quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Reaberto o cadastro de eleitores

O cadastro de eleitores já está reaberto. O sistema estava bloqueado desde o dia 7 de maio em função das eleições gerais, ocorridas em 5 e 26 de outubro. Entre outros serviços, é possível realizar a inscrição de novos eleitores, a revisão de dados pessoais e a transferência do título para outro domicílio eleitoral.
Para realização de qualquer um desses procedimentos, basta procurar o Cartório Eleitoral da 57ª Zona, localizado na Rua Júlio de Castilhos, que atende Uruguaiana e Barra do Quaraí, portando carteira de identidade ou outro documento oficial com foto (Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho e Previdência Social), e comprovante de endereço.
Uruguaiana é um dos 356 municípios gaúchos em que ocorre o cadastramento biométrico dos eleitores. Não há um prazo para a conclusão destas biometrias, que são feitas junto ao atendimento regular do Cartório Eleitoral. Na Barra do Quaraí, o cadastramento biométrico foi realizado em 2013 quando, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi feita uma revisão em todo o eleitorado.
O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições de outubro tem até o dia 4 de dezembro para apresentar sua justificativa. Caso não tenha votado no segundo turno, o prazo final é 26 de dezembro. O eleitor pode procurar os cartórios eleitorais ou utilizar o sistema Justifica, para realizar o procedimento pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS).

Com votos de Janta validados PT perde uma cadeira na CF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu, na sessão plenária de quinta-feira, 6/11, o pedido de registro de candidatura a deputado federal do líder sindical Claudio Renato Guimarães da Silva, o Claudio Janta (SD).Em decisão unânime, e seguindo voto do ministro relator Luiz Fux, a Corte Eleitoral acolheu, com efeitos modificativos, os embargos de declaração apresentados pela defesa do candidato.
Janta teve o registro de candidatura negado em julho pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) por falta de quitação eleitoral. Em setembro, o TSE confirmou a cassação do registro, mas diante da comprovação, no Tribunal Regional, de que Claudio não estava em débito com a Justiça Eleitoral por falta de pagamento de multas eleitorais, os ministros reformaram a decisão. “O TRE-RS reconheceu o desacerto da decisão ao negar o registro de candidatura por falta de quitação, mas apesar disso não foi adiante. Então, a parte oferece, aqui, esse embargo de declaração para que nós levemos em consideração aquilo que o próprio Tribunal Regional Eleitoral entendeu”, afirmou o ministro Luiz Fux. Segundo ele, não deferir o registro de candidatura de Claudio Renato seria “uma rematada injustiça”. 
Com a decisão, os 45.559 votos que Claudio Janta conseguiu nas urnas foram validados. Não foi o suficiente para ele se eleger, mas seus votos serão computados para a coligação pela qual concorreu, formada pelo PP, PRB, SD e PSDB, alterando a bancada gaúcha na Câmara Federal.
Com a decisão, o PP soma mais votos que o PT, por isso, Fernando Marroni (PT) perde a vaga e, o progressista José Otávio Germano. A tucana Yeda Crusius agora é a primeira suplente.

Uruguaiana em exposição na Assembleia Gaúcha


A Prefeitura de Uruguaiana inaugurou ontem, 10/11, sua exposição na Assembleia Legislativa, no espaço ‘Galeria dos Municípios’. A exposição segue até a sexta-feira, 14/11, e leva à capital um pouco da cultura, turismo, indústria, eventos, entre outros. “O objetivo é mostrar as potencialidades do município”, diz o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes.
Tradicionalismo e Carnaval representaram o município. Pela gente do samba, se apresentou a Bateria Caldeirão, da escola Ilha do Marduque, atual campeã do Carnaval de Uruguaiana, e pelas tradições gaúchas, as invernadas de dança do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Patrulha do Oeste. Estiveram presentes também o cantor João de Almeida Neto, e Júlio Machado.
Para o prefeito Luiz Augusto Schneider, a iniciativa é de extrema importância para aproximar Uruguaiana das demais cidades do Estado, do País, e do Parlamento Gaúcho. “Estamos geograficamente longe e precisamos agir para romper barreiras”, disse, agradecendo ao presidente da Assembleia, Gilmar Sossella, pelo espaço que é uma grande vitrine para o município, uma vez que cerca de três mil pessoas passam pelo local diariamente.
Ao fazer uso da palavra, Sossellalembrou que viveu em Uruguaiana e agradeceu “o carinho que sempre recebi do povo dessa cidade”, referenciando a presença de Júlio Machado, que, embora não reconhecido em Uruguaiana, foi um dos criadores da Califórnia da Canção Nativa, e também autor da grande vencedora da primeira edição do Festival.
Estiverem presentes ainda, outros deputados estaduais, entre eles Lucas Redecker, Zilá Breitenbach, e Frederico Antunes, em campanha pela torre da Unimed na Santa Casa, além do deputado federal Nelson Marchezan Junior, e do “new-tradicionalista” Neto Fagundes.

Aberta a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue


O Senac Uruguaiana participará da abertura da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que acontece no dia 17 de novembro. A Unidade Móvel do Hemocentro de Uruguaiana estará na frente da Unidade para atender os doadores, das 8h30 às 17h30. 
Para doar sangue é preciso levar um documento original com foto e atender a alguns requisitos: pesar no mínimo 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem apresentar autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal -, apresentar boas condições de saúde, estar bem alimentado e descansado. Não pode ser doador quem está amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses), quem fez tatuagem no último ano ou quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas quatro horas. 
Mais informações podem ser obtidas na Unidade, localizada na Travessa César Cunha, s/n, pelo telefone (55) 3412-3838 ou através do site www.senacrs.com.br/uruguaiana.

Comissões mistas debaterão problemas de Uruguaiana e Libres

O segundo encontro de vereadores de Uruguaiana e Concejales de Paso de Los Libres teve em sua pauta principal a preservação do Rio Uruguai, o trabalho de educação integrado e a obrigatoriedade da Tarjeta Vicinal Fronteiriça. No evento que aconteceu na quinta-feira, dia 6, na Biblioteca Pública Municipal, oportunizou a apresentação dos avanços desde a última reunião e projetou as próximas ações.
Entre o exposto, esteve a possibilidade tratada com a chefia do controle migratório de Paso de Los Libres para facilitar a emissão das tarjetas vicinais a partir da disponibilização de um porto para solicitação do documento em Uruguaiana. Também foram aprovadas cartas manifesto que serão encaminhadas aos governos federais do Brasil e da Argentina solicitando providências sobre: a condição da Ponte Internacional que liga os países, regulamentação no Brasil e suspensão da cobrança da tarjeta para entrada em Libres, e a realização de atividades conjuntas na data considerada como “Dia da Amizade Argentina-Brasil”, 30 de novembro.
“Essa forma como estamos avançando nos motiva a continuar de mãos dadas por melhorias para ambos os municípios”, afirmou o vereador Irani Fernandes. Durante o encontro, foi debatida a necessidade da consolidação das leis que regem o uso das águas do Rio Uruguai, já que a legislação dos dois países estabelecem normas e condições diferenciadas, como a época da piracema. Ainda o trabalho que deve ser iniciado de reflorestamento das margens do rio entres as duas cidades.
O retorno das atividades do Programa Escolas Interculturais de Fronteira foi descrito e relatado o apoio do Poder Legislativo e Executivo, e principalmente o empenho dos professores envolvidos. Estiveram presentes representantes da área do meio ambiente e da educação dos dois municípios para compartilhar as experiências e planejar ações integradas.
Na ocasião foi definida a criação de Comissões Mistas para tratar especificamente de cada assunto provocado nas reuniões. O terceiro encontro de vereadores e concejales será dia 4 de dezembro.

Uruguaiana recebe serviços gratuitos da Unidade Sesc de Saúde Preventiva



A comunidade de Uruguaiana tem acesso, a partir desta quarta-feira, 12 de novembro, aos serviços gratuitos da Unidade Sesc de Saúde Preventiva (USSP). A iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc conta com o apoio da Prefeitura Municipal e tem solenidade oficial de abertura confirmada para o dia 19/11, às 11h, na Praça Argentina (Av. Presidente Vargas, s/n) reunindo autoridades, convidados, imprensa e a comunidade.
Com o projeto, que tem agendamentos prévios e limitados, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc possibilitará que a comunidade se beneficie com diversos tipos de exames preventivos. Mamografias, ultrassom (com prescrição médica), citopatológicos de colo de útero, exames oftalmológicos e os Passaportes para a Saúde, com dosagem de triglicerídeos, diabetes, hipertensão e eletrocardiogramas fazem parte da série de exames oferecidos na Unidade Sesc de Saúde Preventiva. Também estão inseridos no projeto testes de dependência à nicotina e orientações para estimular fumantes a abandonar o uso do cigarro.
As senhas para os atendimentos gratuitos começam a ser distribuídas nesta terça-feira (11/11), na própria USSP, que está estacionada na Praça Argentina (Av. Presidente Vargas, s/n), ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. A comunidade pode retirar as senhas, que são limitadas, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. A unidade móvel ficará instalada até 19 de dezembro no local. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), pelo telefone (55) 3412-2482.
A USSP percorre todo o Estado prestando atendimentos de saúde e exames gratuitos, com o objetivo de reduzir o tempo de diagnóstico de doenças como câncer de mama, colo do útero, doenças crônicas não-transmissíveis, hipertensão arterial e doenças da visão, aumentando assim as possibilidades de cura. Desde a implantação da USSP, em 2010, o projeto realizou mais de 40 mil atendimentos gratuitos da população gaúcha na área da saúde.

Escolhidas as canções da Califórnia


A Comissão de Jurados da 38ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul composta pelos músicos João de Almeida Neto, Lênin Nunez, Felipe Elizalde, Felipe Azevedo e Silvio Genro selecionaram neste domingo, (9), as 18 composições participantes que vão concorrer ao Troféu Calhandra de Ouro. Nesta edição, foram 581 canções inscritas, selecionadas nos dias 7, 8 e 9, na sede da Fato Singular Projetos Culturais e Eventos promotora do evento juntamente com o CTG Sinuelo do Pago, com apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. O Festival acontecerá, de 5 a 7 de dezembro, onde tudo começou, em 1971, no antigo Cine Pampa, hoje o Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. A Califórnia foi concebida para resgatar e divulgar os valores da música regional gaúcha, sendo hoje, o maior evento cultural regional do Brasil.
Conheça as composições participantes:
O Homem Dentro do Espelho, Martim César & Pedro Guerra;
Saci- Pererê, Mário Amaral;
Terrinha, Mauro Moraes;
De Prosa com seu Maneco, Tadeu Martins & Rubilar Ferreira;
Vem que Trem, Rafael Ovídio, Fernando Saldanha e Beto Bolo;
Piratas de Chalana, José Luis Vilella & Cleber Soares;
Florzita de Campo Aberto, Sérgio Carvalho Pereira & Kiko Goulart;
Tô de Volta Chamarrita, Rogério Villagran & Kiko Goulart;
Amorável, Jaime Vaz Brasil & Zé Alexandre;
Pepe Caravana, José César M. Pinto & Talo Pereira;
Xote do Tempo Perdido, Fausto Prado;
Digitais de Identidade, Rafael Ovídio, Carlos Omar V. Gomes & Zelito Ramos;
Esses Cavalos de Prado, Mateus Neves da Fontoura & Rodrigo Duarte;
Rebanhos de Luz, Hermeto Silva & Afonso Falcão;
Água Benta, Hermeto Silva & Cleber Soares;
Nas Munhecas da Catala, João Sampaio, Silvestre Araújo & Renato Fagundes;
O Outro Negrinho Armando Vasques, Francisco Alves & Francisco Scherer;
Assobiando a Milonga José Athanásio Borges Pinto.
 Suplentes:
Aventurada, Sérgio Napp & Tuny Brum;
O Descobrimento do Rio Grande, Erlon Péricles;
Noturna, João Stimamilio & Mateus Alves;
Caindo Pra Dentro, Vinícius Brum;
Dando Asas à Poesia, Jorge Rodrigues, Júlio Rodrigues & João Chagas Leite;
Cheirando à Primavera, Robson Barenho & Talo Pereira.

Meninas adolescentes precisam tomar a segunda dose da vacina do HPV

O Ministério da Saúde, por meio das secretarias estaduais e municipais, tenta identificar as meninas de 11 a 13 anos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV). Dados da pasta indicam baixa adesão neste segundo momento da cobertura vacinal.
No primeiro mês de aplicação da segunda dose, 914 mil adolescentes foram imunizadas. O número representa 18,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos. A vacinação da segunda dose começou no dia 1º de setembro.
O último balanço do governo mostra que, desde 10 de março, quando a imunização passou a ser ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 4,5 milhões de meninas receberam a primeira dose da vacina, o que representa 92,6% do público-alvo.
Em entrevista, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembrou que se trata de uma vacina nova, que passou a integrar o calendário básico de imunização apenas este ano. Outra particularidade considerada pelo governo, segundo ele, é o público-alvo: adolescentes, faixa etária que dificilmente procura postos de saúde por não ter de tomar nenhuma outra dose. “O que vamos fazer é um trabalho mais pontual. Estamos identificando meninas que não tomaram a segunda dose e convocando para comparecer aos postos”, explicou, ao se referir ao plano como uma estratégia para as meninas faltosas.
Chioro ressaltou que, apesar da campanha deflagrada no primeiro semestre deste ano, a vacina contra o HPV foi incorporada ao calendário básico de imunização. Assim, está disponível nos postos de saúde durante todo o ano e não apenas no período da campanha. Dessa forma, meninas que completaram 11 anos apenas agora devem procurar uma unidade de saúde para receber a primeira dose.
O SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os últimos dois subtipos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo.
Cada adolescente deve tomar três doses da vacina para completar a proteção: a segunda, seis meses após a primeira e a terceira cinco anos após a primeira dose.

Uruguaianenses produziram 120 litros de esgoto por segundo no mês de outubro

Um estudo realizado pela Odebrecht Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto em Uruguaiana, constatou que a população do município produziu em média 120 litros de esgoto por segundo no mês de outubro. Essa produção ocorre por conta de ações corriqueiras como lavar a louça, tomar banho e dar descarga. Por conta deste volume, é fundamental que a rede coletora seja utilizada de forma correta. Atualmente, 60% dos efluentes do município são tratados.
“Apesar das ações educativas desenvolvidas pelos agentes do Programa de Educação Socioambiental, muitos moradores ainda têm dúvidas quanto a maneira correta de realizar a conexão na rede de esgoto”, ressalta Anderson Cruz, assistente social da Odebrecht Ambiental.
Um dos erros mais comuns na hora de conectar a rede doméstica na rede pública é o despejo da água da chuva. Ela não pode ser despejada nas tubulações que estão sendo implantadas pela Odebrecht Ambiental. A rede pluvial, que deve receber a chuva, é de responsabilidade da Prefeitura e composta por canos subterrâneos de concreto, com tubulações que levam a água até as galerias que a destinam para os rios.
Já a rede coletora de esgoto, que está sendo implantada pela concessionária, é composta por ramais que são colocados próximos ao meio-fio da calçada. De responsabilidade da Odebrecht Ambiental, ela tem capacidade bem menor, pois utiliza canos de PVC com dimensão inferior à utilizada na rede pluvial. Conta com instalação interna em cada residência e externa até a calçada.
A engenheira ambiental responsável pelas Estações de Tratamento de Esgoto, Magnólia de Jesus, explica que descartar água da chuva na rede coletora de esgoto prejudica todo o processo de tratamento. “A dimensão da rede que estamos implantando não foi feita para suportar a quantidade de água da chuva. O descarte irregular na rede coletora de esgoto, além de prejudicar o sistema de tratamento, pode provocar rompimentos na tubulação e o retorno do dejeto para dentro das casas”, destaca.
Os proprietários dos imóveis são responsáveis pela conexão da rede de esgoto doméstica na rede coletora, de acordo com a Lei Municipal 2456 de 1994, que determina a obrigatoriedade a partir da notificação da construção da rede pública. É possível solicitar este serviço pelo 0800 7771 0001. O ramal de ligação será instalado até a calçada, próximo ao limite da residência. As eventuais adequações internas a serem feitas para conexão ao ramal de ligação devem ser realizadas por cada morador.
Entenda a diferença:
A água da chuva que escorre pelo telhado, pela calha e pelo pátio precisa ser escoada para os bueiros nas ruas, as chamadas galerias pluviais, que são de responsabilidade dos municípios. Essa água é levada naturalmente para os rios e córregos. Já os esgotos do banheiro, lavanderia, cozinha e lavabo são direcionados para a rede coletora e depois para a Estação de Tratamento. Para garantir o bom funcionamento da rede de esgoto é importante não jogar lixo no vaso sanitário (resto de comida, papel, absorventes, preservativos, cabelo, plástico e outros), limpar periodicamente a caixa de gordura e não descartar óleo de cozinha no ralo da pia, pois esses materiais entopem a rede e poluem o meio ambiente.

Polícia apreende ovelhas abandonadas por abigeatários

No sábado pela manhã, na BR 472, mais precisamente no Brete da Charqueada (Imbaá), ao averiguar uma denúncia feita à Polícia através do Ciosp, foram apreendidas oito ovelhas. Elas estavam amarradas e abandonas às margens do Rio Uruguai. Os responsáveis pelo crime não foram localizados pela Polícia. O comando do 1º BPAF reforça para a comunidade sobre a importância da denúncia de crimes através do 190, pois a pessoa não é obrigada a identificar-se e através das denúncias podem ajudar a Brigada Militar na prestação de serviço e uma rápida resposta à comunidade uruguaianense. 
Na semana passada, outras ocorrências de abigeato foram registradas pela Polícia, duas delas também na localidade do Imbaá.

Jovem é alvejado com 6 tiros

A Polícia Civil investiga um caso de tentativa de homicídio ocorrido na madrugada de ontem, no bairro Promorar. A vítima, segundo a declaração dada pelos pais, foi a uma festa buscar a irmã, quando então foi alvejado com seis disparos de arma de fogo. Os disparos teriam sido feitos pelo sujeito de alcunha “Cavalinho”, com várias passagens pela Polícia, sendo que o mesmo já teria tentado atear fogo na casa da vítima. 
O rapaz foi encaminhado à Santa Casa de Caridade, foi submetido a cirurgia e se recupera com sucesso. 
A prisão do possível autor dependerá das investigações da Polícia.

Acusado de furto é preso pela BM


No sábado, na Rua João Manoel, policiais militares efetuaram a prisão de um homem acusado da prática de furto. Eles prenderam G.F.A.B., de dezenove anos, o qual minutos antes arrombou dois veículos, sendo um Corsa Classic e o outro um Fiat Strada Treck de cor cinza. No momento da abordagem o autor estava de posse da frente do rádio furtado do veículo Corsa Classic. As partes foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia junto com o material recuperado onde foi lavrado o Flagrante Delito.

Animais são envenenados no bairro Cabo Luiz Quevedo

Apesar do esforço daqueles que amam e defendem os animais, a crueldade continua destruindo a vida de animais indefesos e despertando a indignação daqueles que os amam. Fui procurada Ontem nossa reportagem foi procurada por Ronan Franco, um rapaz residente na Rua Emílio Tauceda e que indignado com o que está acontecendo resolveu pedir ajuda. Segundo o jovem, na sua casa todos gostam e cuidam dos animais e família costuma recolher os indefesos das ruas e abrigá-los em sua casa. 
“Aqui em casa gostamos muito de animais e temos vários gatos e cachorros. Neste mês, cinco gatos foram envenenados, sendo dois hoje e um na emana passada. Quando pegamos os animais da rua, cuidamos e castramos”, disse Ronan. 
De acordo com o jovem, a medida que as mortes foram acontecendo, a família constatou se tratar de envenenamento. “É um veneno muito forte, pois eles morrem rápido demais e da pior forma. Vomitam, se urinam e defecam e em questão de minutos já estão mortos. Estamos muito revoltados com essa situação, somos pessoas de bem e que nunca tivemos problemas com os vizinhos, porém essa situação deve se resolver”, relatou. Além de procurar a ajuda da imprensa, a família também busca ajuda da Polícia, pois acredita que se nada for feito para punir os culpados, outros animais morreram. 
Os casos de envenenamento estão acontecendo na Rua Emílio Tauceda, próximo a Salgado Filho, no bairro Cabo Luiz Quevedo.

Jovem comete suicídio

Um jovem de 17 anos cometeu suicídio em Uruguaiana na manhã de domingo. O rapaz de iniciais H.D.P.B. residia com a avó, numa travessa próxima a empresa Jarau Pneus. No sábado a noite havia confraternizado com amigos e familiares numa festa infantil sem demonstrar qualquer problema emocional. Pela manhã, a avó o encontrou morto, enforcado, na cozinha de sua casa. 
Novo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, chama a atenção de governos para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública” que não é tratado e prevenido de maneira eficaz.
Segundo o estudo, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média.
O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres (taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes). Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. O país com mais mortes é a Índia (258 mil óbitos), seguido de China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil).
O levantamento diz ainda que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e apenas 28 países do mundo possuem planos estratégicos de prevenção. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.

Maria da Penha abraça mais um


Um homem foi preso pela Brigada Militar acusado de agredir uma mulher. O fato teve início na noite domingo, quando ele chegou agressivo a residência. Quando a Brigada chegou ao local, o homem já havia fugido. 
Na manhã de ontem, o sujeito voltou à casa da ex-mulher, a ameaçando. Uma nova denúncia foi feita à Polícia, que imediatamente deslocou-se ao bairro Áreas Verdes, local do fato. 
O sujeito foi preso pela Brigada, encaminhado à Delegacia de Polícia, onde o delegado confirmou o flagrante. Outro caso de Maria da Penha atendido pela Brigada ocorreu na Vila Júlia, onde após ser agredida, a vítima solicitou Medida Protetiva.

190 em ação

Porte ilegal de arma
Policiais militares relataram que na tarde de domingo, por volta das 14h30min, foram acionados pelo CIOSP a comparecer na Rua Nemésio Fabrício, próximo ao Motel Suiça, onde estaria correndo um briga de rua. Segundo a vítima, ela encontrava-se em frente á residência de um amigo, quando o indiciado cruzou de moto, sendo que seu amigo o chamou de “bicha”. Neste instante, o indiciado parou moto e respondeu: “tá me estranhando?”. Na sequencia começou a agredir a vítima, sendo que de sua cintura caiu uma arma de fogo. Autuado em flagrante, o sujeito foi encaminhado à Penitenciária.

Lesão corporal
Na noite de domingo, por volta das 20h, A Brigada compareceu na Rua Ivo Rodrigues, Chacará do Sol, onde acontecia uma briga. A vítima informou que sua vizinha invadiu a sua residência e passou a agredi-la com tapas, arranhões e ainda não satisfeita pegou no pescoço da mesma e começou a apertar. No momento em que chegou a guarnição, a acusada não estava mais no local. 

Incêndio
Na manhã de domingo, o comunicante relatou que sua vizinha, tentou colocar fogo em sua residência. Segundo o outro vizinho, a acusada encostou um colchão na parede da residência e colocou fogo. A parede do lado externo ficou queimada na parte interna nada foi atingido. A vizinha incendiaria que mora a meia quadra da morada da comunicante, disse se a mesma retornar para casa, ela irá atear novamente fogo.

Abuso de autoridade 
Relata que na tarde de domingo, 9, estava em sua residência localizada na Perimetral Sul, quando lá chegou uma viatura da Brigada Militar com dois policiais. Um deles, segundo a vítima, começou a bater foto da residência do comunicante e do veículo. Que neste momento chegou um homem num veículo escuro, cujo motorista conhecia os policiais e o acusava do furto de uma moto. Que seus vizinhos são seus testemunhas. 

Crime contra honra
A vítima relata que morava na Barra do Quaraí, ora morador na cidade de Uruguaiana na Av. Presidente Vargas e recebia visita de sua namorada e tiraram várias fotos sensuais que ficaram armazenadas no seu computador. O computador estragou, e o mesmo mandou arrumar com indivíduo que trabalha na Prefeitura da Barra de Quaraí. Que recentemente sua companheira soube que as fotos estão sendo divulgadas na Internet.

Uruguaianense é premiada na 22ª edição de livro que conta histórias do RS


A estudante Juliana Pereira Marques, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Adir Mascia, do município de Uruguaiana, está entre os 89 alunos autores da 22ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande do Sul Escrevendo Histórias. 
A aluna, juntamente com professores e equipe diretiva da instituição de ensino, recebeu premiação na última quinta-feira (6), na praça de eventos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), emPorto Alegre. O evento contou com a presença de professores e equipes diretivas das escolas participantes, do patrono da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, Airton Ortiz, e de titulares das coordenadorias regionais.
A secretária adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, afirmou que o projeto valoriza a escola pública. “Os textos e desenhos que estão sistematizados aqui neste livro representam o trabalho que é feito diariamente nas escolas gaúchas”. O patrono da Feira do Livro ressaltou a importância da leitura e, dirigindo-se aos estudantes, disse que “ler não é um dever, ler é um direito”.
A 22ª edição do Projeto Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias recebeu 2.893 trabalhos de alunos de todas as regiões do Estado, e uma comissão de especialistas em Educação e Literatura selecionou os 89 textos e desenhos que compõem o livro. 
A publicação contempla trabalhos de alunos da Educação Infantil (desenhos) e textos de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e das Escolas do Campo, que passaram a integrar o projeto a partir de 2014. A iniciativa faz parte das políticas públicas desenvolvidas pela Seduc para a promoção da leitura, valorização das bibliotecas escolares e formação de professores.

AMADORISMO

Campeonato dos cinquentões
Ferro Carril 1 X 2 Botafogo
Riachuelo 4 X 1 Resende
Ferro Velho 0 X 3 Uruguaiana
Barcelona 9 X 0 Fiorentina

Campeonato dos 55
2º Rodada
Ferro Velho 2 X 1 Botafogo
Uruguaiana 3 X 1 Cotinthans
Benfica 7 X 4 Fiorentina
Independente 2 X 0 Caçula

Campeonato Citadino de Bocha
4ª Rodada
Motorista 5 X 1 Associação de Bocha do Parcão
CTG Patrulha do Oeste /Bambas da Alegria 3 X 3 Retalhista

Jogos de terça-feira - 11
Parcão X Caixeiral
Retalhista X Motoristas

Semi final dos Quarentões
Santa Cruz 1 X 1 Camarões

Penalidades
Santa Cruz 4 X 5 Camarões
Sindivur 3 X 2 Guarani


Liga Amadora

6ª Rodada
Portugal 2 X 2 C. Alegria
Boa Vista 4 X 3 Botafogo
Cristal 2 X 1 Assoc. Barrense
Atlético 4 X 0 Caçula
Bonsucesso 1 X 0 24 de Maio

Uruguaianenses são campeãs brasileiras de judô


Ouro Preto (MG), foi palco do Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, reunindo em dois ginásios com nove área de combate, mais de 1.200 atletas de todos os estados brasileiros.
O Rio Grande do Sul conquistou o 6º lugar no ranking geral de medalhas, tendo destaque a academia de Uruguaiana Judokan, do professor Eron Borges.Faixa preta 4º Dan, Eroné treinador das campeã e vice-campeã categoria máster, e 3º e 4º lugares na categoria sênior, Mayla Gomes e Aline Fresinghelli, respectivamente.

Painel Ed.2370

Semana de Uruguaiana

Luiz Augusto Schneider e companhia estão em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa, onde iniciou ontem, 10/11, a Semana de Uruguaiana, no espaço Galeria dos Municípios. A exposição leva p Carnaval, a Califórnia, as danças gaúchas, com o CTG Patrulha do Oeste, além da indústria uruguaianense.

Feira das etnias I

Ocorreu neste final de semana a Feira das Etnias – Uruguaiana de todos os povos. O evento reuniu a cultura, vestuário e gastronomia, do povo italiano, alemão, afro e árabe.

Feira das etnias II
A feira reuniu bom número de pessoas e pode ser considerada um sucesso de público. O evento, que antigamente era realizado anualmente, deve ser retomado nesta mesma periodicidade, visando integrar a comunidade.

Feira das etnias III
O Lions Club Três Fronteiras representou a etnia alemã; o Lions Club Uruguaiana representou a etnia italiana, o Movimento Negro, a Afro e a Sociedade Árabe-Palestina representou a etnia árabe.

Enem
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi Publicidade Infantil no Brasil. Foi uma surpresa para a grande maioria dos candidatos, que tinham como certo que teriam que escrever sobre temas polêmicos no ano, como eleições.

Enart I
Acontece a partir de sexta-feira, 14/10, a fase final do Enart 2014. Uruguaiana tem dois representantes neste ano. O CTG Patrulha do Oeste, que ficou em terceiro lugar no ano passado, disputa a final automaticamente. Já o Sinuelo do Pago, se classificou durante a inter-regional ocorrida em Uruguaiana, em setembro.

Enart II
Cada grupo faz três apresentações e a fase final dura todo o final de semana. A expectativa entre os grupos é grande e os componentes das invernadas trabalham nas apresentações há meses.

Justifica
Quem não votou no primeiro turno e não justificou a ausência no mesmo dia do pleito, tem até dia quatro de dezembro para justificar. A justificativa pode ser feita no Cartório Eleitoral, pelo Correio, ou ainda pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral do RS.

Picareta
O picareta que falta para completar o PMDB de Uruguaiana deve sair do ninho tucano. Mas não é tucano, é traíra. E graúda. O prêmio pela “trairagem” pode ser a secretaria de Educação, e candidatura a prefeito. E os tucanos da capital, que sempre lhe deram estribo?

Esfro
No último final de semana, o V Encontro Esportivo da Fronteira Oeste movimentou Uruguaiana. O evento ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, que ficou lotado.

Esfro II
Na primeira noite, Paulão do Vôlei foi a atração. Na segunda houve palestra e corrida, coordenada pela jornalista Daniela Santa Rosa. E durante o dia, dirigentes se reuniram para discutir uma carta de reivindicações ao novo governador, José Ivo Sartori.

Alô! I
O deputado Frederico Antunes está engajado na campanha pró torre sul, da Santa Casa. E não perde tempo. Ontem, durante a inauguração da Exposição Uruguaiana, na Assembleia Legislativa, disse que a Unimed ficaria, tranquilamente, com grande parte dos leitos.

Alô! II
Entre contatos políticos, contatos com Geovane Cravo, que prontamente atendia as ligações. Para tratar de investimento público em prol de duas entidades privadas: Unimed e HSC, sempre às ordens. Pra tratar da denúncia de homicídio no seio da instituição, nem às horas.

Novembro Azul
Foi lançado oficialmente nesta semana, a campanha Novembro Azul. O ato ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, com representação de várias entidades envolvidas na campanha. Curiosamente, o Hospital Santa Casa de Caridade não teve representação.

Duvidei
O secretário de Segurança e Trânsito, Victor Gediel, diz que vai acabar com os estacionamentos “mal” regulamentados. Prefeitura, Câmara de Vereadores, e até a casa do General e do Chefe do Estado Maior vão perder os privilégios. Diz o secretário que não vai deixar passar nem a falsa rampa de garagem da cervejaria dos primos.

Acessos I
Durante o período eleitoral – de 28/9 a 28/10, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 288.788.151 acessos. Um aumento de 974% em relação ao período não eleitoral, quando a média é de 27 milhões de visualizações da página por mês.

Acessos II
De acordo com os dados estatísticos do portal do TSE, o primeiro e o segundo turnos apontaram picos de acesso. Só no dia 5 de outubro, foram 55 milhões de visualizações, uma média de 1.650 acessos por segundo. Já no dia 26 de outubro, segundo turno do pleito, o site obteve mais de 17 milhões de acessos. Os números registrados posicionaram a página do TSE em 2° lugar no ranking dos sites mais acessados no Brasil.