segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dados das prestações de contas já estão disponíveis na internet


Todas as informações referentes às prestações de contas dos candidatos e partidos referentes às Eleições 2014 já podem ser consultadas na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio de dados estatísticos no Repositório de Dados.
No Repositório é possível consultar, por exemplo, os maiores doadores, o setor da economia em que atuam e os fornecedores, os valores das despesas e receitas, a forma da doação dos recursos (por transferência eletrônica, cheque ou depósito em espécie, por exemplo) e as informações dos doadores originários.
Desde setembro, o sistema já estava atualizado com os dados da primeira e da segunda parcial da prestação de contas. Na quarta-feira, 26/11, foram incluídos os dados da prestação de contas final, inclusive daqueles que participaram do segundo turno e tiveram até a terça-feira, 25/11, para prestar contas à Justiça Eleitoral. As informações do repositório estão em formato Excel, e os interessados podem fazer a pesquisa por estado, partido, cargo, nome ou CPF do candidato, nome do doador, dentre outros.

Vertentes apresentam reivindicações à Câmara

A primeira sessão da Câmara realizada no distrito Olhos D’Água contou com participação de lideranças da comunidade, estudantes, professores e funcionários da Escola de Ensino Fundamental Vertentes. Nesta quinta-feira, foram apresentadas as reivindicações da localidade com destaque para a necessidade de preservação dos lugares de reserva quilombola e a assistência aos habitantes, assim como as más condições das estradas de acesso e de trânsito. 
Utilizou o espaço reservado às exposições da comunidade Claudio Oyhenard, frisando a importância do Rincão dos Fernandes e relatando o potencial turístico do distrito, e a professora Zenaide Zenedi Lopes, demonstrando a preocupação com a segurança de alunos e da comunidade que enfrentam diariamente problemas nas vias do local. 
Na oportunidade de conhecer o trabalho do Poder Legislativo, os estudantes acompanharam a apreciação dos requerimentos e dos projetos da ordem do dia da sessão ordinária, manifestando interesse pelos assuntos tratados e curiosidade pelo trabalho dos vereadores.

Segurança contra incêndio: AL altera legislação em benefícios dos CTGs

Com 32 votos favoráveis e 12 contrários, foi aprovado o PLC 166/2014, do deputado Heitor Schuch (PSB), prevendo alterações na lei que estabelece normas de segurança, prevenção e proteção contra incêndios, visando a beneficiar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), os salões paroquiais, os salões comunitários e os ginásios de esportes comunitários e escolares, possibilitando que estas edificações se enquadrem no Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndios até o dobro de metros quadrados previstos, ou seja, dos 750m2 para 1.500 m2. Conforme Schuch, a área hoje prevista de 750 m2 é muito pequena para a grande maioria das edificações das comunidades do interior, as quais não apresentam risco algum de incêndio, sendo desnecessário o grande número de exigências previstas pelo PPCI.
Durante o encaminhamento da matéria em plenário, o deputado governista Adão Villaverde (PT), manifestou-se contrariamente à aprovação da proposta de Schuch, salientando que tais estabelecimentos já se encontram enquadrados no Plano Simplificado e que a tentativa de aumento da metragem para 1.500 m2 vem apenas em prejuízo ao básico na prevenção contra incêndio naqueles locais, já que, pela redação da matéria, mantem-se, por exemplo, as saídas de emergência relativas aos critérios de uma área de 750 m2 para uma área aumentada que comportará o dobro de pessoas, causa de insegurança. O líder do governo, Valdeci Oliveira (PT), também se manifestou contrariamente.
O autor do projeto, Heitor Schuch, defendeu sua proposta e os deputados João Fischer (PP), Adolfo Brito (PP), Ciro Simoni (PDT) e Pedro Pereira (PSDB) manifestaram-se favoráveis à aprovação da matéria.

Comissão da AL fez audiência com pescadores em Uruguaiana


Ocorreu ontem, 28/11, uma audiência pública, no Clube Naval, para tratar da situação dos pescadores da Fronteira Oeste face às restrições à pesca na região. O evento foi promovido pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Estado, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT). Anteriormente, às 18 horas, a mesma audiência foi realizada na Câmara Municipal de São Borja.
As duas audiências foram propostas pelo deputado Aldacir Oliboni (PT) para discutir a situação dos pescadores de Uruguaiana e região em diversos aspectos, entre eles as especificações para uso de redes e espinhéis.
Rodovia
Já a Comissão de Assuntos Municipais (CAM), presidida pelo deputado Marcelo Moraes (PTB), realizou audiência pública na Câmara Municipal de Rosário do Sul, às 9h30, para debater a recuperação da RS 640, no trecho entre Rosário do Sul e São Vicente do Sul, considerada a pior rodovia do Estado do Rio Grande do Sul. O debate foi proposto pela União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul.

Schneider veta projeto do Legislativo em favor da religião


O prefeito Luiz Augusto Schneider vetou o ato legislativo 118/2014, de autoria do vereador Luís Gilberto de Almeida Risso, e aprovado pelos demais parlamentares.
A matéria visava alterar a Lei 1.970/88, o Código Administrativo de Uruguaiana, criado na gestão Nivaldo Soares. A emenda proposta pelo peemedebista restringia os horários para uso de qualquer aparelho sonoro ou instrumento musical em residências ou entidades religiosas, entre 22h e 7h e durante o horário de verão, entre 23h e 7h, sob pena de multa.
Para decidir-se sobre o tema, Schneider considerou a manifestação de líderes religiosos, que também estiveram reunidos com o presidente da Câmara, vereador Ronnie Peterson Colpo Mello.
Schneider disse entender que o principio da liberdade de expressão e de exercer qualquer religião deve ser preservado e que, se o estado e laico, todas as crenças precisam ser respeitadas. “O projeto cerceia a liberdade de várias religiões”, disse ele, acrescentando que a medida impossibilitará a atuação de algumas igrejas. O Chefe do Executivo ressaltou ainda que, as referidas entidades colaboram de forma constante em questões fundamentais. “São entidades com grande participação em nossa sociedade e que auxiliam em questões como a estrutura familiar, apoio aos jovens, prevenção da drogadição, entre muitos outros, concluiu.
As questões relativas à poluição sonora também estão definidas por lei municipal anterior e o veto não as antera. Os deveres e direitos permanecem os mesmos, inclusive para outros tipos de estabelecimentos, como plantões, empórios e escolas de samba.

Proibida participação de menores de 13 anos no Carnaval

A Comissão Organizadora do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana recebeu notificação da Promotoria da Infância e Adolescência, quanto a presença de crianças entre o público do evento, bem como o desfile das mesmas no Carnaval de rua. 
Conforme a determinação, fica expressamente proibida a entrada de crianças menores de 13 anos na passarela do samba, sendo que determinação é válida para participação no desfile e no público. 
No ano passado, uma das alegorias da escola de samba Cova da Onça precisou ser readaptado na última hora. 
Naquela oportunidade, uma determinação semelhante era aplicada pela Promotoria, não havendo tempo hábil para uma negociação. 
De acordo com a Comissão de Carnaval, na próxima semana haverá reunião com a Promotoria para tratar o assunto. A Comissão pretende reverter a determinação.

Amizade, terror e envelhecimento são temáticas do CineSesc em dezembro

Três obras cinematográficas com temáticas diferenciadas poderão ser conferidas no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), neste mês de dezembro. Apresentados pelo Projeto CineSesc, os filmes têm sessões às sextas-feiras e aos sábados, às 19h e 16h, respectivamente, sendo a entrada franca para toda a comunidade.
“E se vivêssemos todos juntos” será a estreia nos dias 05 e 06 de dezembro. O filme conta a história de Annie (Geraldine Chaplin), Jean (Guy Bedos), Claude (Claude Rich), Albert (Pierre Richard) e Jeanne (Jane Fonda), unidos por uma forte amizade que já dura mais de 40 anos. Quando a memória falha, a velhice mostra sua força e o fantasma da casa de repouso vêm assombrá-los, então eles decidem viver juntos. A ideia parece loucura, mas a convivência traz boas lembranças. Já nos dias 12 e 13, será a vez da exibição do filme de terror “Inverno de Sangue em Veneza”. O filme é dirigido por Nicolas Roeg (“O Homem que Caiu na Terra”). A obra narra a história do casal inglês John e Laura Baxter que viajam à Veneza logo após terem perdido sua filha. Laura conhece duas irmãs escocesas idosas, Heather e Wendy, sendo que uma delas afirma ter visto a filha falecida ao lado dela e do marido quando eles jantavam em um restaurante.
Por fim, encerra o mês a obra “Meu Amigo Storm”, nos dias 19 e 20. Do diretor GiacomoCampeoto, o filme conta a história do menino Freddie, que precisava de um amigo como Storm, um cão. Ele tinha o pai, mas não queria preocupá-lo com seus problemas. Aos poucos fica claro que Storm não era um cachorro comum e que, assim como Freddie, tinha habilidades especiais.

Uruguaianenses devem atualizar CEPs

Para atender com mais eficiência às demandas de Uruguaiana e promover maior qualidade na prestação do serviço, os Correios realizaram, em 2012,um grande trabalho de melhoria da codificação postal, que resultou na mudança de todos os CEPs do município. Apesar do tempo decorrido e das tentativas de orientar a população, muitas pessoas continuam a utilizar os CEPs antigos, o que dificulta bastante a entrega de objetos postais. 
É extremamente importante que os moradores de Uruguaiana, principalmente dos bairros União das Vilas, Tabajara Brites, Vila Júlia e Cabo Luiz Quevedo, divulguem o CEP atualizado de seu endereço aos seus correspondentes para que os Correios possam realizar a distribuição com mais rapidez e eficiência, diminuindo as dificuldades de entrega por endereçamento inadequado, incompleto ou incorreto. 
Além do CEP, outros elementos básicos do endereço precisam ser informados corretamente para que a entrega do objeto postal seja realizada: o nome do destinatário (para quem se envia a carta); tipo do logradouro (rua, avenida, praça, etc.); nome do logradouro; número do lote; complemento (se houver); nome do bairro; nome do município; e sigla do estado. 
Para saber se o CEP mudou ou consultar o seu CEP, basta acessar o Busca CEP no site dos Correios (www.correios.com.br)ou fazer a consulta por meio da Central de Atendimento dos Correios – CAC, pelos telefones 3003-0100 paraas capitais e regiões metropolitana e 0800-725 7282 para as demais localidades.

Schneider confirma: UPA será inaugurada em Janeiro

O prefeito Luiz Augusto Schneider falou ontem sobre a inauguração de uma das obras mais aguardadas dos últimos anos: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 
A obra idealizada com a ajuda dos Governos Federal e Estadual foi anunciada em 2011 e de lá para cá, várias datas foram apontadas para referida inauguração. Agora, o prefeito Schneider confirma que em Janeiro Uruguaiana terá sua UPA inaugurada, levando assim mais saúde à comunidade. Com a inauguração, o Município pretende “desafogar” o Pronto Socorro, assumindo o atendimento básico. Conforme Schneider, as inscrições para o processo seletivo de profissionais serão realizadas a partir dos próximos dias. A partir do processo, profissionais das mais diferentes áreas serão convocados. 
Quanto a administração da Unidade, o prefeito informou que vários nomes estão sendo cogitados, entre eles, o do médico Jorge Ribeiro. “O nome do dr. Jorge é um dos cogitados, mas ainda não fizemos contato com ele. Estamos num processo de tratativas”, disse o prefeito. Segundo o prefeito, a Prefeitura já adquiriu os equipamentos necessários para o funcionamentodo setor.

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo será estendida


A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo será prorrogada até o dia 12 dezembro. A campanha que terminaria nesta sexta-feira (28) não atingiu a meta de vacinação de 95% do público-alvo e o Ministério da Saúde decidiu orientar estados e municípios para que continuem a campanha. A ação iniciada em 8 de novembro já vacinou 9,5 milhões de crianças contra a poliomielite, o que representa 74,8% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 7,3 milhões de crianças já receberam a dose, cerca de 66,9% do público-alvo.
A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. 
A VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos dois e quatro meses de idade.
Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). Cerca de 10 milhões de crianças devem ser vacinadas com a tríplice viral. Foram distribuídas mais de 11,8 milhões de doses da vacina, que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.

Lei Antifumo entra em vigor na próxima semana

Entra em vigor na próxima quarta-feira (3) a Lei Antifumo que proíbe, entre outras coisas, fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. Para especialistas, a medida é um avanço no combate ao hábito de fumar. Pouco mais de 11% da população brasileira são fumantes. Com a vigência da Lei 12.546, aprovada em 201,1 mas regulamentada em 2014, fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.
A norma também extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros até mesmo nos pontos de venda, onde era permitida publicidade emdisplays. Fica permitida a exposição dos produtos, acompanhada por mensagens sobre os males provocados pelo fumo. Além disso, os fabricantes terão que aumentar os espaços para os avisos sobre os danos causados pelo tabaco, que deverão aparecer em 100% da face posterior das embalagens e de uma de suas laterais.
Será permitido fumar em casa, em áreas ao ar livre, parques, praças, em áreas abertas de estádios de futebol, em vias públicas e em tabacarias, que devem ser voltadas especificamente para esse fim. Entre as exceções também estão cultos religiosos, onde os fiéis poderão fumar, caso isso faça parte do ritual.
Nas Américas, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 16 países já estabeleceram ambientes livres de fumo em todos os locais públicos fechados e de trabalho: a Argentina, Barbados, o Canadá, Chile, a Colômbia, Costa Rica, o Equador, a Guatemala, Honduras, a Jamaica, o Panamá, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, o Uruguai e a Venezuela.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, o mais comum de todos os tumores malignos, estão relacionados ao tabagismo. A instituição estima que em 2012 foram diagnosticados mais de 27 mil novos casos da doença, considerada “altamente letal”.
Segundo o epidemiologista e consultor médico da Fundação do Câncer, Alfredo Scaff, o hábito de fumar está ligado não só a cânceres no aparelho respiratório, mas também a outros como de bexiga e intestino e pode causar outras doenças, como hipertensão e doenças reumáticas.
“A gente sempre associa o hábito de fumar ao câncer, mas não é só o câncer, são quase 50 doenças que ele pode causar, direta ou indiretamente”. Scaff lembrou que os males podem atingir a pessoa que fuma e a que está ao lado, o fumante passivo.
O epidemiologista conta que enquanto no fim da década de 80, uma pesquisa apontou que cerca de 35% da população adulta eram fumantes, esse número hoje gira em torno de 11%. Para ele, essa redução também se deve à legislação, que impede que as pessoas fumem em qualquer lugar, e às limitações de propaganda. “A entrada em vigor da Lei Antifumo vai limitar o lugar onde a pessoa pode fumar, isso já não permite que ela fume a todo momento. Só para lembrar, um tempo atrás, você podia fumar em avião, no ambiente de trabalho, dentro do cinema, em qualquer lugar podia puxar o cigarro”.
O especialista alerta que as pessoas precisam entender que o hábito de fumar é um vício, uma doença que precisa de tratamento. Ele ressalta que a rede pública disponibiliza em todo o Brasil medicamentos e insumos necessários para quem quer parar de fumar.
Para reforçar a importância da Lei Antifumo, a Fundação do Câncer, em parceria com a Aliança de Controle do Tabagismo, lança na semana que vem campanha informativa nas redes sociais. A campanha visa a conscientizar a população sobre o tema e repassar informações sobre a lei.

Mulher diz ter sido ameaçada por falso PF

Um homem ameaçou uma mulher em via pública, apontando um revólver em sua direção e identificando-se como policial federal. Conforme a vítima, a ameaça ocorreu após ela e uma amiga rirem de um grupo em via pública. O tal homem estava numa moto Honda e trabalha numa empresa de segurança.

Bandidos levam R$ 8 mil de relojoaria

Uma relojoaria localizada na Rua Santana foi alvo dos bandidos na quinta-feira. Conforme a Polícia, o local foi arrombado durante a madrugada, sendo que do interior foram levados relógios, anéis, bombas em ouro e prata, entre outros produtos.
O prejuízo foi de aproximadamente R$ 8 mil. Populares informaram à Brigada terem visto dois homens saindo da loja e fugindo numa moto.

BM recupera carro furtado


Na manhã de quinta-feira, na Rua Joal de Lima e Silva, a Brigada Militar recuperou um veículo que havia sido furtado na semana passada. O veículo, um gol de cor prata, foi abandonado pelo bandido com a chave na direção. Apenas a bateria foi furtada. A Brigada chegou ao local do abandono, através de denúncia feita pela comunidade.

Uruguaiana perde três Delegados em dezembro


O município perderá dois de seus principais delegados nos próximos dias. Vilmar Schaefer e José Enilvo Bastos retornarão às cidades de origem, Santa Rosa, após atuarem em Uruguaiana por nove meses. O trabalho realizado pelos Delegados ganhou notoriedade, pois colocaram em prática ações semelhantes às apresentadas por antigos delegados, motivando policiais e realizando minuciosas investigações. 
Duas ações de Shaefer merecem destaque: o combate aos bondes, com a apreensão de dezenas de menores infratores; e a reaproximação da Polícia com a comunidade. Usando a Imprensa, Vilmar manteve um canal direto com os uruguaianenses. O delegado gaúcho, que foi da Brigada Militar, mostrou-se cordial a todo o momento, abrindo as portas das delegacias que comandou, e divulgando o trabalho da Polícia com total transparência. O resultado não poderia ter sido outro – Vilmar ganhou a simpátia do cidadão de bem e o medo da bandidagem.
Bastos também deixará boas lembranças. O delegado se adaptou rapidamente a cidade e, à frente da Defrec, delegacia especializada e de grande importância, mas que sofre constantemente com a falta de policiais, realizou inúmeras prisões importantes, entre ela, a de dois suspeitos de tráfico de drogas: “Barulho” e “Alemão” foram presos em função de investigações técnicas e minuciosas. Os dois estavam na mira da Polícia Civil já há muito tempo, porém foi Bastos quem conseguiu colocá-los no xadrez.
As delegacias até então coordenadas por Vilmar e Bastos ficarão sob responsabilidade dos delegados Alessandra Siqueira e Enio Tassi, assumindo a titularidade da DPPA o delegado Marcelo Braga.
Ao se despedir da imprensa, Vilmar disse que esperar retornar a Uruguaiana o quanto antes e que tem plena certeza de que os delegados que aqui ficaram têm competência e darão sequencia ao trabalho aqui realizado.
A delegada Caroline Huber, titular da Delegacia da Mulher, ficará longe de Uruguaiana por um mês, em funcão da Operação Verão.

Uruguaiana reduz casos de estupro e de femicídios

Nesta semana, a Secretaria de Segurança do Estado apresentou os dados registrados de janeiro a outubro deste ano, no que diz respeito a violência contra a mulher. Conforme a SSP, de janeiro a setembro deste ano houve redução de 32,4% dos femicídios em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2013, no período, foram assinalados 74 casos. Este ano, até setembro, a SSP registrou 50.
O número de estupros também diminuiu em 14,9%. Nos primeiros nove meses de 2013, foram assinalados 930 casos. No mesmo período deste ano, houve redução para 791. Os resultados positivos foram obtidos com um conjunto de ações voltadas à segurança das mulheres, da SSP, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e de ações conjuntas e transversais com outros poderes e órgãos de governo. A SSP garantiu R$ 11 milhões para a Rede de Atendimento para a Violência Doméstica e Familiar, com recursos, inclusive, para 2015.
Conforme a titular da Delegacia da Mulher de Uruguaiana, delegada Caroline Huber, apesar nos altos índices de Maria da Penha no município, os registros realizados pela Polícia Civil demonstram a diminuição de estupros e femicídios também aqui. Ela destaca que no ano de 2014 não tivemos femicídios registrados, tampouco casos de estupros confirmados. Conforme a delegada, avaliar os dados em relação aos estupros é mais complicado e vai além dos números, já que a maioria das vítimas prefere sofrer calada com medo da exposição. A Delegacia da Mulher funciona no 3º andar da Delegacia de Pronto Atendimento.

Secretária de Saúde acaba na Delegacia de Polícia


A secretária de Saúde, Saionara dos Santos foi ouvida na tarde de ontem, 28/11, na Delegacia de Polícia, em função de uma fiscalização realizada pela Comissão de Serviços Urbanos no prédio da Guarda Municipal de Uruguaiana.
Durante a fiscalização, os vereadores chegaram a um galpão localizado nos fundos do prédio. Ao entrarem no local, encontraram medicamentos vencidos, bem como equipamentos inutilizados, e três caixas contento frascos de medicamentos em boas condições. Diante disso, acionaram Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Vigilância Sanitária, que acabou por interditar o local. 
Segundo o prefeito Luiz Augusto Schneider, a Comissão alegou que os equipamentos lá existentes são radioativos, mas segundo Schneider, não há esse tipo de material no local, que é ocupado pela Secretaria de Saúde pra depósito de remédios vencidos.
A secretária Saionara dos Santos disse haver contrato para coleta dos medicamentos com uma empresa sediada em outra cidade. A última coleta foi no dia 15 de novembro, e hoje estaria realizando mais um translado. 
Na próxima terça-feira, a Vigilância Sanitária Estadual irá inspecionar o depósito. 
Além de Saionara, a chefe da Vigilância Sanitária de Uruguaiana, Raqueli Bitencourt, também foi parar na Delegacia, onde prestou depoimento.
A Polícia Civil também irá apurar maus tratos aos animais pertencentes ao Canil da Guarda Municipal, que encontravam-se em “ambiente impróprio”.

Pronatec vai beneficiar pessoas com deficiência, população de rua e adolescentes

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) terá uma modalidade para beneficiar pessoas com deficiência, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e moradores de rua. O chamado Pronatec Direitos Humanos teve as regras e critérios para a execução e monitoramento definidas em portaria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).
De acordo com a portaria, a modalidade será dividida em três grupos: Pronatec Viver Sem Limite, Pronatec Sinase e Pronatec População de Rua.
A qualificação e aperfeiçoamento profissional desses grupos será feita dentro das regras do programa, estabelecidas pelo Ministério da Educação, a partir de demandas apresentadas pela SDH.
A secretaria vai atuar em conjunto com órgãos estaduais, municipais e organizações da sociedade civil para identificar demandas e organizar a seleção e a pré-matrícula dos beneficiários.
Assim como nas outras modalidades do programa, os cursos do Pronatec Direitos Humanos serão ofertados pelas instituições das redes federal, estadual e municipal de educação profissional e instituições dos serviços nacionais de aprendizagem.
Criado em 2011, o Pronatec já ofereceu cerca de 7,5 milhões de vagas. A meta do governo é chegar a 8 milhões até o fim de 2014, antes da segunda etapa do programa, que deverá oferecer 12 milhões de vagas entre 2015 e 2018.

Painel Ed.2378

Natal em foco

O Executivo fez um belo trabalho de decoração da Praça Barão do Rio Branco, e está concluindo a Vila do Papai Noel, no largo da Ferroviária. A praça decorada será inaugurada hoje, 29/1, à noite. Esta é a maior decoração de Natal dos últimos anos. O Sindivarejistas se encarregou de decorar as ruas centrais.

Movimento

Um grupo de uruguaianenses liderados pela líder ruralista Stella Alves, está mobilizando Uruguaiana hoje à tarde. No embalo do “Vem pra Rua”, e da “Cruzada pela Liberdade”, eles também estão “Contra a Corrupção”, e chamam todos para a “Cruzada pela Liberdade e contra a Corrupção, vem pra Rua Uruguaiana”. A concentração é hoje, às 16h30min, na Praça do Barão. Políticos, não se aproximem.

Boa iniciativa
Um líder comunitário do bairro Cabo Luiz Quevedo busca apoio para desenvolver uma campanha de prevenção e conscientização na Rua Pinheiro Machado. O objetivo é reduzir o número de acidentes naquela via e falar sobre o uso correto da malha viária. A boa iniciativa deverá ser apoiada pelo Executivo.

Feira do Livro I
Inicia neste domingo, 30/11, a Feira do Livro 2014. é a 38ª edição e neste ano serão 14 livreiros da região e da capital Porto Alegre, além dos expositores de Uruguaiana.

Feira do Livro II
O lançamento oficial da Feira acontece na segunda-feira, 1/12, às 19h30min.

Felice Aplaude
O projeto Felice Aplaude traz à Uruguaiana um espetáculo com a banda de rock Nenhum de Nós e a Orquestra de Câmara da Ulbra. O evento acontece no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa neste domingo, 30/. O projeto é do Grupo Felice Automóveis.

‘Xisme’ I
O município disponibilizou aos vereadores o contrato com a empresa contratada pelo transporte e destinação dos medicamentos encontrados em um depósito da secretária de Saúde durante a sexta-feira, 28/11. Para surpresa, os parlamentares se recusaram a ver o documento.

‘Xisme’ II
O ‘xisme’ foi, de fato, muito grande, com direito a ‘piti’ de uma parlamentar e show de interpretação de outro. Pelo menos este ficou até o final.

Caminhada
O Legislativo anunciou apoio e participação na Caminhada da Paz, que acontece no próximo dia 8/12. Ronnie Mello garantiu a presença durante um encontro do Conselho de Ministros Evangélicos de Uruguaiana, que organiza a atividade.

Mulheres
A vereadora Josefina Soares não perde oportunidade para espetar a vice-prefeita Neraí Kaufmann. Em recente pronunciamento da Câmara de Vereadores, disse que Neraí ganha muito para ficar regando jardins. Se cada uruguaianense plantasse um jardim, a cidade ficaria linda.

Papai Noel 
A Vila do Papai Noel, em construção junto à Esplanada da Estação será inaugurada no dia 10/12. Entidades do município assumirão as casas que compõem a novidade, a fim de desenvolver ali intensa programação natalina.

Carnaval
Domingo, 30/11, acontece a 5ª Feijoada do Carnaval, no Tamandaré Iate Clube, a partir das 11h. Haverá roda de samba e a presença de todas as escolas do Carnaval Fora de Época. Ingressos e camisetas estão disponíveis na Comissão de Carnaval.

Visitas I
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que determina como regra o uso de detectores de metais ou aparelhos de raio-x para as revistas de visitantes em presídios.

Visitas II
Segundo a proposta, de autoria do Senado Federal, a revista manual só ocorrerá quando a pessoa não puder entrar em contato com equipamentos eletrônicos por motivos de saúde ou quando persistir a suspeita de porte de produtos ilícitos, mesmo após a revista eletrônica.

Visitas III
Caso ainda exista dúvida sobre a existência de algum objeto proibido e o visitante não concorde com a inspeção manual, a visita ao preso poderá ser realizada em parlatório – espaço reservado para conversa sem contato físico.

Sessão I
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores da próxima terça-feira, 2/12, acontece na localidade de João Arregui, tendo como sede a Escola Municipal Alceu Wamosy.

Sessão II
A iniciativa da Casa visa a descentralização e a aproximação do parlamento com as comunidades do interior do município, com o intuito de democratizar as atividades do Legislativo.

Posse I
O Sindicato e Associação Rural troca sua diretoria na próxima semana. A eleição ocorreu no final de outubro e a cerimônia de posse acontece no Salão Nobre da Pastoril, na terça-feira, 2/12.

Posse II
Assume a presidência da entidade o produtor rural Antonio Martins Bastos Neto. Ele sucederá João Paulo Schneider da Silva, o Kaju, que comanda o Sindicato e a Associação desde 2012.