo-o em legítima defesa.
A vítima será ouvida pela Polícia, assim que se recuperar da cirurgia a qual foi submetida na quinta-feira à tarde.

Caso da Televisão: Tribunal de Justiça inocenta Delegado acusado de peculato pelo Ministério Público


O delegado de polícia civil Thiago Carrijo Fraga, 33 anos, foi considerado inocente pelo crime de peculato. Ele era acusado de ter se apropriado de um aparelho de televisão durante uma operação policial em 2011, quando comandava a Defrec de Uruguaiana. 
Carrijo, que já havia sido condenado pelo crime, conseguiu convencer quatro dos três desembargadores que avaliaram o recurso apresentado pela sua defesa. A absolvição ocorreu neste mês, em julgamento de Embargos Infringentes realizado em Porto Alegre.
Carrijo foi denunciado pelo Ministério Público, que o acusou de, no cumprimento de um mandado de prisão na Vila Charqueadas, na zona rural, ter entrado na casa de uma moradora da localidade e se apropriado de uma TV da marca Samsung, LCD, 24 polegadas, sem justificativa judicial e sem lavrar auto de apreensão.
O Delegado teria entrado na residência alegando estar procurando fugitivos de um assalto a uma loja e não teria achado qualquer vinculação dentro da casa com o crime. A dona da televisão estaria de posse da nota fiscal de compra do aparelho. A tal televisão foi apreendida à época na casa de uma policial, hoje esposa do Carrijo e que alegou estar guardando a mesma a pedido do delegado. Em sua defesa, Carrijo disse ter levado a televisão para casa no intuito de protege-lá da obra que estava sendo realizada em seu gabinete onde estavam outros materiais apreendidos. 
Atualmente, o delegado Carrijo está lotado em Porto Alegre.

Argentino morre em acidente em Uruguaiana


O único acidente com morte envolvendo turistas argentinos no Brasil aconteceu em Uruguaiana. O lamentável episódio ocorreu na noite de quinta-feira, quando Miguel Frazzeto, de 72 anos, perdeu a vida. 
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a vítima estava em um veículo Uno com placas da Argentina que colidiu na traseira de um trator. Outros três argentinos que estavam no mesmo carro ficaram feridos e foram levados para a Santa Casa de Uruguaiana. Dos sobreviventes, Pablo ainda corre risco de morte. 
O acidente ocorreu por volta das 19h no km 660 da rodovia. Segundo a PRF, o trator estava no acostamento na contramão e invadiu a pista para entrar em uma propriedade rural. O trator não estava sinalizado e motorista não possuía carteira de habilitação. A vítima, que estava na carona do automóvel, morreu no local.
O corpo da vítima já foi transladado e o consulado argentino providencia a transferência dos pacientes à cidade de origem, Buenos Aires.

Painel Ed.2311

Em Foco: Festa Junina

Um grupo de amigos, que busca ajudar as crianças carentes da comunidade do bairro Boa Vista organizou uma festa junina beneficente. Na ocasião houve apresentações artísticas, brincadeiras e casamento na roça e praça de alimentação gratuita.

Boxe 

Cerca de 30 crianças e adolescentes recebem aulas gratuitas de boxe no antigo Juventude Atlético Clube, através de uma parceria entre o Centro de Pugilato Municipal e a Prefeitura. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, duas turmas durante a manhã e duas à tarde. Carlos Alberto Alves Chaves e Dione Ferreira são os técnicos.

Senado

O tucanato sondou as bases sobre o nome de Sanchotene Felice para disputar uma cadeira no Senado. Embora à frente do Executivo tenha conduzido o município à ruína e, sem poder, seja desleal aos antigos correligionários, o atual Prefeito, hoje seu maior desafeto, reconheceu que Felice já foi um bom “legislador” e tem abnegação para, além de perseguir e injuriar inimigos, cumprir missões partidárias. Resta saber se o homem movido a raiva tem o mesmo respaldo nas demais instâncias do Partido.

Pirataria I
Em Uruguaiana, quem corre o dial nas FM, encontra no mínimo, 38 estações, entre brasileiras e argentinas. Das brasileiras, legais apenas 3. As demais, piratas, à revelia da Lei, da Polícia Federal, do Ministério Público.

Pirataria II
A pirataria não ficou só na banda FM. O mundo não é só dos NET’s. “Azentidades”, que dizem fazer pela comunidade enquanto fazem só pelos seus, incitadas pelas viúvas da NET, também formaram a TVCu. Alguém já assistiu?

Oficinas Gratuitas
O professor e diretor de teatro, Paulo Melo está ministrando gratuitamente Oficina de Circo, nas quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h, nas antigas dependências do Juventude Atlético Clube. Ele também ministra Oficina gratuita de Teatro e de Circo, nas terças, quintas-feiras e aos sábados na Escola Estadual Salgado Filho, por meio do Projeto Mais Cultura do Governo Federal.

Carnaval I
Carnaval só funciona com Comissão. Nomes ilibados, e até não ilibados, recusam o papel de bobinho sem comissão. Surgiam Arlindo Cunha Brasil e Paulo Kleinubing - o advogado, irmão do Renato “Patrola”. Ambos eram da Comissão do ano passado. Sabem tudo de Comissão. Insisto, Marcelo Lemos é o cara.

Carnaval II
Mas Schneider deverá juntar no balaio o “homem forte” que quase enfartou de desgosto o boneco, com o rei sem chassis. Como os dois se conhecem, e todo mundo conhece os dois. Haverá Comissão.

Perna Curta
Uma mulher receberá mais de R$ 24 mil de indenização do ex-namorado. Depois de seis anos juntos, ela soube por meio de uma notícia de jornal, que ele era casado e tinha uma filha. Segundo a ação, os dois “frequentavam eventos sociais como um casal” e ela tinha a chave da casa dele, ficando lá enquanto este, fazendeiro, ficava na fazenda durante a semana. Eles estavam noivos quando a moça viu em um jornal, uma foto do namorado com outra mulher e um bebê no colo. A notícia falava da alegria do casal pelo nascimento da filha.

Campereando
Em razão do falecimento do criador Luiz Antônio Martins Bastos, o lançamento do livro Campereando, de José Antônio ‘Tunico’ Marques Fagundes foi transferido para o dia 1º de julho, terça-feira.

História
O VII Encontro Internacional de História será realizado em Uruguaiana. De acordo com o secretário de Cultura, Rubens Montardo Junior, o evento deve ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2015.

Não Pode! I
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) declarou inconstitucional lei de Palmeira das Missões que proíbe a abertura do comércio aos domingos, feriados e sábados à tarde durante os meses de janeiro e fevereiro. Em sessão ocorrida no último dia 23/6, os desembargadores confirmaram a decisão de 1º grau de que os entes municipais não têm competência para dispor sobre dias e horário de funcionamento do comércio local.

Não Pode! II
Por aqui, os vereadores Marcelo Lemos e Gilberto Risso querem fechar os supermercados aos domingos, uma forma de crescer para o lado errado – também conhecido como retroceder. Não tem amparo legal. Fica a dica aos parlamentares.

Getúlio
O filme ‘Getúlio’, que traz Tony Ramos interpretando o ex-presidente da República será apresentado no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, neste sábado, 28/6, em dois horários e com entrada franca. As apresentações acontecem às 19h30min e às 21h30min.