sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Pleno do TRE-RS tem nova integrante


Tomou posse em cargo efetivo na Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TER/RS), a juíza de direito Gisele Anne Vieira de Azambuja. Ela é natural de Vacaria-RS, graduou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1989 e é pós-graduada em direito de família pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Foi aprovada no concurso público para a magistratura em 1991, tendo jurisdicionado nas comarcas de Passo Fundo, São José do Ouro, Tapes, São Leopoldo e Porto Alegre (onde atua desde 1998). Foi juíza eleitoral titular das Zonas 103ª (São José do Ouro), 51ª (São Leopoldo) e 84ª (Tapes) e foi juíza por vacância das Zonas 54ª (Soledade), 103ª (Erechim) e 145ª (Arvorezinha). Antes de sua posse, atuava como juíza substituta do TRE-RS, na classe dos juízes de direito. 
Em seu discurso, a juíza ressaltou a satisfação e o orgulho de fazer parte do colegiado e da Justiça Eleitoral brasileira como um todo, por ser esta uma referência mundial na organização de eleições, com destaque para o voto eletrônico e para a segurança da urna.

Propaganda eleitoral deve ser retirada das ruas até terça

Candidatos, partidos políticos e coligações que disputaram a eleição no segundo turno têm até a próxima terça-feira, 25/11, para retirar das ruas todas as propagandas eleitorais. É o que determina uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabelece que a propaganda eleitoral deve ser removida até 30 dias após a eleição.
O mesmo dispositivo estabelece que se o bem em que a propaganda foi fixada tiver sido danificado, este deverá ser restaurado. O prazo de retirada da propaganda eleitoral para quem concorreu no primeiro turno terminou no dia 4/11.
Punição
De acordo com a resolução, o descumprimento dessas regras sujeita os responsáveis às consequências previstas na legislação comum aplicável. A abrangência da regra permite a aplicação das leis de posturas municipais - conjunto de normas que regula a utilização do espaço e o bem-estar público do município - bem como normas ambientais e de direito administrativo, entre outras.
Fiscalização
A fiscalização é da Justiça Eleitoral, mas qualquer cidadão pode colaborar, denunciando a não retirada da propaganda. As denúncias podem ser feitas diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) através de seus canais de comunicação, ou ao Cartório da 57ª Zona Eleitoral, que abrange Uruguaiana e Barra do Quarai.

TSE quer informações sobre prestações de contas de Dilma e PT

O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou esta semana que a Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE informe as diligências já requeridas e realizadas sobre as prestações de contas referentes às eleições de 2014 da candidata eleita para o cargo de presidente da República, Dilma Vana Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Comitê Financeiro Nacional para presidente da República.
O ministro justifica o despacho “considerando a exiguidade dos prazos para análise destas prestações de contas e a peculiar dinâmica do seu trâmite”. Ele determina, ainda, que todas as diligências sejam informadas ao seu gabinete à medida que forem sendo realizadas.
As prestações de contas de campanha de Dilma e do PT foram redistribuídas, por sorteio, ao ministro Gilmar Mendes, no dia 14/11, por determinação do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, tendo em vista o término do mandato do antigo relator da matéria, ministro Henrique Neves.

Processos no município e concessionárias: Câmara aprova tramitação prioritária para idosos


A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira, 18/11, o projeto de lei que estabelece a prioridade para pessoas com 60 anos ou mais na tramitação e no julgamento dos procedimentos administrativos no município e em empresas concessionárias prestadoras de serviços públicos em Uruguaiana, como a Odebrecht Ambiental, AES Sul e Planalto, por exemplo.
A iniciativa é d do vereador Irani Fernandes (PP) e concede a prioridade aos idosos como parte ou interveniente dos atos e diligências. Também garante que a vantagem não cessará com a morte do beneficiado, estendendo-se em favor do cônjuge, companheiro ou companheira, com união estável, com a mesma idade.
A matéria considera a Emenda Constitucional que inseriu no rol dos direitos fundamentais a disposição sobre a garantia de meios para assegurar a celeridade de tramitação de processos no âmbito judicial e administrativo, e o Estatuto do Idoso, que afirma esta política de priorização. “É notório o prejuízo que a demora na tramitação dos processos pode causar a pessoas idosas, como por exemplo, àquelas que aguardam reparações que muitas vezes só chegam a tempo de satisfazer os sucessores da verdadeira vítima”, considerou o vereador sobre a importância de certificar maior velocidade na apreciação de pedidos e de assistir os direitos dos idosos.

Baixada: Acordo garante tranquilidade até o final de ano


Comerciantes do shopping da Baixada e todos os vereadores, se reuniram com o secretário Jorge Prestes Lopes (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho) nesta terça-feira, 18/11, discutir sobre o pedido de cessar as fiscalizações da Secretaria em 2014, em razão do período de final de ano, quando há aumento significativo nas vendas. A reunião ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura.
O impasse teve início após a Semic notificar alguns comerciantes em função da propriedade das bancas. “Houve várias denúncias de que há comerciantes com mais de uma banca, o que contraria a finalidade do investimento”, disse Jorge Prestes. Conforme ele, como o espaço, que é público, foi cedido para uso, gratuito, dos comerciantes, o objetivo que as famílias tenham ali uma possibilidade de trabalho, devendo o próprio dono conduzir a banca. “Não pode uma pessoa ser dona de mais de uma banca ou alugar para terceiros”, diz o Secretário.
Exposição de mercadorias
Outra situação quea Secretaria visa sanar é a exposição de mercadorias no passeio público, dificultando a trafegabilidade de pedestres no local. “As mercadorias devem ser expostas dentro das bancas. O passeio público é para que as pessoas utilizarem”, diz Prestes.
Após as exposições, o Secretário ressaltou as exigências, mas concordou em limitar as fiscalizações quanto a propriedade das bancas aos casos de denúncias. Em 2015, a Secretaria realizará uma pesquisa para identificar possíveis irregularidades e intensificará a fiscalização. Até lá, somente os casos de denúncias serão averiguados.
Quanto à exposição de mercadorias, Prestes Lopes manteve o posicionamento de retirada imediata, determinando que os comerciantes tomem providências.

Centro Comunitário vai promover campanha de conscientização

O prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu na última terça-feira, José Dias, líder comunitário do bairro Cabo Luiz Quevedo. A visita tem como objetivo a apresentação ao Chefe do Executivo, de um projeto de educação de trânsito, a ser desenvolvido na Rua Pinheiro Machado, que mantém intenso tráfego e alto índice de acidentes.
O objetivo da campanha, de acordo com Dias é a redução de acidentes e o melhor aproveitamento da malha viária. O secretário Jorge Prestes Lopes, de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, acompanha a reunião.

AES Sul vai regularizar energia em residências em combate ao “gato”

Um dos mais graves problemas para a segurança do fornecimento de energia elétrica e também para a comunidade vem merecendo grande atenção por parte da AES Sul. Através do Programa de Eficiência Energética – Transformando Consumidores em Clientes, a concessionária fará a regularização da energia em 2.500 residências de famílias de baixo poder aquisitivo até o fim de 2015. Essas residências estão distribuídas em diversos municípios da área de concessão, previamente selecionados.
As regularizações beneficiam famílias que se enquadram na Tarifa Social Baixa Renda e são fundamentais para o consumo correto e racional da energia, com segurança e qualidade. Instalações irregulares ou clandestinas (gatos), além de se caracterizarem por furto de energia, são extremamente perigosas, podendo causar acidentes como incêndios, falta de energia por sobrecarga, inclusive aos moradores com instalações regulares, e até fatalidades. A AES Sul já regularizou, no ciclo 2013-2015 do Programa de Eficiência Energética, 2.360 instalações. Na regularização são instalados o kit padrão de entrada da energia e o cliente é cadastrado para receber a conta mensal. A partir disso ele faz parte do sistema de distribuição de energia, além de ter em mãos um dos mais respeitados comprovantes de residência, que é a conta de luz. 
As regularizações beneficiam famílias que se enquadram na Tarifa Social Baixa Renda e são fundamentais para o consumo correto e racional da energia, com segurança e qualidade. 
Instalações irregulares ou clandestinas (gatos), além de se caracterizarem por furto de energia, são extremamente perigosas, podendo causar acidentes como incêndios, falta de energia por sobrecarga, inclusive aos moradores com instalações regulares, e até fatalidades.
A AES Sul já regularizou, no ciclo 2013-2015 do Programa de Eficiência Energética, 2.360 instalações. Na regularização são instalados o kit padrão de entrada da energia e o cliente é cadastrado para receber a conta mensal. 
A partir disso ele faz parte do sistema de distribuição de energia, além de ter em mãos um dos mais respeitados comprovantes de residência, que é a conta de luz.

Prorrogado prazo de inscrição do concurso para funcionário de escola

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou para o dia 23 de novembro o prazo para inscrição no Concurso de funcionário de escola. O pagamento do boleto bancário da inscrição poderá ser efetuado até o dia 24. A data de realização das provas teórico-objetivas, 21 de dezembro, permanece inalterada. A prorrogação das inscrições ampliará o prazo disponível para os interessados em prestar o concurso.
São oferecidas 1.393 vagas, distribuídas nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). As inscrições, no valor de R$ 63,69, devem ser feitas no site da Fundatec, no link Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação. O salário inicial é de R$ 1.117,29 para 40 horas semanais.
São ofertadas vagas para os cargos de Agente Educacional I: Técnico em Nutrição (240 vagas); Agente educacional II: Assistente Financeiro (270 vagas), Técnico em Informática (114 vagas), Administração Escolar (354 vagas), Interação com o Educando (339 vagas) e Tradutor e Interprete de Língua de Sinais - Libras (76 vagas). 
As pessoas com deficiência terão a reserva de 10% das vagas; para negros ou pardos, a reserva será de 16%, conforme a legislação vigente. As provas serão aplicadas nas cidades sedes das 30 CREs e terão duração de 4 horas. O concurso tem validade de dois anos, prorrogáveis, uma vez, por igual período.

Uruguaiana sediará reunião de estudos em saúde


Atualmente um dos maiores problemas dos profissionais que trabalham com a saúde é conseguir construir equipes pro-ativas em diagnósticos e tratamentos de forma multidisciplinar, o que vem a beneficiar a saúde e o BEM estar do paciente.
O tema da reunião de estudos vai abordar as questões da dor Miofascial crônica, de origem no andar inferior da face (boca) com repercussão em todo o corpo e que exige um olhar amplo e preciso do fisioterapeuta e do educador físico para poder encaminhar, no caso para o cirurgião-dentista.
Configurado o diagnóstico, a equipe tem condições de trabalhar harmonicamente na recuperação do paciente. O encontro científico, alusivo aos cinco anos de existência do Atelier do Corpo, conta com a participação dos profissionais: a Educadora Física Alessandra Altermann; Fisioterapeutas Gabriela Coelho e Ligia Porto e a presença da Dra. Lidia Sabbadini, cirurgiã-dentista - especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Física Quântica na Saúde, de Porto Alegre.
A propósito 
O que é dor miofascial?
É uma causa comum de dor no músculo caracterizada pela presença de pontos gatilhos. 
Origem?
Comprovado está que mais de 80% dos casos tem origem na boca. 
Qual é a frequência da síndrome?
É a síndrome dolorosa mais freqüente na prática clínica.
Estudos epidemiológicos realizados em diferentes partes do mundo a colocam como a causa mais comum de dor músculo-esquelético crônica localizada.
Em clínicas especializadas no tratamento da dor crônica está presente em 85 % dos casos.

SUS terá mais dois novos remédios contra hepatite C

Dois novos medicamentos contra a hepatite C serão incluídos no Sistema Único de Saúde. Mais modernos e eficazes, o Telaprevir e o Boceprevir devem beneficiar 5,5 mil pacientes. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 
Levantamento divulgado pelo ministério revela que cerca de 30 mil novos casos de hepatites virais são notificados a cada ano no Brasil. O maior número de infecções nos últimos 14 anos foi de hepatite B, totalizando 120 mil incidências entre 1999 e 2011. No mesmo período, foram registradas 82 mil ocorrências da hepatite C no País.

Projetos para promoção extraordinária é enviado à Assembleia

O Governo do estado encaminhou, nesta terça-feira, à Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Complementar que regulamenta a promoção extraordinária na Polícia Civil. O projeto corrige a distorção criada por ocasião da implementação do subsídio, beneficiando os policiais aposentados por invalidez e cria regras para a concessão da aposentadoria por invalidez e para a promoção extraordinária. 
O PLC 2345/2014 concede aos agentes de Polícia, havendo compatibilidade e horários, o direito de acumular os cargos de policial civil e professor. O envio dos dois projetos de lei foi viabilizado através do empenho da Ugeirm e do Sinpol. e marca o compromisYso do governo do estado em cumprir a pauta acertada com as entidades durante as negociações que se deram antes das eleições.
As direções das duas entidades continuam pressionando o governo para a imediata convocação dos aprovados no último concurso para escrivão e inspetor de Polícia.

Mercearia é assaltada

Dois homens armados invadiram uma mercearia na Rua Iris Valls, na manhã de terça-feira quando realizaram assalto. Segundo a vítima, um deles usava bermuda jeans e boné claro e o outro estava de camiseta verde. A dupla estava armada com facas e com elas apontadas para os pescoços das vítimas, ordenaram que o dinheiro que estava no caixa fosse entregue.
Como não havia dinheiro, eles fugiram levando os celulares. Segundo testemunhas, os bandidos fugiram em direção a Rua Pinheiro Machado.

Moto furtada é recuperada

Ao atender uma ocorrência de Maria da Penha, a Brigada Militar acabou recuperando uma motocicleta que havia sido furtada. 
O homem acusado de agredir a companheira estava numa motocicleta de placa INB 5402, próximo ao Posto de Saúde 17, quando foi abordado pela Brigada. Conforme a ocorrência, o chassi não correspondia com a placa do veículo, sendo que condutor disse tê-la adquirido no Uruguai. O veículo foi apreendido e o homem citado em ocorrência como suspeito de furto.

Ladrões fazem a limpa na Secretaria de Meio Ambiente

A sala da Secretaria de Saúde foi invadida por bandidos no final de semana. De acordo com o secretário Rogério de Moraes, os ladrões entraram por uma janela lateral do prédio que fica em frente ao prédio do SENAC. Do interior, foram levados três notebooks, uma máquina fotográfica e objetos de menor valor. A Polícia pretende chegar a identificação dos responsáveis pelo crime, utilizando imagens captadas por câmeras de empresas que instaladas próximas ao local.

Na prisão, mulheres são abandonadas pela família

Quando ingressam no sistema carcerário, as mulheres sofrem não apenas com a lógica masculina que rege as regras de dentro dos presídios – inclusive dos femininos – como também com o abandono familiar.
“A mulher tem muito menos visitas do que o homem. Caracteristicamente, a mulher não abandona o homem quando ele vai preso, mas a recíproca não é verdadeira. Existe ainda a dificuldade da visita, do vinculo com o filho, que é bem complicado de resolver”, explica o promotor de Justiça de fiscalização de presídio do Rio Grande do Sul, Gilmar Bortolotto.
Isso pôde ser constatado pelo Terra no Presídio Industrial de Caxias do Sul, onde familiares já esperavam pela chegada do preso, antes mesmo de ele ser transferido para a unidade após sua detenção.
Além disso, no caso de mulheres encarceradas soma-se a questão dos filhos, que ficam desamparados nas ruas, caso não sejam abrigados por familiares. “É muito complicado, tem mulheres com muito filhos, tem problemas gravíssimos de pessoas viciadas em drogas, abandonada pela família, que não tem família. Tem mulheres que tem sete, oito filhos, metade esta na Fase (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo), metade esta solta no mundo”, afirma o promotor, cuja função é fiscalizar os presídios gaúchos.
Nos presídios masculinos as galerias são divididas por facções criminosas, sendo que cada uma tem seu código próprio. Dentro dos presídios femininos, a periculosidade é um pouco menor, em virtude dessa falta de organização e lideranças criminosas bem definidas. Muitas são presas ao assumirem os pontos de tráfico deixados pelos maridos presos.
“Existe aquela história da economia familiar, que assumem o lugar do marido (...) A gente não identifica facções propriamente ditas, mas sim pessoas ligadas a quadrilhas, mas não que haja organização de facção, isso não”, afirma Bortolotto. Em relação a estrutura do presídio feminino Madre Pelletier, para onde Mari foi levada para parir a filha, o promotor critica a adaptação que foi feita no local, que não permite sanar os problemas estruturais da unidade. “Aquele prédio não é um presídio, não foi feito para ser um presídio, era um colégio de freiras, então sempre vai ter o problema estrutural, porque é adaptado”.

Menor assume crime, mas PC não se convence

Um rapaz de 15 anos se apresentou na Delegacia de Polícia acompanhado de seu advogado e assumiu a autoria do assassinato de Kelvin Ferreira. Segundo o relato do menor, o crime teria sido motivado por antigas desavenças, sendo que no momento dos disparos, Kelvin estava armado e ameaçava matar o pai do menor com quem discutia. 
O assassinato aconteceu na madrugada do dia 11, no Bairro Cidade Alegria, quando a vítima foi assassinada com cinco tiros. 
Segundo o delegado,Vilmar Schaefer, as investigações continuam, pois a Polícia não se convenceu de que essa seja a verdade. “Trabalhamos com outras hipóteses. Vamos ouvir testemunhas ao longo desta semana. Ainda não podemos afirmar de que essa seja a história real”, disse o delegado. 
A suspeita é de que o menor possa estar omitindo a verdade para salvar alguém de punição. 
Uma semana antes de ser morto, Kelvin havia sido denunciado por agressão. Na oportunidade, ele agrediu a própria mãe. De acordo com a Polícia, o sujeito passagens pelo mundo do crime.

190 em ação

Furto em veículo 
A vítima relatou que estava trabalhando como oficial de manutenção na Unipampa e que na tarde de segunda-feira, 17, deixou encostada a porta do seu veículo placas IJY 1851, por alguns minutos e ao retornar verificou que haviam furtado seu rádio, marca PIONNER. Não possui suspeito do furto.

Estelionato 
Uma mulher que possui uma conta poupança na CEF de agência 0526, teve sacada a importância de R$ 2.300,00 que os respectivos saques estão ocorrendo desde setembro de 2014. Não possui suspeito.

Furto
A vítima estacionou sua carreta de placas IYN 0003, no pátio do Posto Cristal na noite domingo, por volta das 23h, e que quando retornou do banho notou que o vidro da janela do lado esquerdo do veículo estava quebrado e deu falta dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, CNH, Certificado de reservistas, Cartão de crédito do Banco Bradesco e um aparelho celular, marca LG e uma nota de dois dólares que estava dentro da Carteira e um Cartão do seu Plano de Saúde do IPE.

Furto II
A vítima relatou que recebeu uma ligação, sábado, 15, às 16h30min, de uma moradora do prédio ao lado do seu Salão de Beleza, informando que o referido salão tinha sido arrombado. Ao chegar ao local, na Rua Bento Martins, as portas da frente estavam todas fechadas, mas percebeu que o vidro que fica no corredor do recinto e da para o corredor do prédio ao lado estava quebrado. Sumiram de seu salão: duas chapinhas da marca Taiffe; um Notebook a marca CCE, cor prata; um aparelho de foto; quatro kits de produtos de marca Coiffer; uma nota de R$ 50,00; três máquinas de corte de cabelo de marca Taiffe; um rádio Mini Sistem de marca Philips de cor prata; e uma bomba de chimarrão de níquel.

Ameaça 
Uma ocorrência de ameaça foi registrada nesta semana dando conta de que a vítima adquiriu uma televisão LED 32 Pol, da marca Philips na data de 10/03/2014, a pedido de seu amigo. A compra foi feita em 10 prestações de R$ 134,90, o qual o acusado comprometeu-se a pagar. O tal amigo não pagou a conta e quando o credor foi retirá-la de sua casa, acabou sendo ameaçado. Deseja representar criminalmente contra o acusado.

No PS
Uma funcionária do Pronto Socorro da Santa Casa deixou a bolsa dentro do armário no começo da tarde de segunda-feira, 17. Foram furtados do interior da bolsa: um aparelho celular; um fone de ouvido; e uma carteira contendo R$ 120,00. Tem suspeito e também as filmagens de segurança da Santa Casa. O suspeito foi visitar a mãe que estava no Pronto Socorro. 

Perseguição
A BM foi acionada via rádio para atender uma ocorrência, onde populares informaram que uma mulher estava sendo perseguida por três indivíduos que provavelmente iram assalta-la. Foi feito registro de perseguição.

Painel Ed.2374

Carreta da Saúde em foco

Inaugurou oficialmente nesta quarta-feira, 19/11, a Unidade Sesc de Saúde Preventiva, que está instalada na esquina da Avenida Presidente Vargas com Rua General Câmara. A unidade disponibiliza consultas oftalmológicas e variados exames. O projeto é do Sesc e objetiva atender a demanda reprimida do município. A vinda ocorreu através de uma parceria entre o Sesc e a Prefeitura.

Transporte escolar I
As empresas Vaucher e Nogueira receberam mais de R$ 395 mil em pagamentos do Executivo nesta semana. As empresas são responsáveis por operar o transporte escolar no interior do município. As verbas são oriundas do MDE, Fundeb e da verba vinculada para transporte escolar.

Transporte escolar II
A execução do serviço, porém, é problemática. Sobram denúncias de que em determinados pontos do interior, o transporte não passa, alegando má condição das estradas vicinais. Em uma localidade, a empresa alegou que os galhos de determinadas árvores arranhavam os veículos.

Concurso I
A secretaria de Cultura está realiza o Concurso Uruguaianense da Criação de Jingle comemorativo e o Concurso Uruguaianense da Criação de Logomarca comemorativa, ambos sobre a Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança, a ser comemorado em 2015.

Concurso II
A organização é da Comissão Organizadora dos Atos Alusivos à Retomada de Uruguaiana com a finalidade de estimular o engajamento da sociedade em ações relacionadas às comemorações do Sesquicentenário. As inscrições encerram nesta quinta-feira, 20/11.

Games I
Nos dias 12 e 13 de dezembro, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, acontece o ‘Next Frontier’. O campeonato é considerado o maior da Fronteira Oeste e terá a disputa dos principais jogos de vídeo games da atualidade: League of Legends, Point Black e Cross Fire.

Games II
A organização é da Arena Clicknet, Loja Total Tech e CBC - Confederação Brasileira de Clãs, com apoio da Prefeitura Municipal. Para a abertura haverá ainda a apresentações artísticas, entre eles uma banda de pop rock.

Itaqui I
O convênio firmado entre a Prefeitura e a Prefeitura da vizinha cidade de Itaqui traz um bom lucro para o município. Por que deixar a Usina de Asfalto parada, se é possível produzir asfalto para o vizinho e ficar com parte da produção?

Itaqui II
O convênio consiste na produção de massa asfaltica para pavimentação de vias em Itaqui. O município vizinho é responsável pelo transporte, bem como por fornecer o material necessário para a produção. Como pagamento pela mão de obra e estrutura, Schneider fica com 10% do que for produzido, e pode voltar a tapar buracos em Uruguaiana.

Itaqui III
A participação do município também deverá ocorrer na condição de orientador. Equipes técnicas da cidade vizinha deverão acompanhar o trabalho de pavimentação em Uruguaiana, a fim de ‘aprender’ o serviço, que dessa vez, está sendo bem feito.

Itaqui IV
Segundo o Prefeito, há ainda o lucro pela integração dos municípios, que ficam mais próximos em termos de relações políticas.

Duodécimo
O duodécimo da Câmara Municipal foi pago nesta terça-feira, 18/11. trata-se de repasse de R$ 633.111,94, referente ao pagamento mensal do percentual de 6% do orçamento do município, destinado ao Poder Legislativo.

Principados
Acontece hoje, 20/11, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, a sessão de autógrafo do romance ‘Principados’, do professor e escritor uruguaianense Cícero Galeno Lopes. O evento inicia às 19h.

Morosidade I
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tentou fazer os parlamentares cumprirem a Constituição e a Lei Orgânica do Município, tendo na Mesa Diretora da Casa Legislativa, um representante de cada bancada da Câmara. Não conseguiu na forma democrática e apelou para o Judiciário.

Morosidade II
O Judiciário, por sua vez, muito pouco fez. Até agora, vésperas de encerrar o mandato da atual Mesa e de uma nova eleição para o ano de 2015, não houve decisão sobre a ação.

Poluição visual
A fachada do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa voltou a servir de mural para cartazes, banners e assemelhados. O que deixa a casa da cultura de Uruguaiana nada bonita.

Feira do Livro
Inicia no dia 30/11 a Feira do Livro 2014. O evento se estenderá até 7/12 e contará com a participação de 14 livreiros vindos de toda a região e também de Porto Alegre, além dos locais.