quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Campanha “Adote um sorriso, doe um brinquedo” é apoiada pela Câmara


A Câmara Municipal apoia a campanha “Adote um sorriso, doe um brinquedo” que projeta arrecadar brinquedos para a realização de evento no Natal com a entrega das doações recebidas às crianças de Uruguaiana. Nesta segunda-feira, dia 3, o presidente da Casa Legislativa, vereador Ronnie Mello, e vice-presidente, Irani Fernandes, receberam Anderson Menezes e Laura Quoos no gabinete da presidência. Na ocasião foi manifestada a aprovação da Câmara pela iniciativa e garantida a colaboração na campanha. Os postos de arrecadação serão distribuídos no comércio do município.

Empregador deve conceder folgas previstas a mesários


Os mesários que trabalharam para a realização das Eleições 2014 tem direito a dois dias de folga para cada um de serviço prestado à Justiça Eleitoral. Os empregadores, sejam da iniciativa privada ou do funcionalismo público, têm o dever de atender ao artigo 98 da Lei das Eleições (9.504/97): “Os eleitores nomeados para compor as Mesas Receptoras ou Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação”.
No último domingo (26), ao anunciar o resultado da votação para governador do Rio Grande do Sul, o presidente do TRE-RS, des. Marco Aurélio Heinz, fez questão de lembrar a participação dos eleitores que colaboraram para a realização do pleito: “aproveito essa oportunidade para agradecer aos 100 mil mesários que trabalharam nessa eleição, sendo 50% voluntários”.
A vantagem da dispensa é regulamentada pela resolução do TSE 22.747/08, que determina que “os dias de compensação pela prestação de serviço à Justiça Eleitoral não podem ser convertidos em retribuição pecuniária”. Em caso de descumprimento, o mesário deve se dirigir ao cartório onde está inscrito para que o juiz eleitoral tome providência.
Além do repouso, os mesários também recebem outros benefícios: auxílio-alimentação, vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos com a mesma previsão no edital de convocação e créditos para disciplinas de cursos de universidades conveniadas com os TRE’s.

Prefeito discute soluções para o lixo com à Fepam


O prefeito Luiz Augusto Schneider esteve em Porto Alegre nesta segunda-feira, 3/11, quando se reuniu com o diretor técnico da Fepam, Rafael Volquind e equipe. Schneider esteve acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Rogério de Moraes, pelo diretor de Meio Ambiente, Luis Bortoluzzi e pelo presidente do Rotary Club, Manoel Ramires, representando o Grupo de Assessoramento para estudos e sugestões de destinação final para resíduos sólidos.
A reunião teve o objetivo de informar a Fepam sobre as medidas que estão em desenvolvimento no município, visando a destinação final definitiva, e obter maiores informações sobre o processo de licenciamento do Aterro Sanitário de Uruguaiana.
Durante a reunião, o prefeito Schneider falou sobre a atual situação do Lixão. Ele ressaltou que, a partir de 1º de janeiro será feito o transbordo para o aterro sanitário de Candiota, a cerca de 400 quilômetros de Uruguaiana, e também destaca a construção do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos. “Estamos com um centro de triagem que será entregue nos próximos dias, e nosso objetivo e construir mais um, que será operado por uma segunda associação de catadores, e até 2016 devemos ter três centrais de triagem sendo operadas”, disse ele, que também lembrou do projeto de Coleta Seletiva e o processo de educação ambiental que está sendo realizado. Tais iniciativas foram elogiadas pela Fepam.
Sobre o Aterro Sanitário, a Fepam solicitou que o município confirme o interesse de implantação, apesar de o último estudo no local ter apontado uma redução no tempo de operação para apenas 14 anos, em decorrência de uma decisão do Iphan, de preservar uma taipa localizada no local.
Luis Bortoluzzi apresentou um histórico do projeto e ressaltou que foram solicitados estudos complementares, que custam entre R$ 280 mil a R$ 320 mil, o que inviabilizou a apresentação do referido estudo, em razão das dificuldades financeiras.
O diretor técnico da Fepam, analisou as solicitações feitas e também entende que os valores cobrados do município para realização dos estudos complementares estão extremamente elevados e orientou o município a buscar outras saídas. “Podemos prorrogar o prazo dado, após a apresentação formal das justificativas e, é possível revisar essa questão”, disse ele.

UTI Neonatal: Instalação de novos leitos está em processo de liberação


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) encaminhou a habilitação junto ao Ministério da Saúde de 388 novos leitos neonatais: 43 em UTI neonatal, 230 leitos de cuidado intermediário neonatais convencionais e 115 leitos intermediários Canguru (voltado para recém-nascidos de baixo peso). A iniciativa amplia a estrutura existente em 18 municípios e abre novos serviços em Santa Rosa, na Fronteira Noroeste, e Uruguaiana.
A medida foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS) e faz parte da estratégia de qualificação dos serviços exigida pela Rede Cegonha, a fim de reorganizar a rede de instituições que dispõe de unidades de cuidado intensivo e abre espaço para unidades de cuidado intermediário (UCI). Além das UCI convencionais, também serão ampliados os leitos que utilizam o método Canguru, voltado para recém-nascidos de baixo peso, que prevê maior contato entre o bebê em tratamento e os pais.
Dessa forma, a SES articula a assistência neonatal em forma de linha de cuidado, prevendo estruturas de diferentes níveis de complexidade para atender de forma continuada e progressiva os recém-nascidos que precisam de acompanhamento. Além disso, os novos leitos têm distribuição geográfica estratégica e descentralizada, com o objetivo de dotar todas as regiões do Estado com estruturas capazes de ampliar a oferta de serviços e reduzir o deslocamento dos pacientes e de suas famílias.
A reorganização também atende às normas da Anvisa, fixadas na RDC 07/2010, que preconiza que crianças com menos de 28 dias sejam tratadas em unidades próprias, evitando a proximidade com pacientes pediátricos de outras faixas etárias. Em Uruguaiana será liberados para atendimento, dez leitos neonatais de cuidado intermediário convencional em habilitação. Ainda será autorizada a instalação de dez novos leitos neonatais de cuidado intermediário - Canguru em habilitação, ou seja, local onde as mães poderão estar com seus filhos durante todo o tempo. Enquanto o processo de instalação não é concluído, o município depende de hospitais de outras cidades para atender a demanda. 
O Ministério da Saúde determina a existência de dois leitos de UTI neonatal para cada mil nascidos vivos, o que significaria ao menos 277 leitos no RS, onde nascem cerca de 140 mil crianças por ano. Atualmente, o Estado do Rio Grande do Sul supera essa marca com 570 leitos de UTI neonatal, sendo 383 leitos dedicados a pacientes SUS.

Uruguaiana abre inscrições para cursos voltados ao turismo


A Setur-RS (Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul) está com as inscrições abertas para os cursos voltados ao turismo no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
As vagas disponíveis são para os cursos de idiomas (inglês, espanhol e francês e libras), garçom, organizador de eventos e recepcionista em meios de hospedagem destinados para profissionais que atuam nos segmentos da hotelaria, gastronomia, agências de viagens turísticas, organizadoras de eventos, aluguel de veículos, transporte de turistas, bem como profissionais da área da segurança pública (policiais civis e militares, guarda municipal e polícia turística). Os municípios contemplados pelas vagas são: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Garibaldi, Gramado, Canela, São Miguel das Missões, Cambará do Sul, Santana do Livramento e Uruguaiana.

Município está entre os prioritários no enfrentamento e contingência ao ebola


A Secretaria Estadual da Saúde (SES) apresentou o plano de ação e enfrentamento do vírus ebola às vigilâncias regionais e municípios prioritários. A reunião foi realizada em Porto Alegre, no auditório do Ministério da Saúde, e contou com a participação de técnicos das vigilâncias epidemiológicas, sanitárias ou assistência das 19 regionais da SES e de outros 33 municípios (que sejam sede dessas coordenadorias, de fronteira internacional ou com mais de 100 mil habitantes). Uruguaiana e São Borja estão no grupo das cidades com prioridade no programa. O plano tem por objetivo descrever as ações de Vigilância e Atenção em Saúde a serem executadas frente a um caso suspeito, com foco na detecção precoce, proteção dos profissionais de saúde e contenção da transmissão. A médica sanitarista da SES responsável pelo plano, Marilina Bercini, destaca que é pequeno o risco do país e o Estado registrarem a doença. E detalhou os motivos.
No entanto, Bercini ressaltou que isso não significa que não seja necessária atenção e planejamento. “Mesmo com uma possibilidade remota, precisamos estar preparados para uma eventualidade quanto a detecção precoce”. O plano estadual de contingência é baseado no Protocolo de Vigilância e Manejo de casos suspeitos, emitido pelo Ministério da Saúde. As ações pertinentes devem ser desencadeadas a partir da definição de caso suspeito de ebola, que no momento atual é: Indivíduo procedente, nos últimos 21 dias, de país com transmissão disseminada ou intensa de ebola (Libéria, Guiné e Serra Leoa) que apresente febre de início súbito, podendo ser acompanhada de sinais de hemorragia, como: diarreia sanguinolenta, gengivorragia (sangramento das gengivas), enterorragia (sangramento intestinal), hemorragias internas, sinais purpúricos (manchas vermelhas ou roxas na pele) e hematúria (sangue na urina); Uma vez que o cenário epidemiológico atual aponta para a possibilidade de viajantes (brasileiros ou estrangeiros) chegarem ao nosso estado com sinais e sintomas compatíveis com a doença, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está reforçando os cuidados junto aos pontos de entrada (aeroporto e porto de Porto Alegre, Porto do Rio Grande e as fronteiras secas de Uruguaiana, São Borja, Santana do Livramento, Jaguarão e Chuí). No caso de um suspeito procurar atendimento em um serviço de saúde, após a identificação da suspeita o paciente deve ser isolado imediatamente e as vigilâncias em saúde do município e/ou Estado, que por sua vez avisarão o Ministério da Saúde. 
Na sequência, o Samu será acionado para la transferência ao hospital de referência nacional.

Estado quer vacinar 600 mil crianças contra pólio e sarampo

A partir deste próximo sábado, 8, começam as campanhas de vacinação infantil contra a poliomelite e de seguimento contra o sarampo.
Os públicos-alvos são crianças menores de cinco anos, com a campanha da pólio voltada para as maiores de seis meses e a do sarampo para as maiores de um ano de idade. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) já distribuiu as doses necessárias aos municípios. 
No Rio Grande do Sul, são quase 600 mil crianças dentro desta faixa etária e a meta é vacinar ao menos 95% delas até o dia 28 deste mês.
As campanhas começam em um sábado, data de mobilização onde os mais de 1,5 mil postos de vacinação estarão abertos, além de outros locais extras definidos pelos municípios. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças aos postos onde todas deverão ser vacinadas, até mesmo aquelas que estiverem com o esquema vacinal da pólio e do sarampo em dia. A recomendação é que todos levem o cartão de vacinação para que esta avaliação das doses de rotina seja realizada.
O calendário de rotina para a vacinação contra a pólio prevê as a três doses no primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses), com o complemento de dois reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. Já a proteção contra o sarampo dá-se através da aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), aos 12 meses, seguida da tetra viral aos 15 meses, que além das outras três doenças também previne a varicela (também conhecida como catapora).

Área plantada de arroz chega a 51,08% no RS

Os produtores de arroz aproveitaram a janela com clima favorável para semear suas lavouras. Ao longo desta semana, a área plantada chegou a 51,08% o equivalente a 570.064 hectares de um total estimado de 1.115.958 hectares. Com o clima favorável, os produtores conseguiram evoluir dos 21,54% para mais da metade da área pretendida e se aproximando mais da área semeada no ano passado neste mesmo período, que foi de 60,3% nesta mesma data.
A região em que os trabalhos estão mais adiantados é a Fronteira Oeste com 63,09% da área pretendida, o equivalente a 207.210 hectares. Em seguida, vem a Zona Sul com 60,44% ou 111.234 hectares cultivados. A Planície Costeira Interna cultivou até agora 69.235 hectares o equivalente a 47,13% da área pretendida. A Campanha tem 71.480 hectares o equivalente a 43,34% da área pretendida; a Planície Costeira Externa tem 54.915 hectares plantados ou 38,97% e a Depressão Central, 55.990 hectares ou 37,15%.
A expectativa é de que ao longo do mês de novembro, que deve se apresentar mais favorável em relação ao clima, os produtores consigam ter uma evolução maior em relação ao ano passado, quando se conseguiu plantar apenas 26,9% da área.

Desconhecido entre a vida e a morte

Na manhã do último domingo, um sujeito ainda não identificado, foi internado na Santa Casa de Caridade em estado grave. Segundo o hospital, o homem foi socorrido pelo Samu, próximo aos trilhos da Cohab II. Em seu bolso estavam apenas dois ingressos do evento realizado no clube da Cohab no sábado, não havendo qualquer documento que o identificasse. 
A vítima que apresentava odor de bebida alcoólica, estava com o nariz machucado e terra nas mãos. Quando hospitalizada, os médicos então confirmaram a gravidade da situação, visto existir uma séria lesão no cérebro. 
O homem tem aproximadamente 1m60cm, 70 quilos, pele morena e olhos claros. Ele estava vestindo uma camiseta de cor lilás e calça jeans. 
O hospital solicita que as pessoas que tenham informações sobre a identidade do rapaz, façam contato com a administração, diretamente no balcão de atendimento.

Crime no Interior

A vítima relatou a Polícia que estava trabalhando juntamente com o acusado no Sítio Espaço Alternativo, dia 1º por volta das 19h, quando ocorreu uma discussão entre eles. Armado com um facão, o acusado desferiu vários golpes contra a vítima, ficando ela lesionada. O homem foi socorrido pelo sogro e hospitalizado na Santa Casa de Caridade. Já o acusado, fugiu do local.

Troca no Comando da Brigada Militar

Seguindo a tradição de governos anteriores, o governador Tarso Genro indicou o comandante-geral da Brigada Militar de sua gestão, coronel Fábio Duarte Fernandes, para uma vaga no Tribunal de Justiça Militar do Estado. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira no Diário Oficial do Estado.
Com isso, os seguintes na hierarquia da Brigada Militar ascendem um posto: Silanus Mello deixa o subcomando e passa a ser o comandante-geral e o coronel Alfeu Freitas deixa a Chefia do Estado-Maior para ser subcomandante-geral.
No TJM-RS, Fernandes será colega dos atuais juízes-coronéis Paulo Mendes, Antonio Carlos Maciel Rodrigues, Sérgio Antonio Brum. O único civil entre os juízes do TJM gaúcho é Fernando Guerreiro de Lemos

Drogas e celulares apreendidos no IP


Agentes da Susepe efetuaram operação pente fino na última sexta-feira, no Instituto Penal de Uruguaiana. Todas as galerias foram revistadas, sendo que a concentração de material proibido estava nas galerias A e B. Foram apreendidos vários celulares, baterias e chips. Também foram recolhidos carregadores e até fone de ouvido. No que diz respeito ao consumo e venda de entorpecentes, a Susepe apreendeu 43 trouxinhas de maconha, pesando aproximadamente 40 gramas, e um pacote maior com 40 gramas do mesmo produto. Além disso, foram apreendidas 14 gramas de cocaína. A ação visa conter a comercialização e consumo de entorpecentes na cadeias, bem como evitar a comunidade dos bandidos que lá cumprem pena com organizações criminosas daqui de fora.

Prisão por furto a residência

Na madrugada do dia 1º, a Brigada Militar abordou em via pública, no bairro Santana, um sujeito apontado como autor de um furto. Com o homem, a Polícia avistou uma cadeira, a qual havia sido furtada da casa da vítima. 
Para ter acesso a casa, o bandido pulou o muro, sendo avistado por populares, os quais o denunciaram à Brigada Militar. Durante a abordagem, o indiciado ameaçou reagir. Na cintura do sujeito a Polícia encontrou uma faca.

Ladrão que furta igreja merece perdão?

Um homem foi preso no interior de uma igreja localizada no bairro Promorar, após a prática de furto. Populares informaram aos policiais através do CIOSP, que alguém teria arrombado a porta da igreja evangélica e havia movimento dentro do prédio. Chegando ao local, a Brigada flagrou o bandido tentando pular o muro com uma mesa de som. 
Ele foi identificado e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante.

Jovens foram os que mais morreram no trânsito em 2014


Das 1.524 famílias que choraram a morte de parentes no trânsito gaúcho até setembro deste ano, 25% delas derramaram lágrimas por jovens. Conforme dados parciais do Detran, 392 mortos em acidentes tinham entre 18 e 29 anos.
Embora o número seja menor que no mesmo período do ano passado, quando 443 jovens perderam a vida nas vias gaúchas — 11% a menos do que este ano — a mortalidade do trânsito nesta faixa etária ainda é considerada alta. Apesar de ser um problema histórico, a morte de jovens em acidentes não provoca ações governamentais de educação para o trânsito, segundo Diza Gonzaga, presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. A ativista da segurança no setor explica que só são realizadas ações pontuais, como campanhas na Semana Nacional do Trânsito ou antes de feriadões, e não trabalhos de longo prazo.
— Os jovens têm em si a cultura do herói, em que se expõem mais aos riscos, como dirigir sob o efeito de álcool no retorno das festas. É preciso que os governos invistam em ações permanentes de educação para o trânsito, que iniciem nas escolas e sigam nas faculdades — explica Diza.
Este ano, o número total de mortes cresceu 2,5%. Mas, aos finais de semana, o aumento foi bem maior: 5%. Em 2013, até setembro, 578 pessoas morreram nos sábados e nos domingos. No mesmo período de 2014, 608 mortes foram registradas nesses dias. Quase a metade das mortes no trânsito ocorre aos sábados e domingos: 40% do total.

190 em ação

Ameaça 
A Brigada foi acionada via rádio para atender ocorrência próximo a Aduana na BR 290, no bairro Mascarenhas de Moraes e chegando ao local encontrou o acusado e a vítima. A vítima, um taxista, disse que estava estacionado na XV de Novembro, quando o acusado acompanhado de três mulheres chegou solicitando corrida. Que quando chegaram na Marduque, as mulheres desembarcaram num ponto anterior e ao deixar o homem no local solicitado por ele, o mesmo se negou a pagar a conta. Que questionado pelo motorista, o passageiro golpista o ameaçou com uma pedra. O acusado estava embriagado. 

Barulho no Havana
Um morador do centro da cidade registro ocorrência de perturbação de sossego contra um Clube. Trata-se do Havana. Segundo a vítima, o som vindo do clube em noite de festa impossibilita a tranqüilidade da vizinhança. A vítima relatou ter feito contato com o responsável pelo clube, o qual disse que baixaria o som, mas não percebeu diferença. A gerente Priscila relatou que o clube possui todos os alvarás necessários para o funcionamento. Possui isolamento acústico dentro do clube e fez a medição dos decibéis por um aplicativo no seu celular. Segundo o Policial que atendeu a ocorrência, o som estava muito alto, no entanto, não recolheu o material devido ao expressivo número de pessoas ali existentes.

Lesão corporal
A vítima Lucilene relata que estava saindo da Boate Lorde no momento estava acontecendo um tumulto e que ao chegar ao seu carro que estava estacionado em frente a casa noturna, constatou que o mesmo estava com o vidro quebrado. Testemunhas apontaram a autoria do fato, sendo que uma terceira pessoa relatou aos policiais que o acusado estava agredindo uma moça e ao ser contido passou a arremessar algumas pedras, vindo então a acertar o veículo. 

Seguro
Uma mulher relatou na Delegacia de Polícia que no dia 10 de setembro, às 14h30min, caminhava na Rua Vasco Alves, quando próximo a Santinha, avistou um veículo em alta velocidade. Para evitar o acidente, ela se jogou no acostamento, fraturando então o tornozelo. Disse que não anotou a placa, mas que busca o seguro. 

Seguro II
O comunico relata que deslocava-se no dia 30 de outubro, por volta das 2h30min, em seu caminhão Mercedes Benz, placas ICI 6432, pela BR 472, quando estourou um cano de ar e o caminhão ficou freado. A vítima estacionou o caminhão e foi para baixo do veículo para soltar o freio, momento que o caminhão andou para traz, passando a traseira por cima de seu pé esquerdo. 

Entorpecentes 
A Brigada Militar comunica que na noite do dia 31 de outubro, por volta das 21h10min, na Rua Gen. Bento Gonçalves, avistou um carro de placas IIB 0954 em atitude suspeita e, durante abordagem aos ocupantes do veículo encontraram com o Carlos Eliezer Müller Ferradro, um tijolo de uma substância semelhante a maconha, pesando aproximadamente 35 gramas. Que a droga estava na cueca do acusado. Com os demais nada foi encontrado. O acusado foi encaminhado à DP e disse que encontrou a droga na Rua e que não é mais usuário.

Furto de veículo 
A vítima registrou o furto de sua motocicleta Honda/CG 125 Fan, placa IOO5053, ocorrido na Rua Gen. Câmara, próximo a Loja Pompéia, na manhã doa dia 31 de outubro. Não possui testemunhas, tampouco suspeitos.

Fato atípico 
A comunicante pegava medicamentos de uso contínuo na cidade de Porto Alegre e que transferiu o processo para receber os remédios na Farmácia da Policlínica em Uruguaiana, porém ficou cinco meses sem retirar. Na semana passada ela descobriu que alguém está retirando o remédio em seu nome.

Guardadas pelo Exército, provas do Enem chegarão ao destino dias 6 e 7


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão sob a guarda das Forças Armadas e serão distribuídas nos locais de prova nos dias 6 e 7 de novembro, informou o Ministério da Defesa. 
O Enem será realizado em 1.699 cidades, nos dias 8 e 9 de novembro. Estão inscritos 8,7 milhões de candidatos.
Segundo a Defesa, os exames estão guardados por 53 organizações militares do Exército Brasileiro, sob coordenação do 4º Batalhão de Infantaria Leve, situado em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Caberá aos militares do Batalhão de Osasco distribuí-las para outros quarteis da Força terrestre. Ao mesmo tempo, militares e equipamentos da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB) distribuirão esses exames em 62 localidades de difícil acesso na região amazônica.
A pasta informa que aeronaves e embarcações partirão, em datas diversas, dependendo da distância e do meio de transporte empregado, das principais capitais daquela região, como Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista, em direção aos mais longínquos municípios do país. A previsão de chegada ao local do exame é 6 de novembro. O percurso de volta começará no dia 10.
O acordo com o Ministério da Educação teve início em 2009 e tem por finalidade assegurar que os exames não cheguem a mãos indevidas ou sejam usados de forma criminosa.

Encontro Esportivo da Fronteira Oeste ocorre nesta semana


Nos dias 06 e 07 de novembro, no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana acontecerá o 5º Encontro Esportivo da Fronteira Oeste (ESFRO). Durante os dois dias de evento, acontecerão palestras (temas variados de interesse do Esporte), reunião de gestores e está prevista a elaboração de um documento para ser entregue ao novo Governador do Estado e ao futuro Secretário Estadual de Esporte do Rio Grande do Sul com propostas para o esporte da Fronteira Oeste. 
A programação terá a presença de diretores da Fundergs (Secretaria Estadual de Esporte), do Conselho Regional de Educação Física (CREF/RS), do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do Rio Grande do Sul. Estão convidados todos os Gestores Esportivos integrantes da Amfro. Entre os temas das palestras teremos: Psicologia do Esporte (Trato com Crianças e Adolescentes no Esporte de Rendimento), com o Dr. Maurício Pinto Marques, psicólogo do Coritiba, clube da Primeira Divisão do Futebol brasileiro; da jornalista e atleta Daniela Santarosa, Grupo Santa Corrida. teremos a presença do embaixador do esporte: Paulo André Jukosky da Silva, Paulão do Volei, trazido por contato do Banco do Brasil, agencia Uruguaiana e que estará abrindo o evento, no dia 06. 
O Prefeito Luiz Augusto Schneider revela a sua satisfação com a continuidade deste evento, que já está na sua quinta edição. As propostas apresentadas mostram a liderança exercida por Uruguaiana no Esporte da região. O Prefeito elogia, ainda, a iniciativa da elaboração de um documento reivindicatório de propostas, lideradas pelo Esporte de Uruguaiana.

Painel Ed.2367

ONG Girassol em foco

Renato Kleinubing, presidente da ONG Girassol, está distribuindo as camisetas da mais campanha contra a Aids, desenvolvida pela entidade. “Fique Sabendo: A Aids tem tratamento, fazer o teste é um direito seu”.

Casamento

Aconteceu neste fim de semana o enlace de Joziane Schwanck e Guilherme Maia. A cerimônia religiosa foi na Igreja N.Srª do Carmo, seguida de grande festa na Malke. Parabéns ao casal!!!

“Di porto”
Marcou presença em Uruguaiana neste final de semana, o porto-alegrense Serginho Moah e banda. Eles se apresentaram em uma nova velha casa noturna da cidade.

Capoeirista
Projeto do vereador Gilberto Risso, que fora aprovado pela Câmara de Vereadores foi sancionado pelo prefeito Schneider na última semana. A Lei 4.410 cria o Dia Municipal do Capoerista, que será comemorado no dia 3 de agosto.

Adote um sorriso
Iniciativa de dois jovens, está ocorrendo a campanha Adote um Sorrido Doe um Brinquedo e Faça uma Criança Sorrir. Eles estão arrecadando brinquedos, que serão doados à crianças de vários bairros, no dia 25 de dezembro, na Vila do Papai Noel. Há vários pontos de coleta, como lojas, bares e restaurantes, todos identificados com o cartaz.

Trânsito 
O secretário de Segurança e Trânsito, diz que irá providenciar medidas revolucionárias, que irão acabar com os abusos no trânsito de Uruguaiana.

Risoto
No próximo sábado, 8/11, às 11h30min acontece o 3º Risoto Beneficente do Instituto Wuji. O risoto será servido na Comunidade Católica Santa Rita, na esquina das ruas Cabo Luiz Quevedo com Dr. Maia, diagonal à escola Salgado Filho.

Ansiosos
Dizem que, um ex-prefeito de Uruguaiana e um ex-vice-prefeito não aguentam de ansiedade pelo anúncio de seus nomes como secretário estadual e coordenador regional de Educação para o próximo governo.

Novembro Azul
Está oficialmente aberto o Novembro Azul, mês em que ocorre a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. O ato de abertura ocorreu na noite de sábado, no Ginásio Municipal, durante programação esportiva.

Irregular
Ultimamente Schneider tem se compadecido muito dos invasores. Quando cerca de 50 famílias invadiram um terreno do município, o Chefe permitiu que ficassem no local. Agora, a ação é regularizar invasores ‘mais antigos’, através de um termo de cessão de uso.

Vila do Papai Noel
Casa do Papai Noel ‘é para os fracos’. Schneider decidiu fazer logo uma vila para o bom velhinho. As ‘casas’ estão sendo construídas na Esplanada da Estação, frente ao prédio da OAB Uruguaiana.

Natal Sem Fome
O núcleo de projetos sociais da Brigada Militar iniciou a já tradicional campanha de arrecadação de cestas básicas para o ‘Natal Sem Fome’. As doações podem ser feitas do quartel do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF).

Barulho
O Barulho foi fazer barulho nos ouvidos do Prefeito. O prefeito não gostou e acabou com o barulho do Barulho.

Rugby I
Neste final de semana, um esporte olímpico inédito em Uruguaiana chegou por aqui. Houve, no campo do 22º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), o I Torneio Internacional de Rugby.

Rugby II
Participaram o Club NauticoLibrenho, da vizinha Paso de los Libres; o Club Social y Desportivo Santo Tomé, cidade de fronteira com São Borja, e o San Diego Rugby Club, de Porto Alegre.

Rugby III
As partidas ocorreram a partir das 14h30min e tiveram entrada franca. A organização foi do professor Eraldo Pinheiro, professor de Educação Física da Unipampa e especialistas nesta modalidade.

Folha de pagamento I
A folha de pagamento da Prefeitura sofreu mais do que o normal neste mês. Se em outras duas ocasiões, o Prefeito, a Vice e o secretariado ficaram de fora, neste mês a coisa piorou.

Folha de pagamento II
Os servidores, concursados, receberam seus salários na sexta-feira. Os CC’s, devem receber nesta semana, antes do secretariado, que será pago em ainda outra folha complementar.

Poluição sonora
A secretaria de Meio Ambiente iniciou, e com todo o gás, a operação para ‘pegar’ os barulhentos motorizados. Porém, nesta primeira incursão, não logrou êxito. Ninguém foi flagrado com o som do carro acima do permitido. Aliás, a cidade esteve muito tranquila na noite de sexta-feira, 31/10.