segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Sartori anuncia mais dois nomes, restam quatro secretarias

O governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) anunciou mais dois nomes que integrarão seu secretariado. O ex-prefeito de Rio Grande e deputado estadual eleito Fábio Branco (PMDB) vai ocupar a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, enquanto o economista Tarcisio José Minetto (PSB) será o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo.
Fábio Branco foi eleito duas vezes prefeito do município de Rio Grande e deputado estadual mais votado do PMDB neste último pleito e obteve a maior votação na história de Rio Grande.TarcisioMinetto é economista, pós-graduado em cooperativismo, especialista em economia agrícola e estudos de custos de produção e rentabilidade em lavouras. Atualmente, ele exerce o cargo de superintendente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro-RS).
Com isso, restam ser definidos quatro titulares das 19 secretarias: Planejamento e Desenvolvimento Regional, Modernização Administrativa e Recursos Humanos, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer. Na segunda-feira, 15/12, o governador anunciou dez nomes, que se somaram aos três primeiros definidos no dia 4/12.

Gaúchos eleitos são diplomados na Capital

Os gaúchos eleitos em 2014 foram diplomados na quinta-feira, 18/12, no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em Porto Alegre. Receberam o diploma o governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) e o vice-governador José Paulo Cairoli (PSD); o senador eleito, Lasier Martins (PDT) e seus dois suplentes, Christopher Goulart (PDT) e Adílson Silva dos Santos (PEN), e os eleitos para deputados estadual e federal.

IPTU não teve aumento de tarifa

Alguns veículos de comunicação tem irradiado a notícia de que o Imposto Predial e Territorial Urbano teve aumento. Nossa reportagem consultou a legislação municipal que disciplina a matéria e constatou que a notícia é mentirosa, e está sendo plantada para confundir a população. IPTU não é Taxa de Lixo, embora esta seja paga junto com o IPTU.
A revisão da Taxa de Lixo foi aprovada pela Câmara dos Vereadores, com dois votos contrários, de Marcelo Lemos e Rafael Alves.
A casa legislativa entendeu ser necessária a inclusão de um novo parâmetro de cobrança, qual seja a área do imóvel ocupado pela residente, ou empreendimento.
Para o imóvel residencial, foram definidas 5 faixas de tarifação. Já para os imóveis comerciais, 8. 
Residências com área de até 100m2 não tiveram qualquer aumento, enquanto mansões com mais de 500m2 tiveram aumento de apenas 22%.
Já os imóveis comerciais sim, foram onerados significativamente. O menor foi de 150% para estabelecimentos com até 50m2 de área, e de 1.550% para estabelecimentos com área superior a 1.500m2.
Confira as novas tarifas, e a variação 2014/2015.


Câmara retoma sessão extraordinária na segunda

A Câmara Municipal se reuniu extraordináriamente ontem, 19/12, para apreciação de 16 projetos encaminhados pelo Executivo.
A sessão foi suspensa até às 9h de segunda-feira, 22/12, sem que algum projeto tenha sido apreciado. Todos necessitam de pareceres das comissões da Casa, que não tem condições de analisá-los em uma única sessão.
Os parlamentares solicitaram informações ao prefeito Schneider sobre alguams ações, como a dívida com o Hospital Santa Casa de Caridade e o posicionamento quanto destinação à Instituição das sobras de recurso do exercício 2015, amortizando a dívida com o convênio referente às cirurgias eletivas, e esclarecimentos sobre a aplicação da Lei que proibe toldos e define taxa pelo uso de área pública, e horário de funcionamento de bares e restaurantes; também querem a alteração da legislação vigente para que a cobrança de lixo dos imóveis territoriais seja escalonada em outra faixa de tributação, separada dos imóveis residenciais; e também um cronograma para melhoria nas condições de trafegabilidade das estradas vicinais.
Carnaval e Saúde
Foi submetido aos vereadores um projeto de lei autorizando o empréstimo de R$ 549 mil à escola “laranja” do Carnaval 2015, Apoteose do Samba, para que repasse às irmãs, a fim de que o Natal, digo, Carnaval, seja de luxo.
Outra proposta é a reapresentação da emenda à Lei Orgânica Municipal para remanejar recursos para Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, excedentes ao mínimo constitucional de 25% do orçamento, para aplicação na área de Saúde. Esta é a saída financeira do município para colocar em dia os compromissos com a Santa Casa de Caridade para que esta, por sua vez, de continuidade aos serviços de saúde básica colocados à disposição da população de Uruguaiana.

Schneider extingue o diretório do PSDB

O ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice foi arrancado da presidência do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Uruguaiana.
A decisão foi tomada na tarde de quinta-feira, 18/12, em uma reunião da Comissão Executiva Estadual do Partido, presidida pelo deputado Adilson Troca, com a presença do vice-presidente, Irineu Schenkel; do 3º vice-presidente, Tomaz Wonghon; do secretário-geral, Jorge Alberto Hias, do secretário Artur José de Lemos Junior; de Giovani Luzzatto, tesoureiro adjunto; Marcos Paulo do Monte Vieira, vogal; do deputado Jorge Pozzobom, líder da Bancada; dos suplentes Mario Manfro, Daniel Ludwig e Tarsila Crusius,do assessor jurídico Décio Itiberê, além do próprio Sanchotene, que é tesoureiro.
A decisão da Executiva se deu sob pressão de determinação judicial. A Executiva Estadual foi obrigada a apreciar a extinção do Diretório Municipal de Uruguaiana, uma vez que diante da renúncia de mais da metade dos integrantes do Diretório, o Estatuto tucano prevê a extinção do Diretório, com a nomeação de uma Comissão Provisória.
Na votação, o 3º vice-presidente Tomaz Wonghon se absteve, enquanto Felice e Mario Manfro disseram não reconhecer a extinção do Diretório Municipal de Uruguaiana. No entanto, os demais membros não só reconheceram, como aprovaram a instalação de uma Comissão Provisória para conduzir o Partido até a próxima eleição municipal para o Diretório, que ocorre em março.
A Comissão Provisória tem na presidência Nelson José Pereira da Silva, que já presidiu o PSDB; o secretário é o atual secretário municipal de Educação, Francisco Robalo; o tesoureiro é Eloy Trojan, ex-prefeito e atual secretário de Transportes; também fazem parte da Comissão o próprio prefeito municipal Luiz Augusto Schneider, o secretário de Cultura Rubens Montardo Junior, e os servidores Norberto SchirmerEtcheverra e Ivete Terezinha Guterres de Carvalho.

Schneider recebe ACRMU e trata sobre criação de novo centro de triagem


A expansão do projeto Coleta Seletiva Solidária em Uruguaiana está sendo discutida pelo prefeito Luiz Augusto Schneider e vem avançando. Na tarde desta quinta-feira, 18/12, ele recebeu a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uruguaiana, Neiva MessaEstigarribia, para tratar do assunto. Na presença ainda do secretário de Meio Ambiente, Rogério de Moraes, foi tratado sobre a construção de um novo centro de triagem, que deve ser construído em 2015, tendo o objetivo de sediar as atividades da Associação a partir de firmado um convênio entre o município e a ACRMU, como realizado anteriormente com a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza.
Discutiu-se a possibilidade de que a Associação instale-se em uma sede provisória, tal como ocorreu com a Aclan, vez que uma central de triagem foi montada para atender as necessidades da entidade enquanto o Centro de Triagem de Resíduos.

Prefeitura contrata empresa para realizar obras em ginásio

O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou há pouco a requisição para contratação de empresa em regime de empreitada global para execução das obras do ginásio de esportes e pista de atletismo do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). 
Os projetos, memoriais descritivos, especificações técnicas, ARTs e planilhas orçamentárias já estão elaboradas O CIE será construído no bairro Cabo Luiz Quevedo.
A assinatura da requisição ocorreu no salão nobre da Prefeitura, na presença do vereador Fernando Tarragó e dos secretários Vicente Majó, de Esportes e Lazer; Francisco Robalo, de Educação; Eloy Trojan, de Transportes, Diego Roque, de Planejamento, e do arquiteto Roberto Thevenet.

Obras do conjunto residencial : Miguel Ramos iniciam em março

Luiz Augusto Schneider reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 18/12, com o empresário Cristiano César Silveira, o advogado Rodrigo Marabeau, da empresa Rocris Empreendimentos e Construções, de Balneário Camburiú e com o arquiteto Carlos Alberto do Canto, que representa a empresa em Uruguaiana.
Eles falaram sobre o projeto de construção de 996 casas no bairro União das Vilas, antiga Chácara das Pêras, denominado Conjunto Residencial Miguel Ramos. As casas serão financiadas através do programa Minha Casa, Minha Vida. Foram acertados alguns detalhes referentes à aprovação do projeto, com a finalização da parte documental e outros requisitos técnicos, já cumpridos pela empresa a presença ainda do secretário de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha e do engenheiro Valdir Câncio.
O empreendimento terá 25% de área de lazer. São casas individuais, com aquecimento solar e espaços comerciais, tudo construído com tecnologia Steel Frame, que não leva água.
A obra terá início em março de 2015, com previsão de inauguração para setembro de 2016.

Odebrecht interrompe atividades a partir de hoje

Entre os dias 20 de Dezembro de 2014 e 04 de Janeiro de 2015, não serão realizadas obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotos e distribuição de água.
As atividades serão retomadas a partir do dia 5 de janeiro de 2015. Porém, a recuperação asfáltica dos locais onde foram realizadas as obras seguirão normalmente durante este período, conforme o cronograma abaixo:
 Segunda-feira
15 de Novembro, entre Rodrigues Portugal e Antonio Monteiro;
General Câmara, entre Rodrigues Portugal e Antonio Monteiro;
Terça e Quarta-feira
Júlio de Castilhos, entre 15 de Novembro e 13 de Maio;
General Câmara, entre Antonio Monteiro e José Garibaldi;
Sexta
Antonio Monteiro, entre Duque de Caxias e Domingos de Almeida;
13 de Maio, entre Rodrigues Portugal e Antonio Monteiro;
Sábado
Antonio Monteiro, entre Domingos de Almeida e General Câmara.
13 de Maio, entre Antonio Monteiro e José Garibaldi.

Ronnie diz que Schneider tem evidente incapacidade de gestão


O presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, Ronnie Mello, encaminhou nota de esclarecimento aos meios de comunicação, se referindo as declarações feitas pelo Prefeito Luiz Augusto Schneider em reuniões com entidades e lideranças do município. As mesmas declarações teriam sido feitas por alguns dos secretários de Schneider.
Segundo Ronnie, o prefeito teria dito que a Câmara Municipal está descomprometida com o povo e não é parceira do Executivo nas deliberações da atual administração.
“Essa afirmativa não corresponde com a postura do Parlamento, tendo em vista a disponibilidade de diálogo ofertada nesta gestão ao Chefe do Executivo e a presteza dos vereadores no atendimento das solicitações de tramitação em caráter de Urgência Urgentíssima de projetos encaminhados pelo Executivo, disse o vereador”. 
Ronnie enfatizou que no ano de 2014, aprovou 114 das 117 matérias encaminhadas pela Prefeitura, destes eram 110 projetos de Lei, 4 (quatro) de Lei Complementar, 3 (três) emendas à Lei Orgânica e ainda o Plano Diretor. Ou seja, mais de 95% dos encaminhamentos obtiveram apoio da Câmara Municipal para sua aprovação. 
“Com a finalidade de responsabilizar os vereadores pela evidente incapacidade de gestão eficiente e eficaz, o Prefeito usa dos meios de comunicação para mascarar esta realidade. Austeridade e competência são condições para a representação popular. Os direitos fundamentais do cidadão contribuinte, com primazia, serão defendidos pelos representantes do povo. O Parlamento não vai compactuar com desmandos e anomalias cotidianamente verificadas na aplicação dos recursos públicos. O espírito público está acima de ações que buscam desviar o foco das reais razões para a inaptidão da administração municipal”, finalizou.

Cães da Guarda Municipal são transferidos


Ocorreu na manhã de ontem, 19/12, a transferência dos cães da Guarda Municipal, para um novo espaço – adequado para os mesmos – junto à secretaria de Segurança e Trânsito e a própria Guarda, na Rua Eustáquio Ormazabal, antiga Destilaria de Petróleo Ipiranga.
A medida foi determinada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider a cerca de três meses e somente ainda não tinha ocorrido em razão da liberação do espaço. A secretaria de Segurança e Trânsito também recebeu uma notificação do Pelotão Ambiental da Brigada Militar para que efetuasse a transferência no prazo de 30 dias úteis a partir do dia dois de dezembro. “Como já havia a determinação do Prefeito de que os animais fossem transferidos, foi possível concluir essa ação bem antes do término do prazo”, diz o secretário da pasta, Vitor Gediel Machado. Atualmente, compõe o canil da Guarda Municipal um cão adulto e dois filhotes.

Viatura da BM bate em carro na Presidente


Um acidente envolvendo uma viatura da Brigada Militar foi registrado na manhã de ontem. O fato ocorreu por volta das 11h30min, quando ao cruzar a Avenida Presidente Vargas pela Duque de Caxias, a viatura bateu num automóvel que seguia em sua preferencial. Segundo o policial que conduzia a viatura, a sirene estava acionada, pois ele seguia em atendimento a uma ocorrência. 
A viatura precisou ser removida e a instituição terá que arcar com os prejuízos. Ninguém ficou ferido.

Brigada prende dupla com moto furtada

Na tarde de ontem, ocorreu o furto de uma motocicleta de frente aloja GP Pneus.Logo após o CIOSP repassar o alerta de furto via rádio, uma Guarnição se deparou com dois indivíduos próximos a Escola Cecília Meireles, cada um tripulando uma motocicleta, sendo que um ajudava o outro no deslocamento da que estava desligada. 
A dupla foi abordada e presa em flagrante, pois se tratava da moto recém furtada. Na Delegacia, um alegou ser comprador. O flagrante foi por furto e receptação.
O furto de automóveis e motocicletas aumentou consideravelmente nos últimos dias. Nos últimos 10 dias, pelo menos cinco veículos foram furtados.

Vagão descarrilha e causa pavor


O trem voltou a causar transtorno e preocupação em Uruguaiana. A passagem do trem pelas vias públicas da cidade há tempos preocupa a comunidade que reside nas imediações dos trilhos, assim como os pedestres. 
Na quinta-feira, por volta das 16h, um dos truques do trem descarrilhou. O fato ocorreu na Rua Monte Caseros, a poucos metros de residências ali localizadas. As casas construídas na área invadida há pelo menos 20 anos pela comunidade estão a mercê de acidentes. Moradores que estavam sentados em frente as suas casas, precisaram sair as presas. Crianças que brincavam nas calçadas viveram uma verdadeira cena de terror. 
Os vagões pertencentes a uma empresa argentina e que seguiam para o País vizinhoforam desmontados por funcionários de lá que vieram fazer o socorro o aqui. Por sorte, ninguém ficou ferido.

Acordo oferecerá aplicativo para vítimas de violência

Na próxima sexta-feira (19/12), será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de justiça e demais instituições para viabilizar a disponibilização de um aplicativo de celular às mulheres vítimas de violência doméstica que tenham em seu favor medidas de proteção . A cerimônia ocorrerá às 14h30min, no auditório do Palácio da Justiça, no centro de Porto Alegre. O aplicativo foi idealizado pela Organização Não-Governamental Themis - Gênero e Justiça e encaminhada ao Tribunal de Justiça por intermédio da AJURIS e da Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
Assinam o documento, além do TJRS, o Poder Executivo do RS, por meio da Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Defensoria Pública, o Ministério Público, a AJURIS Associação dos Juízes do RS e a ONG Themis Gênero e Justiça, idealizadora do aplicativo. De acordo com o Juiz-Corregedor e Coordenador da Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRS, José Luiz Leal Vieira, por intermédio do aplicativo, mediante um comando simples, o telefone dispara automaticamente um torpedo para a Brigada Militar que poderá deslocar uma guarnição para socorrer a vítima, além de automaticamente gravar o som ambiente.

BM inicia hoje Operação Golfinho


A solenidade de abertura da 45ª edição da Operação Golfinho da Brigada Militar ocorre no próximo dia 20 de dezembro (sábado), às 10h, na Praça General Muller, esquina da Avenida Beira Mar e Avenida da Igreja, em Tramandaí. A Operação está inserida no programa ‘Verão numa Boa’, do Governo do Estado. 
A Operação Golfinho é a mais tradicional ação da BM e é a maior articulação de polícia ostensiva, de todo o Brasil, concentrada na costa marítima de um Estado. A edição 2014/2015 prossegue até 02 de março de 2015, mobilizando efetivo, equipamentos e materiais para atender às demandas geradas pelo aumento da população na região litorânea e em balneários de águas internas, no período.
A partir de 20 de dezembro, serão intensificadas as ações de polícia ostensiva e de bombeiros nas áreas balneárias do Estado, desenvolvendo operações e ações típicas para aumentar o grau de segurança pública nas vias urbanas e nas rodoviárias, realizar salvamentos, atuar na defesa civil e na proteção ao meio ambiente.
As ações abrangem 89 balneários, em cidades do Litoral Norte e Litoral Sul, e em municípios com águas internas. No primeiro período da Operação, que vai até 31 de dezembro, o efetivo total da BM será de aproximadamente 1.800 policiais militares, sendo cerca de 840 para as ações de polícia ostensiva e de 960 para atividades de bombeiros e de salva-vidas. A partir de 1º de janeiro de 2015, a previsão é de um total de 2.600 servidores, sendo cerca de 1.400 para as atividades de polícia e de 1.200 bombeiros e salva-vidas.
Os salva-vidas estarão distribuídos em 330 guaritas: 230 no Litoral Norte, 30 no Litoral Sul e 70 em águas internas. 
Também serão feitas ações de polícia ostensiva rodoviária, ambiental e fazendária, além do uso de aeronaves da Corporação para apoio às ações de policia e auxílio em salvamentos, resgates e buscas.
A sede administrativa da Operação Golfinho, coordenada pelo subcomandante-geral da Brigada Militar, localiza-se em Tramandaí, na rua Ubatuba de Farias, 469.

190 em ação

Moto furtada
Uma motocicleta da marca Yamaha foi furtada na madrugada de quarta-feira, da Rua Júlio de Castilhos. A moto havia sido deixada pelo proprietário, no pátio da empresa onde trabalha. Ele não possui suspeitos. 

Recuperação
Um veículo Gol, de cor cinza, que havia sido furtado nesta semana, foi recuperado pela Brigada Militar. O proprietário agradece. 

Furto
Uma residência foi arrombada na vila dos sargentos nesta semana. Segundo a vítima, os bandidos levaram aparelho celular, secador de cabelo, duas jaquetas de couro e dois pares de sandálias. Ainda foi levada uma caixa de ferramentas e presentes que estavam na árvore de natal. A proprietária da casa, dona Maria, estava trabalhando quando a mesma foi invadida.

Golpe
No dia 15, duas mulheres chegaram a uma residência localizada na Rua general Hipólito, onde reside uma vendedora de roupas e produtos, e aplicaram golpe. Mentindo serem fieis de uma igreja da cidade, a dupla efetuou a compra de vários itens, sendo que logo após a saída das mesmas, a vítima desconfiou e foi verificar os dados. 
A dupla já é conhecida na cidade. 

Furto
Na manhã do dia 17, uma residência foi arrombada na Rua Marechal Deodoro. Os bandidos aproveitaram a ausência dos moradores para praticarem o crime. Do interior da casa eles levaram entre outros objetos, um tablete.

Painel Ed.2387

Prêmio PRODAF

A Dfensul recebeu no último 10/12, o Prêmio PRODAF – Programa de Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, que reconhece os que alcançaram indicadores de excelência na prestação de seus serviços.
A iniciativa tem como principal objetivo o desenvolvimento de parcerias como instrumento de trabalho e busca valorizar o relacionamento entre a Fecomercio/Senac-RS e seus fornecedores. Também pretende criar e manter uma rede de fornecedores comprometida com a busca pela melhoria contínua na capacidade de fornecimento, engajados para que a entidade supere os desafios de competitividade impostos pelo mercado.
A Dfensul tem mais de 12 anos de experiência em serviços de segurança eletrônica e de tecnologias que aumentam a proteção de seus clientes e seus patrimônios, tendo 3 sedes em diferentes cidades, como Alegrete, Uruguaiana e Atlântida.

Cinema

Ocorreu na noite de quinta-feira, 18/12, a apresentação de ‘File de Borboleta e outros causos’, no qual atua o ator uruguaianense Miguel Ramos, que nos deixou em março deste ano. A sessão de cinema ao ar livre foi promovida pelo Sesc, através do projeto Cinema de Rua. A ‘sala’ de espetáculo foi montada frente ao Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Rei da balada
Tem um pica-fumo da Brigada que é o rei da balada segura. Tá sempre operante. Porque não fiscaliza o trenzinho do Papai Noel, que coloca diariamente uma centena de crianças em risco de morte? Ou participa de operações contra bandidos? Palavras como Papai Noel e Bandido lhe soam grego.

Josefina
O Regimento Interno da Câmara de Vereadores não permite manifestações dos parlamentares, apenas proposições. Como lhe foi proibido se manifestar, a vereadora Josefina Soares fez uma proposição: que tivesse o direito de se manifestar. Ela livrou a Neraí, mas castigou o Chefe do Executivo.

Natal
Hoje, o Coral de Uruguaiana se apresenta na Vila do Papai Noel, na Esplanada da Estação, às 21h. Amanhã, no mesmo horário, show com Cláudio Piegas. Já na segunda-feira, 22/12, a Escola de Acordeón fará uma apresentação na Praça Barão do Rio Branco, às 22h.

Recesso
A partir de hoje, até o dia 6/1, o Judiciário e a Justiça Eleitoral estarão em recesso, funcionamento somente em regime de plantão, de segundas à quintas, das 13 às 19 horas, e nas sextas-feiras, das 9 às 15 horas.

Gestão
A administração da Santa Casa de Caridade diz que o Banco de Sangue está sem reagente. Falta dinheiro. Administrar é compatibilizar receitas com despesas. A propósito, você sabe quanto ganha o Administrador da Santa Casa?

Assembleia I
Em sessão extraordinária, a Assembleia Legislativa apreciou as quinze matérias restantes para concluir a pauta de votações desta semana. Foram aprovados 12 propostas, enquanto outras três foram rejeitadas.

Assembleia II
O presidente da Casa, deputado Gilmar Sossella (PDT), convocou uma nova sessão extraordinária para a próxima segunda-feira, 22/12, a partir das 11h, para a votação de novas matérias, inclusive do Executivo, que estejam aptas a serem votadas e incluídas em Ordem do Dia.

Assembleia III
Entre os PLs aprovados está o 85/2013, da deputada Miriam Marroni (PT), dispondo sobre a comercialização pelo Estado de imóveis populares, reservando 5% para idosos.

Banda I
A Banda Municipal, regida pelo maestro Jediel Gonçalves Fagundes, tocou diversos sucessos mundiais, frente à Prefeitura, ao final da tarde, encantando os que passeavam pela Praça do Barão. Na verdade, tratou-se de um ensaio ao ar livre.

Banda II
Hoje, a partir das 17h, acontece o I Encontro Internacional de Bandas e Fanfarras, frente ao Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. O evento é promovido pela Secult, e é coordenado pelo Maestro. O encontro tem entrada franca.

Como assim? I
Vereadores revisando a lei que aprovou o aumento no IPTU? Mas o IPTU não teve aumento. O que foi reajustado foi a taxa de lixo e a contribuição da iluminação pública.

Como assim? II
E o vereador Egídio ‘Galo’ de Carvalho criticando o aumento? O que ele fazia no plenário quando votou “sim” para o aumento que, verdade seja dita, somente Rafael Alves e Marcelo Lemos foram contra.

Bíblia
Tem vereador querendo mudar a Bíblia. Depois da leitura do Salmo que abriu a sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira, 19/12, o vereador Gilberto Risso achou que “há controvérsias” nas palavras sagradas.

Games I
Neste final de semana, o Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa sedia o ‘Next Frontier’ de games, considerado o maior campeonato de games da Fronteira Oeste. Estarão em disputa os principais jogos de vídeo games da atualidade: League of Legends, Point Black e Cross Fire.

Games II
Na abertura haverá ainda a apresentações artísticas, entre eles uma banda de pop rock. A organização é da Arena Clicknet, Loja Total Tech e CBC - Confederação Brasileira de Clãs, com apoio da Prefeitura Municipal.

Música na Praça
Domingo, 21/12, o maestro Antônio Carlos de Lara Souza, o Caco, se apresenta na Praça Barão do Rio Branco, das 18h às 19h, marcando a retomada do projeto Música na Praça, da secretaria municipal de Cultura.