terça-feira, 26 de agosto de 2014

João Otávio de Noronha é o novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral. O ministro João Otávio de Noronha foi eleito nesta quinta-feira, 21/8, e substituirá a ministra Laurita Vaz, que deixará o TSE para assumir a Vice-Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 
O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, informou, durante a sessão administrativa, que a ministra substituta Maria Thereza Rocha de Assis Moura já foi eleita pelo STJ para ocupar o cargo de ministra efetiva do TSE. A posse de Maria Thereza será no dia dois de setembro em sessão solene. No mesmo dia, o ministro João Otávio tomará posse no cargo de corregedor-geral eleitoral.
Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral
A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral é a unidade do Tribunal Superior Eleitoral responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país e pela orientação de procedimentos e rotinas a serem observados pelas corregedorias eleitorais em cada unidade da Federação e pelos cartórios eleitorais.

Schneider anuncia medidas de integração com Paso de los Libres


Uma reunião entre o prefeito Schneider e o Consulado Argentino discutiu medidas de integração entre Uruguaiana e Paso de los Libres, que, de acordo com o cônsul da Argentina em Uruguaiana, ministro Alfredo Ortiz Baeza, é o único ponto de fronteira que ainda vive dificuldades de integração. A reunião teve ainda a participação do cônsul adjunto, ministro Alejandro José Massuco, e dos secretários municipais Rubens Montardo Junior (Cultura), Fernando Alves (Governo) e Jorge Lopes (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho).
As medidas ainda serão estudadas, mas já foram anunciadas pelo prefeito Schneider em sua página no Facebook. Uma nova reunião deve ocorrer, desta vez com o Governo de Corrientes, para discutir as medidas a serem empregadas, que contemplam várias áreas. 
Saúde
Esta é a área que gera maior expectativa, em razão da atual situação de saúde no município. A medida consiste na disponibilidade de atendimento para brasileiros na rede pública de saúde libreña e vice versa. Recentemente a cidade vizinha inaugurou um bem equipado hospital, referência em vídeolaparoscopia e que está recebendo novos cirurgiões.
Educação
Alguns anos atrás, a escola Elvira Ceratti participava do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, juntamente com uma escola de Libres. O programa consiste na troca de professores para realização de determinadas atividades e o ensino bilíngue. Entre as medidas está a retomada do projeto.
Cultura e desenvolvimento
Há ainda o objetivo de promover eventos com a participação dos dois países, espetáculos em conjunto e apresentações de artistas argentinos em Uruguaiana e a realização de eventos que possam integram os povos com a cultura do outro país.
Outra questão que integra o conjunto de medidas é o desenvolvimento econômico. Neste aspecto, o turismo será uma das áreas a ser fomentada.

Primeira volante entregue beneficia casal de idosos


Foi entregue no início da noite de quinta-feira, 21/8, a primeira das 57 casas volantes compradas pelo município para auxiliar famílias que perderam suas casas em razão da enchente deste ano. A entrega ocorreu no final da Rua Santana, e foram beneficiados um casal de idosos, Aristides Pereira Amaran, de 85 anos, e Maria da Silva Amaran, de 74 anos. Os dois perderam o que tinham e desde então estavam vivendo em uma barraca. “Perdemos tudo. Quando a água veio, nosso filho conseguiu um barco emprestado para nos tirar. Saídos à noite, com muita dificuldade porque era muita água, muita chuva, e o vento fazia com que o barco balançasse bastaste”, conta seu Aristides. Dona Maria completa: “Tinha muito medo por causa das chuvas, pedras. Na barraca não tem nenhuma proteção”.
A casa tem dois cômodos, duas janelas e uma porta e é construída com madeira pinus machimbrado, com forro, pintada e medindo 2,5 x 5 metros. A entrega mobilizou servidores da secretaria de Obras e de Ação Social e Habitação, e foi feita pelo prefeito Luiz Augusto Schneider e pelo secretário de Ação Social, Elton da Rocha, acompanhados pelos secretários Diego Roque (Planejamento) e Rogério de Moraes (Meio Ambiente), do coordenador municipal da Defesa Civil e servidores das secretarias.

Barragem Sanchuri: Projeto de instalação do Balneário Municipal está pronto


O projeto de criação de um balneário municipal na Barragem Sanchuri foi finalizado e entregue ao prefeito Luiz Augusto Schneider nesta quinta-feira, 21/8, pelo secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes. O objetivo é a implantação do balneário, com a extensão de 250 metros, em área que pertence a Cooperativa Agrícola Mista de São Marcos, com quem a Prefeitura fez uma parceria.
Conforme o secretário Jorge, a área foi cedida em regime de comodato ao município por dez anos. A Prefeitura instalará banheiros, churrasqueiras e caramanchões no local.
O objetivo, de acordo com o Executivo, é possibilitar que a população em geral tenha acesso ao local e que este volte a ser um ponto de lazer às famílias uruguaianense, como já foi há anos, além de fomentar a economia local, uma vez que tornará o distrito um ponto de grande movimento de pessoas, consumindo ali.
A elaboração do projeto foi uma reivindicação do vereador Adalberto Silva e da presidente da Associação dos Moradores da Barragem, Marina Silva.
Resumo do programa Voz de Uruguaiana desta quinta-feira
Nesta quinta-feira, dia 21 de agosto, das 9h às 10h15min, o prefeito Luiz Augusto Schneider participou da edição nº. 86 do Programa Voz de Uruguaiana, informativo da Prefeitura Municipal de Uruguaiana que é transmitido pelas rádios Charrua AM, Líder 99.9FM e Charrua FM, com reprise das 17h às 18h15min na Rádio São Miguel AM880. Dentre os assuntos abordados destacamos: a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência; a realização do Rotary Day no Parque D. Pedro II; o projeto de construção de diques; as melhorias nas estradas do interior no Carumbé, Adolfo Stern, Garupa, Barragem Sanchuri e Buriti; a recuperação da rua Érico Veríssimo; a construção da Praça dos Esportes e da Cultura na Vila Rui Ramos; a construção do Centro de Iniciação dos Esportes no bairro Cabo Luiz Quevedo; a construção do galpão do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos; as vagas disponíveis na Agência Municipal de Emprego; a nova presidente da Associação de Moradores da Barragem Sanchuri, Marina Silva; a implantação do Programa Estratégias de Saúde da Família (ESF) na rede municipal de saúde; a construção de bancos de madeira e de concreto na Secretaria Municipal de Obras; a realização do Brique da Praça Barão do Rio Branco no dia 14 de setembro; a campanha de conscientização junto as gestantes; as iniciativas adotadas para diminuição da taxa de mortalidade infantil; a contratação de médico para atendimento no Posto de Saúde nº. 02 no bairro Mascarenhas de Moraes; a construção de 57 volantes destinadas aos atingidos pela enchente do rio Uruguai; a Operação Tapa-Buracos nas ruas Alceu Wamosy, 7 de Stembro, 14 de Julho, Estilac Leal e Eustáquio Ormazabal; a regularização das micros e pequenas empresas; o Programa Municipal de Microcrédito; os cursos Pronatec disponíveis na Esplanada da Estação; as vagas disponíveis nos cursos de inglês e de espanhol; a doação de bens e veículos inservíveis; a atualização das leis esportivas; a realização da IIIª. Taça da Pátria de Futebol de Mesa; a fase regional do JIRGS em Uruguaiana; o Campeonato Uruguaianense de Kart; o Programa Atleta do Futuro; a 2ª. Edição do Projeto 30 Horas de Esporte; a implantação da Certidão Negativa de Débito Online; a realização do Festival Temático do Rio Uruguai; a implantação do Balneário Municipal na Barragem Sanchuria divulgação do número do CURE – Centro de Urgências, Remoções e Emergências pelo 9622-9742. Participaram do programa: os secretários municipais do Planejamento, Diego Xavier Roque, de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, da Saúde, Saionara Almeida dos Santos, e de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia; a servidora municipal, Marcíria Lambert; a advogada Cláudia Pires; e a presidente da Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (AADUR), Tânia Gonçalves Costa.

Comunidade está preocupada com o fechamento dos supermercados



Um bom número de pessoas esteve no plenário da Câmara de Vereadores na quarta-feira, 20/8, para participar da audiência pública que debateu sobre o projeto de lei, de autoria dos vereadores Marcelo Lemos e Gilberto Risso, que quer fechar os supermercados em três domingos do mês. O evento teve a manifestação de autoridades, sindicalistas, trabalhadores e consumidores. No audiência foi esclarecido os objetivos da proposta, bem como foi ouvido o posicionamento da comunidade, que deve ser relevante para a apreciação da matéria pelos demais parlamentares. 
O projeto que tramita na Câmara propõe a abertura dos supermercados apenas no primeiro domingo de cada mês. A finalidade visa favorecer os trabalhadores, a medida que garante os domingos de lazer, e ainda proteger a mão de obra familiar com o fomento do consumo em estabelecimentos de pequenos porte, como mini mercados, armazéns e pequenas padarias. A escolha de abertura no primeiro domingo do mês, de acordo com os autores do projeto, é porque a maioria dos clientes já recebeu seu salário, aumentando dessa forma seu poder de compra.
De acordo os dados apresentados por Lemos, há em Uruguaiana 725 estabelecimentos de pequeno porte, representando cerca de 2,3 mil pessoas envolvidas diretamente nesta economia. Toma-se como exemplo cidades com altos índices de desenvolvimento humano, como Vitória e Belo Horizonte, que estabelecem medidas protetivas ao pequeno empresário com iniciativa como esta. Há, no entanto, fortes preocupações quanto ao desemprego. Empresários da área já se manifestaram publicamente, dizendo que, se houver a aprovação do projeto, haverá redução no quadro funcional – apenas uma rede de supermercados estima a demissão de 700 funcionários. A população em geral vem se mostrando contra o projeto.
A audiência foi proposta pela Comissão de Serviços Municipais e Desenvolvimento Econômico, formada pelos vereadores Irani Fernandes, Marcelo Lemos, Egídio Carvalho, Rafael Alves e Gilberto Risso.

PSDB sufoca motim

A Executiva Estadual do Partido da Socias Democratia Brasileira decidiu manter o atual diretório municipal do Partido. Conforme decisão, dos vinte e três membros que apresentaram renúncia, três estavam com situação irregular junto ao PSDB. Além disso, a Executiva considerou desnecessária a realização de uma eleição interna, já que estamos a sete meses da eleição oficial.
A nova eleição havia sido cogitada, após os membros do Diretório apresentarem pedido de renuncia, pois não se sentiam a vontade com a atual presidência exercita pelo ex-prefeito Sanchotene Felice. 
Luiz Augusto Schneider, atual prefeito de Uruguaiana e líder deste “motim” disse nesta semana se inaceitável que um diretório seja composto por políticos que sequer moram em Uruguaiana.

Vendedores ambulantes apresentam reivindicações

Na manhã desta quarta-feira (20), representantes da Associação dos Vendedores Ambulantes da Baixada estiveram reunidos com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Uruguaiana, Jorge Prestes, na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Os vereadores Ronnie Mello e Rafael Alves acompanharam o grupo.
Na oportunidade foram levados ao secretário Jorge Prestes Lopes diversos anseios, bem como a preocupação da categoria com relação a recentes fiscalizações realizadas junto às bancas pela Prefeitura Municipal. Ficou pactuado entre as partes que o Município continuará a realizar ações de fiscalização no intuito de melhorar e regulamentar o funcionamento da Baixada, juntamente com a Associação, mas sem jamais prejudicar, multar ou retirar os vendedores que lá exercem suas atividades há vários anos. Os alvarás de funcionamento continuarão a ser emitidos sem a necessidade de inscrição no CNPJ, bem como ficou consignado um estudo por parte da Secretaria quanto à possibilidade de aumento da metragem das atuais bancas.
Neste mês de agosto, a Secretaria intensificou a fiscalização no camelódromo em relação ao número de bancas por pessoa. Segundo o secretário, cada vendedor poderá ter apenas uma banca, já que a intenção é beneficiar o pequeno comerciante. Jorge ressalta que essa regra sempre existiu, no entanto, não estava sendo fiscalizada. 
Na oportunidade foi informado que o Sebrae tem interesse em realizar um projeto de revitalização do prédio da baixada, valorizando o comércio ali desenvolvido, inclusive como ponto turístico de Uruguaiana, projeto que está sendo implementado pela Secretaria e que possivelmente poderá contar também com linhas de crédito para os micro e pequenos empreendedores que ali estão instalados.

Justiça penhora Hotel Wamosy por causa do piano super-faturado

A Justiça penhorou nesta semana, o hotel de propriedade de José Francisco Sanchotene Felice, em razão de desmandos cometidos quando ainda prefeito de Uruguaiana. 
Na decisão, a juíza diz que a medida prevista no dispositivo supracitado tem por fim assegurar o resultado útil da tutela jurisdicional, qual seja, o ressarcimento ao erário. “No caso dos autos, entendo haver indícios do cometimento do ato de improbidade alegado, considerando os elementos de prova colacionados nos autos do Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público e acostado ao presente feito, especialmente o Relatório de Auditoria de Regularidade elaborado pela equipe de auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul”. O Município de Uruguaiana, durante a gestão de Felice, adquiriu, com inexigibilidade de licitação, um piano de cauda de marca Steinway, importado diretamente da Alemanha, no valor de R$ 407.550,00 (quatrocentos e sete mil, quinhentos e cinquenta reais). A princípio, considerando os indicadores econômicos e sociais do Município de Uruguaiana, bem como a realidade das contas públicas municipais, verifica-se que a aquisição do instrumento afrontou os princípios da economicidade, eficiência e moralidade. 
Segundo a juíza, embora ainda não tenham sido julgadas as contas municipais pelo Tribunal de Contas do Estado, há indício de prejuízo ao erário na aquisição do instrumento. Foi enviada consulta de preço de um instrumento idêntico ao adquirido pelo Município para a empresa Gluck Pianos, apenas quatro meses após a feita pelo Município, tendo sido verificada uma diferença de R$ 45.700,00 entre o valor pago pelo ente público e a cotação obtida pela equipe de auditoria. Por não haver motivo que justificasse a mencionada diferença, concluiu-se pela ocorrência de sobrepreço e, por consequência, a equipe sugeriu a glosa de R$ 96.655,50. 
O processo está na 2ª Vara Civil.

Pesquisa que revela reprovação da população ao SUS é um ‘desserviço’, diz governo

O ministério da Saúde divulgou nota com novas críticas à pesquisa divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que mostrava má avaliação do sistema de saúde pública. Na nota, o ministério afirma que o CFM tem uma “obsessão” em relação ao programa Mais Médicos. Eis a nota do ministério:
“A obsessão do CFM (Conselho Federal de Medicina) contra o Mais Médicos acabou cegando a entidade e seu senso de responsabilidade.
A maneira tendenciosa e distorcida pela qual o CFM analisou e divulgou a pesquisa de opinião na terça-feira (19) é um desserviço ao SUS (Sistema Único de Saúde). A atitude desrespeita e denigre o esforço de milhões de gestores e profissionais que atuam na rede pública e privada de saúde, como os próprios médicos. A pesquisa, se analisada com seriedade, poderia trazer contribuições para o aperfeiçoamento do sistema de saúde brasileiro, nas suas esferas público e privada.
Com o uso político da pesquisa, perde-se a oportunidade do CFM contribuir nesse debate. A entidade induz ao erro quando afirma que 93% da população atribuiu uma nota negativa ao sistema de saúde. Uma observação clara da pesquisa mostra que 74% deram notas superiores a 5 para os serviços ofertados. Não há dúvida que, ao apontar que 96,7% dos entrevistados teve acesso aos serviços de saúde, a pesquisa permite dizer que União, estados, municípios, prestadores de serviço complementar e parceiros estão no caminho certo para a garantia do direito constitucional à saúde.
Para avançarmos nesse processo, precisamos de pessoas responsáveis e entidades comprometidas com a saúde brasileira”.

Bando assalta menor

A mãe de um menor de idade relatou à Polícia que seu filho foi assalto. O fato aconteceu por volta das 19h, na Rua Flores da Cunha com 14 de Julho. Diz na ocorrência que sete pessoas abordaram o menor e armados de revolveres ordenaram que ele entregasse a o aparelho celular e a carteira. 
A vítima não reagiu e cumpriu a ordem. Os assaltos em via pública continuam.

Aprovados do concurso PC fazem campanha

Candidatos aprovados no atual concurso da Polícia Civil, que se encontram na condição de cadastro reserva, estão se mobilizando em todo o Estado para uma campanha de doação de sangue. A mobilização tem início por Caxias do Sul, na serra gaúcha, no dia 30 de agosto, às 9h, no Banco de Sangue da cidade (Rua Guaribaldi, 476).
A ação faz parte do movimento “Acadepol para todos já”, que desde dezembro de 2013 vem promovendo atividades para que todos os candidatos aprovados no concurso, mesmo que fora do número de vagas oferecidas em edital, sejam convocados para cursar a Acadepol, já que hoje a Polícia Civil trabalha com apenas 55% do efetivo considerado ideal e a previsão de aposentadorias, até o final do ano, é de 300 a 400. Para a presidente do Sinpol-RS, Ilorita Cansan, “é importante que os aprovados e a Polícia Civil como um todo trabalhem a questão social, como doação de sangue, já que a Instituição presta um serviço à sociedade”. Aprovados de outras regiões também já se organizam para realizar a ação em suas cidades, com data e local a serem divulgados. O aproveitamento dos aprovados em cadastro reserva e a conseqüente convocação de mais policiais civis pode amenizar a sobrecarga de trabalho com que hoje trabalham muitos agentes de polícia, reduzir o estresse a que estão sujeitos devido à falta de efetivo da Instituição.

Automação nas análises de DNA já é realidade no IGP

Com as presenças do Secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e do secretário-adjunto, Juarez Pinheiro, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizou, na manhã de quinta-feira (21), a solenidade de implantação da automação no processamento de vestígios biológicos nos exames de DNA, nas dependências do Departamento de Identificação, Av. Azenha, 255.
Na ocasião, a Diretora do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), Trícia Kommers Albuquerque, salientou que o projeto foi escrito pela primeira vez em 2007 e, com o desenvolvimento em 2011 do Banco de Perfis Genéticos, o DPL resolveu reeditar o projeto em2013. 
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) reconheceu a importância dessa iniciativa e, com seu apoio, o projeto se tornou realidade.
O Diretor-Geral Substituto do IGP, Paulo Leonel Fioravante Fernandes, agradeceu o apoio da SSP e da equipe do Departamento de Pesquisas Laboratoriais que se empenhou em tornar o projeto uma realidade. Lembrou ainda que o Laboratório de DNA do instituto é uma referência nacional.
Já o secretário Airton Michels saudou os presentes e destacou o empenho do secretário-adjunto, Juarez Pinheiro, para que o projeto se tornasse uma realidade. Convidado a falar pelo Secretário Michels, Juarez Pinheiro ressaltou que a SSP tem se empenhado em construir uma política de segurança pública cidadã, que se manifesta na busca de novas ferramentas no combate à criminalidade.“
Hoje, é o dia dos laboratórios. Estamos dando um grande passo no combate à impunidade.
Hoje, o Rio grande do Sul se tornou o segundo estado a instalar a automação para análise dos vestígios de DNA. É um passo gigantesco, pois de 300 inserções de vestígios se torna possível a inserção de três mil vestígios”, disse.
Juarez Pinheiro ainda lembrou que o Rio Grande do Sul será o primeiro Estado do País a ter um Centro de Referência Pericial, um prédio de sete andares, em que todos os Departamentos do Instituto-Geral de Perícias funcionarão de forma unificada.
A implantação da automação nas análises de DNA permitirá à Divisão de Genética Forense do DPL/IGP o processamento de aproximadamente três mil vestígios biológicos relativos a crimes sem suposta autoria. Esses vestígios, processados através da nova ferramenta, poderão fornecer dados sobre a autoria através de sua caracterização genética e inserção dos perfis no sistema de Banco de Perfis Genéticos.

Homem é encontrado morto no Arroio do Salso

O corpo de um homem de aproximadamente 40 anos foi encontrado hoje, por volta das 15h, no Arroio do Salso, próximo a Vila Hípica. Segundo o delegado Vilmar Alaídes Schaefer, o homem estava sem documentos, tornando ainda mais difícil a sua identificação. 
O delegado não descarta a possibilidade de que o rapaz tenha sido assassinado e o corpo desovado no local. Uma perícia irá apontar as causas da morte, já que o corpo encontrava-se em estado de decomposição. 
O homem tem pele branca e aproximadamente 1m70cm. 
O delegado solicita às pessoas que por ventura tiveram um parente desaparecido nos últimos dias que se dirijam a Delegacia de Polícia, na Rua Presidente Vargas, para reconhecimento do corpo.

Acusados de vender remédios falsos e vencidos são soltos

A Justiça concedeu liberdade aos farmacêuticos Juliano Nascimento e Vagner Bibiano da Silva nesta semana. Eles estavam presos desde 2 de abril deste ano, quando a Polícia Civil, fez “batida” na “Natusvita Laboratórios de Manipulação Ltda”, onde apreendeu uma grande quantidade de produtos vencidos, além de produtos sem a devida licença do órgão de vigilância, com embalagens semelhantes as das marcas autorizadas pelos órgãos competentes. 
Na oportunidade, o denunciado Vagner, na condição de proprietário e gerente da “Natusvita Laboratório de Manipulação Ltda.”, e o denunciado Juliano, na condição de farmacêutico-bioquímico e responsável técnico pelo funcionamento do e empreendimento foram responsabilizados pelas irregularidades. 
Conforme decisão judicial, não ficou comprovado que o réu Juliano expôs à venda e tinha em depósito, para venda, produtos cosméticos, farmacêuticos, matérias-primas e insumos farmacêuticos, sem a devida licença do órgão de vigilância sanitária competente, sem as características de identidade e qualidade admitidas para a respectiva comercialização e de procedência ignorada. “Tratava-se de simples subordinado que cumpria as ordens emanadas pelo codenunciado Vagner. Tanto era assim, que a outra farmacêutica que trabalhava no local sequer foi denunciada, tudo porque apenas não estava no local na hora da ação policial. Vagner sim era proprietário e responsável pelos medicamentos e maquinários existentes no local, devendo ser levada em conta a teoria do domínio do fato”, disse na decisão. 
Quanto ao Réu Vagner Bibiano da Silva, a consumação do delito não exige prova da falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, mas, apenas, da prática das condutas de vender, expor à venda, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, distribuir ou entregar a consumo o produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais que esteja nas condições descritas. 
Baseado nisso, o Ricardo Petry Andrade concluiu não haver prova suficiente para manter presos réus, os absolvendo dos crimes pelos quais eram acusados.

190 em ação

Constrangimento
Relata que na data e hora dos fatos deslocou-se até a policlínica infantil da Prefeitura Municipalde Uruguaiana a fim de fazer o cartão do SUS para sua filha Rebeca Caceres de Andrade , 6 meses, onde foi atendida pela acusada que negou-se a fazer tal cartão dizendo que a vítima tinha deixado de fazer o mesmo na data oportuna, nesse momento a acusada começou a lhe chamar de irresponsável, negando-se várias vezes de fazer o referido Cartão. Somente hoje 21/08/2014, a chefe da mesma fez o referido Cartão e assim mesmo negou-se a por o carimbo de validade.

Lesão Corporal
A senhora Elisangela relata que seu irmão, menor de idade, estava na frente do colégio Rondon, quando foi espancado por três indivíduos com chutes e socos, ficando com lesões no rosto, lado direito no braço esquerdo, dores no nariz, braço direito destroncado. Os autores foram identificados na ocorrência. 

Furto qualificado
A Brigada foi acionada via Ciosp para atender uma ocorrência policial envolvendo menor de idade. O rapaz teria furtado uma cadeira de uma residência, localizada na Rua 14 de Julho. Ele assumiu o furto. 

Vias de fato
Uma mulher disse ter sido agredida por outra conhecida pelo apelido de Sissa. Que a acusada a agrediu com unhadas no pescoço e a ameaçou com uma faca. O motivo é que a acusada suspeita que a vítima anda com marido dela. Não tendo testemunhado fato. Que a vítima deseja representar criminalmente contra a acusada. 

Violação de domicílio
Uma mulher contou que teve a sua residência invadida pelo ex-companheiro. Segundo ela, existe uma ação judicial contra o sujeito e agora ele alugou uma casa ao lado da sua, sendo que nesta semana, invadiu seu pátio e cortou os fios. 

Furto descuido
O fiscal do Supermercado Baklizi, loja da Rua Pinheiro Machado, observou a entrada no estabelecimento de um homem suspeito, sendo que ao seguir o sujeito, o flagrou furtando produtos. O meliante foi detido pelo vigilante, que na sequencia acionou a Brigada Militar. O homem foi preso e encaminhado à Modulada. 

Furto
O funcionário da AES Sul, chamado Rodrigo, registrou ocorrência quanto a constatação de um “gato” na rede elétrica. Segundo o relatante, o dono da residência o ameaçou de morte. A Brigada foi acionada e compareceu ao local.

Noite de Boxe e MMA em Ibirubá


No último sábado dia 16, a equipe uruguaianense do Centro de Pugilato de Uruguaiana se fez presente em Ibirubá, conquistando duas vitórias no MMA e uma no boxe amador. A luta final da noite foi entre Carlos Chave (Corisco) e Jorge Artmann, em um combate muito parelho. O uruguaianense superou o adversário em todos os rounds, mesmo assim os jurados deram a vitória por pontos para o boxeador local. 
A primeira vitória no MMA foi do uruguaianense Milton Acunha venceu Antônio Tigrinho no 2º round por KO. A segunda vitória Orion Gouvêa foi sobre o lutador Leandro Oliveira de Ibirubá no primeiro round por KO.
No boxe amador Roger Gutierres ganhou por KO “fulminante” do lutador de Carazinho, Leonardo Brizola. A equipe uruguaianense foi com os técnicos Dione Ferreira, Leonardo Torres e Rainoldo Keller.

Painel Ed.2335

Bilíngue em foco

O prefeito Schneider está mesmo disposto a restabelecer o programa Escolas interculturais de Fronteira. Na tarde de ontem, ele esteve em Paso de los Libres, quando, acompanhado pelo secretário de Governo, Fernando Alves, se reuniu com o intendente da cidade vizinha e sua cúpula. Entre os temas abordados esteve a implantação do ensino bilíngue.

Em trânsito I
No primeiro turno, 84.418 eleitores irão votar em trânsito. A modalidade, que só permite o voto para presidente e vice-presidente da República, possibilita que o eleitor que esteja fora do seu domicílio eleitoral vote em outro local, mesmo sem ter solicitado a transferência do título.

Em trânsito II
Para o segundo turno serão 79.513 eleitores. No Rio Grande do Sul são 4.982 eleitores no primeiro turno e 4.745 no segundo. O prazo para solicitação acabou na quinta-feira, 21/8.

Eleições
A terça-feira, 26/8, é o ultimo dia para os diretórios regionais dos partidos políticos indicarem integrantes da Comissão Especial de Transporte e Alimentação para o primeiro e eventual segundo turno de votação.

Festival I
As inscrições para o IV Festival Temático do Rio Uruguai estão abertas até dia 12 de setembro e podem ser feitas na secretaria de Cultura, na Rua Duque se Caxias, e no site da Prefeitura (www.uruguaiana.rs.gov.br).

Festival II
O evento acontece a partir das 20h, na sede da Associação dos Funcionários do Município de Uruguaiana - AFMU, e integra a Semana do Rio Uruguai.

Festival III
A premiação é de R$ 1 mil para o primeiro colocado, R$ 600 para o segundo e R$ 400 para o terceiro. Melhor intérprete e melhor tema ecológico também serão premiados com R$ 300 cada e troféu.

Acabou
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do RS analisou os últimos cinco pedidos de registro decandidaturas que faltavam para a conclusão dos julgamentos desse tipo de processo. Dois pretendentes tiveram seu registro indeferido: Flávio Pércio Zacher (deputado federal), Eberson Luis Fernandes (deputado estadual).

Finalmente
Recém nesta quinta-feira, 21/8, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) teve seu registro de candidatura deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este era o úçtimo registro de candidato a presidente que ainda aguardava julgamento. A Corte aprovou também o registro do candidato a vice-presidente na chapa, senador Aloísio Nunes.

Desfiles
Os desfiles alusivos a Semana da Pátria acontecem nos dias quatro, seis e sete de setembro. O desfile das escolas de ensino médio e fundamental, bem como das entidades militares acontece no dia sete, a partir das 12h na Avenida Presidente Vargas.
No dia seis, às 14h acontece o desfile da educação infantil, também na Avenida Presidente

Não é bem assim
Delmar Kaufmann por muito tempo repetiu que o município não tinha onde investir os recursos da educação, mesmo que ao final tenha mudado de idéia. Não é bem assim. Tanto não é, que o novo secretário, mal assumiu e já encontrou onde investir. Mais de R$ 1 milhão serão aplicados na reforma e ampliação da escola Rui Barbosa, cujas obras começam na segunda-feira, 25/8.

Bolo I
Durante toda essa semana, Schneider e a Comissão de Carnaval anunciaram a posse da mesma, porém, não ocorreu. O motivo não foi bem esclarecido, mas dizem as más línguas que as irmãs não conseguem se entender.

Bolo II
O que os supostos membros da comissão andaram espalhando pela cidade gerou outra situação. Uma fila aguardava para comprar ingressos nesta sexta-feira, 22/8, já que os mesmos seriam vendidos a partir de segunda. A informação, porém, estava errada e a venda ainda não começou.

Bolo III
Diz Schneider que a venda iniciará na quarta, dois dias depois da data marcada para a posse da Comissão de Carnaval, que talvez aconteça às 16h, no Salão Nobre.

Multimídia
O candidato multimídia está no rastro do Galo Missioneiro pela Fronteira Oeste. Domingo à tarde estará em carreata pelas ruas de Uruguaiana, terminando o dia na Praça do Barão. Segunda-feira vai vender seu peixe para a Imprensa, e logo em seguida parte para Alegrete.

Dias negros I
Com o apoio do tucanato da capital, Felice pinta e borda em Uruguaiana. A renúncia da maioria dos membros do Diretório só serviu para mostrar quem manda. Amigos, apoiadores, incentivadores, correligionários, rasgaram o Estatuto e deixaram o Alemão sozinho no front. Uruguaiana espera o próximo movimento.

Dias negros II
Em vez de negociar com os Vereadores, Schneider tentou negociar com o Magistério. Os professores não caíram no conto do notebook. Até a líder passou por vendida. Em assembleia, não abriram mão dos 35% do orçamento. Querem o cumprimento da Lei. Confortável estão os Vereadores que só assistem o embate.

Desemprego
Nos primeiros sete meses de 2014, as instituições bancárias cortaram 3.600 empregos. Enquanto os bancos privados e o Banco do Brasil eliminaram postos de trabalho, a Caixa Econômica Federal abriu 1.595 novas vagas no mesmo período. Os dados são da Pesquisa de Emprego Bancário divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores.

Seminário
Ocorreu ontem, 22/8, o III Seminário de inclusão das pessoas com deficiência, no salão da Igreja Catedral. O evento integra a programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Painel Ed.2336

Guri de Uruguaiana leva a chave da cidade

No sábado, o prefeito Luiz Augusto Schneider entregou a chave da cidade ao Guri de Uruguaiana, personagem do ator Jair Kobe. A cerimônia foi oficial e aconteceu no Gabinete, onde somente o então presidente Getúlio Vargas havia recebido. Não tem pra Rei Momo nem pra Papai Noel.

“Por nós mesmos”
O Carnaval Fora de Época virou piada até para o Guri de Uruguaiana. Ao contar sobre sua participação no evento, ele disse ter se sentido “a Globeleza dos Pampas por participar do terceiro maior carnaval do Brasil, dito por nós mesmos”.

Doação
O Guri de Uruguaiana participou do desafio do Balde de Gelo e sua doação foi para a Santa Casa de Caridade. De acordo com o diretor do hospital, Geovane Cravo, o valor foi depositado pelo artista em uma conta da Instituição.

Contas
O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou a lista de gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares. Porém, faltou um conhecido nome nesta lista.

Propaganda eleitoral
Acontece nos dias 28 e 29 no o I Congresso de Propaganda Eleitoral. O evento é promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) e Escola Judiciária Eleitoral do RS (EJERS), com o apoio do TJRS. Serão debatidos temas como A liberdade de expressão e o controle judicial da campanha eleitoral, o uso da internet na propaganda eleitoral e marketing, entre outros.

Hora marcada
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se posicionou contra o projeto de lei que altera o Código de Processo Civil e o Estatuto da Advocacia, determinando que o advogado agende horário para ser recebido por juízes em seus gabinetes. Os clientes do advogado e da Justiça podem esperar, pois, a julgar pelo tempo médio dos processos, e pelas corridinhas matineis de certa magistrada, juízessão muito atarefados.

Inauguração
Acontece nesta quinta-feira, 28/8, a implantação da 4ª Vara Cível da comarca de Uruguaiana. A cerimônia ocorrerá no sexto andar do Fórum e deve contar com a presença de inúmeras autoridades da área.

Cancelado
A audiência pública programada para discutir a situação do camelódromo de Uruguaiana foi cancelada. O evento seria realizado na quarta-feira, 27/8, por proposição do vereador Rafael Alves, ainda não tem nova data. Os camelôs serão consultados sobre o cumprimento das ações definidas pelo Executivo para atender as necessidades dos profissionais e o Legislativo acompanhará seu cumprimento.

Visitas 
O TSE alerta que representantes da Justiça Eleitoral não realizam qualquer tipo de visita à residência de eleitor. Neste período pré-eleitoral, indivíduos costumam visitar eleitores, dizendo-se representantes da Justiça Eleitoral, buscando a coleta de dados pessoais.

Email falso
Conforme o TRE-RS não há envio de emails a eleitores, salvo com expressamente autorização, fornecida previamente ao cartório eleitoral pelo eleitor que pretende ser mesário.

#Vempraurna 
Aécio Neves e coligação usaram em campanha o slogan do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) #Vempraurna e Dilma e sua turma chiaram. A coligação da Presidente fez uma representação contra o adversário pedindo a proibição. O TSE acatou.

#Vempraurna II
De acordo com o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho a Lei das Eleições diz que o uso de símbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo, empresa pública ou sociedade de economia mista constitui crime, punível com detenção, com a alternativa de prestação de serviços pelo mesmo período, e multa.

Opa!
A candidata à Presidência da República pelo PSOL, Luciana Genro, sofreu um acidente de trânsito sem gravidade ontem, em Porto Alegre. Ela está na capital gaúcha para cumprir agenda desde sexta-feira (22). No seu perfil oficial do Twitter, ela relatou o ocorrido e disse que não ficou ferida.

Denominações
Os vereadores aprovaram o projeto de Lei que denomina de João Fernandes da Silva a UR 203 e de Corredor Mário Machado da Silveira o trajeto que liga a UR 203 à UR 205. A iniciativa da Mesa Diretora da Casa foi de prestar aos dois moradores e produtores dos respectivos locais e que, a seu tempo, introduziram melhorias e marcaram indelevelmente aquela região.

A espera I
Fila e cinco dias de espera para comprar ingresso para o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. E ninguém reclama. Se fosse a fila para consultas pelo SUS todos já teriam ‘botado a boca no trombone’.

A espera II
A Saionarabem que podia aliviar esta espera. Tal como fez o secretário Jorge Prestes, que disponibilizou gazebo, agua quente, cadeiras e até guardas municipais, a secretaria de Saúde também poderia montar uma estrutura com dormitórios, banheiros e café da manhã para os desprovidos de recursos que dependem do SUS.

A espera III
Por falar nisso, a Prefeitura levou a culpa porque a venda de ingressos não começou na segunda-feira, 25/8, mas quando foi que a Prefeitura anunciou o início da venda de ingressos?

Ed. 2336

  1. Sobre ‘Terceiras Vias’
  2. Guri de Uruguaiana leva a chave da cidade
  3. “Por nós mesmos”
  4. Doação
  5. Contas
  6. Propaganda eleitoral
  7. Hora marcada
  8. Inauguração
  9. Cancelado
  10. Visitas
  11. Email falso
  12. #Vempraurna I
  13. #Vempraurna II
  14. Opa!
  15. Denominações
  16. A espera I
  17. A espera II
  18. A espera III
  19. A Teologia dos Simples
  20. Surge mais um rombo milionário deixado por Felice
  21. Prefeitura empossa nova Comissão e apresenta projeto 2015
  22. Coligação apresenta registro de candidatura a presidente de Marina Silva
  23. Portadores de deficiência física têm novas oportunidades de emprego
  24. Médico é agredido e Pronto Socorro fica sem atendimento
  25. Cancelada audiência sobre camelódromo
  26. Trabalhadores vítimas da cheia podem sacar o FGTS
  27. Governo atrasa pagamentos de obras do PAC
  28. Levantamento mostra que 44% das cassações de registro de médico são por assédio sexual
  29. Pagamento do funcionalismo estadual começa na quarta
  30. Estado terá força-tarefa para ampliar orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural
  31. Policiais serão julgados nesta quarta-feira
  32. Acidentes com motociclistas somam 75% das indenizações
  33. Jovem é baleada em assalto
  34. MP e Susepe querem qualificar ambiente familiar em presídios
  35. Brigada “mete” pressão na bandidagem
  36. Lesão Corporal
  37. Furto descuido
  38. Ameaça
  39. Animal perigoso
  40. Apreensão de objetos
  41. Ameaça
  42. Anjos da noite
  43. Unipampa recebe nota máxima no credenciamento de polos EaD
  44. MEC faz chamada pública para projetos de pesquisa e inovação
  45. Vem aí a 8ª Noite da Pecuária
  46. Governo investe R$ 222,8 milhões em mobiliário para escolas
  47. Conhecimento indígena é preservado em livro de papel sintético
  48. Mercenários assumem a liderança
  49. Após gravar filme no cinema, jovem britânico é condenado
  50. Sesc Uruguaiana apresenta: “Espetáculo de Dança - A Casa das Especiarias”.
  51. O que é Cistite?
  52. Jennifer Lopez confessa que adora relações mais sérias
  53. Ela conseguiu!
  54. Atrito entre Barcos e F. Bastos vira exemplo por “indignação” no Grêmio
  55. Felipão volta a defender atletas da seleção brasileira
  56. Lesionado, Wellington Silva desfalca Inter por 3 semanas
  57. CBF divulga programação da seleção em Miami