quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Segundo turno: Reconhecimento biométrico deve superar os 91,5% do primeiro turno

No primeiro turno das Eleições 2014, o sistema biométrico apresentou percentual de 91,5% de reconhecimento dos eleitores por meio das digitais. Mesmo com o índice positivo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha para superar essa meta no segundo turno do pleito, dia 26/10. “As falhas são normais, mas nós pretendemos baixar esse índice de não reconhecimento, que hoje gira em torno de 8,5% para, pelo menos, uma margem de 5% que seria bastante positiva. Um nível de identificação de 95%”, informou o secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, Giuseppe Janino.
De acordo com o secretário, foram identificadas condições que contribuíram para esse não reconhecimento de algumas digitais, no dia 5/10. Cerca de mil urnas apresentaram problemas no leitor biométrico, espalhadas pelo Distrito Federal, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraná. Esses equipamentos já foram localizados pelos técnicos da Justiça Eleitoral e estão sendo reparados para que possam ser utilizados no segundo turno, devendo ficar prontas ainda nesta semana.
Também foram detectadas possíveis falhas de procedimento por parte do mesário na hora de atender o eleitor. Para evitar novos erros, a Justiça Eleitoral distribuiu panfletos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) com informações essenciais aos mesários para reforçar os procedimentos que devem ser adotados no dia da eleição.
Em Uruguaiana, a identificação biométrica ainda não é obrigatória, embora muitos eleitores já tenham se cadastrado. Na vizinha Barra do Quaraí, a biometria foi implantada e o cadastramento ocorreu em 2013, quando o TSE determinou a revisão de todo o eleitorado.

Primeiro Turno: Eleitor pode justificar ausência no pela internet

O eleitor que deixou de votar no domingo, 5/10, primeiro turno das eleições deste ano e não justificou sua ausência naquele mesmo dia tem até o dia 4/12 para fazer. Buscando facilitar a tarefa, o Tribunal Regional Eleitoral (TER) do RS lançou, de forma pioneira no País, o sistema “Justifica”, que recebe o formulário de justificativa e documentos anexos pela internet, descartando a necessidade de o eleitor enviar seu pedido de justificativa pelo correio ou comparecer ao cartório eleitoral. No Estado, 1.480.386 eleitores aptos (16,8% do total) deixaram de comparecer às urnas.
Se não quiser usar o sistema on-line, o eleitor pode enviar sua justificativa impressa e dirigida ao juiz eleitoral do cartório onde está inscrito. Neste caso, deve ser juntada cópia do título eleitoral ou documento de identificação pessoal. Em ambas as situações, o respectivo documento comprobatório da impossibilidade do exercício do voto (atestado médico, comprovante de viagem, entre outros) deve ser enviado anexo.

Carreata marca passagem de Cairoli pela cidade


O candidato a vice-governador na coligação O Novo Caminho para o Rio Grande, José Paulo Cairoli (PSD), esteve em Uruguaiana no sábado, 18/10, quando participou de uma grande e organizada carreata pelas ruas da cidade. Tanto o centro quanto os bairros de Uruguaiana foram visitados pelo grupo de políticos, correligionários, lideranças de vários setores e apoiadores.
Além de Cairoli, o deputado federal Luiz Carlos Heinze também participou. Heinze fez uma forte campanha na cidade e recebeu mais de dois mil votos. Políticos locais, como o vereador Rafael Alves e o ex-vereador Mauro Brum também participaram.
Cairoli chegou a cidade por volta de 17h, no Aeroporto Ruben Berta e a concentração para a carreata ocorreu no Parque Agrícola e Pastoril. Logo depois da carreata, partiu para a cidade de Alegrete, onde participou da Exposição Agropecuária da cidade vizinha.
Além de Uruguaiana, o candidato cumpriu agenda – com destaques para as carreatas – nas cidades de São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, São Borja e Itaqui.
Sartori
Hoje, 21/10, o candidato a governador na chapa, José Ivo Sartori (PMDB), visita Alegrete e também deve participar da feira. Uma comitiva com cerca de 50 pessoas parte de Uruguaiana para participar do encontro com o candidato. Um ônibus da empresa Planalto foi colocado à disposição dos correligionários, pelo gerente da empresa, Edson Camargo.

Detran promove leilão de veículos e sucatas em Uruguaiana


Público pode conhecer hoje, veículos que serão leiloados. Eles estarão expostos no depósito do Detran. 
O Detran/RS promove na quarta-feira (22), em Uruguaiana, leilão de veículos e sucatas de seis Centros de Remoção e Depósito (CRDs) da região. O evento acontece às 10h, no Auditório do Colégio Marista Sant’Ana (rua Bento Martins, nº 2015). A visitação pública dos lotes, quando será permitido conhecer e examinar os bens, ocorre hoje, em horário comercial, nos respectivos depósitos. 
No total, serão ofertados 781 itens retidos administrativamente e não reclamados pelos proprietários, oriundos dos depósitos de Itaqui, Quaraí, São Francisco de Assis, Alegrete e Uruguaiana. Os interessados podem arrematar dois tipos de bens: sucatas para reciclagem; ou veículos com documentação (aptos para voltar à circulação), sem restrições policiais e/ou judiciais e desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira.
Podem participar pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza. Para arrematar o lote, o comprador deverá apresentar no ato o RG, CPF e comprovante de residência, se pessoa física; contrato social ou cópia autenticada, CNPJ, RG e CPF do representante, se pessoa jurídica. 
O calendário com os demais leilões agendados e número de veículos ofertados, bem como os endereços dos locais de visitação dos bens, pode ser conferido no site do Detran/RS.

Uruguaiana: Inscrições abertas para Corrida Noturna de Halloween


Na última sexta-feira do mês, 31 de outubro, Uruguaiana será sede da Corrida Noturna de Halloween, uma promoção do Sistema Fecomércio-RS/Sesc. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no Sesc da cidade (Rua Flores da Cunha, 1984), mesmo local em que ocorre a largada, às 21h. A corrida inclui percursos de 3km, 5km e 10km. O valor de inscrição é de R$ 5,00 para comerciários e R$ 10,00 para empresários e público em geral. Mais informações pelo telefone (55) 3412-2482. Para promover o bem-estar físico da comunidade gaúcha, “Esporte Sesc – Praticar Faz Bem”, pilar do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, realiza torneios e competições, tais como o Circuito Verão Sesc de Esportes, Jogos Comerciários, Jogos Sesc de Masters e Sêniors, Triathlon Sesc - Circuito Nacional e o Circuito Sesc de Corridas, além das ações voltadas à qualidade de vida promovidas pelas Academias Sesc, que mantém desde 2011 certificação NBR ISO 9001:2008. O “Esporte Sesc – Praticar Faz Bem” é uma ação para o Move Brasil - campanha nacional de incentivo à prática da atividade física.

Rede estadual recebe matrículas até dia 31


O calendário de matrículas na rede estadual para 2015 está em andamento desde o início de outubro. A rematrícula dos estudantes já inscritos nas escolas estaduais deve ocorrer até o dia 31, na própria instituição. A inscrição para ingresso no 1º ano ou 1º ciclo do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Politécnico, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Curso Normal (Magistério) e cursos técnicos subsequentes deve ser feita também até o dia 31, no site da Secretaria de Educação (Seduc): www.educacao.rs.gov.br, no link Matrícula na Escola Pública. As matrículas acontecerão de 5 a 13 de janeiro de 2015, na escola para a qual o candidato foi designado.
No mesmo período – de 5 a 13 de janeiro de 2015 – devem ser solicitadas as transferências no Ensino Fundamental – 2º ao 9º ano ou 1º, 2º e 3º ciclo, no site da Seduc. Os candidatos designados farão matrícula entre os dias 23 e 30 de janeiro de 2015. Pedidos de transferência do 2º e 3º anos do Ensino Médio, do Curso Normal (Magistério) e da Educação Profissional devem ser feitas diretamente na escola desejada, entre 5 e 13 de janeiro. No mesmo período devem ser efetuados os pedidos de ingresso na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos, ambos diretamente na escola de interesse dos pais ou do candidato.
Nos municípios com Central de Matrícula as inscrições ocorrem no mesmo período e podem ser feitas, também, nas escolas municipais. Seguem os endereços das Centrais de Matrículas do RS.

Schneider diz não ter opinião formada sobre PL que fechará mercados


Na semana passada, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de origem Legislativa que prevê o fechamento dos mercados em dois domingos do mês. O projeto de autoria dos vereadores Marcelo Lemos e Luiz Gilberto de Almeida Risso gerou polêmica e dividiu opiniões na cidade. Para alguns, o projeto representa a garantia de maior lucratividade para os pequenos comerciantes, ou seja, os donos de armazéns. Para outros, o fechamento demonstra um retrocesso econômico, já que a atitude pode causar desemprego. 
Apesar de aprovado pela Câmara de Vereadores, depende do prefeito Luiz Augusto Schneider, a sanção do projeto. Se o prefeito considerar incabível o fechamento dos mercados durante dois domingos do mês, o projeto volta á Câmara de Vereadores para readequação. 
Procurado, Luiz Augusto Schneider não reafirmou a opinião antes declarada por ele quando o projeto foi protocolado na Câmara. Naquela oportunidade, ele disse que era um defensor do trabalho e que se as leis trabalhistas fossem cumpridas, todos deveriam ter o direito de trabalhar. 
Agora, o prefeito disse não ter uma opinião formada sobre o tema e que será necessário analisar o projeto sob todos os aspectos. O prefeito disse que o projeto ainda não foi encaminhado à Câmara de Vereadores.

Proposta proíbe empresas de crédito de criar restrições próprias para os clientes

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7654/14, do deputado Dimas Fabiano (PP-MG), que impede empresas que concedem empréstimos de criar restrições além daquelas previstas em lei para negar um financiamento ao consumidor. 
A negativa deverá ser baseada nas normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou na existência de cadastro negativo em serviços de proteção ao crédito ou bancos.
O projeto altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e determina que empresa que continuar criando regras próprias para a concessão de empréstimos poderá sofrer várias penalidades, que vão de multa a cassação do registro.
Dimas Fabiano argumenta que algumas lojas de departamento ou comércios que também concedem empréstimos exigem que os consumidores comprovem um tempo longo de trabalho ou outras exigências que não tem amparo em nenhuma lei ou norma financeira.
“Há muito que as instituições financeiras que operam com crédito voltado ao consumidor têm imposto uma série de restrições descabidas no momento da concessão de crédito, tornando-se uma prática ilegal e com desrespeito à legislação em vigor”, criticou.

Servidores do Judiciário e MP podem entrar em greve em novembro no RS


A garantia de auxílio moradia para juízes, no valor de R$ 4,377, desencadeou uma pauta de reivindicações por parte de servidores da Justiça e do Ministério Público. As categorias ameaçaram hoje parar, por tempo indeterminado, a partir de 14 de novembro, data em que foi agendada assembleia.
Os trabalhadores exigem plano de carreira, preenchimento dos cargos vagos e reajuste no vale-refeição, que com a quantia de R$ 390 por mês é considerado defasado. Uma série de paralisações também foi definida até que a assembleia seja realizada.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público Estadual, Beto Ledur, entende que o auxilio-moradia é um sinal de que existem verbas para melhorar a situação dos trabalhadores. “O fato é bem claro, estão esbanjando dinheiro e vão gastar mais R$ 100 milhões com esse penduricalho. Ou seja, existem recursos que podem ser estendidos para a categoria e em protesto podemos iniciar uma greve sem prazo para acabar”, alertou

Fluxo de turistas internacionais cresce 67% na última década no RS

O I Seminário do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, realizado durante toda a quinta-feira (16), em Porto Alegre, apresentou dados sobre a atividade turística gaúcha nos mais variados segmentos (confira abaixo). Entre as informações, consta que o Estado recebeu, em 2013, 782.887 turistas internacionais, representando um crescimento de 67% na última década.
Composto pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e pelo Conselho Estadual do Turismo (Conetur), por meio da Câmara Temática Estudos e Pesquisas e com o apoio de entidades públicas e privadas, o Observatório é um espaço para coleta e produção de informações, análise e discussão sobre o setor no Estado. 
Segundo o secretário do Turismo, Márcio Cabral, o observatório é “uma potente ferramenta , além de ser um local de articulação e sinergia entre o poder público e privado e as instituições de ensino”.
Criado pela Setur, como parte integrante do Plano Diretor do Turismo, ele tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do turismo por meio da disseminação de dados e informações que possam auxiliar no monitoramento do setor. Cabral ressalta que “o Observatório de Turismo é um movimento vivo, orgânico e permanente no Estado, pois é por meio da discussão coletiva que conseguiremos fazer do Rio Grande do Sul um grande destino”.
Ao longo da quinta-feira, foram realizadas quatro mesas redondas que contaram com as participações de economistas e sociólogos, entre outros profissionais ligados à área, que debateram ideias e propostas para fomentar o setor no Estado.
No final do dia, Roberto Pascarella, gestor pela Fundação Getúlio Vargas do Observatório de Turismo RS, apresentou os dados coletados ao longo de um ano de atividade. O resultado completo do trabalho pode ser conferido no site da Setur (www.turismo.rs.gov.br).

Trabalhador já pode sacar abono salarial do PIS nesta terça

Os trabalhadores com aniversário no mês de maio vão receber nesta terça-feira, 21, o pagamento do Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o crédito disponível no banco corresponde a um salário-mínimo, R$ 724. Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 23 milhões de pessoas no País têm direito ao benefício.
Os depósitos desta fase final foram iniciados no dia 14 para aqueles que nasceram em abril. O dinheiro pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2015. O cronograma de pagamento do PIS referente ao período 2014-2015 será concluído no próximo dia 31 de outubro, com o pagamento do benefício para os nascidos no mês de junho.
Os trabalhadores correntistas da Caixa nascidos nos meses de abril, maio e junho tiveram o PIS creditado em conta corrente no primeiro dia do cronograma, na terça-feira, 14. Para os que não são clientes, o benefício pode ser sacado nos terminais de autoatendimento, nos correspondentes bancários Caixa Aqui, nas casas lotéricas ou nas agências do banco. Os funcionários de companhias que têm o convênio Caixa PIS-Empresa recebem o benefício diretamente no contracheque do mês.
Quem tem direito ao abono
Têm direito ao PIS os trabalhadores cadastrados no programa há pelo menos cinco anos. A remuneração média mensal não pode ter sido superior a dois salários mínimos no ano-base que gerou o benefício.
É necessário também ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano da apuração, e os dados do beneficiário terem sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Documentos necessários
Para sacar, é preciso que o beneficiário apresente o número do PIS e um documento de identificação. São aceitos Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira Funcional reconhecida por Decreto, Carteira de Identidade de Estrangeiros, Passaporte emitido no Brasil ou no exterior, ou ainda Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Em caso de dúvida, basta ligar para o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Caixa no telefone 0800 726 0207 ou procurar qualquer agência do banco.

Maria da Penha nele


Um homem foi preso acusado de agredir a ex-companheira no final de semana. A Brigada chegou ao paradeiro do sujeito, após denúncia encaminhada pela comunidade. O crime ocorreu na noite de domingo, no bairro RBS. O sujeito já está na Modulada.

Preso por embriaguez


No começo da madruga de domingo foi preso pela Brigada Militar em flagrante pelo delito de embriaguez, Roberto Carlos Taube Marques. 
Ele havia se envolvido em acidente de trânsito. Carlos conduzia um veículo Corsa que colidiu com uma motocicleta, na Rua Estilac Leal, próximo ao Instituto Elisa Valls. A embriaguez foi constatada através do teste do bafômetro.

Sorriso é preso por tráfico


O sujeito conhecido como “Sorriso” foi preso por tráfico de drogas, na madrugada de sábado, nas imediações do Clube Tiradentes. Com ele a Brigada encontrou 15 papelotes de cocaína. Segundo testemunhas, o sujeito estava comercializando nas imediações.

Júri de Leonardo Matte inicia nesta quarta

O assassino confesso de Ana Carolina Colazzo será julgado nesta quarta-feira, com júri marcado para iniciar às 9h. 
Pelo menos quatro testemunhas arroladas no processo pela Defesa e pelo Ministério serão ouvidas pela Defesa e Ministério Público. A previsão é de que o julgamento se estenda a noite, podendo durar mais de um dia. 
Ana Carolina foi morta pelo então namorado, Leonardo Matte, em 20 de setembro de 2012. Ele confessou o crime dizendo ter agido por impulso, já que a jovem não o deixava ir embora da festa onde estavam. Ana Carolina foi praticamente degolada, sendo que o jovem tentou cometer suicídio logo em seguida, mas não obteve êxito. Leonardo ficou internado por três dias e após receber alta foi encaminhado à Penitenciária de Uruguaiana, onde aguardou até agora o julgamento. 
O clamou público por justiça tomou conta de Uruguaiana assim que o crime ocorreu. Ana Carolina era uma linda jovem que dedicava-se aos estudos e ao Carnaval, uma de suas maiores paixões. A jovem foi morta em frente a um piquete improvisado, em um 20 de setembro que deveria ter sido de festa e alegria. 
O salão do júri aguarda grande público. 

Polícia Federal deve ter greve de 72h

Policiais federais de todo o Brasil farão uma greve de 72 horas, entre a quarta-feira (22) e a sexta (24). A paralisação, que ocorre às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, busca criticar as interferências e a falta de compromisso do governo federal com a categoria.
O movimento começa já na noite de hoje (21), com atos em todas as capitais do País. A greve deve envolver os agentes, escrivães e papiloscopistas federais, que estão com salários congelados há seis anos. O grupo afirma que o estopim para a realização da greve é uma Medida Provisória que restringe os postos de chefia e o conceito de autoridade policial somente para quem possui o cargo de delegado.
A alegação é que a MP cria uma hierarquia política na Polícia Federal e retira autonomia técnica dos demais agentes envolvidos nas investigações. “Queremos uma polícia com chefes que mereçam os seus cargos pelo mérito e pela experiência”, afirma Jones Borges Leal, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais. A entidade que puxa a greve considera que a situação da Polícia Federal é caótica. Eles dizem que anualmente 250 agentes federais abandonam a carreira. Argumentam ainda que é altíssimo o índice de doenças psíquicas e é visível uma queda no número de indiciamentos.
“A Polícia Federal está sendo destruída, e é um absurdo como são desperdiçados os recursos financeiros e humanos, enquanto a população brasileira precisa do combate ao crime organizado e corrupção”, argumenta Leal.

Implantada Polícia Comunitária em Uruguaiana


Uruguaiana deu um importante passo no que diz respeito á segurança pública na tarde de ontem. Em ato solene que contou com as presenças de representantes dos Governos Estadual e Municipal, além de profissionais ligados a área de segurança, foi oficialmente implantado nu município, o programa Polícia Comunitária. 
Com a implantação do projeto, Uruguaiana contará com núcleos de policiamento comunitário, ou seja, policiais militares estarão residindo em duas áreas consideras de extremo risco à sociedade, monitorando de perto as situações enfrentadas pelos moradores daquela área. 
A Polícia Comunitária traz um conceito inédito no Brasil, aproximando os policiais da população, ampliando a sensação de segurança a partir dessa convivência. O policial mora no bairro onde atua, com o aluguel (R$ 600) custeado pelo Governo. Cada núcleo abrange de 8 a 10 mil moradores e conta com uma viatura, além de equipamentos e uma bicicleta para cada PM. A partir do levantamento das necessidades da região, o policial adapta seu horário de trabalho. O programa já existe em Bento Gonçalves, Campo Bom, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Sapucaia do Sul e agora em Uruguaiana.
Na oportunidade, o município recebeu novas viaturas para BM.

Uruguaianense perde a vida em acidente a caminho do Chile


Mais um caminhoneiro uruguaianense perdeu a vida na Argentina, vítima de acidente. Trata-se de Alessandro Beltrão, caminhoneiro há vários anos e que no momento do acidente estava acompanhado da namorada, Juliana Bilhalva dos Santos. 
O caminhão conduzido por Alessandro, segundo a Polícia Argentina, tombou na estrada da ponte Las Tunas, quando seguia em direção ao Chile. Alessandro chegou sem vida ao hospital e a namorada foi socorrida, atendida no hospital San Martin e liberada logo em seguida. 
A família de Alessandro tenta agora, agilizar o translado do corpo, sem data ainda para chegar a Uruguaiana. 
Caminhoneiros são os trabalhadores que mais morrem no Brasil. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social, o setor de transporte rodoviário de cargas ocupa o primeiro lugar em número de acidentes de trabalho fatais. 
Em relação a acidentes que tem como conseqüência incapacidade permanente, ou seja, seqüelas que impedem a pessoa de voltar ao trabalho, o setor de transporte rodoviário de cargas está em segundo lugar com 412, do total de 14.097. O primeiro lugar fica para a construção de edifícios, com 454 acidentes que causam incapacidade permanente.

190 em ação

Furto na granja
Um homem registrou ocorrência de furto na Delegacia de Polícia. Segundo ele, bandidos furtaram um soldador trifásico, potência 280 volts, de sua granja. Também foi furtado do galpão, uma bomba injetora. 

Falsificação de documentos
Um caminhoneiro está sendo acusado de falsificar a categoria de sua carteira de motorista. A acusação é feita pelo então patrão, que demitiu o funcionário após receber a informação de um ex-patrão do mesmo. Segundo o relatante, o caminhoneiro não tinha habilitação para dirigir caminhão. 

Tentativa de homicídio
Um homem foi vítima de tentativa de homicídio na localidade de São Marcos, na manhã de domingo. O sujeito de 27 anos foi atingido por três golpes de facão, sendo que um deles acertou o seu pescoço. A vítima permanece hospitalizada. O autor não foi identificado. 

Furto em veículo
A vítima relatou que deixou estacionado seu caminhão no pátio de uma empresa localizada na XV de Novembro, e que se ausentou para almoçar. No retorno viu que o veículo havia sido arrombado. Além do tacógrafo, levaram uma garrafa do Grêmio.

Painel Ed.2361

‘Tucanada’ reunida

As atividades no comitê de Aécio Neves em Uruguaiana começaram neste final de semana. Na esquina das ruas Dr. Maia e Duque de Caxias, os tucanos ‘do bem’, liderados pelo prefeito Schneider, reuniam adeptos e simpatizantes com bandeiras, adesivos, e muito gogó pra derrubar o molusco.

Resultado I
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) espera ter 80% dos votos para o Governo do RS apurados até às 19h de domingo, 26/10, dia do pleito. A votação encerra às 17h.

Resultado II
A divulgação dos resultados para a Presidência da República começará às 20h, em função do horário de verão e da diferença de fuso horário existente entre alguns estados brasileiros.

Resultado III
O eleitor possui diversas maneiras de acompanhar a divulgação dos resultados do pleito. Uma delas é por meio dos sistemas Divulga – na versão desktop (computador de mesa), com as informações completas sobre os resultados – e DivulgaWeb, disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Soja
Os produtores uruguaianenses estão dispostos a novos investimentos. Foi recentemente lançado um projeto inovador, que estudará a produção de soja irrigada em Uruguaiana e Barra do Quarai. A iniciativa foi do Sindicato Rural e da Associação dos Arrozeiros.

Matrículas
A Semed divulgou as datas de inscrição e rematrículas para 2015. Inscrições devem ser feitas de 10/11 a 28/11 e as rematrículas de 21/10 a 7/11. A divulgação dos contemplados com vaga será feita na 29/12. As matrículas devem ser feitas de 3/2 a 9/2.

Disque-Eleições I
O serviço Disque-Eleições, criado para resolver dúvidas relativas ao exercício do voto, permanecerá atendendo eleitores até o domingo, dia do segundo turno das eleições, 26/10. Desde 25/9, quando foi inaugurado, já foram recebidas 19.469 ligações. Em 2012, o total de atendimentos durante toda a eleição ficou em 19.485.

Disque-Eleições II
O horário de atendimento, durante a semana, é das 9h às 19h. No sábado anterior ao pleito, o horário será das 9h às 22h. No domingo da eleição para presidente e governador, o atendimento se inicia às 7h e segue até as 17h, quando termina o horário da votação.

Suspensão I
A corrida presidencial deste ano está marcada pela troca de ofensas, acusações e pelas suspensões de propagandas eleitorais. No domingo, 19/10, o TSE, suspendeu propaganda de Aécio Neves, que aborda informações do depoimento do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, na parte em que teria afirmado que parte da propina que cobrava era pra atender o PT. Trechos de propaganda de Dilma Rousseff, imputando condutas imorais e ilícitas ao seu adversário também foram suspensas.

Suspensão II
No sábado, a veiculação da propaganda de Dilma, que faz paródia com a música “Oh, Minas Gerais” já havia sido proibida porque ‘não faz parte do debate político e tem como objetivo “desmoralizar os adversários, degradá-los e ridicularizá-los, classificando-os por meio de adjetivação vulgar e negativa”.’ A propaganda que dizia que Aécio Neves teria se negado a fazer um teste de bafômetro também está suspensa.

Alinhados I
Coordenador regional de Obras do Estado, o petista Maher Jaber visitou o prefeito Luiz Augusto Schneider na última semana para cumprimentá-lo pela implantação da faculdade de medicina em Uruguaiana. Até o PT, inimigo natural dos tucanos, reconhece o mérito do “prefeitinho”, menos um finado político local, um vereador galo e um ‘dono’ de rádio.

Alinhados II
Jaber, aliás, foi citado pelo Chefe do Executivo como um dos apoiadores do projeto. Foi dele a articulação para um encontro entre Schneider e Tarso Genro, onde o pleito foi abordado.

Dúvidas
A maior parte das dúvidas dos cidadãos, segundo a Justiça Eleitoral, dizem respeito a locais de votação e ainda sobre o canal para denuncias. Além do Disque-Eleições, a página do TRE-RS na internet, possui as informações sobre os temas.

Ambulâncias
A secretaria de Saúde recebeu dois novos veículos – uma ambulância e um furgão que atenderá especificamente os pacientes do programa DST/Aids, além de trabalhar nas ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

Militância
No sábado pela manhã, a militância solitária da liderança ruralista Stela Alves chamava a atenção próximo ao comitê de Aécio Neves, na Duque com a Dr. Maia. Enquanto a tucanada se grudava na preparação do material, e do próprio comitê, ela, que nem tucana é, fazia o trabalho de frente, com bandeira e adesivos.

Enem
Este ano o Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias oito e nove de novembro, a partir das 13h. Os candidatos devem estar no local da prova com antecedência.

Seleção
Acontece no próximo dia nove, pela manhã, a seleção do processo simplificado para contratação de agentes de saúde comunitários. As inscrições encerraram no último dia 15/10.

Superação
O Remate Tellechea Associados, realizado neste domingo, 19/10, na Cabanha Umbu, faturou mais de R$ 2 milhões – 30 % a mais do que no leilão do ano passado.