sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Eleições 2014: TSE começa a validação de dados e fotos para a urna

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já começou a validação dos dados e fotos dos candidatos a Presidência da República para a eleição de cinco de outubro. A conferencia é feita juntamente com o candidato ou um representante. Representantes de três candidatos, Aécio Neves, Dilma Rousseff e Marina Silva, já estiveram no TSE e deram o “aceite” sem qualquer observação. Os dados, enviados pelos próprios candidatos, mas sujeitos à validação são o nome para urna, o cargo, o número, o partido, o sexo, e também a fotografia.
A convocação de todos os candidatos atende ao disposto em resolução do TSE de fevereiro deste ano e, quando o candidato ou seu representante deixa de comparecer à chamada de validação, os dados constantes do Sistema de Candidatura (Cand) são tidos como aceitos.
Em caso de aceitação tácita, não pode ser suscitada questão relativa a problemas de exibição em virtude da má qualidade da foto apresentada. Da audiência de verificação é lavrada ata, consignando as ocorrências e manifestações dos interessados.

UPA: Executivo busca a contratação de quase 100 servidores


O Executivo encaminhará à Câmara de Vereadores projeto de lei buscando a autorização para contratar 99 servidores novos, vinculados à secretaria de Saúde, para atuar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A contratação ocorrerá através de processo seletivo simplificado. Após o término do procedimento, os profissionais contratados passarão ainda por um treinamento antes de iniciar as funções na nova casa de saúde.
O projeto, que foi autorizado pelo prefeito nesta terça-feira, 2/9, prevê a contratação de um administrador; um enfermeiro coordenador; nove enfermeiros assistenciais; 13 médicos clínicos; cinco psiquiatras; três bioquímicos ou biomédicos; três farmacêuticos; dois dentistas; 40 técnicos de enfermagem; cinco técnicos em radiologia; três auxiliares de laboratório e cinco de farmácia; dois auxiliares de saúde bucal e dois administrativos e sete recepcionistas. 
Também irão compor o quadro funcional da UPA seis higienistas, quatro vigilantes e um profissional para serviços gerais, que serão terceirizados.
Apesar de o prédio já estar praticamente concluído, o Executivo não deu previsão de quando ocorrerá o início dos serviços da Unidade. Em várias ocasiões a data chegou a ser divulgada, mas as obras não encerraram a tempo.

Em busca de arrecadação: Schneider quer perdão de multas e juros de fiscalização e vistoria


O prefeito Luiz Augusto Schneider encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei perdoando juros e multas dos contribuintes que não efetuaram o pagamento da taxa de fiscalização e vistoria desde ano dentro do prazo, e que o fizerem até 31 de outubro. O projeto deve ser analisado pela Casa Legislativa nos próximos dias, se aprovado o regime de urgência urgentíssima solicitado. A iniciativa surgiu em conversas entre o Prefeito e os secretários Jorge Prestes Lopes (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho) e Luiz Henrique Fanti (Fazenda), e tem por objetivo proporcionar a estes contribuintes, que possam voltar a estar adimplentes com o município, com seus estabelecimentos devidamente regularizados. Neste ano, a data limite para o pagamento foi alterada de 28 de fevereiro para 30 de abril, ainda assim, há contribuintes que não efetuaram o pagamento.
“Por qualquer motivo que este contribuintes tenha tido para não quitar a taxa, queremos que seja solucionado o problema e que ele possa estar novamente em dia com o município. Para isso estamos dando este incentivo: a isenção total de juros e multas no exercício 2014”, explica Schneider.

Saude e Ação Social: Câmara aprova contratação de mais de 140 servidores

A Câmara de Vereadores aprovou projeto do Poder Executivo, que busca a contratação de servidores vinculados á secretaria de Ação Social e Habitação (Smash) e secretaria de Saúde (SMS).
São 142 vagas para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II e III; Projeto Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants) e Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS (SAE); Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) entre outros serviços da Smash; Programa Amigo Melhor; Casa de Acolhimento Transitório; Projeto Consultório na Rua de Uruguaiana; Policlínica Central e Programa Farmácia Popular.
A iniciativa atende, temporariamente, as necessidades do município, com a expansão de novas unidades públicas coordenadas pelo Órgão Gestor da Política de Assistência Social. As contratações serão feitas a partir de um processo seletivo simplificado, ou o município poderá aproveitar candidatos aprovados em concurso público, desde que se mantenham as mesmas atribuições. São contratações temporárias.

Felice deixou rombo de R$ 4 milhões em 2012, diz MPC

O Ministério Público de Contas manteve apontamento contra o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice, por não ter cumprido a determinação da Lei Orgânica do Município, que manda aplicar 35% do orçamento do município para a Educação e sugeriu que seja aplicada multa ao ex-mandatário por infringência a normas de finanças públicas e das metas do Plano Nacional de Educação e não atendimento à Lei Complementar Federal nº 101/2000. O parecer é ainda desfavorável à aprovação das contas de governo do ex-mandatário, no exercício de 2012.
Conforme o parecer do Órgão, datado de 26/8, “as irregularidades, indicadas no Relatório Geral de Consolidação das Contas, desvelam a transgressão a normas de finanças públicas e das metas do Plano Nacional de Educação, ensejando a imposição de multa ao Responsável”. Conforme o documento, “muito embora tenha sido atingido o percentual mínimo exigido pela Constituição Federal (25%), o índice está aquém do previsto na Lei Orgânica Municipal, razão pela qual deve ser mantido o aponte”.
O MPC diz ainda que foram realizadas despesas nos dois últimos quadrimestres do exercício, as quais foram inscritas em restos a pagar, sem que fossem deixados recursos para sua cobertura. A insuficiência financeira atingiu R$ 4.173.898,34 no fim do exercício, conforme o documento, que lembra ainda que, no início do exercício, havia disponibilidade financeira para cobertura de todos os valores inscritos. 
O parecer também trata sobre as contas de governo do prefeito Luiz Augusto Schneider, à época vice-prefeito, também no exercício de 2012. Quanto a estas, o Ministério Público deu parecer favorável à aprovação. No entanto, Schneider foi recomendado para que corrija e evite a reincidência dos apontes criticados nos autos, bem como verificação, em futura auditoria, das medidas implementadas nesse sentido.

Sociedade Árabe Palestina se integra ao projeto “De mãos dadas com a Santa Casa”

Na manhã de terça-feira (2), o administrador do Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Geovane Cravo, recebeu em seu gabinete representantes da Sociedade Árabe Palestina Uruguaianense. Acompanhados do pediatra Raul Valls, os membros da entidade debateram questões relacionadas a possíveis investimentos na instituição. Segundo o presidente da Sociedade Árabe Palestina, Riad Barakat, é necessária a participação da comunidade no auxílio ao hospital. No ponto de vista do grupo, a integração de esforços para que a instituição hospitalar continue em desenvolvimento constante é altamente necessária. “Por isso, viemos conhecer de perto a realidade do hospital para que possamos alinhar possibilidades de participação em investimentos”, acrescenta Barakat. 
Na visão do advogado Nedal Thalji é importante que a comunidade uruguaianense conheça a realidade do hospital para que se continue a auxiliar a instituição. 
O projeto “De mãos dadas com a Santa Casa”, apresentado pelo médico, contemplará investimentos no setor pediátrico da instituição. 
De acordo com Valls, a intenção é aplicar recursos para serem investidos na UTI Pediátrica, com a montagem de dois leitos, e na aquisição de um respirador artificial, orçado em cerca de 50 mil reais.

Senado libera inibidores de apetite

O Senado suspendeu nesta terça-feira a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibia a venda e prescrição de medicamentos que contém anfetaminas usadas no controle da obesidade. Com a aprovação, o projeto vai à promulgação. 
A resolução de 2011 da Anvisa proibia a fabricação, importação, exportação, manipulação, prescrição e o comércio de remédios com as substâncias femproporex, anfepramona e mazindol na fórmula. Os senadores aprovaram um projeto de Decreto Legislativo 52/2014 sustando os efeitos da resolução. O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), posicionou-se contra e defendeu a permanência da resolução. 
— Essa resolução da Anvisa não foi tirada do bolso do colete. Ela surgiu após estudos aprofundados e detalhados acerca desses medicamentos — disse Costa. 
Para a senadora Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM), integrante da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, a Anvisa agiu de maneira excessiva ao proibir a comercialização e prescrição desses inibidores de apetite. Ela defendeu que, em vez da proibição, a agência deveria editar uma norma mais rigorosa para a prescrição e uso do medicamento. 
— Nós reconhecemos que o Brasil tem um consumo exagerado, além do necessário, desse tipo de medicamento e isto obviamente traz transtorno à saúde das pessoas. Entretanto outros pacientes que necessitam deste tipo de medicação são prejudicados pela proibição — disse.

Seminário debateu Lei do Motorista


Na tarde de 29 de agosto, aconteceu o Seminário de Transporte Internacional em Direito do Trabalho, com abordagem sobre a Lei 12.619/12, conhecida como Lei do Motorista. As palestras tiveram lugar no auditório do Sest/Senat, e ficaram a cargo do Poder Judiciário e do Sindicato das Empresas Transportadoras de Cargas do Rio Grande do Sul - Setcergs.
João Pierotto, Assessor Técnico do Setcergs,fez um balanço da aplicação da Lei, concluindo que as características benéficas, entre elas, a regulamentação da profissão de motorista, merece ser destacada, pois trará maior qualidade de vida, o controle da jornada de trabalho, segurança jurídica para as empresas e redução de acidentes.
A juíza Laura Antunes de Souza, da 1ª Vara do Trabalho de Uruguaiana, explicou aspectos específicos de aplicação da Lei e, ao final, discorreu sobre questões polêmicas da nova legislação, a exemplo do regime de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, previsto em acordo ou convenção coletiva.
Já o desembargador federal do trabalho, Francisco Rossal de Araújo, professor de Direito do Trabalho e Economia Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante da 8ª Turma e da 1 ª Seção de Dissídios Coletivos do TRT da 4ª região, abordou temas pertinentes à magistratura trabalhista.
Um debate entre os palestrantes e os desembargadores convidados, João Paulo Lucena e Fernando Luiz de Moura Cassal, também da 8ª Turma do TRT/4, encerrou o seminário.

Detran/RS divulga resultado da segunda chamada para a CNH Social

O Detran/RS divulgou nesta terça-feira (2), o resultado da segunda chamada para o programa CNH Social. As 459 vagas remanescentes foram sorteadas para os 44.318 candidatos com inscrições homologadas, mantendo a mesma destinação das vagas: 209 para primeira habilitação, 77 para adição de categoria e 173 para mudança de categoria, sendo 153 para categoria D e 20 para categoria E, observando a proporcionalidade para as cotas. A lista pode ser conferida no banner da CNH Social do site www.detran.rs.gov.br. O sorteio teve coordenação técnica da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs) e foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa, foram selecionados os candidatos pelas cotas, buscando promover a igualdade de acesso aos postos de trabalho. A segunda etapa ocorreu na segunda-feira, e sorteou entre todos os inscritos as demais vagas, incluídas as não preenchidas pelas cotas.
As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, do curso prático de direção veicular e locação de veículos, e também dos exames teórico e prático.
Próximos passos
Entre 2 e 19 de setembro, os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no CFC em que efetuaram a inscrição, conforme o serviço e a categoria escolhidos no momento. Além das condições e documentos necessários para a abertura do procedimento de habilitação (Renach), o candidato deverá apresentar comprovação de que, à época da abertura do serviço, estava domiciliado no Estado por no mínimo dois anos. Também deve declarar responsabilidade sobre as informações prestadas e de que conhece e aceita todas as condições de participação no Programa CNH Social.
Documentos para abertura do Renach:
- Carteira de Identidade (original e cópia)
- CPF (original e cópia) - dispensando-se este documento se o número constar na Carteira de Identidade
- Comprovante de residência atual (original e cópia)
- Os CFCs já estão realizando a captura digital de imagens, portanto, NÃO é mais necessário levar fotos.

“Vacina contra HPV é altamente segura”, garante especialista

A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) faz parte do calendário nacional de imunizações, mas atualmente está disponível gratuitamente apenas para meninas entre 11 e 13 anos. Em outras faixas etárias, a imunização é oferecida em clínicas particulares, por cerca de R$ 1.000 as três doses. Apesar de a vacina prevenir apenas quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18) contra mais de 150 que existem, a ginecologista Poliani Prizmic garante que “a imunização é segura e deve ser utilizada pelas mulheres”.
O vírus do HPV é transmitido por meio do contato sexual e responsável pela quase totalidade dos casos de câncer de colo do útero. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama, e a segunda causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Porto Alegre é capital com menor crescimento de população, segundo IBGE

Dentre as 27 capitais, Porto Alegre foi a que apresentou o menor crescimento populacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população da capital gaúcha aumentou de 1.467.816 para 1.472.482 habitantes, um crescimento de 4.666 pessoas — 0,32%. Dados específicos sobre cada município foram divulgados nesta quinta-feira e estão presentes em resolução publicada no Diário Oficial da União. Os números são aplicados nos cálculos de repasses de recursos aos municípios e são utilizados também pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A estimativa reflete a população no começo de julho de 2014. 
A capital do Rio Grande do Sul aparece apenas na décima posição no ranking das maiores cidades do Brasil, com 1.472.482 pessoas. Os cinco maiores municípios em população são: São Paulo, com 11.895.893; Rio de Janeiro, com 6.453.682; Salvador, com 2.902.927; Brasília, com 2.852.372; e Fortaleza, com 2.571.896. Ainda segundo a estimativa, o Brasil alcançou o número de 202.768.562 habitantes, que anteriormente era de 201.040.714, um crescimento de 1.727.848 (0,85%) em comparação à divulgação de 2013. 
O Rio Grande do Sul é o quinto Estado com maior população do país, com 11.207.274 habitantes. São Paulo é o mais populoso, com 44.035.304, seguido por Minas Gerais, com 20.734.097, Rio de Janeiro, com 16.461.173, e Bahia, com 15.126.371. Roraima é o Estado menos populoso, com 496.936 habitantes.
Além disso, o RS é o Estado com o maior número de municípios com população inferior a 2 mil pessoas. São 31 cidades, sendo André da Rocha a menor do território gaúcho, com 1.286 habitantes, e a 10ª menor do país.
O IBGE explica que as “Estimativas da População para Estados e Municípios”, com data de referência em 1º de julho de 2014, atende às exigências estabelecidas pela Lei nº 8.443/1992 e pela Lei complementar nº 143/2013. 
Essas leis estabelecem que a “entidade competente do Poder Executivo federal fará publicar no Diário Oficial da União, até o dia 31 de agosto de cada ano, a relação das populações dos municípios, e até 31 de dezembro, a relação das populações dos Estados e do Distrito Federal, para os fins previstos na Lei nº 8.443”.

Estado pode alcançar novo recorde de safra

As supersafras entraram de vez para o cenário produtivo do setor primário gaúcho. Com previsão de chegar a 27,6 milhões de toneladas, a safra de verão deve sofrer incremento de 2,82% em relação a 2013, de acordo com projeção da Emater-RS. Se confirmados, os números vão representar novo recorde, a exemplo dos resultados do ano passado. Os dados sinalizam para o aumento de 1,49% na área total de plantio para as culturas de verão (arroz, feijão, milho e soja), que deve alcançar 7,18 milhões de hectares.
Financeiramente, os Valores Brutos de Produção (VBP) – pagos ao produtor – apenas para as principais atividades agropecuárias somam mais de R$ 43 milhões, o que pode resultar na adição de R$ 21,8 bilhões à economia gaúcha. Entre as quatro principais culturas, metade apresenta elevação (arroz, com variação de 1,98%, e soja, com 2,74%) e as outras duas (feijão 1ª safra e milho) com redução de 5,24% e 5,74%, respectivamente. “No ano passado, a produtividade do feijão e do milho foi excelente, por isso nossa expectativa é de queda”, justificou o diretor técnico da Emater-RS, Gervásio Paulus.
A soja é a commodity com resultados mais expressivos. Do ano passado para cá, a área de cultivo ganhou mais 88 mil hectares, totalizando 141 mil hectares nesta safra. O crescimento mais expressivo ocorre em regiões nas quais o cultivo do grão não é tradicional, comprovando o direcionamento dos produtores para o mercado que desponta como um dos mais vantajosos. 
Entre 2005 e 2014, as regiões de Bagé e Pelotas registraram alta de 117% e 243%, respectivamente, na área de cultivo. Exemplo dessa alta são os municípios de Dom Pedrito, com elevação de 204%, e Jaguarão, com acréscimo de 320% no mesmo período. De acordo com o presidente da Emater-RS, Lino De David, o que sustenta a supersafra é a capitalização dos agricultores, em decorrência dos resultados dos últimos anos, que garantiram maior grau de investimentos, acesso às políticas públicas e ao crédito. Soma-se a isso, os preços estáveis do mercado.

Estado teve 85% menos mortes por gripe neste ano

A quantidade de óbitos registrada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) neste ano em decorrência da gripe diminuiu significativamente, se comparada com 2013. No ano passado, 525 casos do vírus influenza foram notificados pelos hospitais à Vigilância em Saúde da pasta, e 70 pessoas acabaram morrendo. Em 2014, porém, a situação foi diferente, com 122 notificações, até o final de agosto, e um total de dez mortes. A redução foi de 85%.
Os falecimentos dos pacientes foram registrados entre 28 de junho e 21 de agosto. Os óbitos, segundo balanço da SES, em todos os casos – menos o mais recente, que ainda está sendo investigado – são de doentes crônicos (cardíacos, diabéticos, obesos, com problemas respiratórios ou outra doença crônica com risco de complicação por influenza). Cinco das mortes ocorreram em Canoas e as outras foram em Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Pedro Osório e São Jerônimo. Nove das pessoas que morreram não haviam tomado vacina, e todas foram infectadas pelos dois vírus que causam a influenza A (H1N1 e H3N2).
Conforme a enfermeira responsável pela vigilância do vírus influenza na SES, Letícia Garay Martins, a cobertura da campanha de vacinação contra a gripe foi mais baixa do que no ano passado. Em 2013, foi de aproximadamente 95% do público-alvo, contra 86% neste ano. A campanha foi lançada em abril pelo governador Tarso Genro e pela secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, e chegou a ser prorrogada por mais duas semanas, indo até 23 de maio, a fim de aumentar sua abrangência. A vacina é recomendada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes e mães de recém-nascidos com até 45 dias, pessoas com 60 anos ou mais e doentes crônicos. A diminuição, contudo, não teve impacto na quantidade de óbitos registrada. “Atribuímos esse número menor de casos a uma série de fatores, como as temperaturas mais altas neste inverno e a grande presença de umidade”, explica. Os vírus causadores da gripe, de acordo com Letícia, se propagam mais quando o tempo está seco.
Outra questão apontada pela enfermeira é a competição entre os vírus. “Quando um vírus ganha mais espaço, o outro perde. Nunca sabemos qual vai se espalhar mais, mas ficamos monitorando”, afirma Letícia. O monitoramento ocorre a partir de casos de internações hospitalares por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), caracterizada por dificuldade respiratória associada ao aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. A investigação existente hoje é de diagnósticos de vírus sincicial respiratório (VSR), adenovírus e parainfluenza. “O VSR teve boa circulação neste ano, mesmo não tendo tanta quanto em 2013”, comenta Letícia. Trata-se do principal vírus causador da bronquiolite, infecção que afeta em especial crianças de até cinco anos. Neste ano, foram 383 casos no Estado, com um óbito. No ano passado, houve um total de 508 pessoas diagnosticadas com o VSR, chegando a dez mortes. O registro de adenovírus, grupo de vírus que causam doenças respiratórias, também foi menor – houve redução de 51 casos e uma morte para 22 casos e nenhum óbito. Além disso, a quantidade de casos de parainfluenza, que geram infecções respiratórias em bebês, teve diminuição significativa, de 69 casos e um falecimento para 17 e nenhuma morte.

Brigada prende assaltantes


Um sujeito conhecido como “Du” foi preso na noite de quinta-feira, após cometer assalto em via pública. Na oportunidade também foi apreendido um menor de idade de iniciais L. C. R. Armados de revólveres, eles abordaram a vítima e ameaçaram matá-la caso ela não entregasse os pertences. 
A Brigada foi acionada, capturando os indivíduos nas imediações. O menor foi encaminhado ao Caso e o maior à Penitenciária de Uruguaiana.

Município receberá câmeras de videomonitoramento

Na tarde de quarta-feira, a Gabinete de Gestão Integrada do Município recebeu a confirmação do gabinete do Delegado Carlos Sant’Ana - GGI-F, quanto ao Edital do Pregão Eletrônico 269/GELIC/2014, para a Implantação de solução de vídeo monitoramento na área urbana dos municípios gaúchos de Bagé, Itaqui, Rio Grande, Santana do Livramento, São Luiz Gonzaga e Uruguaiana, com aquisição de equipamentos com instalação, transferência de conhecimento e treinamento, suporte técnico e atualização, para captação, transmissão, recepção, gravação, monitoramento e processamento de imagens de vídeo monitoramento urbano com sistema informatizado de gerenciamento, armazenamento e consulta das informações geradas por meio de câmeras de vídeo. Nesse sentido, o recebimento das propostas ocorrerá no dia 09/09. 
Segundo o presidente do GGI Municipal, Paulo Inda, Uruguaiana foi contemplada com 15 câmeras.

Aprovado Policiamento Comunitário em Uruguaiana

O projeto de lei que permite a implantação da Polícia Comunitária em Uruguaiana foi aprovado pelo Parlamento na sessão ordinária desta terça-feira, dia 2. O convênio do Município com o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, com a interveniência da Brigada Militar e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Uruguaiana (CONSEPRO), visa a execução do projeto que envolve ações de policiamento ostensivo em comunidades específicas.
Em janeiro, esta questão foi tratada pela Câmara com as autoridades do Programa. Serão implantados dois núcleos de policiamento comunitário de quatro policiais militares cada, prevendo a lotação dos profissionais e a disponibilidade de equipamento e estrutura no município. Os bairros serão indicados pelo 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal – GGI-M. A participação do município no convênio se dará através do repasse de recursos financeiros com vistas ao pagamento de auxílio-moradia aos policiais militares que participarão do programa.

Mulheres são presas por tráfico


Duas mulheres foram flagradas com 25 papelotes de crack e 7 trouxinhas de maconha. As prisões aconteceram no bairro Cidade Nova, no Beco L. 
A Brigada foi avisada quando a ação das traficantes e dividida em duas equipes, POE e Setor de Inteligência, foi ao local e conteve o delito. Alem da droga, Brigada apreendeu o valor de R$ 84, dinheiro este, fruto da venda dos entorpecentes.

Foragido é preso pela Polícia Civil


Na manhã de terça-feira, a Polícia Civil efetuou a prisão do indivíduo Michael Jonathan Silveira, foragido do sistema prisional e suspeito da prática de vários roubos nesta cidade.
Quando preso, ele tinha em sua posse um revólver calibre 38 municiado com 5 cartuchos intactos. A referida prisão integra as constantes ações da polícia no combate ao crime na cidade de Uruguaiana. Quaisquer informações sobre criminosos ou ações criminosas podem ser informadas pelos telefones 3413-1951 ou 3413-5049 - a ligação pode ser feita a cobrar.

Justiça condena irmãos Raggio

A Justiça condenou os irmãos Aldo e Atilio Renato Sampaio Raggio por uso de documentos falsos. Até então, eles estavam presos. 
Entre os dias 9 e 27 de maio, no Fares Turis Hotel, na Av. Presidente Vargas, em Uruguaiana/RS os denunciados Aldo e Atilio fizeram uso de documentos públicos falsos.
Na oportunidade, os denunciados, a fim de hospedarem-se no referido estabelecimento, apresentaram Carteira de Identidade falsificada materialmente, nas quais constavam, em que pese suas próprias fotos, os nomes de Luiz Enrique Gonçalves e Fernando Julio Gonçalves.
No dia 29 de maio, no Hotel Presidente, na Av. Presidente Vargas, 4070, também fizeram uso dos mesmos documentos públicos falsos.
Em cumprimento a mandado de busca e apreensão, a Polícia encontrou com os acusados inúmeros outros documentos falsificados, bem como carimbos de instruções públicas. 
Durante a instrução do feito, foram ouvidas quatro testemunhas, bem como foram interrogados os réus.
A Delegada de Polícia que atuou no caso, ouvida em juízo, declarou que recebeu uma ligação anônima que dava conta de que havia indivíduos na cidade praticando delitos de estelionato e que estariam hospedados em um hotel da cidade, tendo, então, postulado junto a este juízo, a expedição de um mandado de busca e apreensão a ser cumprido nas dependências onde estavam acomodados os réus. Realizada a diligência, lograram encontrar carteiras de identidades falsas utilizadas pelos réus para se hospedarem nos hotéis. Contou que as fichas de hóspedes dos réus estariam preenchidas com os nomes falsos constantes nos RGs falsificados. Salientou que nas dependências do hotel Presidente, o denunciado Atílio lhe apresentou a carteira de identidade falsificada.
O policial civil Alexandre Lemes asseverou que participou das buscas efetuadas no hotel Presidente, sendo que lograram apreender diversos documentos falsificados com os réus, dentre eles, as carteiras de identidade falsificadas.
O policial Carlos Riquelme narrou que chegou ao conhecimento da Delegada de Polícia Caroline que o acusado Atílio estava hospedado no Hotel Fares Turis com o nome de Luiz Henrique, sendo que foram expedidos mandados de busca e apreensão e foram localizadas carteiras identidades falsificadas com as fotos dos réus, sendo que tais documentos foram utilizados por eles para se hospedarem os estabelecimentos comerciais. Disse, ainda, que haviam informações de que eles estariam efetuando golpes no comércio local.
Os réus negaram as práticas delitivas, dizendo que não fizeram uso dos documentos falsos para se hospedarem nos hotéis Fares Turis e Presidente.
Contudo, a prova oral coletada, bem como a documentação acostada aos autos, revelam que os réus se utilizaram das carteiras de identidades falsas para ingressarem nos hotéis. Foi fixada a pena-base em 02 anos de reclusão para cada crime praticado, substituída por privação dos finais de semana, além de multa equivalente a 1/3 do salário mínimo.

190 em ação

Lesão Corporal
Patrick, relatou que um homem que conhece pelo nome de Cristiano o agrediu com uma pedradada na cabeça. O fato aconteceu na Rua Gen. Câmara. O motivo da agressão é pelo fato de a vítima ter brigado com Luane que é mulher do acusado. Na tarde segunda-feira por volta das 13h, Cristiano passou de moto em frente a casa da vítima e apontou uma arma. 

Furto simples
O Ciosp em contato com a vítima, residente no Assentamento Anita Garibaldi, relatou que viu um homem furtando um botijão e outros utensílios domésticos de sua residência, além da quantia de R$ 14. Em buscas nas imediações, o sujeito foi flagrado com o dinheiro furtado da casa e uma pedra de crack. Ele foi reconhecido por testemunhas.

Ameaça
Na Rua Antônio Monteiro, esquina Venancio Aires, na tarde segunda-feira, a vítima foi agredido por seu vizinho Emerson e que o mesmo o ameaçou com palabras. Disse que não iria lhe dar um soco, mas sim um tiro. A vítima já havia registrado ocorrência de lesão corporal contra o vizinho, 

Roubo 
Uma cyber foi assaltada na tarde de quinta-feira. Dois homens invadiram o local armados com uma pistola e ordenaram que o atendente entregasse o dinheiro que estaba em caixa e cartões telefónicos. Em seguida a dupla fugiu de bicicleta. 

Assalto 
Um homem foi assaltado em via pública noite de quinta-feira, na Rua Venâncio Aires. O assalto foi praticado por um homem de blusão preto. A vítima teve com carteira com documentos e dinheiro levada.

Senac tem trabalho premiado na 8ª edição da Fecitep

Na sexta-feira ocorreu o encerramento da 8ª edição da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia de Educação (Fecitep), com premiação dos melhores trabalhos. O Senac-RS, que estava representado por 10 projetos desenvolvidos pelos alunos das Unidades de Bagé, Cachoeira do Sul, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Rio Grande, Tramandaí e Uruguaiana, conquistou quatro premiações.
No eixo Gestão e Negócios, os alunos do Senac Uruguaiana foram premiados com o 2º lugar pelo projeto “Utilização de recursos hídricos desperdiçados para fins não potáveis”, coordenado pelo professor André Guerin. “Essa conquista é muito gratificante e é recompensa de nosso esforço. Essa grande vitória nos motiva a darmos os próximos passos para realizar a aplicação efetiva desse projeto”, ressalta aluna Andressa Tellechea Rodrigues.
“É uma satisfação premiarmos a criatividade e inovação desses estudantes que, através de seus projetos de pesquisa usaram o conhecimento para soluções importantes voltadas a um mundo melhor no qual, futuramente, poderão ser grandes empreendedores”, afirma o gerente de desenvolvimento educacional do Senac-RS, Paulo Fernando Presser.
O evento, que aconteceu na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, foi realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com o Senac-RS e Senai e reuniu 101 trabalhos de pesquisa científica divididos em 14 eixos tecnológicos. Mais de 300 estudantes participaram da Fecitep, que tem o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio, em instituições públicas e privadas que oferecem Educação Profissional no Estado.
Confira abaixo os projetos premiados na Fecitep
Eixo Segurança
1º lugar: Senac Tramandaí
Projeto: Unidade Itinerante para Treinamento em Segurança do Trabalho
Orientador: Leandro Balbinot
Alunos: Evellyn Regina da Silva, Karine da Carvalho Volkmer e Marcelo da Silva Luz.
2º lugar: Senac Bagé
Projeto: Granja Birds To World: Tecnologia, Segurança e Sustentabilidade
Orientador: Muriel Oliveira Fontoura
Alunos: Daiana Silveira da Silva, Larissa Teixeira da Silva e Leandro Rodrigues Gonçalves.
Eixo Meio Ambiente e Saúde
2º Lugar: Senac Gravataí
Projeto: Capacitação da comunidade de catadores de materiais recicláveis
Orientador: Camila Helena Guimarães
Alunos: Adriane Schumacher, Douglas Leal e Larissa Fernandes.
Eixo Gestão e Negócios
2º lugar: Senac Uruguaiana
Projeto: Utilização de recursos hídricos desperdiçados para fins não potáveis
Orientador: André Guerin
Alunos: Alisson Barbosa Thomaz, Andressa Tellechea Rodrigues e Tais Rios Brum.

AES Sul mobiliza educadores da fronteira-oeste

Instigar os educadores a desenvolverem projetos de sustentabilidade e trabalharem a questão da eficiência energética e do meio ambiente nas escolas onde atuam foi o principal objetivo do Seminário Regional AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, realizado na terça-feira (02), no Ginásio do Sest/Senat e também na UNOPAR, em Uruguaiana. Cerca de 200 professores, representantes dos municípios de Alegrete, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana, vivenciaram e interagiram nos experimentos científicos sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica, uso consciente da água, descarte correto dos resíduos e questões relativas à mobilidade urbana, além de esquetes teatrais que ilustraram a temática de forma lúdica. À tarde, participaram de oficinas multidisciplinares, com atividades práticas para serem desenvolvidas nas escolas. Também receberam material didático para dar continuidade e suporte aos trabalhos.
“É muito bom vermos educadores comprometidos com o meio ambiente. O papel de vocês é fundamental no nosso projeto, que tem como objetivo justamente despertar a consciência ambiental das crianças e adolescentes, para que as próximas gerações tenham acesso a todos os recursos naturais que nós temos atualmente”, destacou o Coordenador da AES Sul em Uruguaiana, Leandro Cunha, na cerimônia de abertura do encontro.
O Secretário de Educação do município, Francisco Robalo Fernandes, ressaltou a importância do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar para a mudança de comportamento que levará à sustentabilidade e à melhoria de vida das comunidades. “Precisamos mudar a mentalidade para podermos evoluir sem agredir a natureza. E a educação é o único meio de conseguirmos isso”, enfatizou.
E foi com o objetivo de educar para transformar que a AES Sul idealizou em 2012 seu projeto educativo destinado às comunidades da sua área de concessão, em especial estudantes e professores da rede pública de ensino. Em seu segundo ciclo, desenvolvido de maio de 2014 a junho de 2015, serão propostas 332 ações em 70 municípios gaúchos.
Após o Seminário Regional, as atividades serão realizadas para os estudantes dos sete municípios participantes do encontro. Em Uruguaiana, os alunos das escolas públicas municipais e estaduais terão 10 dias de ações. Já nesta quarta-feira, 03 de setembro, o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar estará recebendo os participantes no Sest/Senat, durante a manhã e tarde.
E retorna em mais dois momentos: de 20 a 24 de outubro e de 08 a 11 de dezembro. Na primeira passagem do projeto pela cidade, em 2012, mais de 7.200 pessoas participaram das atividades. Em todo o primeiro ciclo do projeto, foram mais de 117 mil pessoas envolvidas nos 39 municípios percorridos.

Painel Ed.2340

Em foco: Visita

O deputado Miki Breier (PSB) esteve em Uruguaiana. Ele fez uma visita à presidência da Câmara de Vereadores e foi recebido por Ronnie Mello (PP) e Irani Fernandes (PP), presidente e vice. Na oportunidade, foram salientadas ações da Assembleia Legislativa no Estado e os projetos do Governo Estadual para a Fronteira.

Politicagem I
A politicagem correu frouxa no desfile infantil em alusão à Semana da Independência. Se alguém não sabia que Fred Antunes concorre a reeleição, agora sabe. Seu cabo eleitoral invadiu a avenida em meio as apresentações, sacudindo as bandeirinhas do candidato.

Politicagem II
Tão rápido quanto surgiu, o moço foi convidado a sair, pelo presidente da Comissão Organizadora e secretário de Educação, Francisco Robalo, que conduziu com maestria o episódio.

Brilho
O maior ‘show’ no desfile das escolas infantis, ocorrido nesta quarta-feira, 3/9, foi a Fanfarra da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, que abriu o evento de forma elegante e permaneceu frente ao palanque oficial, embalando os desfiles. Parou quando tinha que parar e seguiu quando tinha que seguir. Deu um ‘brilho’ especial.

Atestado
O secretário de segurança e trânsito deu mais um atentado de sua “competência”. Bloqueou as ruas para o desfile infantil. Ok, é melhor assim mesmo. Mas bem que podia ter divulgado a informação, para poupar os motoristas uruguaianenses de perder tempo em volta das ruas principais, procurando uma saída do “labirinto”.

Provocação I
Sanchotene e Bete Brettas parece que decidiram provocar o ex-protegido e hoje principal inimigo. Mandaram seus cabos eleitorais para a frente do palanque oficial, durante o desfile da educação infantil. Ou será que foi uma tentativa de sair nas fotos?

Provocação II
Curioso também foi a participação daquela que alguns ainda dizem ser ‘a eterna chefe de gabinete’. Assessora da deputada, Ale estava radiante sacudindo bandeirinhas. Será que ficou triste por não ser convidada a subir no palanque?

Casas I
Até o momento, foram entregues sete das 57 casas volantes que o município comprou para ceder aos flagelados. Até agora, todos os beneficiados ainda estavam vivendo em barracas. Entre os beneficiados, um casal de idosos, uma mãe com cinco filhos e um casal com uma criança.

Casas II
O próprio prefeito diz que a saída não é ‘o ideal’, mas ajuda. Os beneficiados, em geral se contentam, mas de definitivo mesmo, por enquanto, só o fato de que essas pessoas não querem deixar o lugar onde moram e sair da zona de risco.

Casas III
Falando nas casas volantes e seus beneficiados, um deles é primo de um político conhecido e que goza de importante cargo. Será que não pensou em pedir ajuda para o parente, ou este esqueceu do primo pobre.

JIRGS I
Uruguaiana sedia no próximo final de semana, a etapa regional dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs), em sua 42ª edição. Haverá competições de basquete, vôlei e futsal. Os jogos ocorrerão no Ginásio Municipal, no Dom Hermeto e no Sest/Senat.

JIRGS II
As competições e de futsal e de basquete acontecem no Ginásio Municipal. O futsal às 9h e o basquete às 10h30min. O vôlei feminino será no Dom Hermeto a partir das 10h e o masculino no Sest/Senat, no mesmo horário.

JIRGS III
A entrada é franca e os vencedores irão para a fase final, que acontece em novembro, em várias cidades do Estado. O handebol, que estava marcado para este mesmo final de semana, foi agendado pela Fundergs para 14/9.

Etnias I
A Prefeitura fará mais uma edição da Feira das Etnias: “Uruguaiana de Todos os Povos”, na Praça Barão do Rio Branco, de 10 e 12 de outubro.

Etnias II
O lançamento do evento ocorre dia 11/9, no Foyer do Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, onde as entidades representantes de cada etnia apresentarão iguarias e trajes típicos de cada povo.

Etnias III
O Lions Clube Uruguaiana participa representando a etnia italiana, o Lions Três Fronteiras, representa a alemã; o Clube de Leones, representa a etnia argentina; o Movimento Negro de Uruguaiana, representando a etnia afro e a Sociedade Árabe-palestina, representando a etnia árabe-palestina.

Favorecimento I
O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deferiu liminar, determinando que o PT de Alagoas deixe de veicular conteúdo de propaganda eleitoral em bloco no rádio de candidatos ao cargo de deputado estadual, levada ao ar no período da manhã e da tarde do dia 1/9.

Favorecimento II
A decisão foi tomada após representação da coligação de Aécio Neves, alegando que Dilma Rousseff foi beneficiada pela propaganda, com a promoção de sua candidatura a presidente em programa destinado aos candidatos a deputado estadual.