quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Mudanças na Saúde: Município treina 150 agentes para programa ESF


A secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem, 15/12, o curso introdutório para agentes comunitários de saúde. As aulas estão ocorrendo na Biblioteca Municipal das 8h30min às 12h e das 14h às 18h, até a próxima sexta-feira, 19/12.
Para o prefeito Luiz Augusto Schneider, a medida representa uma mudança na política de saúde do município. “A cultura em nosso município vem sendo de procurar sempre o pronto socorro do Hospital ou o posto central. Nosso objetivo é que a população procure o atendimento de seu bairro e os agentes comunitários de saúde têm grande papel nessa mudança”, explica Schneider. “Esses profissionais têm condições de acompanhar aquela família e desenvolver com ela um vinculo de confiança tão necessário nesta área. Precisamos fortalecer cada vez mais a atenção básica”, disse.
Estão recebendo o treinamento 122 agentes aprovados no processo seletivo simplificado realizado no último dia 30/11, e 31 agentes que já estão trabalhando. De acordo com a secretária de Saúde, Saionara Marques, há cinco núcleos completos do programa Estratégia Saúde da Família, já atuando. “Com a chegada destes agentes, nosso objetivo é formar 15 núcleos”, explica a gestora.
Nos próximos meses, outros 150 aprovados no processo seletivo para agentes comunitários serão chamados para assumirem as funções.”
Tão logo o treinamento seja concluído os agentes iniciarão o trabalho nas unidades básicas de saúde.

Executivo desapropria área para construção de nova escola

O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou um decreto desapropriando a área localizada frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cabo Luiz Quevedo, no bairro de mesmo nome, próximo ao acesso ao conjunto habitacional João Paulo II.
O projeto do Executivo é construir ali a nova escola Cabo Luiz Quevedo, atualmente localizada na Rua Pinheiro Machado. O educandário apresenta problemas estruturais e o pequeno espaço físico não permite ampliações, dificultando o atendimento à demanda exixtente. O decreto de utilidade pública para fins de desapropriação, por interesse público trata de cinco terrenos localizados lado a lado, que totalizam uma área de 8.460,99 m².
De acordo com o secretário de Educação, Francisco Robalo Fernandes, a construção da nova escola terá início no mês de março. Atualmente, está sendo elaborado o projeto arquitetônico, memorial descritivo e planilha orçamentária. O educandário terá capacidade para atender aproximadamente 1,2 mil alunos.
Centro de triagem
Ainda ontem, Schneider assinou a ordem de avaliação de imóvel, também com a finalidade de desapropriação, de uma área localizada nas proximidades da Avenida Silveira Martins, na Estrada do Matadouro com Rua Pedro Cury. O objetivo é construir naquele local um novo centro de triagem de resíduos sólidos. Schneider quer firmar com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uruguaiana (ACMRU) e com o Centro de Educação Ambiental Nova Esperança (Ceane), o mesmo convênio assinado com a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (Aclan), ampliando assim o projeto Coleta Seletiva Solidária.

Prefeito e Santa Casa negociam pagamento de repasses


A crise envolvendo a Santa Casa de Caridade e o Poder Executivo pode estar no fim. A decisão final será da Câmara de Vereadores.
Na última sexta-feira, 12/12, o prefeito Luiz Augusto Schneider se reuniu com o advogado Maurício Blanco, representando a Provedoria da Santa Casa, oportunidade em que expôs uma possibilidade para quitar os débitos referentes aos repasses do município à instituição de saúde. Ontem, 15/12, uma nova reunião alinhavou o acordo. Desta vez estiveram presentes o procurador geral do município, Paulo Inda, o secretário de Fazenda, Luiz Henrique Fanti e a secretária de Saúde, Saionara Marques e uma comissão da Provedoria, formada, entre outros, pelo provedor, Gennaro Alfano e pelos advogados Maurício Blanco e Eduardo Velo.
O grupo afirmou ter interesse em concretizar a proposta feita por Schneider, de repassar à Santa Casa o saldo financeiro do fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), em 31 de dezembro de 2014, buscando quitar os referidos repasses.
Foi acordado ainda que hoje, 16/12, será realizada uma auditoria pela Santa Casa de Caridade e pelo Executivo, representado pela secretaria de Saúde e secretaria de Fazenda, em conjunto, a fim de verificar o real valor da dívida, uma vez que houve sequestros judiciais em favor da Santa Casa ao longo deste ano, se fazendo necessária uma apuração contábil detalhada entre as duas partes. Amanhã, 17/12, o grupo volta a se reunir com o Chefe do Executivo, ocasião em que os valores serão informados e ajustados alguns detalhes.
A partir deste levantamento, o Executivo irá elaborar o projeto de lei autorizando o procedimento, que será encaminhado à Câmara de Vereadores, para apreciação em sessão ordinária. Caberá aos vereadores decidirem sobre o assunto, se o município, de fato, conseguirá quitar os débitos.

Detran credencia o segundo Centro de Desmanche de Veículos do Estado

Uruguaiana contará, a partir dos próximos dias, como seu primeiro Centro de Desmanche de Veículos (CDV). A Centro que já está credenciado ao Detran/RS funcionará na BR 472, saída para a Barra do Quaraí. 
Além de Uruguaiana, outras cidades já contam com os seus desmanches. O processo de credenciamento iniciou-se em março de 2011, para regulamentar a atividade e coibir furtos e roubos de veículos. Atualmente, já são mais de 300 empresas cadastradas (em processo de credenciamento): 163 apresentaram a documentação completa e passam por treinamento. Outras 87 já instalaram o sistema informatizado e estão cadastrando o estoque de peças. O sistema já conta com mais de 240 mil peças cadastradas. A expectativa é que até o final do ano, pelo menos essas 87 empresas já estejam devidamente credenciadas, atuando com a nota fiscal eletrônica.
Até agosto de 2015, quando entra em vigor a Lei Federal 12.977/2014, que regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres, todas as 316 empresas deverão estar atuando como CDVs credenciados ao Detran/RS, nos moldes dos demais credenciados pelo Detran/RS (Centros de Formação de Condutores, Centros de Registro de Veículos Automotores, Centros de Remoção e Depósito e Fábricas de Placas e Tarjetas). Após o prazo estabelecido pela lei federal, as empresas que não se credenciarem serão consideradas irregulares e serão fechadas pelos órgãos competentes.

Papai Noel já chegou a Uruguaiana


Aconteceu ontem, no largo da Praça Dom Hermeto, a chegada do Papai do Noel a Uruguaiana. O evento marcou oficialmente, o início das festividades natalinas em Uruguaiana. 
Um enorme público participou de evento que tinha o Papai Noel como a principal autoridade. O bom velhinho recebeu as chaves da cidade e distribuiu brindes à garotada. 
Destaque para o trabalho da Brigada Militar, Guarda Municipal e Setran que garantiram a tranquilidade do evento dedicado ás crianças. 
Na Praça Dom Hermeto, as famílias podem visitar diariamente, a casa do Papai Noel.

Assembléia Legislativa: Fronteira uruguaia na pauta da Comissão do Mercosul

Na manhã desta quarta-feira, o deputado Luis Augusto Lara, solicitou à Comissão do Mercosule Assuntos Internacionais na Assembleia Legislativa do RS uma delegação para realizar uma audiência com o Ministério do Trabalho do Uruguai e representantes do parlamento Uruguaio. O objetivo é debater as facilitações de fronteira, retomar permanentemente as Feiras Laborais e Sociais, e fornecer a Carteira de Trabalho do Mercosul e a Cédula de Identidade de Cidadão Fronteiriço aos trabalhadores das regiões de fronteira. 
“De posse destes documentos, a população poderá trabalhar dos dois lados e usufruir dos benefícios. Essa medida assegura todos os direitos trabalhistas aos trabalhadores de ambos Países”, disse Lara.
As feiras já aconteceram nas cidades de Chuí, Santana do Livramento, Aceguá e Quarai, por iniciativa do próprio Lara quando secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado. A proposta busca integrar os dois governos, informando a população sobre benefícios e direitos dos trabalhadores que moram em um país e trabalham no outro, dando continuidade a este serviço também nos municípios de Barra do Quaraí e Jaguarão.
Durante a reunião da Comissão, Lara também falou da dificuldade de fazer a documentação “Hoje não se consegue implementar por causa do difícil acesso a essa documentação. Os trabalhadores precisam ir até Montevideo ou Porto Alegre para regularizar a situação” concluiu.
A audiência poderá acontecer ainda no mês de dezembro.

Útil ao agradável: Verão e Natal esquentam as vendas

Para quem passou por maus bocados com o calor do último verão, os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) têm uma boa notícia: a estação mais quente do ano, que se inicia oficialmente no dia 22 deste mês, não será lá tão quente assim. Ao menos não tanto como a de 2013/14. Mas atenção: proteção e cautela, pois teremos temperaturas de até 40 graus na fronteira oeste, sem levar em conta a sensação térmica. No verão 2013/2014, as altas temperaturas castigaram os gaúchos. Uruguaiana chegou a registrar 42,4 graus. Porto Alegreum dia antes, viveu o segundo dia mais quente em um século. A máxima de 40,5 foi a primeira acima de 40 graus registrada na estação convencional do Inmet desde que as medições oficiais da Capital passaram a ser feitas na Zona Leste. Além disso, foi o segundo dia mais quente da história de Porto Alegre em 104 anos de dados. Desde 1910, quando se iniciaram as medições, a maior máxima oficial foi 40,7 graus, em 1943.
As roupas leves e a água gelada ainda serão muito necessárias, e o tempo bom para o veraneio no litoral também está garantido. No entanto, a sequência de dias com temperaturas altíssimas não deve se repetir. De acordo com o meteorologista do oitavo distrito do Inmet, Gil Russo, o verão deste ano não irá superar o do ano passado e as marcas devem ficar dentro da média considerada “normal”. “Vamos ter dias com temperaturas entre 32 e 34 graus, podendo chegar a 37 e 38”, afirma o meteorologista. “Claro que também podem ser registradas máximas que ultrapassem os 40 graus, mas esses serão dias atípicos. Diferente de no ano passado, quando tínhamos uma sequência de dias quentes”. Russo explica que esse é um ciclo natural do clima, não uma espécie de bola de neve – que faz com que cada ano seja mais quente que o anterior. 
Vendas esquentam
Conhecedores do clima quente que os visita anualmente, os uruguaianenses aproveitam as promoções de Natal para adquirem ar condicionados, ventiladores, refrigeradores. Nas lojas de eletrodomésticos o clima esquentou nos últimos e até mesmo as grandes precisaram rever seus estoques. 
Nos freeshoop’s de Bella Union, o movimento também é intenso. Ar condicionados são adquiridos no País vizinho a preço inferior ao aqui apresentado. Ventiladores mais modernos que em Uruguaiana chegam a custar R$ 350, no Uruguai são comercializados pela metade do preço.

Festas de fim de ano são sinônimos de abigeato no Rio grande do Sul


Por Elder Filho
“Sou pecuarista na localidade de Pontas do Salso, município de Santa Margarida do Sul, nossa região é divisa e faz confrontação com os seguintes municípios: São Gabriel, Lavras do Sul, Vila Nova do Sul e Santa Margarida. Desde 2011 passamos a ser assolados por inúmeros abigeatos. Vários produtores foram vitimas onde tiveram seus bois abatidos a tiros, cujo o padrão é sempre o mesmo, um tiro na cabeça depois são sangrados e ficam no local somente as vísceras. O numero também é padrão. Sempre 5 animais. Só de lindeiros, foram 21 bois abatidos, afora os mais distantes. Incluem-se nesta lista o furto de ovinos cujas fotografias lhe enviei. Os prejuízos são alarmantes aliados a preocupação dos produtores pois os autores estão cada vez mais audazes. Fui procurado por alguns produtores, pois sou aposentado da policia civil, e estes julgam que possuo meios de orienta-los. Organizamos uma reunião, independente dos sindicatos, e vamos tentar montar uma vigília nestes meses que antecedem o final do ano. Mas preocupa-nos, pois não temos o poder de policia e por certo os autores andam armados. Recorremos a imprensa, pois possui voz ativa, fala pelo povo, e sei de carreira que os órgão de segurança devem ser provocados, visto a enorme demanda que possuem as cidades e a carência de Policiais e recursos, sei bem pois sou oriundo da policia civil. Preocupa-me mais ainda o descrédito que os órgão de segurança estão tendo. Este tipo de delito vem assolando nossa região há anos. Os prejuízos atingem desde o grande ao pequeno produtor. Veja, desde o ano passado foram 50 bois mortos a tiros, sem contar ovinos. Dia 13 passado, ensaiamos uma reunião com os produtores próximos da nossa região, a mais afetada”.

Este produtor, a exemplo de inúmeros em nosso estado, sofre na carne com o abigeato. Crime, via de regra sem solução. É sabido: Quem rouba um bem, sejam animais ou materiais, tem alguém que está a espera para comprar, receptar. É tão difícil assim localizar estas quadrilhas, que todos os anos praticam, com o mesmo “modus operandi”, este tipo de crime? Os prejuízos, sejam financeiros aos incautos produtores, sejam a saúde da população que vai consumir estas carcaças objeto de roubo, são recorrentes. A eterna reclamação de falta de pessoal e de equipamentos já não é mais aceitável. Se faz necessária uma ação que coíba, peremptoriamente, o abigeato. O apossar-se de bens ou dinheiro alheios parece haver-se estabelecido neste país. Basta. Há que se dar um basta. O depoimento que abre esta narrativa foi dado, em absoluta consciência de incapacidade frente aos fatos, pelo produtor Sérgio Cabreira, de Santa Margarida do Sul. Pasmem: Policial Civil aposentado!!! Não encontrando mais meios, resolveu apelar à Imprensa, aqui não me vanglorio de nada. Fiquei é preocupado mesmo, mas me obrigo a pensar o que leva um produtor a procurar a mídia para que algo, pelo menos, seja feito a respeito. Indignado postei imediatamente no facebook seu pleito. Como um raio guacho Tadeu Vilani e Humberto Trezi - leia-se ZH- entraram em contato e passamos a trabalhar na questão, buscando maiores informações. Nossa tarde de Domingo virou trabalho. E à eles toca a informação jornalística do problema. Senhores!! Isto vale também para nossa região. Tudo se pode, nada se faz contra o poder praticar, livremente, o ilícito. Urge a necessidade de ações práticas, de tomada de posições firmes. Isto tem que acabar. Em tempo, as fotos que ilustram este artigo são, propositadamente para chocar, para estarrecer... quem sabe alguém....

Operação Golfinho terá nova filosofia

A partir desta temporada, a Operação Golfinho terá uma mudança no seu foco de atuação. O mote principal será a prevenção. Com início previsto para o dia 20 deste mês, os salva-vidas começam a atuar nos 489 quilômetros de extensão do Litoral já levando em conta o novo modo de agir. De acordo com o chefe do Estado- Maior do Comando do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira, serão realizadas duas ações com esse objetivo no veraneio. 
Uma das principais mudanças, segundo Oliveira, é no caso de o banhista se negar a sair de alguma área de risco, pois os profissionais têm autonomia para tirar esta pessoa da água, da mesma maneira como ocorre em praias australianas, por exemplo. “Pedimos a compreensão da população. Sabemos que, às vezes, a abordagem pode não ser muito simpática, mas o principal objetivo é proteger a vida dos veranistas”, salienta o tenente-coronel. 
Além disso, os profissionais estarão na orla para orientar os banhistas por meio de conversas e alertas em locais com risco de afogamento. 
Estão previstos cursos com um turno de duração direcionados a crianças, adultos e surfistas. Às crianças, o objetivo é orientar sobre qual o comportamento adequado na beira da praia. Já para os adultos, a meta é promover uma mudança comportamental. Os surfistas irão aprender como auxiliar em salvamentos, utilizando suas pranchas. 
“A ideia é reduzir o índice de pessoas que entram no mar e acabam correndo o risco de se afogar”, disse o oficial.

Menor é apreendido


Depois de ser reconhecido por testemunhas, um menor de idade foi preso pela Brigada Militar, por roubo de um telefone celular. A vítima foi abordada pelo menor na noite de domingo, no bairro Cidade Alegria, sendo que o mesmo estava armado de revólver. 
Ameaçando puxar o gatilho, ele ordenou que a vítima entregasse o celular. De pose do telefone, ele fugiu em direção aos trilhos, sendo capturado logo em seguida.

Jovem é esfaqueada pelo ex-namorado

Uma moça de iniciais R.S. foi esfaqueada pelo ex-namorado na manhã de domingo, na Rua Tiradentes. 
Os policiais do Patrulhamento Ostensivo foram acionados por populares que escutarem os gritos de socorro e se aproximaram do local para ajudar. Conforme a ocorrência, o acusado utilizou um canivete para ferir a ex-namorada e logo em seguida, fugiu. Ele foi preso pela Brigada Militar nas imediações de onde o crime aconteceu, sendo que ainda havia marcas de sangue no canivete. 
O delegado responsável pela Delegacia de Pronto Atendimento foi questionado quanto a essa ocorrência na manhã de ontem. Passadas mais de 24 horas do momento do crime, o delegado ainda não havia tomado conhecimento dos fatos. 
Além desta ocorrência de tentativa de homicídio, a Brigada Militar atendeu outro caso. Neste último foi uma mulher que desferiu uma facada contra a vítima. O golpe atingiu o tórax do homem que precisou ser atendido na Santa Casa de Caridade, onde ficou hospitalizado.

Vândalos voltam a destruir o patrimônio público

Três lixeiras foram queimadas por vândalos no último domingo, próximo ao Terminal de Transporte Coletivo Urbano. Um registro policial foi feito pela Prefeitura de Uruguaiana, pois se trata de patrimônio público, cuja destruição causa prejuízos financeiros ao município. Recentemente, a sede da Secretaria de Meio Ambiente, instalada naquela mesma área da cidade, foi invadida por bandidos. Na oportunidade, vários objetos foram furtados. Apesar de bem iluminado, a pouca movimentação nos finais de semana, transforma o local em zona de risco.

Uruguaianense é morto em São Borja


Um evento promovido por um bloco de carnaval acabou em tragédia na madrugada de domingo (14), em São Borja. A fatalidade teria ocorrido devido a uma discussão envolvendo dois jovens ainda na festa.
Segundo a Polícia Civil, na saída eles teriam voltado a discutir em frente ao Parque General Vargas, quando um militar do exército, de 19 anos, atirou contra o rapaz. Lucas Teixeira Lencine, 23 anos, não resistiu aos ferimentos, ele era aluno de Ciência Política da Unipampa e natural de Uruguaiana. 
O militar se apresentou na Delegacia e assumiu o crime. A Polícia investiga o caso.

Fugitivo da Modulada é preso após cometer novo assalto


Dois homens armados invadiram o Super Útil na tarde de ontem, rendendo clientes e funcionários. O assalto ocorreu por volta das 16h, quando a dupla chegou ao local numa motocicleta. Eles entraram no estabelecimento com três revólveres, rendendo o vigilante e o tomando para eles a arma que estava com o funcionário. 
Depois de obrigarem o funcionário do caixa a entregar o dinheiro existente, a dupla fugiu do local. Na saída, eles agrediram um policial militar que chegava ao mercado acompanhado do filho. 
Perseguição e prisões
A Polícia foi acionada imediatamente a comparecer no bairro Areas Verde. Populares fizeram contato com a Brigada Militar que com as informações quanto as características da dupla, passou a realizar buscar. Ao avistar o suspeito, a BM deu início a perseguição que mais que na sequencia resultou nas prisões de “Tchê Louco” e Icaro. 
Tchê Louco fugiu recentemente da Penitenciária de Uruguaiana para onde retornou na tarde de ontem. O sujeito que fugiu com ele, “Tatuado”, ainda não foi localizado. 
Mesmo antes do assalto ao Super Útil, a Polícia já estava em seu encalce e a prisão seria realizada em pouco tempo.
Havia a informação de que ele e seus comparsas realizariam nos próximos dias um assalto uma loja de eletrodomésticos, localizada na Bento Martins.

190 em ação

Furto de carro
O veículo Gol foi furtado da Rua Flores da Cunha, próximo a escola Dom Hermeto, na noite de domingo. Segundo a vítima, ele se ausentou por menos de uma hora e ao retornar não mais o encontrou. O Gol é cinza e possui as placas ICC- 9090. 

Furto de carro II
Na sexta-feira, outro automóvel já havia sido furtado. O proprietário contou que deixou o automóvel em frente à sua casa e que ao retornar, não mais o encontrou. O furto ocorreu na Rua Iris Valls. 

Golpe na mãe
A mãe precisou denunciar o próprio filho por furto no final de semana. Ela disse que o menor de idade que atualmente reside em Alvorada, veio visitá-la e que após sua partida, constatou que havia sido furtada a quantia de R$ 4.500 de uma caixa que estava num local onde somente ele e ela tinham acesso. Segundo a mulher, o filho havia vindo passear por algumas semanas e que de uma hora pra outra decidiu ir embora. 

Denúncia
O pai de uma menor de idade que está sob os cuidados do Cacau, registrou ocorrência na Brigada Militar, após ter ido visita-la. Conforme a ocorrência, a menina apresentava lesões na orelha e quando questionada, disse ao pai que teria sido agredida por uma das monitoras. Os monitores teriam negado o fato ao pai. 

Roubo a pedestre
O morador de uma residência localizada próximo à Rua Julio de Castilhos foi surpreendido por um homem armado de revólver na noite de domingo, ao abrir a porta de sua casa. Ele ameaçou a vítima de morte e fugiu levado uma aparelho celular.

Com direito a placa, Celemaster conquista feito inédito


Que o futsal está no DNA do uruguaianense, todos já sabiam. Que tinha também nessa genética a participação feminina, faltava apenas o que foi testemunhado por mais de três mil pessoas no sábado (13), no Ginásio Municipal Oscar Miranda Schimidt. Bom lembrar o que aconteceu do lado de dentro e no de fora também. Afinal de contas, teve gente até na rua acompanhando o jogo transmitido para um telão montado nas paredes do Ginásio. Tudo isso para levar ao torcedor da Celemaster Uruguaianense as emoções de uma partida inesquecível. 
E põe emoções nisso. Elas não faltaram. Pelo contrário, vieram em abundância. Bom lembrar o que a argentina Becha dizia ainda na sexta-feira (12), entre amigos. “Podem esperar, vão ser muitas emoções. O jogo não é para quem sofre do coração”, garantia na véspera, a goleadora da competição, com 52 gols, e escolhida como a melhor jogadora do certame.
Só que Becha não precisava ter exagerado na profecia. A decisão contra a ACBF, de Carlos Barbosa, foi recheada de lances que colocaram a torcida em apreensão. Cada minuto era um misto de sofrimento ou delírio. Menos mal, que a história acabou bem para o time do Tricolor da Fronteira. 
Equilíbrio e surpresas
O jogo começou equilibrado, com chances para os dois lados, mas sempre com a iniciativa do time do técnico André Malfussi, que optou por escalar uma equipe bem ofensiva para iniciar a partida, tendo Becha e Duda mais a frente, sendo assessoradas por Gabriela e Dani. Mas o nome do jogo na primeira etapa foi mesmo a goleira Jéssica, que com grandes defesas justificou o que a torcida vem dizendo nas últimas apresentações da equipe. Para muitos, pelos milagres realizados durante o campeonato, Jéssica já pode ser colocada entre as melhores da posição no país. Mesmo a boa fase da goleira não pode evitar o primeiro gol do jogo, dos pés da excelente Pâmela. Numa boa jogada da equipe laranja, aos 11min23seg, ela abriu o placar e pôs ainda mais apreensão em um jogo cheio de alternativas. Enquanto isso, do outro lado da quadra Becha e Cia continuavam criando e perdendo chances. 
Mesmo com algumas mudanças, o time de Malfussi não conseguiu marcar no primeiro tempo, deixando tudo para a fase final do jogo. 
Na volta da segunda etapa, o que poderia ser ruim para a Celemaster, piorou. E não é que foi dos pés da sua melhor jogadora. Ela mesma, Becha, num lance de rara infelicidade, jogou a bola contra suas próprias redes, logo aos 2min16seg. 2x0 para a ACBF, e o que o mais pessimista torcedor pudesse pensar, virava um pesadelo em meio a uma festa que para todos já tinha hora para iniciar. Mas o que pareceria ser apenas questão de tempo foi se tornando perigoso. 
Mas quem tem Becha, Gabriela e Jéssica em quadra pode esperar tudo. E não é que a virada começou a se concretizar num lance de gênio da camisa 31, Gabriela. E em um lance de lateral, quando nem mesmo a torcida esperava um perigo maior para a meta da goleira Luíza, escolhida a menos vazada do certame, veio o início de uma reação histórica. Aos 3min53seg da segunda etapa, ao receber a cobrança de Becha, Gabriela, de bico, tocou no canto esquerdo de Luíza, que ao ver a bola tocar na trave e resvalar para o fundo das redes, não acreditava no que estava acontecendo.
A ACBF dava nesse lance, a oportunidade de reação à Celemaster. E era a chance que a torcida esperava para por abaixo o Shimitão. E foi o que aconteceu a partir daí. Com a força ainda maior de uma torcida frenética, a Celemaster tomou conta por completo do jogo. O que parecia ser impossível, na medida em que o jogo acontecia, era apenas questão de tempo para se tornar realidade. E com a ajuda do árbitro Ricardo Amaral Messa, que viu pênalti em uma jogada duvidosa na área da ACBF, Gabriela teve a chance de empatar o jogo. E a capitã do Tricolor da Fronteira não perdeu a oportunidade. Num chute forte, não deu chances para Luíza e empatou o jogo, aos 6min23seg do segundo tempo. O empate já favorecia as meninas da Celemaster. Mas motivadas pela adrenalina gerada pela torcida local, o único resultado que se esperava era o da vitória. E ela só poderia chegar dos pés da goleadora Becha. A Argentina, em uma jogada individual, deixou para trás a marcadora e na saída da goleira Luíza, tocou de mansinho para o fundo das redes. Eram 10min53seg e Becha enlouquecia por completo o ginásio. O time do técnico Henrique Pianta ainda esboçou uma reação, mas que acabou rapidamente. Em uma escapada em contra-ataque, Becha e Gabriela saíram em tablea até a meta adversária. Becha, que no jogo anterior foi criticada por não passar a bola do jogo para uma colega melhor posicionada, lembrou daquilo, e entregou de bandeja o quarto gol para Gabriela sacramentar a vitória, 4x2 no placar, aos 11min20seg. 
Depois disso, o que era natural aconteceu. A ACBF de Pianta foi para cima do time da Fronteira com a goleira-linha. Mas não conseguiu chegar ao gol, mesmo tendo a seu favor dois tiros livres. O desequilíbrio emocional da equipe laranja chegou ao ápice com a expulsão de Pâmela, faltando 15 segundos para o final do jogo. 
Embalada pelo coro de mais de três mil vozes de “É campeão, é campeão”, a Celemaster Uruguaianense fez história. Merece placa no Ginásio Municipal de Esportes Oscar Miranda Schimidt. O primeiro título estadual de alto nível conquistado por uma equipe local em casa. 
Agora que venha a Taça Brasil em 2015. Um novo desafio, a um time acostumado a superar dificuldades. E a se superar. Parabéns meninas, parabéns futsal uruguaianense, de novo, no topo do Estado. 
Celemaster: Jéssica, Dani, Gabriela, Duda e Becha. Jogaram também Tay, Victória, Deli e Francieli. Ainda participaram do jogo Andressa Cerentini, Amanda, Helena, Mariana e Tuigui. 
Técnico: André Malfussi.
Gols:Celemaster : (31) - Gabriela, aos 23’53”, 26’23” e 31’20” e (8) - Becha, aos 30’53”
ACBF: (12) - Pamela, aos 11’23” e (8) - Becha (contra), aos 22’16”.

Painel Ed.2385

Vila do Papai Noel

Foi inaugurada na noite de domingo, 14/12, a Vila do Papai Noel. O espaço está localizado junto à Esplanada da Estação e é composto por várias casas. O projeto conta com a participação de diversas entidades do município. A chegada do Papai Noel foi a principal atração da noite de inauguração. O Bom Velhinho, porém, chegou um pouco atrasado. Parece que pegou congestionamento no centro da cidade.

Protesto
Na quinta-feira, 11/12, tratores e máquinas agrícolas tomaram dezenas de estradas e rodovias que cortam o país, em protesto a tentativa do governo de criar mais um imposto para o setor que mais gera empregos, é responsável por cerca de 30% do Produto Interno Bruto – PIB - e pelo saldo positivo da balança comercial. Trata-se de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que preveem o emplacamento, licenciamento e pagamento de IPVA de tratores e máquinas agrícolas.

Segundo Turno I
O eleitor que não votou e não justificou a ausência no segundo turno das eleições deste ano tem até o dia 26 de dezembro para apresentar a justificativa em qualquer cartório eleitoral. O eleitor deve apresentar o requerimento de justificativa e a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito, para que o juiz eleitoral a examine.

Segundo Turno II
No prazo final para a justificativa, dia 26, logo após o feriado de Natal, os cartórios eleitorais de todo o Estado ficarão abertos das 9h às 15h. O cartório da 57ª Zona Eleitoral funciona na Rua Julio de Castilhos, 3384.

Segundo Turno III
No Rio Grande do Sul. O Tribunal Regional Eleitoral criou ainda uma facilitada. Os eleitores podem realizar todo o procedimento de justificativa pela internet, no Sistema Justifica, que também atende os eleitores de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e os residentes no exterior.

Crise
A crise é tão grande que até Papai Noel está morando em vila.

“Apavo”
Os lojistas estão “apavo”. É só Loja, com ele maiúsculo, desembarcando em Uruguaiana. Depois da Pompeia, é a vez da Gang se instalar no coração da cidade. Depois da supertaxa nos freeshop, do fundo para os comerciantes, o que será que eles vão bolar agora? Mais algumas investidas da Semict e o BIG levanta acampamento. Anotem ai.

Barulho
Após troca de tiros ontem a noite com empregado rural e supostos abigeatários, os produtores rurais da região dos Salsos se unem, e intensificam a vigília nos corredores. Hoje, a Equipe de Combate ao Abigeato de São Gabriel atua na área coletando dados que direcione às investigações.

Ai I
O TRE/RS julgou as prestações de contas dos eleitos deste ano. Por lei, todos os candidatos eleitos devem ter as contas julgadas até a data de sua diplomação, neste caso marcada para o dia 18/12. O governador eleito, José Ivo Sartori, o vice-governador, José Paulo Cairoli, assim como o futuro senador, Lasier Costa Martins, e seus dois suplentes, tiveram as suas aprovadas, mas com ressalvas.

Ai Ai II
Tiveram as contas desaprovadas os deputados federais Sérgio Moraes, Luiz Carlos Busato e Ronaldo de Oliveira, todos do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Já dos eleitos para a Assembleia, tiveram as contas desaprovadas Aloisio Classmann (PTB), Sérgio Turra (PP), Luis Augusto Lara (PTB), Ronaldo Santini (PTB), Marcelo Moraes (PTB) e Mauricio Dziedricki (PTB).

Exagerado
O Prefeito já fala em construir um novo centro de triagem de resíduos sólidos para as associações de catadores. Ora, mas o primeiro sequer foi entregue a quem o vai operar. Segundo as más línguas porque a referida operadora não está mais interessada.

Exposição I
Entre os dias 18 e 23 deste mês acontece a exposição “Um olhar sobre o grafismo indígena”, que exibe uma coleção de joias conceituadas na cultura das tribos Guarani e Kaingang do Rio Grande do Sul. As peças representam as formas e cores, pertencentes à pintura corporal e dos objetos artesanais dessas tribos.

Exposição II
A exposição ocorre no Memorial Casa João Goulart, em São Borja. O projeto é realizado pela designer uruguaianense Mariana Barros, que também desenvolve as jóias.

Recesso I
A Câmara de Vereadores já está em recesso parlamentar. A última sessão ordinária ocorreu na quinta-feira, 11/12, presidida pelo vereador Ronnie Peterson Colpo Mello. De acordo com o regimento da Casa, as atividades retornam ao normal em março de 2015.

Recesso II
Neste período, a Casa poderá se reunir em regime extraordinário, a fim de apreciar matéria de origem do Poder Executivo. Uma sessão extraordinária já está marcada para o dia 18/12.

Recesso III
Os setores administrativos da Casa têm expediente das 8h às 16h, sendo suspensos os trabalhos ordinários como sessões e reuniões das Comissões Técnicas, até dia 1º de março.

Esquecidos I
Na última noite da 38ª Califórnia da Canção Nativa, equeceram de chamar ao palco, para o encerramento, o patrão do CTG Sinuelo do Pago e o secretário de Cultura – que a propósito estava pagando pela festa. Do Ivoné até lembraram posteriormente, mas do secretário Montardo...

Esquecidos II
Acontece que a gafe tornou a ocorrer na inauguração da Vila do Papai Noel e, parece que o secretário Rubens Montardo é o alvo preferido. Dessa vez, a primeira dama lhe fez companhia. Suas presenças não foram registradas pelo protocolo, tal como foi a dos demais secretários, lideres sindicais e assemelhados.

Parada
Acontece no próximo dia 21/12, a 9ª Parada LGBT, às 18h. A concentração está marcada para ocorreu na esquina da Rua Duque de Caxias com Avenida Presidente Vargas. As atividades culturais estarão ocorrendo no Parque Dom Pedro II, o “Parcão”.