segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Justiça Eleitoral: TRE’s estudam ampliação do cadastro biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE) participou do 64º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs, em São Paulo.
Na reunião, os presidentes dos Regionais, entre eles o desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, que comanda o TRE/RS trataram de assuntos institucionais, como a ampliação do processo de identificação biométrica no País e as reivindicações dos servidores da Justiça Eleitoral, como a reposição das perdas salariais e o projeto de lei que equipara as funções de chefes de cartório da capital e interior e cria cargos para zonas eleitorais.
Embora alguns uruguainenses já tenham feito o cadastro biométrico, o procedimento ainda não é obrigatório no município. Inclusive, quem já o fez poderá ter que refazê-lo quando houver a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornando-o obrigatório.
Na Barra do Quaraí, município que também integra a 57ª Zona Eleitoral (Uruguaiana/Barra do Quaraí) houve uma revisão dos eleitores em 2012, ocasião em que todos tiveram que comparecer ao posto montado pelo Cartório Eleitoral e comprovar seus endereços, atualizar informações e fazer a biometria.
Também no encontro do Colégio, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, assumiu a Presidência do Colégio. Ele foi eleito na edição anterior do evento, no Ceará.

Retomada dos vôos: Aeroporto de Uruguaiana é tema de reunião com ministro Eliseu Padilha

O deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) manteve reunião na última semana com o ministro Eliseu Padilha, responsável pela secretaria de Aviação Civil. No encontro, o parlamentar tratou sobre os aeroportos do interior do Estado, que estão sem operação: Erechim, Passo Fundo, Alegrete e Uruguaiana.
De acordo com ele, o ministro confirmou seu compromisso com os aeroportos regionais e adiantou as obras que serão realizadas. “O aeroporto de Erechim terá uma ampliação de 140 metros de pista, e será construída uma área de escape de 90x60 metros, além de um novo terminal de passageiros com 2.160 m². Passo Fundo terá uma pista de 1.680 x 30 metros, um pátio de 17.127 metros e um terminal de passageiros com 2.160 m²”, disse. Capoanidiz ainda que a licitação para o aeroporto de Passo Fundo deverá ter o edital lançado em outubro/2015 e Erechim em dezembro/2015.
Em Uruguaiana, a expectativa é que o Aeroporto Internacional Ruben Berta retome os vôos comerciais. Há meses, a Infraero encaminhou uma proposta à Prefeitura Municipal tratando do assunto, com objetivo de retomar os trabalhos, com apoio do Executivo. De acordo com o prefeito Luiz Augusto Schneider, esse documento foi respondido com uma contraproposta, sugerindo a realização de um convênio entre o Município e a Infraero. Conforme Schneider, o município não dispõe do quadro de servidores necessários para operação do serviço – cerca de 18 profissionais, que precisam receber treinamento especifico de bombeiros. “Para isso, o município propôs um convênio no valor de R$ 40 mil. Com posicionamento favorável da Infraero seria possível elaborar o projeto para criação desses cargos e encaminhá-lo à Câmara”, diz o chefe do Executivo. Até o momento, a Infraero não deu resposta.

Marcelo solicita audiência pública para discutir contrato com a Odebrecht

Os inúmeros problemas e transtornos que ocorrem desde a instalação da empresa Odebrecht Ambiental (Foz do Brasil) em Uruguaiana, bem como as muitas dúvidas existentes quanto ao contrato de concessão firmado entre a Prefeitura Municipal e a empresa, motivaram o vereador Marcelo Lemos (PDT) a propor a realização de uma audiência pública para discutir o contrato firmado.
Lemos propõe que o evento ocorra no próximo dia 4/2, quarta-feira, às 18h30min, com a presença de representantes da empresa Odebrecht Ambiental, Prefeitura Municipal, Sindiaguas e todas as entidades de classe e associações.
Como a Câmara de Vereadores está em recesso, o requerimento deverá ser apreciado na reunião da Comissão Representativa da Casa, marcada para a próxima quarta-feira, 21/1, às 9h30min, no plenário. Na ocasião, os vereadores deverão deliberar sobre as matérias de prerrogativa do Poder Legislativo, requerimentos e moções, além de anunciados convites e correspondências recebidas. Na ocasião não have4rá discussão sobre projetos de lei ou decretos legislativos.
Integram a Comissão a presidente da Câmara, vereadora Jussara Osório (PSDB), primeira- secretária, vereadora Josefina Soares (PP), e todos os líderes de bancadas. Deverão estar presentes os vereadores Egídio Carvalho (PSDB), Rafael Alves (SDD), Ronnie Mello (PP), Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB) e Marcelo Lemos (PDT).

Câmara tem o maior recesso parlamentar da região


A Câmara de Vereadores de Uruguaiana tem o maior período de recesso entre os municípios de nossa região: 91 dias – de 16 de dezembro à 28 de fevereiro e de 15 de julho a 1º de agosto. Em cidades como Itaqui e Maçambará, o recesso tem 60 dias, e em São Borja, 55 dias.
A diferença ocorre em razão da defasagem da Lei Orgânica do Município (LOM). Até 2006, a LOM estava de acordo com a Constituição Federal, que previa recesso de 90 dias ao parlamento. Porém, após o escândalo do mensalão, e diante da pressão da opinião pública, o Congresso aprovou uma emenda constitucional, reduzindo para 55 dias, no máximo, o período de recesso. 
Tal legislação, porém, não é clara no que diz respeitoa sua abrangência: se vale somente para o parlamento federal (Senado e Câmara Federal) ou se o mesmo aplica-se às Assembleias estaduais e às câmaras de vereadores. Embora a Assembleia Gaúcha, bem como grande parte das câmaras tenha acompanhado a medida, em Uruguaiana, não houve alteração da LOM e o período continuou o mesmo.
Para o vereador Ronnie Mello (PP), que presidiu o Parlamento Uruguaianense em 2014, portanto, quando teve início o atual período de recesso, a redução é facultativa, mas necessária. “Primeiro porque recesso parlamentar não é férias, e os vereadores devem estar trabalhando nesse período. São suspensas somente as sessões ordinárias. Se reduzido, teremos antecipada a retomada das sessões e as respostas às necessidades da comunidade será mais rápida”, explica. Ele também compromete-se a “ dar início às tratativas na Câmara de Uruguaiana, visando alterar nossa Lei Orgânica. Na prática, a redução do período de recesso não mudará a rotina da maioria dos parlamentares desta Casa, que se mantém trabalhando durante esses 90 dias”, completou.
Irani Fernandes (PP) também se diz a favor da redução. “É um período muito longo. Embora não se trate de férias, pois parte das atividades são mantidas e podemos ser convocados qualquer momento, as férias de qualquer trabalhador são de 30 dias”, diz. Ele também ressalta a necessidade de outras alterações na Lei Orgânica, tendo em vista que a mesma está desatualizada. “Nossa Lei Orgânica é de 1989, um ano depois da Constituição. Tem muita coisa que já não se aplica. Esse estudo vem sendo feito, buscando apontar o que precisa ser atualizado e devemos iniciar essas propostas neste ano”, disse ele.
A revisão e adequação da Lei Orgânica é destacada ainda pela presidente da Casa, vereadora Jussara Osório. Conforme ela, essa revisão será geral e deverá ter início tão logo seja retomado o funcionamento normal da Câmara. A redução do recesso, conforme ela, será discutido e possivelmente possa estar bem formatado já no reinício das atividades, buscando a aprovação da medida o mais rápido possível. De acordo com Jussara, a iniciativa deverá partir da própria casa. Por tratar-se de emenda à Lei Orgânica, para sua aprovação é necessário o voto favorável de pelo menos oito dos onze parlamentares. Para a Presidente, porém, será uma unanimidade. “Acredito que todos os vereadores desta casa têm este entendimento”, conclui.

Ações judiciais de saúde: Procurador do Estado destaca trabalho feito em Uruguaiana

Pela primeira vez nos últimos cinco anos, o número de novas ações judiciais contra o Estado, envolvendo matéria de saúde, se estabilizou no Interior. Em 2013, ingressaram 25.129 ações e, em 2014, o número reduziu e se estabilizou em 24.548.
O dado consta do relatório elaborado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), por meio da Procuradoria do Interior. O levantamento é realizado desde 2008, quando o número de novas ações de saúde era de 10.491. Em dezembro de 2009, o número saltou para 14.593. Até 2012, o aumento no ingresso de novas ações a cada ano correspondia a cerca de 2 mil. Para o dirigente da Equipe de Demandas Especiais da Procuradoria do Interior, procurador do Estado Lourenço Floriani Orlandini, a redução decorre de diversos fatores, destacando-se o aprimoramento e a criação de algumas políticas públicas que evitam a judicialização das demandas, como, por exemplo, o fornecimento de fraldas. “Porém, como causa mais relevante, poderia se apontar a expansão, no interior do Estado, de práticas que privilegiam o encaminhamento administrativo dos pacientes e a qualificação da demanda judicial, modificando-se a mentalidade que prioriza a judicialização”. 
O procurador Orlandini acrescenta que as práticas são incentivadas por diversas instituições.

Caixa Econômica Federal lidera ranking de reclamações do BC em dezembro

Após cinco meses recebendo o maior volume de reclamações de usuários de seu serviço em relação ao total de clientes, o BMG cedeu a primeira colocação para a Caixa Econômica Federal em dezembro. A instituição estatal teve índice de 10,84 pontos no mês passado, de acordo com o ranking elaborado pelo Banco Central. A Caixa, que tem pouco mais de 74 milhões de clientes, recebeu 805 críticas no mês passado consideradas procedentes pela autarquia. Em novembro, a instituição estava na terceira posição, com 8,42 pontos. Todos as instituições são avaliadas pelo BC pelo seu conglomerado.
A maior quantidade de queixas contra a Caixa foi em relação a irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços (363). O segundo ponto que mais deixou os clientes irritados foi o descumprimento de prazo de resposta da reclamação registrada no BC (126).
A segunda instituição entre as que possuem mais clientes com o maior índice em dezembro, de 10,30 pontos, foi o Banrisul. O banco do Sul, que tem 3,8 milhões de clientes, aparecia na quinta posição no mês anterior. Já o Santander passou da segunda posição em novembro para a terceira agora. O banco espanhol recebeu “nota” 9,54, ao ter 300 queixas consideradas procedentes pelo BC. O volume de clientes da instituição no mês passado era de 31,430 milhões.
Na quarta posição, ficou o HSBC, com índice de 8,01 e 81 críticas - o banco detém 10,1 milhões de clientes. A instituição já estava na quarta posição em novembro. Já o Bradesco, que possui quase 74,7 milhões de clientes, ocupou o quinto lugar. Isso levou o índice da instituição a 5,69 pontos em dezembro.

Expectativa de abertura de frigorífico em Uruguaiana


Uma negociação entre Governo do Estado e um empresário uruguaianense está sendo efetuada para a reabertura do frigorífico de Uruguaiana. A expectativa é de que a antiga cooperativa volte a funcionar no mês de março. 
A notícia traz esperanças aos uruguaianenses quem vêm no empreendimento, a oportunidade de crescimento econômico para a cidade. 
Frigorífico de Alegrete
A Marfrig confirmou a suspensão das atividades na unidade de abate de bovinos de Alegrete nesta semana. A empresa concentrará sua atuação no Estado nas plantas de Bagé, São Gabriel e Pampeano. A medida já havia sido anunciada em setembro deste ano, mas negociações com o governo gaúcho prorrogaram a interrupção dos abates na unidade, que abate de 500 a 600 animais/dia e emprega 680 pessoas. 
“Infelizmente, apesar de vários esforços, não conseguimos transformar o modelo do negócio da unidade. A planta permanece deficitária e sem perspectivas de mudança no curto e médio prazo, considerando as atuais variáveis de mercado”, disse a empresa, em nota. A empresa informou que, na medida do possível, fará esforços para transferir funcionários para Bagé ou São Gabriel ou, se possível, para outras plantas do grupo no Brasil.
Na quinta-feira, 640 funcionários foram demitidos.

Uruguaiana pode solicitar novas vagas no Mais Médicos


O Ministério da Saúde vai expandir o Programa Mais Médicos para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de contração na Atenção Básica. O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Municípios e médicos deverão aderir ao novo edital até o dia 29 de janeiro. 
A seleção aberta ontem (16), integra 424 cidades que ainda não participam do Mais Médicos. No estado do Rio Grande do Sul, 106 municípios poderão solicitar novas vagas pelo Programa.
Uruguaiana, segundo o Ministério da Saúde, está apta a receber mais médicos. 
“A ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade a esses municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa. A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento e consolidação da Atenção Básica e se complementa com o trabalho na área da formação médica e com obras de melhoria na infraestrutura”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa (http://maismedicos.saude.gov.br/).

Câmara quer mais rigor em caso de assaltos a residências

Roubos e assaltos dentro da residência das vítimas podem passar a ser agravante do crime, conforme prevê o Projeto de Lei 7826/14, em análise na Câmara dos Deputados. Se aprovado o texto do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), esses crimes terão penas aumentadas de 1/3 a metade.
De acordo com o autor, a medida se justifica porque o princípio jurídico de elevar as penas por roubo em algumas circunstâncias, como já prevê o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), tem por objetivo proteger dois bens jurídicos distintos: o da tutela e o da integridade física. Atualmente, o artigo 157 do código, alterado pela proposta, prevê agravamento da pena para quem “subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência”.
Marcos Rogério argumenta ainda que “se a Constituição fez figurar a residência ou casa como asilo inviolável do indivíduo, vedando o ingresso de terceiro sem consentimento do seu morador, torna-se razoável efetuar a distinção no Código Penal”.

PL determina que estupro de vulnerável independe de consentimento

Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 8043/14 deixa claro, no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), que a punição para o crime de estupro de vulnerável independe do consentimento da vítima ou da ocorrência de relações sexuais anteriores. O objetivo é impedir a absolvição ou o abrandamento da pena do acusado nesses casos.
A proposta foi apresentada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual, presidida pela deputada Erika Kokay (PT-DF), e tem conteúdo idêntico a outro projeto (PL4665/12) apresentado em 2012 pela parlamentar, que aguarda votação do Plenário.
Segundo sua assessoria, por ser de iniciativa da CPI, espera-se que o PL 8043 tenha maior visibilidade e mais chance de ser aprovado.
Segundo a justificativa da proposta, é preciso corrigir a fragilidade do Código Penal nessa questão, que abre brecha para decisões judiciais favoráveis ao agressor. 
A legislação considera como vulnerável os menores de 14 anos de idade; as pessoas com deficiência mental e sem discernimento para o ato sexual; pessoas com problemas físicos graves que não podem oferecer resistência, como paraplégicos; e pessoas em estado de torpor físico e mental causado por drogas ou bebidas alcoólicas.

BM realiza Operação Esforço Concentrado


Na quarta-feira (14/01), das 16h às 22h, a Brigada Militar realizou em todo Estado a Operação Esforço Concentrado, com o objetivo de atuar em prevenção de furto e roubo de veículos, tráfico de drogas e armas, combate ao contrabando, embriagues ao volante, vistoria de equipamentos contra incêndio em bares, boates e restaurantes, contando com o apoio de todo efetivo administrativo da Corporação, além do Comando Ambiental (CABM), do Corpo de Bombeiros (CCB), do Comando Rodoviário (CRBM) e do Comando de Órgãos Especiais (COE). 
A Operação Esforço Concentrado atuou, com um total de 3.035 policiais militares, sendo 548 em Porto Alegre, e 2.487 no interior do Estado, obtendo como resultado:
Apreensões: 7.175,20 gramas de drogas e 6 armas brancas
Prisões realizadas: 55
Veículos fiscalizados: 6.141
Veículos autuados: 419
Veículos recolhidos: 99
Bares fiscalizados: 170
Pessoas abordadas: 9.682
Barreiras policiais: 263

Mulher apanha do marido ao se negar fazer “programa”

Uma ocorrência registrada pela Brigada Militar nesta semana, expõe desconstrução das famílias a partir da vulgarização dos relacionamentos. 
Uma mulher procurou ajuda da Polícia, após ser agredida pelo companheiro a socos e pontapés. Ela contou que após beber com o marido, ambos passaram a discutir o relacionamento e falar da possibilidade de terem outros parceiros sem se separarem. Aproveitando a conversa, o marido a convidou para fazer um “programa”, pois conhecia alguém que desejava manter relação sexual com ela. O tal programa traria um lucro de R$ 400. Ao dizer que não se sujeitaria a sua vontade, ela passou a ser agredida. 
A vítima solicitou medida protetiva.

Taxista é abandonado no porta-malas por assaltante

Ao ser solicitado na Rua Duque de Caxias, um taxista de Uruguaiana não imaginava que a noite de trabalho não acabaria nada bem.
Ao chegar no endereço citado pelo solicitante, a vítima se deparou com dois homens, que ao entrarem no carro, disseram quererem ir até a Rua Flores da Cunha, próximo aos trilhos. Chegando lá, os passageiros bandidos sacaram dois revólveres e renderam a vítima. Eles obrigaram a vítima a entrar no porta-malas e depois dirigiram o carro até as imediações do Vilage Santos Dumont. O automóvel foi abandonado no local, sendo a vítima socorrida na sequencia.
A dupla roubou R$ 150 do taxista.

Militar do Exército sofre atentado

Dois homens armados efetuaram disparos de arma de fogo contra um militar do Exército na tarde de quinta-feira. O fato segundo a Polícia, ocorreu na Rua Setembrino de Carvalho, por volta das 18h. 
O militar deslocava-se em seu veículo para casa, quando foi abordado pela dupla que estava numa motocicleta. Antes mesmo de parar o carro, os homens começara a atirar. Por sorte nenhum dos disparos acertou a vítima. Conforme o denunciante, a dupla teria tido um desentendimento com o seu irmão. 

Concurso da Brigada: Protesto pela nomeação dos 70 aprovados em Uruguaiana


Na manhã de quinta-feira, a Associação dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar, realizaram ato público em prol dos candidatos aprovados no último concurso do órgão de segurança pública. Após percorrerem algumas ruas do centro da cidade, os manifestantes estiveram na Câmara de Vereadores e na Prefeitura de Uruguaiana, onde receberam o apoio de lideranças. Os aprovados buscam com isso sensibilizar o Governo do Estado no que diz respeito à nomeação dos concursados. Assim que assumiu o cargo, Ivo Sartori anunciou que não seriam realizadas nomeações, pois o Estado estaria enfrentando uma séria crise financeira. 
70 jovens uruguaianenses foram aprovados no último concurso. As nomeações representariam um alívio para o setor de segurança que historicamente sofre com a falta de policiais. 
O presidente da Abamf, José Clemente, entregou um documento formal pedindo apoio aos vereadores e prefeito.

190 em ação

Agressão
Deu entrada na Santa Casa de Caridade nos últimos dias, um homem vítima de agressão. Segundo o hospital, o sujeito estava bêbado e machucado. Não soube informar a autoria da agressão. 

Genérico
O passageiro de um ônibus pirata contou ter discutido com o proprietário da tal “empresa”. Segundo ele, um senhor de nome Jovelino queria que ele pagasse mais uma passagem por estar levando filho de 5 anos junto. Houve discussão e troca de empurrões.

Furto
Mais uma escola de Uruguaiana foi alvo dos bandidos. Segundo a diretora, a escola foi arrombada e do interior levada uma máquina de cortar grama e produtos de limpeza.

Painel Ed.2399

Aniversário em foco

Eloy Arcídio Trojan completou 79 anos nesta quinta-feira, 15/12. Prefeito de Uruguaiana de 1993 a 1997, Trojan comandou a secretária municipal de Obras, a Comissão de Carnaval e atualmente é secretário municipal de Transportes. Eloy Trojan é um dos homens públicos mais respeitados e queridos de Uruguaiana, tendo dado uma significativa contribuição para o município. Parabéns!

Judiciário I
O Judiciário está atuando em horário especial. Nas segundas-feiras, a jornada de trabalho será das 12h às 19h, de forma ininterrupta. Nas sextas-feiras, o horário será das 8h às 15h. Já na quarta-feira de cinzas (18/02), o expediente será das 12h às 19h, de forma ininterrupta.

Judiciário II
As audiências já designadas estão sendo mantidas, e o serviço de plantão está funcionamento normalmente. Os horários são validos para os meses de janeiro e fevereiro. Judiciário II
As audiências já designadas estão sendo mantidas, e o serviço de plantão está funcionamento normalmente. Os horários são validos para os meses de janeiro e fevereiro.

Obras
Outros comentários apontam que o atual titular da Semic, Jorge Prestes, será o novo ocupante da Secretaria de Obras, abrindo vaga para aproveitamento de outro cedelista, o empresário Clarindo Barbosa.

Cultural I
O Prêmio Empreendedor Cultural 2ª edição, que tem o objetivo de fomentar a inovação nas formas de empreender cultura, está em fase de análise de projetos. A iniciativa tem patrocínio da AES Sul, planejamento e gestão da Cida Cultural e curadoria do pesquisador André Martinez.

Cultural II
Foram 41 propostas inscritas, abrangendo 43 cidades, nos segmentos de artes cênicas (14), artes integradas (10), artes visuais (3), artesanato (3), culturas populares (9), música (17), pesquisa e documentação (8), tradição e folclore (10) e literatura (8).

Cultural III
Nos dias 12/2 e 13/2, a Comissão Técnica e o Comitê Interno de Avaliação farão um encontro de apreciação coletiva dos projetos. O resultado final será divulgado no dia 19 de março.

Novidade
Outro nome que desponta como candidato a vereador é do atual assessor Paulo Fossari, tido como a “cabeça pensante”, ou “cabeça brigante”, do PP local.

Trânsito 
Outro comentário aponta que na secretaria Municipal de Trânsito o provável ocupante seria uma liderança que hoje milita na área progressista.

Subiu I
Não bastasse o início da cobrança da bandeira tarifária a partir de janeiro, que já representará peso extra na fatura, os usuários devem encarar outros dois aumentos em 2015.A dimensão exata do reajuste ainda não é conhecida, mas especialistas fazem projeções de que o tarifaço total pode chegar a 55% para parte dos consumidores gaúchos.

Subiu II
De acordo com o Ministro da Fazenda, a alta ocorrerá porque não haverá subsídios para empresas de energia, então os custos devem ser pagos pelo consumidor.

Subiu III
E já que a ‘moda’ é essa, a Caixa Econômica Federal anunciou na quinta-feira, 15/1, que vai subir as taxas de juros do financiamento imobiliário. A alta valerá para os financiamentos tomados a partir do dia 19 de janeiro.

Subiu IV
As taxas de juros dos financiamentos habitacionais contratados com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e do Fundo de Garantia por Tempo ode Serviço (FGTS) não sofrerão correção.

Audiência
A Prefeitura Municipal realizou mais uma audiência pública destinada à população do bairro Cabo Luiz Quevedo, com a finalidade de discutir as melhorias previstas para aquela região do município. Foi o terceiro encontro com aquela comunidade e, a exemplo do que ocorreu anteriormente, a equipe técnica e o secretariado de Schneider representou praticamente a metade dos presentes.

Indisponível
Recesso não é férias e a Casa do Povo deve estar sempre à disposição do povo. O telefone da Câmara de Vereadores também deve estar funcionando. Não é o que ocorre na vizinha Barra do Quaraí.

Barragem
O Carnaval da Barragem ainda é incerto. A secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, responsável por coordenar o evento, está mantendo reuniões com órgãos de segurança, com a Assessoria para assuntos do interior e lideranças da comunidade local, buscando definir a questão. As tratativas estão em andamento.

União
Uma corrente do PSDB defende a ideia de que seja feita uma aproximação com o PMDB, que ficaria com a vaga de vice em 2016. Assim, o vereador Gilberto Risso deverá ser aproveitado na secretaria Municipal de Administração e o bacharel Newton Gomes assumiria a pasta do Planejamento.

Vagas
Se confirmadas as especulações, abrirá uma vaga na bancada do PMDB. Como a primeira suplente, professora Gelci Marin (1.091 votos), luta por um cargo no Governo Estadual, a vaga ficaria com o segundo suplente, o líder comunitário, Carmelo Madeira (1.047 votos).

Empreender I
Para pavor dos lojistas locais e festa do consumidor, Magazine Luiza e Lojas Renner preparam o desembarque na cidade. Se as locais continuarem muquiranas, não serão nem os free shops que tomarão conta do mercado.

Empreender II
Para vestir: Marisa, Gang, Pompéia, Barriga Verde, Franco Giorgi. Bazar: Grazziotim, e Tottal. Tumelero e Quero-quero, construção. Colombo, Becker, Benoit, eletroeletrônicos. Veículos: Dpaschoal e GP Pneus, além das concessionárias. E o BIG.

Seleção
A Prefeitura está selecionando estagiários. Os candidatos devem estar cursando as graduações de Pedagogia ou Educação Física e ter mais de 16 anos. Os currículos devem ser entregues das 10h às 12h, de segunda a sexta-feira, no segundo piso da Prefeitura, sala ao final do corredor.

Blitz do Barulho
A tal blitz organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Brigada Militar, que buscava fiscalizar e autuar os motoristas poluidores sonoros não deu em nada. E parece que os fiscalizadores desistiram da missão. Enquanto isso, moradores de vários pontos da cidade, como por exemplo, quem vizinha com posto de gasolina, plantões e empórios, sofrem com o volume alto até altas horas.

Saúde
Se Newton Gomes for confirmado no Planejamento, o servidor Diego Xavier Roque poderá voltar para a Saúde ou, o ex-vereador Rogério de Moraes assume a pasta e Diego Roque vai para o Meio Ambiente. Outra hipótese é Roque na secretaria de Esportes e o biólogo Francisco Galvani no Meio Ambiente.

Caldeirão
Conversas nos bastidores dão conta de que o caldeirão político estaria fervendo na Prefeitura Municipal, com muitas especulações e reflexos no Poder Legislativo.

Bancada 
Dizem que para fortalecer a bancada feminina, a atual vice-prefeita poderá concorrer à vereança em 2016.

Movimento
A exoneração do Secretário de Administração poderá antecipar a reforma no secretariado e em outras áreas do Governo Municipal, inclusive em muitos ocupantes de cargos de confiança.

Lideranças
Schneider participou nesta sexta-feira, de um encontro de lideranças empresariais promovido pelo Sebrae, em Bagé. O secretário de Indústria e Comércio, Jorge Prestes o acompanhou, assim como os convidados representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu).