segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Município investe nos pólos educacionais


A Prefeitura está reconstruindo as quadras esportivas de três pólos educacionais no interior no município. As estruturas foram danificadas pelos últimos temporais que atingiram o município.
A reconstrução é custeada pela secretaria de Educação e a primeira quadra a ser reconstruída é a do pólo Dom Fernando Tarrago, localizado na BR 290, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal.
Depois destes, as quadras dos pólos educacionais Dr. Crespo de Oliveira, localizado na BR 472, em direção à Barra do Quarai, e Patrício Lopes, localizado às margens da BR 472, na localidade do Imbaá.
De acordo com o secretário de Educação, Francisco Roballo, a estrutura está sendo montada prevendo a ocorrência de novos desastres naturais. São vigas de concreto e postes com base de 2,1 metros a baixo do solo. A expectativa é de que em 20 dias seja concluída a obra na escola Dom Fernando, e as equipes passam para outro educandário.

IPTU 2015: Prefeitura dará desconto especial para contribuinte em dia com o IPTU 2014

A Prefeitura Municipal irá conceder dez por cento de desconto no Imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU) do ano de 2015. O desconto será concedido aos contribuintes que, no momento do lançamento do IPTU 2015, estiverem em dia com o imposto referente ao ano de 2014. De acordo com o secretário de Fazenda, Luiz Henrique Barcellos Fanti, não é necessário nenhum tipo de cadastro para receber o desconto. “É automático. No momento em que fizemos o lançamento, o desconto entra automaticamente”, diz ele.
Outra informação do Secretário é quanto à existência de débitos antigos. Segundo ele, tal situação não impede o benefício. “Se o contribuinte está com o imposto 2014 em dia, ele será beneficiado, independentemente de ter dívidas de anos anteriores”, explica.
A medida visa incentivar a adimplência do contribuinte. No ano passado, a Prefeitura realizou o Programa de Recuperação Fiscal (Refisc), que concedeu descontos especiais e prazos estendidos para legalização de quaisquer dívidas, objetivando reduzir a inadimplência. Com o desconto e uma série de outras medidas de facilitação, como o desconto de 20% para pagamento do imposto em cota única, no mês de janeiro, e 15% e 10% de desconto no pagamento em cota única nos meses de fevereiro e março, respectivamente.

Prefeito cria cargo de gari e município abrirá 40 vagas


Após a aprovação do projeto de lei propondo a criação do cargo de gari, de autoria do Poder Executivo, o prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider sancionou a lei.
A matéria cria o cargo, vinculado à secretária municipal de Obras e Serviços Urbanos (Smosu), com o objetivo de estruturar um setor de varrição dentro da Secretaria. “A partir desta Lei vamos conseguir estruturas as equipes de varrição e manter servidores municipais realizando o serviço, o que acarreta em grande economia”, disse Schneider.
A Lei determina ainda a abertura de 40 vagas, com carga horária de 40 horas por semana, para suprir as necessidades do município. Os profissionais a serem contratados terão a mesma função dos aproximadamente 15 varredores que já estão trabalhando.
De acordo com Schneider, a realização do serviço de limpeza urbana por servidores gera uma grande economia para o município, que anteriormente mantinha uma empresa terceirizada como responsável pelo serviço. A produção, porém, é questionável, vez que já houve inúmeras situações em que os servidores foram flagrados ‘matando trabalho’.

Parceria com a Unipampa: Executivo poderá implantar plano de atenção à saúde dos idosos

O município poderá implantar o Plano de Atenção à Saúde do Idoso, com diversas ações direcionadas ao benefício dessa faixa da população, tanto no aspecto de saúde quanto de qualidade de vida.
A proposta é da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e foi apresentada ao prefeito Luiz Augusto Schneider em uma reunião com a presença de membros da equipe técnica e do diretor do campus Uruguaiana, João Cleber Theodoro de Andrade, e da secretária de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, no Gabinete.
A estrutura engloba médicos, psicólogos, odontólogos, enfermeiros e agentes de saúde e já tem várias ações em andamento no Posto de Saúde 7, que atende a comunidade da União das Vilas e conta com apoio de profissionais em formação pela instituição de ensino. Conforme as idealizadoras do projeto, naquela região foram realizados os primeiros estudos relacionados à Uruguaiana, apontando que cerca de 10% da população uruguaianense é idosa.
O projeto é inédito no município, mas já implantado na cidade de Pelotas, pela mesma profissional, apresentando resultados positivos. A expectativa da Universidade é de que, se implantado, o programa atinja a 100% da população uruguaianense nesta faixa etária, em dois anos e meio.
O prefeito Schneider comprometeu-se me analisar o projeto, visando apoiar a implantação, tornando-o parte do atendimento básico na rede municipal de saúde.

Professores aprovam sindicalização da Apemu

A Associação dos Professores e Especialistas em Educação de Uruguaiana (Apemu), agora é sindicato. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada na quarta-feira, 19/11, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. O assunto era tratado desde 2013, quando uma assembleia previa foi realizada, tendo somente um voto contrario a sindicalização.
De acordo com a presidente da Apemu, professora Dirce Gracioso Soares, a eleição para a primeira diretoria ocorre em 13 de dezembro e, a partir de então, serão realizados os trâmites administrativos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a fim de registrar o sindicato. Ele explica também que a associação Apemu continuará atuando,com a finalidade assistencialista. “Até então a Associação tinha também uma atuação reivindicatória”, destaca Dirce.
Para a Presidente, a criação do Sindicato é “um processo natural de emancipação”. “Desde sua fundação, há 25 anos, a Apemu vem desenvolvendo a atividade de um sindicato, mas sem a legitimidade e a representação jurídica que é permitida somente aos sindicatos”, explica Dirce.
Mesmo com a fundação do Apemu Sindicato, parte dos associados da Apemu, os servidores de escolas, optaram por continuar sendo representados pelo Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (Simur). Com o novo sindicato, a categoria dos professores deixa o Simur, uma perda de cerca de mil representados.
Nesta terça-feira, 25/11, quando será votado em primeiro turno, o projeto de emenda a Lei Orgânica, que visa reduzir de 35% para 25% o percentual do orçamento municipal destinado à Educação, Simur e Apemu estarão juntos em uma manifestação na Câmara de Vereadores.

Diocese de Uruguaiana participa do Encontro Regional dos Organismos


Coordenadores de Pastoral e representantes dos diversos organismos das dioceses que compõe o Regional Sul 3 estiveram presentes no encontro de Organismos, realizado em Porto Alegre nos dias 18 e 19 de novembro. A Diocese de Uruguaiana esteve presente, através de seu Coordenador de Pastoral, padre Alvano Freitas, o bispo diocesano, Dom Aloísio Dilli e o Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), padre Evandro Carvalho.
Os trabalhos tiveram início com a apresentação da avaliação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora – DGAE e das prioridades do Regional Sul 3. A parte da tarde foi reservada para as reuniões por organismos, onde foram discutidas e, em alguns casos, definidas questões de grande relevância para o andamento dos trabalhos em 2015. Durante o encontro, foram tratados ainda sobre a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) 2015 que divulgará o Ano da vida religiosa consagrada; a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) 2015 com o Ano da Paz; entre outros. 
Na oportunidade, foi apresentado o documentário, ainda em construção, para o Jubileu de Ouro do Regional Sul 3; e, dentre outros assuntos, a finalização do calendário de atividades do Regional. 
PASCOM
Um dos temas discutidos foi a formação de uma equipe de Pascom Regional. A Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 ficou constituída da seguinte forma: 5 Coordenadores, sendo 4 representantes de províncias eclesiásticas (Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria) e 1 Coordenador Regional da Pascom, representando o grupo, a Jornalista Dorcelina Gomes. Mantém-se o Padre Referencial, Evandro Carvalho.

Ponte do Ibicui estará fechada neste domingo

A Ponte do Ibicui estará fechada neste domingo, das 7h às 19h. A informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (Dnit). De acordo com o órgão, a interrupção do trânsito será em função de obras de manutenção. 
Neste mesmo dia, cerca de 10 mil fiéis de 16 cidades da Diocese a Uruguaiana participar da Romaria Diocesana. Até ontem, nenhum comunicado havia sido repassado aos organizadores do evento quanto a interrupção da ponte. 
Para chegarem a Uruguaiana, os fiéis precisarão utilizar uma via opcional. Além de deixar a viagem maior, oferece péssimascondições de trafegabilidade. A Romaria Diocesana terá concentração às hh30, em frente à Catedral de Santana.

Meninas são proibidas de usar shorts na escola Romagueira


Algumas mães de alunas da escola Romaguera Correia estão indignadas pelo fato de as filhas terem sido proibidas de usarem shorts. A proibição partiu da direção que considera a roupa provocante demais. Segundo a vice-professora, Alfonsina Guedes de Moura, os meninos costumam “mexer” com as estudantes por causa dos shorts sensuais e as mesmas reclamam do comportamento masculino. “Elas querem usar shorts minúsculos e depois reclamam do assédio dos meninos”, disse a professora. Conforme a professora, as estudantes assinaram ata no início do ano concordando com a determinação. “Elas estavam conscientes da norma desde o início do ano”, disse a professora. 
De acordo as mães, as alunas que vão à aula de shorts são orientadas a voltar para casa e trocar a peça por uma maior. As mães consideram a atitude da direção errada e questionam o fato de a exigência valer apenas para as alunas, visto que algumas professoras também usam roupas curtas ou transparentes. 
A professora Alfonsina considera a ação como uma forma de preservar a integridade das meninas.

MP instaura ação contra Santa Casa


O Ministério Público instaurou ação civil pública contra a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana em função de denúncias do descumprimento a Lei Federal que garante a gestante, o direito de ter um acompanhante com ela durante o parto e o pós-parto. 
A alegação dada pela Santa Casa às gestantes, é de que não há estrutura para receber o pai ou outro acompanhante na sala do parto. Vale destacar que as cesarianas são realizadas no bloco cirúrgico, onde são realizados os demais procedimentos. 
A Lei Federal a qual o MP se refere está em vigor desde 2005 e torna obrigatório que os hospitais, maternidades e assemelhados permitam a presença de um acompanhante indicado pela gestante para acompanhá-la durante o trabalho de parto, durante o parto e pós-parto (período por até 10 dias). Isso vale para todos os hospitais brasileiros, seja particular ou público.
É importante deixar claro que fica a critério exclusivo da parturiente (mulher grávida) a escolha do acompanhante para o momento do parto e outras atividades relacionadas ao período de parto. Pode ser o marido, a mãe, uma amiga, uma doula (profissional já disponível na Santa Casa de Caridade). Não importa se há parentesco ou não.
Importância do acompanhante - Cientes de que a lei autoriza a presença de um acompanhante em qualquer hospital do país, é importante frisar a importância dessa pessoa no momento do parto.
Uma pessoa de confiança dará a mulher muito mais tranquilidade e atenção na hora do parto. Esse carinho recebido é super interessante. 
Com a grávida mais tranquila e se sentindo segura ao lado de uma pessoa conhecida, o parto pode ser mais curto e menos traumático, evitando uso de medicamento.

Avô denuncia menor infrator

Na manhã de ontem, na Cibrazem, policiais militares apreenderam um menor de idade por porte ilegal de arma. O Jovem de quinze anos, foi flagrado pelo avô escondendouma garrucha em seu pátio. Preocupado com o comportamento do neto, o avô acionou a Brigada Militar que apreendeu o menor em flagrante.

Traficante é preso no “Morro do Piolho”


Na tarde de quinta-feira, no bairro Nova Esperança, local conhecido popularmente como “Morro do Piolho”, a Brigada Militar prendeu um homem de 25 anos, com antecedentes por furto simples em residência e dano qualificado. 
Com o sujeito, a Brigada apreendeu 26 pedras de crack, seis papelotes de cocaína e uma trouxinha de maconha; Também foi apreendida, a quantia de 136 reais.

Susepe determina fim das revistas íntimas

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19) determina o fim de revistas íntimas em casa prisionais do Rio Grande do Sul, informou a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). 
De acordo com o órgão, a implementação da medida se tornou possível após penitenciárias receberem equipamentos para scanner corporal, adquiridos com investimento de quase R$ 500 mil, além de portais e raquetes detectores de metais, herdadas da organização da Copa do Mundo.
O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, diz que todas as casas prisionais do estado deverão estar aptas a cumprir a portaria até o início de dezembro. Segundo ele, os novos sistemas oferecem o mesmo grau de segurança da revista íntima. “Com os detectores de metais e scanners, não haverá a possibilidade de entrada de armas. 
Além disso, se submetia ao vexatório pessoas que não estão condenadas a nenhuma tipo de pena. É uma questão de respeito”.
No mês passado, a Justiça já havia determinado a proibição das revistas íntimas no Presídio Central de Porto Alegre, o maior do estado, e atualmente em fase de desocupação para ser demolido. A medida começar a valer a partir do dia 1º de dezembro.

O peixe estava recheado: “Barulho” é preso por tráfico de drogas


A Polícia Civil efetuou na manhã de ontem, a “Operação Escama”. O trabalho foi coordenado pelo delegado Enilvo Soares de Bastos, titular da Defrec. 
Durante a operação, a Polícia prendeu três pessoas, entre as quais o sujeito conhecido como “Barulho”, vendedor de peixes e dono de uma recente arena construída em Uruguaiana para realização de shows. Os demais presos são C.F.R., vulgo “Véio” e L.R.S., vulgo “Barriga”, apontados como possíveis “parceiros” do “Barulho”. 
As prisões preventivas foram solicitadas à Justiça, após intensa investigação da Defrec. “Barulho” estaria comercializando drogas em meio aos peixes, sendo que o entorpecente era o recheio da espécie. 
As prisões marcam a despedida do delegado Bastos de Uruguaiana. Após excelente trabalho a frente daquela Delegacia, Bastos voltará a atuar na sua antiga cidade.

Cemitério Municipal terá segurança reforçada

O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou na noite desta quarta-feira, 19/11, em seu gabinete, o contrato de instalação de um sistema de vídeo monitoramento para Cemitério Municipal de Uruguaiana.
A empresa Securisystem Sistemas de Monitoramento, vencedora do processo licitatório, irá iniciar a instalação da rede de monitoramento já na próxima semana. O sistema CFTV irá fazer uma cobertura completa da área física do cemitério, além de câmeras instaladas em pontos estratégicos. A iniciativa do chefe do executivo irá inibir as ações dos vândalos que atacam com freqüência o Cemitério Municipal, já que o sistema é um grande aliado dos agentes de segurança pública municipal, diminuindo drasticamente o numero de furtos, violação de túmulos e jazigos.

Anjos da Noite: Mais um jovem é assassinado


Mais um homicídio foi registrado em Uruguaiana nesta semana. O crime ocorreu na quinta-feira, por volta das 13h, na esquina das Ruas Pinheiro Machado e Telmo Martins Bastos, no Bairro Cabo Luiz Quevedo, onde Eduardo Vinicius Jardim, de 17 anos, foi morto a facadas. O autor, Vladimir Nogueira de Mello, de 18 anos, foi preso em flagrante.
Em depoimento, o assassino disse que agiu em legítima defesa, após desavença ocorrida no dia anterior. Ele contou ter sido abordado na tarde de quarta-feira, por Eduardo e outros jovens integrantes da gangue Anjos da Noite. Eduardo o ameaçou com uma faca. A briga era por que seu primo, apontado por eles como integrante do Bonde das Casinhas, estava sendo “introduzido” naquele “território”. Vladimir disse ter levado uma pedrada. 
Na manhã de quinta, dia do crime, Vladimir voltava com a mãe e a irmã para casa quando, em frente à residência de Eduardo, foi insultado e agredido. O jovem, que estava armado com uma faca, reagiu e matou o algoz com um golpe certeiro. A mãe e a irmã de Vladimir, assim como familiares de Eduardo, assistiram ao crime sem poder fazer nada. 
Vladimir foi preso imediatamente por policiais militares da Patrulha Comunitária do Bairro e apresentado na Delegacia. 
Eduardo foi solto do Case nesta semana. Ele era um dos menores infratores presos pela Polícia Civil em operação deflagrada no mês de setembro. Vladimir também tinha passagens pela Polícia por lesão corporal, roubo a pedestre e furto.
Genética 
O autor do crime é filho de uma figura conhecida no meio Policial. O pai Valdemir Mello, o “Minhoca”, foi condenado como co-autor do brutal assassinato de um trabalhador rural, no crime que ficou conhecido como “Caso Giselda Rolin”. Também é apontado autor de um crime ocorrido no estacionamento da antiga Embral, onde um empresário foi morto a tiros, após denuncia-lo pelo furto de um rádio. 
Segundo o delegado Vilmar Schaefer, que conduz a investigação, além de Vladimir e testemunhas presenciais, outras pessoas serão ouvidas, mas destaca que a gangue Anjos da Noite vem sendo investigada e seus integrantes punidos, porém, por se tratar de menores de idade, voltam às ruas e ao crime rapidamente.

190 em ação

Crime ambiental
O policial contou na Delegacia de Polícia, que na manhã de quarta-feira, 19, por volta das 9h30min, nas Áreas Verdes estava fazendo intimações quando presenciou uma pessoa alcançando para a testemunha, uma garrafa pet com dois litros de gasolina. Ao abordar a testemunha, ela informou que comprou a gasolina no referido local. O comunicante conduziu a testemunha a Delegacia, retornando com seus colegas policiais para efetuar o flagrante. O dono da revenda foi encaminhado à Delegacia, onde foi feito registro.

Furto
Um computador foi furtado do interior de uma loja na Rua Flores da Cunha. O fato ocorreu na quarta-feira. Ao retornar do almoço, a vítima constatou que os ladrões haviam visitado a sua loja. 

Arrombamento 
Ao chegar em sua casa por volta das 11h de quarta-feira, um morador da Avenida Presidente Vargas, a encontrou arrombada. Segundo a vítima, a porta da frente estava amassada e a fechadura quebrada. Foram furtados do interior da residência, uma televisão 14 polegadas, marca Philips; duas jaquetas de couro, uma jaqueta preta e outra marrom, um ventilador pequeno, uma mateira de couro com seu nome gravado,uma garrafa térmica de um litro e uma bomba de prata e ouro com a imagem de Nossa Senhora; Também levaram uma sandália infantil feminina, alimentos do interior da geladeira e um pote com moedas. 

Apreensão de objeto
Informou o comunicante que abordaram na madrugada de quinta-feira, 20, dois acusados na Rua XV de Novembro, bairro São Miguel, os quais carregavam num carrinho de mão, um botijão de gás de 13 Kg, de cor azul. Primeiramente eles disseram ao policial que o objeto era de sua tia, posteriormente assumiram se tratar de produto de furto. 

Notebook
O morador de um apartamento localizado na Rua Gregório Beheregaray, bairro São Miguel, recebeu a visita indesejada dos bandidos nesta semana. Do interior da casa, furtaram um Notebook, da marca Dell. A vítima não possui suspeitos. 

Furto na escola
Uma funcionária da escola Flores da Cunha registrou ocorrência de furto nesta semana. Segundo ela, uma sacola que estava no armário da sala em que trabalha foi furtada. Na referida sacola estavam um celular LG Flipe, cor preta e um molho de chaves. 

Computadores
Dois computadores foram furtados do interior de uma loja localizada na Rua Santana, próximo à praça Barão do Rio Branco. O bandido que entrou no estabelecimento pela janela, ainda levou a quantia de R$ 300. 

Furto de veículo
Naterça-feira, por volta das 13h30min, uma motocicleta foi furtada. O crime ocorreu no bairro São João.

Painel Ed.2375

Qualificação em foco

Está sendo desenvolvido a cerca de um mês, um trabalho de desenvolvimento de lideranças com servidores da secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Smosu). Coordenado pela psicóloga Patrícia Kraft, o treinamento visa melhorar a performance de trabalho e a qualidade de visa dos servidores e acontece de forma continua. No treinamento são abordadas temas do cotidiano, dificuldades enfrentadas pelos servidores e propostas de superação.

Novo rumo I
Não é só a Dilma que quer dar novo rumo ao governo. No paço, começaram as apostas na reforma do secretariado. Apesar de tudo, ou de nada, só caíram os secretários de Obras, Administração e Educação, além da mudança no Meio Ambiente.

Novo rumo II
Também cresce na corte a disputa pela vaga de vice. Analistas dizem que ninguém da casa vai ficar com a “boca”, pois vai ser leiloada para formar uma coligação.

Fato chocante
Um encontro entre antigos desafetos deixou Uruguaiana de queixo caído. Os beijos e abraços afetuosos ainda repercutem na política, e no comércio local. Jimo Cupim em falta.

Conquistadora
“Com a mãe Conquistadora caminhamos na estrada de Jesus”. Amanhã a comunidade católica tem compromisso com a 23ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora. A caminhada inicia às 8h30min, e termina com a celebração de Benção do Envio, às 15h, no pátio do 22º GAC/Ap.

Mórmon
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias inaugurou a nova Capela Cabo Quevedo, na Albertino Pires, 4360.

Califórnia
A 38ª edição da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul acontece nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. O evento reúne turistas e artistas de todo o Estado. É organizado pelo Sinuelo do Pago, e até agora, só com dinheiro da Prefeitura.

Novo endereço
O Conselho Tutelar está em novo endereço, na Rua Tiradentes, 2801, ao lado do INSS. O órgão está funcionando no térreo do Museu Histórico Raul Pont, antiga sede da Escola Livre de Belas Artes.

Oficina Sesc
Acontece até hoje, 22/11, das 9h às 12h e das 14h às 18h, a oficina “Revelando a Arte Fotográfica e a Construção do Olhar”, no Sesc Uruguaiana, localizado na esquina das ruas Flores da Cunha e Santana.

São João
A rede de farmácias São João inaugura hoje, às 9h, sua 5ª loja em Uruguaiana. Ela fica na Presidente Vargas, 3752, na antiga Biltri. A São João está presente em mais de 150 municípios e deverá alcançar, ainda no primeiro trimestre de 2015, 400 filiais.

Bandas
Acontece no próximo dia 20, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o I Festival de Bandas de Uruguaiana. O evento tem início às 17h e é coordenado pelo maestro Jediel Gonçalves Fagundes, regente da Banda Municipal de Uruguaiana.

Balé
A professora de dança Maria Eugênia Ramos segue ministrando aulas de balé no Centro Cultural Pedro Marine, destinada a crianças a partir dos seis anos. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feira, às 10h, 14h e 18h.

Marinha
A Marinha do Brasil está reformando o Museu do Rio Uruguai – Marinha do Brasil. O espaço é do município e traz, entre outros, a história da Marinha. Uma cerimônia está prevista para ‘inaugurar’ a nova fase, totalmente reformada.

Arte Sesc
O projeto Arte Sesc – Cultura por toda parte promove, amanhã, o espetáculo musical “Paixão de Viola e Tambor”, de Loma e Grupo Chão de Areia. A apresentação acontece no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, a partir das 21h.

Música
Acontece no dia 30/11, o show com a Orquestra de Câmara da Ulbra e a banda de rock gaúcha Nenhum de Nós. O espetáculo, que já foi apresentado em Bagé e Santa Maria, integra o projeto Felice Aplaude, do grupo Felice Automóveis. A entrada é gratuita, mas a senha de acesso precisa ser retirada nas concessionárias do grupo, na Felice Automóveis – Fiat e na Tradisul – Mitsubishi.

Pecuária
Dia 1/12, segunda-feira, acontece a 11ª Noite da Pecuária, no Salão Nobre do Parque Agrícola e Pastoril. Neste mês o palestrante é o professor e publicitário Dado Schneider, com o tema ‘O mundo mudou...Bem na minha vez’, abordando assuntos relevantes ao cotidiano dos profissionais da área e produtores rurais.

Consciência Negra I
Está em andamento a Semana da Consciência Negra. A programação inclui uma exposição de cartas de alforria, no Museu Histórico Raul Pont, ao lado do INSS, na Rua Tiradentes.

Consciência Negra II
Houve ainda uma homenagem a um homem negro, vítima do preconceito e que venceu na vida, tornando-se uma referencia: Nelson Mandela. Com certeza um grande exemplo, mas será que entre os filhos de Uruguaiana também não teria bons exemplos?