sábado, 5 de julho de 2014

Rio Uruguai volta a acelerar a inundação

A medição do Rio Uruguai, feita pela Prefeitura Naval de Paso de Los Libres às 12h de hoje, indica nova aceleração no crescimento, à razão de 2 cm/hora, confirmando tendência registrada na leitura entre 6h e 9h da manhã de hoje, quando registrou uma elevação de 1,33 cm/h.
A crescente do Rio Uruguai intensificou-se a partir de 29 de junho, quando em apenas um dia, elevou a altura das águas em 1,27 m. Ontem, o Uruguai cresceu 61 cm, e nas últimas 12h, 21cm.

O drama dos flagelados III











O drama dos flagelados II











O drama dos flagelados










Rio Uruguai já desalojou mais de 5 mil pessoas

O município de Uruguaiana já tem mais de 5 mil pessoas desabrigadas pela crescente do Rio Uruguai, 350 delas abrigadas e alimentadas pela Defesa Civil e Secretaria de Ação Social, através do Restaurante Popular.

A cidade conta com quatro abrigos distribuídos pela zona urbana, no prédio da antiga Caul, no Centro Esportivo Nova Esperança, na antiga Refinaria de Petróleo Ipiranga e na quadra da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça.

Diante de mais uma situação desesperadora, o Exército Brasileiro mostra-se imprescindível para o socorro e assistência aos flagelados, trabalhando ininterruptamente com 12 equipes na remoção dos atingidos, e seus pertences.

A última leitura do Rio Uruguai, feita pela prefeitura Naval Argentina, foi de 11,55m, com viés crescente de 1 cm/hora. O coordenador da Defesa Civil em Uruguaiana, Paulo Wouters, trabalha com uma perspectiva de crescimento do Rio Uruguai de 70cm, atingindo 12,25m nos próximos dias, aumentando significativamente o número de desabrigados.