segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Schneider participa de ato de apoio ao prefeito de Rosário do Sul

O prefeito Luiz Augusto Schneider participou de um ato na praça central de Rosário do Sul, município que sediou a reunião da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste. Intitulado ‘Pela Reforma Política. Em defesa da Democracia’, o evento contou com a participação também do presidente da Anfro, Gil Marques Filho, prefeito de Itaqui; Farelo Almeida, prefeito de São Borja; Aldérico Copatti, de Maçambará; Ricardo Gadret, de Quaraí;Iad Choli, de Barra do Quarai; Roque Montagner, de São Gabriel e Luiz Felipe Brenner Machado, o ‘Peta, de Santa Margarida do Sul.
Os prefeitos participaram do ato em apoio ao prefeito de Rosário do Sul, Luis Henrique Antonello, que passou por um processo de cassação pela Câmara de Vereadores de Rosário e obteu na Justiça decisão favorável, que o manteve no cargo. O evento teve ainda a participação de uma multidão, que manifestou seu apoio pelo Chefe do Executivo. Antonello foi o primeiro a fazer uso da palavra e, na sequencia, todos os gestores se pronunciaram, manifestando apoio e destacando alguns aspectos da política brasileira atual, além de ressaltar a importância do Estado Democrático de Direito. Expressões como “Se o povo elegeu seu gestor, só o povo pode tirá-lo deste posto”, tomaram conta das manifestações, que também abordaram as dificuldades financeiras dos municípios da região, a relação com as câmaras de vereadores e a necessidade de uma reforma política.
Schneider destacou também as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais em sua vida particular. “Às vezes temos que abrir mão de nossas carreiras profissionais, de nossos negócios, de nossas famílias, para que um interesse menor, de quem visa benefícios próprios e não o bem comum”, disse. O evento teve cerca de duas horas de duração e, ao final, Luis Henrique Antonello desceu do palco montado frente à praça, sob fortes aplausos e manifestações de apoio do povo.

Amfro realizada última reunião de prefeitos da do ano


A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) se reuniu nesta quinta-feira, 11/12, na cidade de Rosário do Sul. Este foi o último encontro entre os prefeitos da região, neste ano. Luiz Augusto Schneider esteve presente. Além dele, compareceram os prefeitos de São Borja, Farelo Almeida; Maçambará, Aldérico Copatti; Quaraí, Ricardo Gadret; Barra do Quarai, Iad Choli; São Gabriel, Roque Montagner; Manoel Viana, Silvana Salbego; Santa Margarida do Sul, Luiz Felipe Brenner Machado, o ‘Peta; Gil Marques Filho, que também preside a Anfro e o prefeito de Rosário, Luis Henrique Antonello e a vice-prefeita de Alegrete, Maria de Fátima Castro.
Além da apresentação do balancete referente ao mês de outubro, a reunião teve quatro pautas de grande importância. A primeira delas tratou sobre ‘Compras Governamentais de Micro e Pequenas Empresas da Região’, a cargo da técnica do Sebrae, Clara Graciliana Corrêa Salgago. Esteve presente também a representante da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediada em Alegrete, que participou das discussões a cerca da possibilidade de implantação do Hospital Regional na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, com vistas à ampliação da Infraestrutura e Serviços à Região e também para servir ao curso de medicina a ser implantado na Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana, em 2016.
Por proposição de Schneider, os prefeitos trataram sobre ’Consórcio Intermunicipal para Soluções dos Sistemas de Informática Pública, como Software de Gestão’ e por fim falaram sobre o tema ‘Cassação do Mandato de Prefeito’, com a presença de dois advogados indicados pelo prefeito de Rosário, Luiz Antonello.

Legislativo aprova Plano Municipal para a Infância e Adolescência

A realização do Plano Municipal para a Infância e Adolescência de Uruguaiana foi aprovada pelos vereadores na última sessão plenária deste ano, na quinta-feira 11/12. A vice-prefeita, Neraí Kaufmann, que coordena todos os conselhos municipais, entre eles o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uruguaiana (Condicau), esteve presente na sessão e apresentou os detalhes da proposta, as etapas planejadas para implementar políticas públicas de atenção às crianças e adolescentes e a importância da ação para buscar o pleno funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, respeitando o desenvolvimento das capacidades e os princípios constitucionais. Neraí integrou diretamente a elaboração do projeto. O PMIA foi elaborado pelo Executivo juntamente com o Condicau durante o ano de 2013/2014, projetando metas e ações locais orientadas pelas diretrizes e pelos objetivos estratégicos nacionais para os próximos dez anos.
Este projeto está alinhado com as orientações do Programa Amigo de Valor do Banco Santander e a Fundação Abrinq – Save the Children, com objetivo de viabilizar ações de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes; contribuir para o desenvolvimento de uma política articulada, intersetorial e participativa; superar os planos governamentais de curto prazo em favor de uma política de médio e longo prazo e ampliar os horizontes e aumentar a perspectiva de continuidade das ações e do alcance de metas a partir dos planos já existentes. Entre as ações definidas estão medidas socioeducativas, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, qualificação da atenção à saúde da criança e adolescente, projeto Meio Rural em Ação, fortalecimento das entidades cadastradas no Condicau e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Câmara escolhe Mesa Diretora para 2015


A Câmara Municipal de Vereadores escolheu na quinta-feira, 11/12, a nova Mesa Diretora da Casa, que conduzirá os trabalhos legislativos no ano de 2015. A partir de 1º de janeiro do novo ano, Jussara Osório (PSDB) preside a Casa, tendo como vice o colega de vereança, de partido e de trabalho, Egídio Carvalho. A vereadora Josefina Soares (PP), também colega de trabalho dos presidentes, continua ocupando a 1ª secretaria, e Rafael Alves (SD) e Carlos Eduardo Espíndola Alves, o ‘Dudu do Samba’ (PMDB), completam a mesa como 2º e 3º secretários, respectivamente.
Mais uma vez, não houve eleição, pois a chapa já estava definida há várias semanas, graças a uma marmelada, digo, acordo.
Entre as atribuições da Mesa Diretora está administrar a Câmara e manter a regularidades dos trabalhos legislativos. Compete atuar na execução orçamentária, na ordem política e em relação ao gerenciamento das atividades do órgão, com atribuições definidas no regimento Interno. Os serviços administrativos da Câmara são executados pelos Departamentos, e regidos por atos normativos expedidos pela Mesa.
Mandado de segurança
O Partido Democrático Trabalhista (PDT), do vereador Marcelo Lemos (PDT) impetrou um mandado de segurança preventivo na última semana, visando garantir o direito de participar da Mesa Diretora. A decisão da juíza Michele Soares foi de julgar improcedente, alegando que “No presente caso, haveria necessidade de dilação probatória para que os fatos alegados pelo ora impetrante pudessem ser comprovados”. Porém, agora que a eleição ocorreu, um novo pedido poderia ser feito. No entanto, Lemos diz que a medida não será tomada, uma vez que o objetivo foi atingido, e a mesa tem representação pluripartidária, mesmo que seu partido não tome assento. Além disso, uma ação de mesmo teor impetrada quando da última mesa diretora, quando Ronnie Mello foi eleito presidente, perdeu seu objeto sem ser apreciada pela magna Justiça Brasileira.

Fundo de Desenvolvimento do Comércio e da Indústria terá mais de R$ 1 milhão por ano


Depois de aumentar todas as taxas sob o pretexto de recompor o custo pelos serviços prestados, o prefeito Luiz Augusto Schneider criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Comércio e da Indústria (Fumdeci), vinculado todos os recursos arrecadados com Fiscalização, Vistoria, Ambulantes, Publicidade, Uso de Áreas, Licenças do Fundo de Comércio, Autos de Infração expedidos e quaisquer outras receitas inerentes.
O projeto foi votado pelos representantes do povo na quinta-feira, 11/12, sob forte pressão do representante do Executivo, secretário de Indústria e Comércio, Jorge Prestes Lopes, dos representantes dos Lojistas (CDL e Aciu), e representantes do “Arrancadão”, simulando representar os “de menor poder econômico”.
Os valores do Fundo serão aplicados em planos, programas, projetos e serviços voltados para a área de desenvolvimento econômico, sob todas as modalidades e formas, diretamente voltadas para os empreendedores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, incrementadas pela secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semic). O Fundo também poderá repassar o dinheiro público para prestação de serviços por parte de entidades conveniadas, de direito público ou privado, com vistas a execução de programas e projetos específicos, sempre claro, voltados para o desenvolvimento econômico.
Os primeiros projetos, inclusive, já estão definidos: condomínios empresariais para micro-empresários, seja lá o que isso queira dizer; reestruturação (sabe-se lá o que isso quer dizer) do centro de comércio informal (Camelódromo), Parque Municipal de Eventos (em algum lugar de Uruguaiana) e implantação do Complexo de Águas Termais.
Licença Especial
A Casa Legislativa também incluiu no Código Tributário do Município, a necessidade de prévia licença para o funcionamento de lojas francas e entreposto fornecedor, estabelecendo a Licença Especial de Fundo de Comércio, onerando, de forma nunca antes vista, qualquer empreendimento que ouse se estabelecer por estas bandas, ameaçando os interesses dos empresários locais. A tabela do “achaque” toma como referência a área a ser utilizada pelo empreendimento e, além de onerar os investimentos “alienígenas”, vai onerar também os pequenos empresários de Uruguaiana que terão mais esse custo se vislumbrarem a possibilidade de migrar para a exploração das lojas francas.

Estudantes desvendam os territórios sustentáveis do projeto educativo da AES Sul

O projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar chegou a Uruguaiana na última segunda-feira (08), a fim de provocar nos estudantes um novo olhar sobre o meio ambiente e despertar a consciência ambiental na idade em que aprender brincando é fundamental. Desta forma, a iniciativa leva a estudantes e professores das comunidades gaúchas da área de concessão da empresa uma proposta educativa para a sustentabilidade, com ações lúdicas interativas focadas nos temas energia, água, resíduos e mobilidade urbana, em especial no uso adequado e seguro da energia elétrica.
No Centro Esportivo da Zona Leste, alunos de sete escolas públicas estaduais e municipais de Uruguaiana vivenciaram as ações da proposta educativa, durante as manhãs e tardes, da segunda-feira (08) e terça-feira (09). Mediados pela brincadeira educativa do AES Sul na Comunidade, aprenderam sobre o consumo diário de energia em uma casa; a segurança e os processos de geração de energia; a coleta e o destino correto do lixo; o tempo de decomposição dos produtos; a quantidade necessária de água para produção de objetos; as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, entre outros assuntos relacionados ao meio ambiente.
Somados aos conhecimentos adquiridos com a vivência no Projeto, mestres e estudantes levaram para as suas casas revistas pedagógicas com atividades e brincadeiras que ampliam os olhares sobre as “coisas” do mundo. Além dos mais de 400 estudantes, também interagiram pelos territórios do projeto 26 docentes responsáveis pelas turmas. O AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar contou com a parceria da Prefeitura Municipal e da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, na realização das ações, quanto ao incentivo para a participação dos professores e alunos. Prestigiaram as ações em Uruguaiana, as Coordenadoras de Projetos da 10ª CRE, Marlise Silveira e Fátima Lewandowski.

Mais de 600 uruguaianenses caíram na malha fina

Com o fim da entrega dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2014, no Brasil, 937.939 declarações caíram na malha fina. De acordo com a Receita Federal, são 740.760 declarações com Imposto a restituir; 174.301 declarações a pagar; e 22.878 declarações sem sado de imposto a pagar ou restituir. No Rio Grande do Sul, são mais de 49 mil declarações retidas em malha fina, das quais 45% são de contribuintes de Porto Alegre. A segunda maior cidade foi Novo Hamburgo, com 7.222. Em seguida estão Caxias do Sul (4.676), Pelotas (4.466), Santa Maria (3.187), Passo Fundo (2.504), Santa Cruz do Sul (2.278), Santo Ângelo (2.204) e Uruguaiana (622). Conforme a Receita, o maior motivo de retenção em malha fina foi omissão de rendimentos, em 52% das retenções. A omissão ocorre quando o valor do rendimento declarado na Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física é menor do que o informado pela fonte pagadora em Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. Em segundo lugar vieram as despesas médicas, respondendo por 20% das retenções.

Iniciada campanha de incentivo à doação de medula óssea

Na terça-feira (16/12) e na quarta-feira (17/12) servidores da Câmara dos Deputados poderão se cadastrar como doadores de medula óssea. Funcionários do Hemocentro de Brasília vão coletar sangue no Hall da Taquigrafia, no Anexo II, e realizar o cadastro. A ação faz parte da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea - de 14 a 22 de dezembro -, instituída pela Lei 11.930/09, que teve origem na Câmara dos Deputados. Participam da abertura do evento, às 15 horas, o superintendente do Instituto do Coração do DF, João Gabbardo dos Reis, a diretora da Fundação Hemocentro de Brasília, Beatriz Mac Dowell Soares, e o deputado federal Beto Albuquerque - autor do projeto que deu origem à lei.
Os dados das pessoas cadastradas serão incluídos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), para que possam ser contatadas quando houver um paciente compatível. A campanha visa ampliar o cadastro de doadores voluntários e facilitar o tratamento de quem sofre de leucemia. Além do hemocentro, participam da campanha o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).
Orientações
Para fazer o cadastro no hemocentro o interessado deve ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde - não pode, por exemplo, ter doença infecciosa ou incapacitante. Também terá de apresentar documento oficial com foto (passaporte ou carteiras de identidade, de habilitação ou de trabalho) e CPF. O doador deve manter seu cadastro sempre atualizado. A atualização poderá ser feita diretamente no site do Instituto Nacional do Câncer (Inca) www.inca.gov.br/doador, ou pelos telefones (21) 3207-5299 e 3207-1447.

Vereadores aprovaram Lei que está aniquilando nossa vida noturna


A Câmara Municipal recebeu o abaixo-assinado realizado por proprietários e servidores de bares, restaurantes e lojas solicitando a revisão da Legislação Municipal que regulamenta o uso de toldos e mesas no passeio público, além de impôr restrição ao horário de trabalho dos estabelecimentos. O presidente Ronnie Mello, encaminhará ao Executivo as reclamações, defendendo o não cumprimento da Lei aprovada pelos prórios Vereadores. Segundo disseram os comerciantes durante a sessão ordinária de terça-feira, 9/11, são inúmeros os prejuízos causados pela Lei aos micro e pequenos empresários do município. 
Com apoio de aproximadamente 1.500 assinaturas, os comerciantes pedem a manutenção dos toldos já existentes no comércio em geral, pela proteção e conforto aos usuários e clientes; também pedem a dilatação do horário de utilização do passeio público para colocação de mesas e cadeiras, pelo menos até às 2h, de segunda a sexta, e até às 3h aos sábados, domingos e feriados; também querem a isenção da taxa de uso de área das calçadas para colocação das mesas.
De acordo com os representantes do grupo, as alterações são instrumentos para garantir a qualidade das condições de trabalho, bem como o desenvolvimento econômico e a manutenção de empregos.
A limitação do horário imposta pela Lei que, embora aprovada pelos Vereadores, é considerada arbitrária, reduziu o faturamento. Sua revisão é questão de bom senso dos Legisladores, e determinantes para a sobrevivência de bares e restaurantes, cuja atividade é referência de boas vindas e hospitalidade em qualquer cidade do mundo.

Iniciada Operação Verão

Foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (12) a Operação Verão 2014/2015, uma parceria entre Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Concepa. Polícias rodoviários vão reforçar a fiscalização nas rodovias com maior movimento e maior índice de acidentalidade.
Segundo a PRF, a ação estará integrada à Operação Rodovida, deflagrada em todo o país para tentar reduzir o número de acidentes e mortes nos meses de dezembro e janeiro, período de movimento intenso nas rodovias em função das festas de Natal e Ano Novo e das férias escolares. No Rio Grande do Sul, a operação se articulará com outras ações já desenvolvida pelas autoridades nacionais e municipais, como as operações Viagem Segura e Balada Segura. Policiários rodoviários que atuam em postos de menos movimento vão ser deslocados para atuar em rodovias como a BR-386, BR-116, BR-285 e BR-290, entre outras. O trabalho de fiscalização será focado no excesso de velocidade, na embriaguez ao volante, nas ultrapassagens proibidas e na fiscalização de motocicletas. Para isso, serão novamente utilizados mais de um radar no mesmo trecho das rodovias, a exemplo da estratégia já utilizada durante a Operação Hermes.

PL proíbe progressão de regime para condenados por crime hediondo e tortura

O Projeto de Lei (PL) 7676/14, em análise na Câmara dos Deputados, acaba com a progressão de regime para condenados por crime hediondo, tortura, terrorismo e tráfico de drogas. Hoje, os réus condenados por esses crimes começam a cumprir a pena em regime fechado, mas após cumprir 2/5 dela pode pleitear que o restante seja cumprido em semiaberto.
Para o autor do projeto, deputado Renato Molling (PP-RS), é preciso diminuir a impunidade. “Não adianta condenar os autores desses crimes a penas severas se, durante a execução penal, experimentam eles toda a sorte de benefícios, tais como a progressão de regime.”
As alterações propostas por Molling exigem que a pena pelos crimes seja cumprida integralmente em regime fechado. Além disso, acaba com a possibilidade de o juiz permitir ao réu apelar em liberdade.
O projeto altera a Lei dos Crimes Hediondos (8.072/90).

Uruguaiana receberá novos policiais

O Diário Oficial do Estado publicou nesta sexta-feira (12/12) a nomeação de 700 novos Inspetores e Escrivães de Polícia recém-formados pela Academia de Polícia do Rio Grande do Sul. A posse dos novos servidores está marcada para a próxima terça-feira, dia 16 de dezembro, no Palácio da Polícia. A cerimônia ocorre na parte da manhã para os Inspetores de Polícia e na parte da tarde para os Escrivães de Polícia. Conforme a lista, Uruguaiana receberá três novos policiais.

Veículos na mesma direção colidem


Uma colisão entre dois veículos no meio da tarde de hoje, tumultuou o trânsito na BR-472, no sentido Sul.
O acidente ocorreu por volta das 15h30min, no Km 587, logo após o Círculo Militar de Uruguaiana. Dois veículos deslocavam-se no sentido Uruguaiana/Barra do Quaraí. 
Após realizar uma ultrapassagem sobre um veículo Meriva, dirigido por um estudante de medicina veterinária da Unipampa, o motorista do veículo Gol, funcionário da empresa Alvorada Sistemas Agrícolas, sem abandonar a pista, converteu à esquerda para entrar na EstânciaItapitocaí. Com a manobra inesperada, o estudante não conseguiu reduzir sua velocidade, tampouco desviar seu trajeto, colidindo seu veículo Meriva com a lateral esquerda do veículo Gol. Ambos rodopiaram na pista e se acomodaram em um poste de concreto a aproximadamente 80m do ponto de impacto.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e rapidamente compareceu ao local do sinistro, socorrendo o motorista do Gol que encontrava-se em estado de choque, sem contudo, ferimentos de grande gravidade. O estudante teve apenas alguns aranhões na mão esquerda.

Dois presos do semiaberto são flagrados fora do local do trabalho


Um sujeito foragido da Justiça foi preso pela Brigada Militar na quinta-feira, nas imediações do Hospital Militar de Uruguaiana. Conforme a Brigada, ele cumpre pena no regime semi-aberto e estava em via pública, quando foi avistado pelos brigadianos. 
O preso que deveria estar trabalhando, foi abordado e encaminhado à Penitenciária de Uruguaiana. Conforme a Brigada, casos como este são mais comuns do que se imagina. Nesta semana, um outro preso do semi-aberto foi detido em via pública e devolvido ao reime-fechado. O homem foi denunciado por populares que temiam ter suas casas assaltadas, pois o sujeito estava em atitude suspeita e já havia sido visto tentando entrar no pátio de uma residência naquela mesma área da vida. 
Em algumas cidades do Estado, os presos do semi-aberto já são monitorados através do uso de tornozeleiras.

Susepe e IGP: Aprovada aposentadoria especial para mulheres


A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira (9), a aposentadoria especial para as servidoras da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e do Instituto Geral de Perícias (IGP). As mulheres já tinham o direito da aposentadoria diferenciada garantido, porém, não havia sido regulamentado por lei. Só os homens recebem o benefício.
Um grupo de servidoras do IGP e da Susepe acompanhou a votação nas galerias do projeto de lei complementar, de autoria do Executivo. Líder da bancada do PT, EdegarPretto ressaltou que aposentadoria especial é “uma conquista fruto de um esforço coletivo”. Ele elogiou, ainda, a iniciativa do governo Tarso Genro (PT) em enviar a proposta ao Legislativo, atendendo a uma reivindicação antiga das servidoras.
Ao se manifestar favorável ao projeto, o líder da bancada do PSDB, Jorge Pozzobom, ironizou a declaração do deputado AldacirOliboni (PT), que ocupou a tribuna pouco antes e afirmou que a administração de Tarso foi “um governo que olhou para as mulheres de outro jeito”. “Olhou faltando 22 dias para acabar o governo”, cutucou o tucano, enfatizando que não entraria na discussão política. Por fim, Pozzobom destacou o papel dos sindicatos para garantir a aposentadoria especial às servidoras.

190 em ação

Arrombamento
Na última semana, a proprietária de um laboratorio registrou ocorrência de furto. Segundo ela, alguém entrou no estabelecimento utilizando uma chave falsa. Do interior do laboratório, levaram a quantia de R$ 50. A câmera de segurança registrou a ação do bandido, sendo que o material foi entregue à Polícia. 

Furto
NaRua Iris Vals, na madrugada de quinta-feira, bandidos arrombaramumaresidência, sendo que os proprietáriosestavamdormindo. Do interior, foi levada uma carteira de couro modelo feminino, contendo documentos pessoais, cartões de crédito e a quantia de R$ 90. 

Recuperação
Umveículofurtadofoi recuperado pela Brigada Militar na última semana. O veículo Gol, de placas ICJ – 4306, foi recuperado na Travessa Francisco Bastos. 

Mais furto
Umaresidência localizada próximo a escola Vasco Prado foiarrombada na tarde de quinta-feira. Do interior os bandidos levaramumbotijão de gás. A vítima não possui suspeitos. 

Furto na escola
Um aparelho celular foi furtado no interior de uma sala de aula, na manhã de quarta-feira. O fato ocorreu na escola Romagueira Correia. 

Furto de novo
A dona de uma residência localizada na Rua João Mendes registrou na Brigada Militar que sua casa foi arromabada. Segundo ela, ao chegar encontrou os móveis revirados e a televisão enrolada para ser levada. 

Thaline Vidoto conquista mais um título para Uruguaiana


A boxeadora uruguaianense ThalineVidoto “migrou” para o JiuJitsu neste ano de 2014 e pelo visto o sucesso a acompanhou. No último dia 7, em Porto Alegre, a jovem estudante de Educação Física, membro da equipe de JiuJitsu Os Gorilas, conquistou mais um troféu para Uruguaiana, desta vez, o de campeã meio pesado pela Copa Prime 2014, organizada pela Federação Gaúcha. 
Para Thaline, o título é fruto de muito esforço e dedicação. Além disso, a jovem ressaltou a importância da família nesta caminhada de sucesso. O título de campeã meio pesado abre as portas para outras competições, inclusive internacional, sendo uma delas em Dubaí, porém Thaline precisa de apoio financeiro para participar de outros campeonatos. De acordo com a família, somente com a ajuda de patrocinadores, ela conseguirá levar o nome de Uruguaiana mais longe.
Thaline é um dos grandes nomes do Boxe no Estado.

Painel Ed.2384

Ação Social em foto

A secretaria de Ação Social e Habitação realizou ontem, 12/12, a Festa de Natal deste ano, na Vila do Papai Noel. O evento ocorreu pela manhã, com diversas atividades, entre elas um show de talentos e participação de famílias assistidas pelos projetos da Smash.

Outubro Rosa
Como não são realizados em Uruguaiana, os exames coletados durante a campanha Outubro Rosa estão recém sendo entregues as mulheres que participaram. Quem ainda não retirou o resultado pode procurar a secretaria de Saúde, das 8h às 12h30min, de segunda a sexta-feira.

Novembro Azul
O resultado dos exames realizados na campanha Novembro Azul já estão disponíveis, uma vez que eles são processados no município, portanto, são concluídos rapidamente. A entrega de resultados está ocorrendo das 8h às 11h30min, na secretaria de Saúde.

Dezembro Vermelho
Neste mês é a vez do Dezembro Vermelho. A campanha busca a conscientização e a prevenção da Aids e integra o movimento Fique Sabendo, que estimula realização dos exames e o diagnostico precoce.

Comitê
Será nomeado na terça-feira, 16/12, o Comitê da Balada Segura no Município. O grupo é formado por representantes dos órgãos envolvidos na operação, entre eles a Prefeitura Municipal, e representantes da comunidade, com o intuito de atuar como conselheiros.

Balneário
O Executivo voltou a tratar sobre a construção de um balneário na localidade de Barragem Sanchuri. Nesta sexta-feira, Schneider se reuniu com o subprefeito da localidade, Manoel Lima, o vereador Adalberto Silva e a presidente da Associação de Moradores, Marina Silva.

Bem vindos!
Atenção freeshops, venham investir na região. Itaqui e São Borja lhes esperam. Lá não tem achaque. Claro, nós temos, ou teremos, Arrancadão, Piscinão, Parcão, Buracão.

Infames
O momento da semana foi um café da manhã entre dois conhecidos infames uruguaianenses. Dizem que o ponto em comum entre os dois políticos é a vontade de se encostar-se no futuro governador.

Fronteiras I 
O encontro do Comitê de Integração Fronteiriça, que teve início na quarta-feira, 10/12, chegou ao fim por volta de 13h30min de quinta-feira, com a assinatura da ata final. O evento reuniu autoridades brasileiras e argentinas e discutiu formas de integração.

Fronteiras II
A pergunta que fica é ‘o que foi discutido sairá do papel?’. Cada dia que passa, mais os hermanos criam problemas para o ingresso de brasileiros a Paso de los Libres.

Fronteiras III
Enquanto isso, quem lucra é o Uruguai. Mesmo sendo um pouco mais distante, Bella Unión está tornando-se o point de brasileiros que vão às compras, principalmente nesta época e apesar da alta cotação do dólar.

Folia
“Bonito hein, bancando a festa e me devendo?” Essa é a pergunta que está rolando nos corredores da Santa Casa, ao descobrir que para pagar os convênios do Banco de Sangue, da Clínica Renal e do Pronto Socorro, que garantem a saúde da população não há dinheiro, mas para emprestar às escolas de samba, dá-se um jeito.

Carnaval I
A escolha da Corte do Carnaval 2015 acontece no dia 11 de janeiro. O evento estava marcado para este domingo, 14/12, mas acabou transferido pela Comissão de Carnaval.

Carnaval II
Por falar em carnaval, as incertezas em relação ao evento tomaram conta nesta semana. Afinal, o evento sai ou não? E a Cova? E Os Rouxinóis? E a Marduque? Quem vai desfilar? Quem vai devolver o que já recebeu? Schneider vai ceder?

Independentes
Os donos de bares e restaurantes, sem a devida representação sindical, buscam junto aos poderes Legislativo e Executivo, uma solução para os entraves às suas atividades econômicas.

Esperança I
A Secretaria Estadual de Saúde deve R$ 3,5 milhões à Santa Casa. A esperança de receber é a última que morre. O secretário de Governo Fernando Alves aconselhou os administradores a buscarem apoio do ex-provedor Lauro Delgado, que faz parte do Conselhão do Governador.

Esperança II
Se não der certo, em 2015 o deputado Frederico Antunes terá teta, ops, influência, no governo (seu Partido da Propina terá 2 secretarias), e já é defensor dos interesses da Santa Casa, Unimed, CDL, Despachantes, Transportadores. Um dia, se Deus quiser, ele vai defender o povo.

Triagem
A inauguração do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, que deveria ocorrer no dia dez, não ocorreu. Uma nova data ainda não foi definida, mas possivelmente seja anunciada na próxima semana.

Audiência I
Acontece na próxima segunda-feira, 15/12, audiência pública com os moradores da Rua Monteiro Lobato. Além de apresentar o projeto de recuperação daquela via, será explicado como funciona a Contribuição de Melhoria. Estão envolvidas na programação as secretarias de Fazenda, Ação Social e Habitação e de Planejamento.

Audiência II
A audiência pública acontece no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) Cabo Luiz Quevedo, onde há pouco ocorreu uma reunião pré-audiência pública, a partir das 19h.