quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cabos eleitorais foram fundamentais

Diversos nomes quase desconhecidos em Uruguaiana, surgiram e fizeram um considerável número de votos no município. O motivo, certamente, foi o trabalho dos cabos eleitorais, que não mediram esforços para ‘vender’ seus candidatos.
Embora bastante conhecido no Estado, Luiz Carlos Heinze (PP) teve o imprescindível trabalho do ex-vereador Mauro Brum para levar expressivos 2.776 votos do município. Menos conhecidos, Gilberto Capoani (PMDB) fez 531 e Giovani Feltes (PMDB) teve 147, ambos contaram com o trabalho do “Mimo” Roberto Guglielmone dos Santos, e que será fundamental no segundo turno para levar José Ivo Sartori ao Piratini. Com comitês bem estruturados, Nelson Marchezan, Yeda Crusius, Lucas Redecker e Jorge Pozzobom fizeram 843, 196, 148 e 147 votos, respectivamente, e Celeni Viana fez em Uruguaiana 90 dos 8.124 votos que conquistou. Completo desconhecido, Agnelo Chiodo fez 105 votos, com a uruguaianense Rubia Viana a frente da campanha no município.

Ronnie não se elege, mas dá pinta de prefeito


O jovem político Ronnie Mello reafirmou nas urnas a força conquistada nos últimos anos. Reeleito ao cargo de vereador com o mais de cinco mil votos, Ronnie aceitou o desafio proposto pelo Partido Progressista, concorrendo ao cargo de deputado federal e conquistando 27.929 em todo o Estado, sendo que 90% dos votos foram obtidos em Uruguaiana. A votação credencia Ronnie a concorrer ao cargo de prefeito nas próximas eleições, porém em entrevista ele preferiu falar de seu retorno à vida normal, do trabalho na Câmara de Vereadores e agradecer ao apoio recebido não só dos uruguaianenses, mas dos gaúchos de outras cidades que também o apoiaram. 
Ronnie, chamado de “guri inexperiente”, por Sanchotene Felice em várias oportunidades, superou-o no número de votos, mostrando ser mais forte que o casal Felice. 
Em 2012, apoiado por Sanchotene Felice, Schneider obteve 33.863 votos, sendo eleito prefeito de Uruguaiana.

Uruguaiana rejeita casal Felice nas urnas


José Francisco Sanchotene Felice sempre ressaltou sua certeza de vitória e de que o seu índice de aprovação no município era de quase 98%. Pois Uruguaiana mostrou o contrário neste final de semana quando rejeitou o nome de Felice ao cargo de deputado estadual e de sua esposa, Elisabete Bretas Felice ao cargo de deputado federal. 
O ex-prefeito, protagonista de escândalos como o da compra superfaturada de um piano alemão, se disse decepcionado. Antes mesmo do término da contagem dos votos, Felice jogava a toalha e dizia que se o resultado se confirmasse ele desistindo de concorrer a outros cargos. “Estou decepcionado com Uruguaiana. Depois de tudo que eu fiz por essa cidade, eu merecia mais votos”, disse Sanchotene com a arrogância que lhe é peculiar. 
Questionado sobre os motivos da rejeição, Sanchotene ignorou os prejuízos causados por seu Governo a Uruguaiana e preferiu culpar o atual prefeito Luiz Augusto Schneider pela derrota. Para Felice, Schneider deveria ter providenciado a gratuidade do transporte coletivo, visto a dificuldade das pessoas de deslocarem-se aos seus locais de votação. 
Felice obteve 16.670 votos em Uruguaiana e Elisabete 12.595. O município possui 90680 eleitores aptos a votar.

Eleições 2014: Surpresas marcam o pleito no Estado


Uma caixinha de surpresas. Assim foi o primeiro turno das eleições 2014 no Rio Grande do Sul e, em Uruguaiana não foi diferente.
José Ivo Sartori, que esteve em terceiro lugar durante toda a campanha eleitoral está a um passo do Piratini. Depois de uma surpreendente recuperação nos últimos dias, Sartori protagonizou uma virada histórica e não só passou Ana Amélia Lemos e está no segundo turno, como também passou o atual governador, Tarso Genro, que liderava as últimas pesquisas. Foram 40,40% dos votos para o Peemedebista, 32,57% para o Petista e a senadora Ana Amélia Lemos, que já se dizia governadora, ficou com 21,79% e está fora da disputa.
Para o Senado o Rio Grande do Sul escolheu o jornalista Lasier Martins, que concorreu pela primeira vez e fez 2.145.479 votos, ou 37,42%. O experiente Olívio Dutra ficou em segundo lugar, com 35,31% dos votos. Pedro Simon fez 16,08% dos votos.
A Assembleia Legislativa muda pouco. Manuela D Ávila (PCdoB) foi a mais votada, com 222.436 votos; logo em seguida vem Lucas Redecker, com 96.561 e Marlon Santos (PDT)m, com 91.100. Dos candidatos uruguainenses, somente Frederico Antunes (PP) conseguiu. Ele se reelegeu com 48.577 votos, dos quais 14.647 foram conquistados em Uruguaiana.
Sanchotene Felice fez 24.100 em todo o Estado; 16.670 deles em Uruguaiana, e não conseguiu se eleger. Marcelo Lemos fez 3.884 votos – quase o dobro de 2010, quando concorreu pela primeira vez – e Clemente Correa decepcionou. Em 2010 o petista, à época vereador, conquistou 14.403 votos. Neste pleito ficou com 3.930. Márcia Fumagali fez 1.379 votos, Claudiomiro Menna Barreto, 1.647 e Mari Godoy fez 468 votos. 
Luís Carlos Heinze (PP) fez 162.462 e é o mais votado do Estado. Logo depois dele vem Danrlei de Deus (PSD), ex-goleiro do Grêmio, com 156.973 mil e Alceu Moreira, com 152.421. Os três estão reeleitos. Não deu para Ronnie Mello (PP), mas o uruguaianense se credenciou para disputar a Prefeitura em 2016. Dos 27.929 mil votos que fez, 23.890 foram em Uruguaiana, dando um banho na ex-primeira dama, deputada estadual Elisabete Felice (PSDB), que fez apenas 15.920. Foram 12.595 votos em Uruguaiana, quatro em Tucunduva e doze em Xangri-lá. Outro uruguaianense, Newton Gomes (PMDB) fez 588 votos. Afonso Motta (PDT), que fez campanha casada com Marcelo Lemos na cidade, fez 90.917 votos e está eleito. Nelson Marchezan Junior é o único tucano que conseguiu, com 119.375 votos – 843 em Uruguaiana. Yeda Crusius (PMDB) ficou com 71.794 votos e está fora.

Mais de 1 mil pessoas já estão fora de suas casas


A cheia do Rio Uruguai voltou a fazer vítimas em Uruguaiana nos últimos dias. O Rio Uruguai está 9,32 metros acima do nível normal e continua subindo. São mais de 18 famílias desabrigadas e 207 desalojadas. Até a tarde de ontem, 1 ,Il pessoas já havia deixando suas casas. Volantes doadas pela Prefeitura estão sendo removidas pelas famílias que temem perder tudo mais uma vez. As famílias que não possuem lugar para se refugiar estão sendo assistidas pela Defesa Civil de Uruguaiana. Elas estão alojadas no prédio da antiga Caul.
Durante todo o final de semana, equipes da Prefeitura Municipal e da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, trabalharam na remoção das famílias das áreas atingidas.
Nesta terça-feira o trabalho terá continuidade. O rio Uruguai continua crescendo.

Melhorias de trabalho em locais públicos são apontadas

A Câmara Municipal expõe as más condições de trabalho dos servidores que realizam a limpeza no Terminal de Ônibus, Praça Barão do Rio Branco e no Parcão, solicitando providências do Poder Executivo Municipal. Através de requerimento do vereador Gilberto Risso (PMDB), aprovado na sessão ordinária de quinta-feira, será reclamada a necessidade de melhorias no local de permanência dos funcionários e na escala de turnos trabalhados para os servidores.
De acordo com o parlamentar, a saúde e a segurança dos funcionários é ameaçada. Dessa forma, é indicada desobstrução da tubulação de esgoto e conserto da fiação elétrica e da parte hidráulica nos locais de abrigo dos funcionários.

Prefeitura construirá centros empresarias nos bairros

O prefeito Luiz Augusto Schneider se reuniu com o presidente da Associação Uruguaianense de Administradores (Aura), com o empresário Leonel Stallbaum, diretor do Campus Uruguaiana da Universidade Norte do Paraná (Unopar), com o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Nilton da Cunha Silva, e com o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes.
Eles falaram sobre novos investimentos em Uruguaiana e discutem novos projetos através de parcerias entre as entidades e a Prefeitura Municipal, objetivando o desenvolvimento econômico.
Na última semana, o prefeito Schneider anunciou o projeto Empresário do Bairro, uma promessa de campanha que começa a se tornar realidade. Serão construídos oito centros empresariais em bairros da cidade, que juntamente com treinamento, suporte e aconselhamento, visam fomentar o empreendedorismo e atender a demandas comerciais e de prestação de serviços em várias áreas.

Detran realiza leilão em Uruguaiana no dia 22

O Detran/RS promove, no mês de outubro, dois leilões reunindo sucatas e veículos de sete Centros de Remoção e Depósitos (CRDs) do Estado. No total, serão ofertados 1.064 itens retidos administrativamente e não reclamados pelos proprietários. Os interessados podem arrematar dois tipos de bens: sucatas para reciclagem ou veículos com documentação (aptos para voltar à circulação), sem restrições policiais e/ou judiciais e desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira. O primeiro leilão do mês acontece em Lajeado, no dia 08, e terá, no total, 275 bens para arremate. No dia 22, ocorre leilão em Uruguaiana, com 789 itens.
Tanto pessoas físicas como jurídicas podem participar. Para arrematar o lote, o comprador deverá apresentar, no ato, RG, CPF e comprovante de residência, se pessoa física; contrato social ou cópia autenticada, CNPJ, RG e CPF do representante, se pessoa jurídica. Os veículos permanecem em exposição nos depósitos de origem, no dia anterior aos leilões, à disposição dos interessados para visitação, sempre em horário comercial.

Câmara quer esclarecimentos sobre espera pelas cirurgias

A Câmara busca providências para renovação do convênio entre Santa Casa e município para realização das cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde no hospital de Uruguaiana. Através de requerimento do vereador Rafael Alves (SDD), foi relatada a grande espera de pacientes para a execução dos procedimentos básicos de saúde, além do elevado custo do município com a transferência das cirurgias para outros municípios.
Em 2013, a prefeitura não renovou o convênio que complementava os valores remuneratórios para os médicos dos procedimentos realizados para os usuários do Sistema Único de Saúde. “É gasto mais de um milhão com o Tratamento Fora Domicílio (TFD), sendo que poderíamos evitar o transtorno das viagens para os pacientes e acompanhantes, valorizar o serviço dos médicos de Uruguaiana, e investir apenas 20% deste valor na própria Santa Casa”, explicou Rafael.
O líder do Governo na Câmara, vereador Fernando Tarragó, explanou sobre a complexidade do problema. “Antes havia Decreto Federal que permitia a dispensa de subsídios da Prefeitura para esse fim, situação alterada com a definição da recontratualização entre Estado e hospital, que não inclui as verbas para as cirurgias eletivas”, considerou o parlamentar.
Dessa forma, a Câmara buscará mais informações com a administração do Hospital Santa Casa de Caridade e pleiteará junto ao Governo do Estado maiores recursos para a área, a serem inclusos nos valores da recontratualização.

Santa Casa vai dispor de doula a mulheres em trabalho de parto


A Santa Casa de Caridade em parceria com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), nos próximos dias, disponibilizará para a comunidade uruguaianense atendimento por uma doula a mulheres em trabalho de parto. 
Historicamente a palavra doula foi utilizada para descrever aquela que assiste a mulher em casa após o parto, auxiliando no cuidado com o bebê e os afazeres domésticos. Atualmente possui vertente mais técnica ancorada em saberes biomédicos, e norteada pela humanização da assistência obstétrica.
A doula é uma profissional acompanhante de parto, que funciona como suporte físico e psicológico da mulher que passa pelo trabalho de parto e nascimento. A doula não realiza procedimentos médicos e nem de enfermagem, nem substitui a presença do acompanhante e em momento algum decide pela gestante. Durante o pré-natal sua função é orientar a gestante, mostrar caminhos, apresentar e fazer com que entenda suas opções, informá-la sobre as conseqüências, auxiliá-la no preparo do plano de parto, e preparar a gestante e também o acompanhante para o momento do TP e nascimento.
Durante o TP e nascimento, a doula é responsável por preparar o ambiente, proporcionar conforto à parturiente, mantê-la tranqüila e relaxada, em contato com o seu interior. Tem ainda como atribuição orientar as mulheres e famílias sobre a possibilidade de utilização de métodos não farmacológicos para alívio da dor, estando atenta para as necessidades específicas de cada mulher garantindo suas escolhas e respeitando a fisiologia do parto. “Espera-se como produto final desse evento fisiológico uma experiência transformadora para a mulher, que o vínculo entre mãe e bebê seja fortalecido pela intensidade do momento, pelo coquetel de hormônios, pelo contato pele a pele entre ambos no primeiro momento após o nascimento do bebê”, ressalta o médico Flávio Ávila. A doula pode e deve no pós-parto prestar todas as informações pertinentes à puérpera em relação ao AM, bem como proporcionar um ambiente tranquilo para que a mulher relaxe e consiga amamentar sem maiores dificuldades.
Esta ação tem como objetivo diminuir o índice de cesarianas buscando aproximar-se do recomendado pela OMS que é de 15%. Hoje, no Brasil, 52% dos bebês nascem por cirurgias cesarianas, chegando a 88% na rede privada.

Brigada Militar assina convênio para fiscalizar trânsito

O Detran/RS, Secretaria da Segurança Pública e Brigada Militar assinaram nesta terça-feira convênio para a fiscalização de trânsito nos municípios.
Diferentemente do que ocorria até hoje, quando cada município firmava seu termo individual com o Estado, agora foi adotado um formato de convênio guarda-chuva, capaz de abrigar todos os municípios que dele desejarem participar, por adesão.
Ele renova o acesso da Brigada Militar aos sistemas informatizados do Detran/RS para o lançamento de autos de infrações de trânsito, geração de termos de consistência, emissões de notificações e avisos e ainda para arrecadação, compensação e repasse dos valores de cobrança das multas de trânsito. Garante ainda a delegação recíproca das competências de fiscalização aos municípios.
Esse tipo de instrumento está previsto no Código de Trânsito Brasileiro e é normatizado pelo Conselho Nacional de Trânsito. Em seu artigo 25, o CTB preconiza que os órgãos e entidades executivos do Sistema Nacional de Trânsito poderão celebrar convênio delegando as atividades previstas neste Código, com vistas à maior eficiência e à segurança para os usuários da via.

PF registra ocorrência de crime eleitoral


Em Uruguaiana, durante as eleições poucos registros foram feitos, mas o que chama a atenção é o feito pelo ex-prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice. Ele acusou a equipe do deputado Frederico Antunes de estar espalhando cavaletes de sua campanha pela cidade, forjando crime eleitoral. O registro foi feito, mas o crime não foi confirmado. 
A Polícia também recebeu denúncia quanto à impossibilidade de voto devido a ma possível fraude. Conforme a vítima, ao chegar a sua sessão, alguém já havia votado em sem lugar, tendo inclusive assinado a caderno de registros. O caso ocorreu no colégio Eliza Valls. 
Em todo o País, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apurou 2.529 casos de duplicidade ou multiplicidade de títulos eleitorais. País. Segundo o corregedor do TSE, João Otávio Noronha, o número representa apenas 0,001% do eleitorado total do País (142.822.046) e a 0,01% do total de eleitores recadastrados biometricamente (23.851.673) e, por isso, não teria potencial de prejudicar ou alterar o resultado das eleições.
Quanto aos títulos duplicados (2.467 casos), o corregedor explicou que o mais recente será cancelado, e o eleitor poderá votar normalmente uma única vez. O TSE entendeu que essas situações podem ter sido geradas por erro da própria Justiça Eleitoral durante o cadastramento biométrico, e não por má-fé do eleitor.

Uruguaianense é sequestrado no Paraná

Um caminhoneiro de Uruguaiana está desaparecido desde a semana passada quando foi vítima de assalto na cidade de Campina Grande do Sul, no Estado do Paraná. No domingo, após procurar incessantemente pelo motorista, a família procurou a Polícia local para relatar o caso. Segundo os familiares, o caminhoneiro de iniciais M.A.C.I. não responde aos telefonemas, sendo que o caminhão aparece no GPS da empresa pela última no dia 3. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o caminhão foi roubado e o cavalinho abandonado próximo ao último posto de gasolina cuja localização foi registrada pela PRF. 
A Polícia daquele estado trabalha no caso, já que o caso configura assalto e seqüestro.

Duas prisões por embriaguez no final de semana

A Brigada Militar efetuou duas prisões no final de semana, referente ao consumo de bebida alcoólica. 
No primeiro caso, um homem que conduzia um veículo Gol pelas ruas do bairro Areas Verdes foi abordado devido ao comportamento suspeito, sendo com ele apreendido um facão. O homem ameaçava populares quando foi avistado pela BM. Ele foi preso por embriaguez e ameaça. O fato ocorreu ás 22h de sábado. 
Na madrugada de domingo, na Rua Andradas, a Brigada prendeu o segundo “bebum”. Conforme o relato dos policiais, o homem bateu em outros dois veículos que estavam estacionados. O sujeito estava num Chevete.

“Gago” é preso na Betania


Na tarde de ontem, na Vila Betania, imediações do Porto Seco (antiga Cobec), a Brigada prendeu um homem de iniciais M. S. F., conhecido como “Gago”. Segundo o registro da Brigada, o homem que encontrava-se no regime de prisão domiciliar foi flagrado em via pública. 
A modalidade de cumprimento de pena em regime aberto, onde o apenado deveria trabalhar durante o dia, e recolher-se no período noturno em uma Casa do Albergado. Diante da inexistência de tal estabelecimento, as penas são cumpridas na própria residência dos sentenciados, que devem obedecer as determinações judiciais, que incluem, entre outras: recolher-se às suas residências diariamente, a partir das 21h ou permanecer nelas se não estiverem trabalhando.

Brigada recolhe menina de dois anos na “Cobec”


Uma criança aparentando ter dois anos de idade foi encontrada pela Brigada Militar na madrugada de domingo, nas imediações do Porto Seco. A menina caminhava pelas ruas, usando apenas peças íntimas, demonstrando frio, fragilidade e medo. A Polícia solicitou o acompanhamento do Conselho Tutelar e deu início à localização da família da menina, mas até então nenhum familiar havia sido identificado. 
Vale destacar que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Segundo o Estatuto da criança e do Adolescente, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. 
Ausência e abandono
Essa falha de cuidado pode abarcar diversos aspectos, desde a negligência em relação aos direitos básicos, como fornecer educação, alimentação, higiene e remédios, mas também pela falta de afeto. Neste caso ocorrido em Uruguaiana, os pais poderão ser punidos duramente. 
Enquanto a família da menina não é localizada, ela está sendo assistida pelo Cacau.

Campeonato Citadino de Bochas

O Campeonato Citadino de Bochas da série “A” inícia nesta terça-feira, 7, nas modalidade: uma simples, duas duplas e três trios. 
A promotora deste certame é a LUB Liga Uruguaianense de Bochas que tem na presidência Ezer Ciocca. Os clubes participantes são: Clube Caixeiral, Sociedade União dos Retalhistas, Sociedade Beneficente União dos Motoristas, CTG Patrulha do Oeste e Associção Bochófila Amigos do Parcão.
As partidas serão realizadas as terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 19h30min com 30min de tolerância. Entrada Franca. Os jogos sempre serão disputados na cancha da sede da equipe locatária, conforme carnê. A Liga convida todos os bochófilos e admiradores deste esporte para assistirem os jogos. “Bocha o Esporte da Amizade”.
1ª Rodada
CTG Patrulha do Oeste X Clube Caixeiral
S.U dos Retalhistas X A.B Amigos do Parcão
FOLGA - S.B.U dos Motoristas

Painel Ed.2355

Sujeira em foco

Já é tradição. Véspera de eleição é candidato largando maços de santinhos por toda a cidade e, em Uruguaiana não foi diferente. Para piorar, veio a chuva, que dificulta ainda mais a limpeza. A limpeza, por sua vez, ficou por conta da Prefeitura.

Vitorioso I
Mesmo com as grandes dificuldades enfrentadas e herdadas pelo atual governo, o prefeito Luiz Augusto Schneider saiu vitorioso do pleito de domingo. Seu candidato a presidente, Aécio Neves, que nem adesivo e bandeira tinha na sede local do PSDB, até a denúncia do CIDADE, conquistou 25.019 votos em Uruguaiana contra 25.901 de Dilma.

Vitorioso II
Dos quatro candidatos a deputado que apoiou, três se reelegeram: Lucas Redecker, Jorge Pozzobom e Nelson Marchezan Júnior. Só Yeda Crusius sucumbiu. Além disso, seus maiores algozes – o casal Felice, fracassou nas urnas, protagonizando um estrondoso vexame. Schneider permanece com a segunda maior votação nominal na história de Uruguaiana ao conquistar 33.863 votos na eleição de 2012.

Tucanos
Neste pleito, destaque para o apoio recebido pelo ex-prefeito Felice dos vereadores Egídio Carvalho e Jussara Osório, e do líder tucano, professor Douglas Thompson.

Brizolistas
Merece nota o fraco desempenho de Afonso Mota (PDT) em nosso município, onde obteve apenas 480 votos, enquanto seu parceiro de dobradinha fez 3.659 votos. Em 2010, Mota conquistou 894 votos aqui. Já Marcelo Lemos, mesmo com muito barulho, fez menos votos do que Ronnie Mello (5.474 votos) para vereador em 2012. O fraco desempenho de Motta pode determinar um novo pupilo em Uruguaiana.

Progressista I
As urnas apontaram a nova liderança progressista em Uruguaiana, o vereador Ronnie Mello que fez 23.890 votos em Uruguaiana, totalizando 27.929 votos no Estado. Poderá ser o candidato do PP ao Paço Municipal em 2016.

Progressista II
Outro nome de peso no PP é o ex-vereador Mauro Brum, que ao concorrer a Prefeito em 2012, conquistou 15.780 votos. Neste ano, ao indicar Frederico Antunes, o mesmo aumentou sua votação em Uruguaiana, obtendo 14.647 votos. Em 2012, Frederico fez 13.335 votos. Para Federal, Brum apoiou Luiz Carlos Heinze que levou 2.776 votos de nossa cidade.

Quem seria?
O secretário de Esporte e Lazer, Vicente Majó da Maia (PSDB), que, em seu programa Vozes do Esporte, costuma reclamar do modus operandi da política como ela é, foi visto, na tarde de ontem, 6/10, durante o expediente, celebrando, efusivamente, a vitória de algum candidato. Local: Escritório Regional do deputado Antunes (PP), na Av. Presidente Vargas, defronte ao Posto do Parcão. Quem seria?

Surpresa I
Uma deputada, muito amiga do povo de Tucunduva e de Xangri-lá, foi surpreendida naqueles municípios. No primeiro, perdeu 20% dos votos, despencando de 5 para 4 votos; no segundo, cresceu quase 10%, passando de 11 para 12. Será que foi mudança?

Surpresa II
Para recordar: de R$ 10 milhões em emendas encaminhadas ao Orçamento de 2014 pela Deputada, R$ 3,1 milhões foram para Tucunduva; R$ 2,7 para Xangri-lá, onde costuma veranear; e R$ 2,7 milhões para Uruguaiana, onde recebeu 85,36% de seus votos, ou seja, um voto de Uruguaiana vale R$ 95,47, um de Tucunduva, R$ 620 mil.

Hora da Virada
José Ivo Sartori esteve atrás durante toda a campanha, mas tomou um folego surpreendente nos últimos dias e protagonizou uma grande virada, a exemplo de seu correligionário, Germano Rigotto em 2002. Surpreendeu até seus alguns de seus eleitores, passando para o segundo turno em primeiro lugar e está a um passo do Piratini.

Casal
A votação pífia do casal Felice em Uruguaiana e no Rio Grande do Sul causou espanto até mesmo em seus seguidores. O índice de abstenção foi de 26%. Devemos lembrar que historicamente o índice é de 20%. Contudo, o fiasco do casal deve ser creditado ao desempenho medíocre de Elisabete na Assembleia Legislativa e as brigas e atitudes soberbas de Sanchotene Felice.

Tiririca
Tiririca deve ter feito um trabalho excelente em prol do povo paulista nos últimos quatro anos. Deputado federal mais votado na eleição de 2010. Não repetiu feito e ficou atrás de Celso Russomanno. Mas só atrás de Celso Russomanno.

Aprovação
O ex-prefeito Felice que se vangloriava que tinha 98% de aprovação em Uruguaiana acabou levando um “pealo feio” nas urnas.

Resposta I
Uma das causas do naufrágio eleitoral da candidata Ana Amélia (PP) pode ter sido a falta de uma resposta convincente aos ataques do PT que a colocavam como CC do seu marido no Congresso, ao mesmo tempo em que trabalhava na RBS. Seu esposo era o senador biônico Otávio Cardoso.

Resposta II
Em Uruguaiana, também é motivo de constrangimento a promessa de uma ex-primeira-dama de doar seu salário para uma instituição de caridade. A referida doação jamais aconteceu.

Sobe
Em 2010, quando concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa pela primeira, o vereador Marcelo Lemos fez 1.965 votos. Desta vez foram 3.884 – 3.659 deles em Uruguaiana.

Desce
Já José Clemente teve uma queda pra lá de significante. Despencou de 14.223, para 3.930 neste domingo.

Caxias
Em Caxias do Sul, terra de José Ivo Sartori, Sanchotene fez 123 votos; Elisabete apenas 40 votos; Frederico Antunes fez 172 votos; e Ronnie Mello obteve 81 votos.

Pijama I
Um ex-prefeito disse que, se não fizesse 30 mil votos em sua terra iria dependurar as chuteiras. Fez pouco mais de 16,5 mil. Será que cumprirá sua palavra.

Pijama II 
Há quem diga que a explicação para tamanha derrota já está preparada. O povo uruguaianense não o quer como deputado e sim como prefeito, afinal, ele deixou o governo com 97% de aprovação.

Revolta
A reeleição do deputado federal Luís Carlos Heinze incomodou muita gente. Alguns petistas que decidiram se manifestar, lembraram um episódio não tão glorioso do nobre político, esquecendo de olhar para o próprio ninho.

Ed. 2356

  1. A armadilha da mediocridade
  2. Em foco: Jornada de atualização
  3. “Vestiba”
  4. Miguelão I
  5. Miguelão II
  6. Transferida
  7. Petiça
  8. Vagas
  9. Peça Infantil
  10. Alterado I
  11. Alterado II
  12. Alterado III
  13. Basquete
  14. Seleção I
  15. Seleção II
  16. Seleção III
  17. Presidente I
  18. Presidente II
  19. Voluntários I
  20. Voluntários II
  21. Governador I
  22. Governador II
  23. Governador III
  24. Governador IV
  25. Município e Unipampa farão pesquisa na área de Saúde
  26. Apresentado projeto de produção da Soja em Uruguaiana
  27. Executivo implantará auxílio alimentação aos servidores
  28. Prefeitura busca proteger parceria com a Unipampa
  29. Santa Casa realizou três transplantes de órgãos nesta semana
  30. Lixo em pauta na Prefeitura
  31. Uruguaiana asfaltará as ruas de Itaqui
  32. Quase 3 mil pessoas atingidas pela enchente em Uruguaiana
  33. Projeto de Emenda a Lei Orgânica já está com a Câmara
  34. Fator Previdenciário: Homens têm importante vitória da Justiça Federal
  35. Horário de verão começa no próximo dia 19 de outubro
  36. AES Sul orienta sobre cuidados com a execução de podas de árvores
  37. Celulares de cinco estados terão mais um dígito a partir de novembro
  38. Parcão vira ponto de encontro de marginais e viciados
  39. Câmara aprova MP que dá reajuste a policial federal
  40. Jovem é esfaqueado na Pinheiro
  41. Casa Civil divulga nota sobre promoções da BM
  42. Bombeiros completam 63 anos em Uruguaiana
  43. Lesão corporal
  44. Enganado
  45. Dano
  46. Baita irmão
  47. Furto
  48. Furto II
  49. Furto III
  50. Furto IV
  51. Está estudando para o ENEM? Confira os possíveis novos temas para a redação:
  52. Inscrições abertas para cursos técnicos do Pronatec
  53. Exame terá atendimento especial a mais de 169 mil candidatos
  54. Institutos federais terão apoio para projetos de pesquisa e extensão tecnológica
  55. Um feriado entre Cusco e Machu Picchu
  56. Aprenda a evitar e eliminar infestação de pulgas, carrapatos e percevejos
  57. Grazi Massafera retorna de curso na Espanha
  58. Famosos amigos que viraram verdadeiros inimigos
  59. D’Alessandro renova contrato com o Inter até 2017
  60. Tietagem de árbitros a Ceni ainda revolta Grêmio
  61. Goleiro Victor recebe Medalha da Inconfidência
  62. Quase completa, seleção brasileira faz treino inusitado e segue indefinida
  63. Jogador do Barcelona defende que o racismo não deve ficar sem punição