quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

54ª legislatura da AL toma posse esta semana

Os deputados estaduais eleitos no pleito de 2014 tomarão posse neste sábado, 31/1, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Dos 55 deputados que foram escolhidos pelo povo gaúcho para a 54ª Legislatura, 25 foram reeleitos. Cinco deles, porém, não cumprirão o mandato, uma vez que foram escolhidos pelo governador José Ivo Sartori para integrar o primeiro escalão do Executivo: Pedro Westphalen (PP), MIkiBreier (PSB), Lucas Redecker(PSDB), Gerson Burmann (PDT), e Ernani Polo (PP), que se elegeu pela primeira vez. 
Em seus lugares, deverão assumir Marcel Van Hattem (PP) e Kevin Krieger (PP), José Antônio Junior FrozzaPaladini, o Catarina (PSB); ZilaBreitenback (PSDB) e Juliana Brizzola (PDT).
Entre os novos nomes a compor a Assembleia está a atual deputada federal Manuela D’Avila, que fez a maior votação no Estado, com mais de 222 mil votos. O menos votado foi João Reinelli. Médico de Nova Prata, aos 40 anos ele foi eleito com nove mil votos e será o primeiro parlamentar do Partido Verde na AL. Tiago Simon, filho do senador Pedro Simon também está entre os novos nomes. Adilson Troca (PSDB) Silvana Covatti (PP), Gilmar Sossella (PDT), Mainardi (PT), Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) estão entre os reeleitos.
No último dia 1/1, sete novos deputados assumiram o cargo, porém, ainda pela 53ª Legislatura. Eles eram suplentes e entraram na vaga de parlamentares que assumiram cargos no primeiro escalão do governador José Ivo Sartori. As atividades destes se encerram neste dia 31/1, com a posse da nova legislatura. Um deles, porém, continuará na Casa Legislativa, uma vez que foi eleito em 2014, para seu primeiro mandato. Ele é Gabriel Souza (PMDB), que entrou na vaga deixada por Giovani Feltes – agora secretário de Fazenda.

Cultura em Cosquin: Uruguaiana firma convênio inédito com município argentino

No sábado, 24/1, o secretário municipal de Cultura, Rubens Montardo Junior, representando Uruguaiana, firmou um convênio inédito com a Intendência de Cosquín, por meio da intendente (prefeita), María Rossana Adaglio. Trata-se de Convênio de Cooperação Cultural, visando implantar ações conjuntas e integradas, com o comprometimento de desenvolver programas especiais de intercâmbio cultural, técnico, educativo, turístico e comercial, com ampla divulgação destes nos dois países. Também, estão previstas a realização de espetáculos, conferências e palestras de nossos valores culturais, de parte de Uruguaiana, o Carnaval Fora de Época, a Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul e a Califórnia Petiça Internacional, a Feira do Livro, Semana de Uruguaiana, Exposição Agropecuária e o Festival Internacional de Corais. Já o município de Cosquín apresenta o Festival Nacional de Folklore, o Pré-Cosquín, Los Poetas que Cantam, e o Festival de Cine, Literatura y Artesanía. Ainda, poderão constar oficinas de canto, dança, instrumentos, artesanato e gastronomia. Todas as ações serão coordenadas pela Prefeitura de Uruguaiana e pela Intendência de Cosquín, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Uruguaiana e a Comissão Municipal de Folklore, respectivamente. “Uruguaiana é a primeira cidade brasileira que assina convênio com o Festival de Cosquín, dando mais um passo importante em prol da integração social e cultural com os vizinhos argentinos, política que foi estabelecida como meta pelo prefeito Luiz Augusto Schneider , que já celebrou convênio com a Sociedade Pró-Arte e Cultura de Uruguaiana, criando o Balé Municipal, nos moldes do famoso Balé de Brandsen, dirigido pelos argentinos Mabel Pimentel e Oscar Murillo”, diz Rubens Montardo.
A delegação brasileira foi composta ainda pelo secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, pelo presidente da Comissão Municipal do Carnaval, Osíris Figueiredo, pelo patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Pago, organizador da Califórnia da Canção e o presidente da 38ª Califórnia, professor Luiz Machado Stabile, além do compositor Júlio Machado, embaixador de Cosquín no Brasil e um dos criadores da Califórnia da Canção Nativa.
A participação do município no Festival ocorreu também através de uma apresentação do Carnaval Fora de Época e da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, assistida por cerca de 50 mil pessoas, nas principais ruas da cidade, durante a manhã de sábado, 23/1, quando o evento teve início. Houve também a instalação de um stand de informações turísticas sobre Uruguaiana, no centro da cidade argentina. O stand permanecerá montado até o término do Festival de Folclore, na quinta-feira, 29/1, sob o comando da equipe de Turismo da Semic.

Falsidade ideológica: Recurso mantém vereador no cargo


Condenado em primeira instância por falsidade ideológica, o vereador Valdemar Alves (PT) da Barra do Quaraí, poderá perder o cargo. O parlamentar recorre ao Tribunal de Justiça, buscando anular a sentença proferida pelo juiz Ricardo Petry Andrade, que o condenou a dois anos e onze meses de prisão, em regime aberto, substituído por pena pecuniária e limitação de final de semana – quando o condenado passa algumas horas na casa prisional, durante os finais de semana – e decretou a perda do cargo público de professor e do mandato de vereador. De acordo com o Magistrado, enquanto a sentença não transitar em julgado, o Parlamentar pode permanecer na Câmara, seguindo normalmente com suas atividades. “Até que sejam julgados todos os recursos, a pena não é aplicada”, diz Andrade. 
De acordo com o presidente do Parlamento Barrense, vereador Nivaldo Antunes Medeiros (PTB), a Casa Legislativa, até o momento, não foi informada da condenação. “Fiquei sabendo no sábado pela manhã e como nosso assessor jurídico não mora no município, combinamos de nos reunir nesta quinta-feira, quando ele estará na Barra do Quaraí, a fim de buscar orientações quanto a situação do Vereador, bem como solicitar ao Judiciário as informações necessárias, já que até o momento não recebemos nenhuma comunicação”, disse ele.O líder do PT na Câmara, vereador Carlos Alberto da Rosa Filho, o Carlinhos, haverá também nesta quinta-feira, 27/1, uma reunião com Valdemar e os demais vereadores e dirigentes do Partido no município, a fim de discutir o tema, tomar conhecimento da situação e definir quais atitudes serão tomadas. Caso a condenação de Valdemar Alves seja mantida, o Parlamentar não somente perderá o mandato, como ficará inelegível pelo período de oito anos. O recurso já tramita no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS).

Domingo é dia de labuta: Justiça derruba Lei e mercados podem abrir

A lei que determinava o fechamento dos supermercados em dois domingos por mês recebeu efeito suspensivo por parte do Tribunal de Justiça. 
A justificativa apresentada pelo TJRS é de que a Lei atinge outros setores, além de limitar a restrição somente aos supermercados. 
Com isso, segundo secretário de Indústria e Comércio, Jorge Prestes Lopes, os supermercados estão autorizados a trabalhar normalmente aos finais de semana. 
A Justiça foi provocada pelos varejistas e caberia ao Município se opor a decisão judicial. Jorge entende que por ter sido a lei sancionada pelo Legislativo, é a ele que cabe recorrer.

Os Rouxinóis: João Batista deve deixar o cargo até sexta-feira

O presidente da escola de samba Os Rouxinóis anunciou na tarde de ontem a sua saída do cargo. Segundo informações, João Batista deixa a presidência até sexta-feira, por motivos de saúde. 
O médico que estava á frente da escola desde 2012 tentou de todas as formas equilibrar as finanças da agremiação, sendo que no ano passado, devido a falta de recursos, os foliões desfilaram com fantasias emprestadas e doadas por antigos integrantes da presidência da escola. 
Recentemente em entrevista, Jair Rodrigues, ex-presidente d’Os Rouxinóis e atual presidente do Império Serrano, disse ter sido procurado por João Batista, que desesperado com a situação financeira da agremiação decidiu o procurar. 
Batista teria oferecido a sede da escola como garantia para um empréstimo de cerca de R$ 200 mil. Ele não negou a história quando questionado e disse que após reunir sua diretoria, o pedido de empréstimo foi desconsiderado. 
Ontem à noite em reunião, a atual diretoria se reuniu para definir os rumos da escola.

Última semana para pagar IPVA 2015 com até 23% de desconto

Os motoristas gaúchos têm até o próximo sábado (31) para o pagamento antecipado do IPVA de 2015, com descontos que podem chegar até a 23% do valor do imposto e ainda parcelar em três vezes. Aderindo dentro deste prazo, os proprietários terão o abatimento de 3% no imposto, mais as deduções para bons motoristas (10% e 15%) e do Programa da Nota Fiscal Gaúcha (de 2% a 5%).
O contribuinte terá ainda o desconto de 2% para a parcela de fevereiro e mais 1%, em março O pagamento em cota única nestes meses igualmente garante o desconto respectivo a cada período. Conforme o subsecretário da Receita Estadual, Mario Luis Wunderlich dos Santos, a maior vantagem aos motoristas que optarem pelo pagamento até o próximo dia 31 está na possibilidade de dividir o valor do IPVA em três vezes. Proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo. 
SERVIÇO
• Bom Motorista: descontos de 10% e 15% para quem não teve inserção de registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre novembro de 2013 e outubro de 2014 e entre novembro de 2012 e outubro de 2014, respectivamente;
• Nota Fiscal Gaúcha (NFG): desconto será de 5% para quem possuir 100 notas ou mais, e de 2% para quem tiver de 1 a 99 notas devidamente registradas. São computadas as notas de compras realizadas a partir de 1º de novembro de 2013 e registradas no sistema até o dia 31 de outubro de 2014;
• Pagamento: o proprietário de veículo automotor fabricado a partir do ano de 1996 deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito;

Assinado documento para construção de ginásio no Cabo Luiz Quevedo

Na manhã de ontem, o Prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu o Secretário de Esporte e Lazer, Vicente Majó da Maia e o Secretário da Fazenda, Luiz Henrique Barcellos Fanti, quando assinou o documento de agendamento para abertura do edital de licitação, referente à construção do Centro de Iniciação ao Esporte – CIE.
O espaço será construído na Rua Senador Pinheiro Machado esquina com Albertino Pires no Bairro Cabo Luiz Quevedo. A Prefeitura Municipal realizou a doação do terreno para a construção, e também, será a responsável pelo Plano Gestor do empreendimento. A obra terá um investimento de aproximadamente quatro milhões e duzentos mil reais, oriundos de captação de recursos da Prefeitura junto ao Governo Federal.
O complexo esportivo terá capacidade para atender à 28 provas olímpicas, como: esgrima, ginástica de trampolim, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, ginástica artística, judô, atletismo (salto em altura, raia de 110 mts, 100 mts e 110 com barreira, salto em distância, salto triplo, arremesso de peso). Ainda os paraolímpicos: esgrima de cadeiras, judô, halterofilismo, vôlei sentado, good Ball.
Outras instalações que estão previstas são um ginásio com arquibancada e salas de administração, dos profissionais técnicos e professores, com capacidade de suporte a diversas praticas e atividades.

“Paulinho” é preso por tráfico


Por volta das 22h de sexta-feira, a Brigada Militar prendeu um homem de alcunha “Paulinho” com passagens pela Polícia e que estava sendo monitorado devido a denúncias por tráfico de drogas. “Paulinho” foi abordado pela Brigada próximo aos quartéis, sendo que com ele foi encontrado um cigarro e oito buchas de maconha. Também havia uma pequena quantia em dinheiro. As pessoas que estavam com o acusado disseram que apenas consomem a droga. “Paulinho” foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e por ofertar entorpecentes a menores.

Acusado de matar a mulher e o filho vai a júri em fevereiro

Está previsto para acontecer no dia 12 de fevereiro, o julgamento de Cacio Clei Cabreira Tito, acusado de matar Pâmela Cristieli Fernandes de Lima, sua ex-companheira e de nela um aborto. 
O assassinato ocorreu em 5 de abril de 2013, no bairro Santo Inácio, onde o denunciado após discutir com a vítima, a matou efetuando quatro disparos de arma de fogo em sua direção.
O acusado que já havia cometido um assassinato em outra cidade, também foi denunciado por aborto, pois Pâmela estava grávida. 
Ao longo do processo, o acusado admitiu ter desferido disparos de arma de fogo contra a vítima Pâmela, alegando, contudo, ter agido sob a excludente de ilicitude da legítima defesa. Disse que sabia que Pâmela estava grávida.
Uma testemunha de acusação contou que no dia do crime, Pâmela recebeu um telefonema de Cacio Clei a quem que não pretendia reatar o relacionamento amoroso, sendo que momentos depois Cacio foi até a residência de Pâmela e desferiu os disparos que tiraram a vida do jovem e de seu filho. 
O julgamento inicia às 9h e é aberto ao público.

Marli Ane Stock toma posse como Superintendente da SUSEPE


Na terça-feira (20), a agente penitenciária Marli Ane Stock tomou posse como superintendente dos Serviços Penitenciários. O ato, ocorrido na sede da Secretaria da Segurança Pública, em Porto Alegre, contou com a presença do titular da Pasta, Wantuir Jacini, dos diretores dos órgãos vinculados, de representantes do Ministério Público e instituições da administração estadual.
Primeira mulher a assumir o comando da Susepe, Marli Ane destacou a responsabilidade de consolidar o trabalho de seu antecessor, Geslon Treiesleben, e aperfeiçoar os serviços da superintendência. “São 4.916 servidores e 96 presídios no Rio Grande do Sul. Focaremos na segurança e na inclusão social dos apenados, por meio de parcerias com a iniciativa privada, terceiro setor e demais instituições públicas. Teremos como prioridade a promoção da saúde, do trabalho e da capacitação profissional, buscando garantir as condições de vida de acordo com o que rege a Lei de Execução Penal”. Conforme Jacini, a Susepe tem a missão de reconstruir a vida dessas pessoas, através da educação, do trabalho, da assistência psicológica e religiosa. “Não temos pena de morte como na Indonésia nem prisão perpétua. Isso significa que todo preso voltará para a sociedade. Geralmente se pensa só a custódia, porém, o mais importante é reconstrução humana”, disse.

Homem de 47 anos comete suicídio

Um homem de 47 anos cometeu suicídio na manhã de ontem, na Rua Venâncio Aires, próximo a Árvore dos Enforcados. Segundo informações, ele morava com a filha, trabalhava numa ferragem e momentos á prática do crime, esteve num bar, onde bebeu e se queixou da vida. Horas depois, Edson foi encontrado morto. O seu sepultamente ocorreu na manhã de ontem. 
O mais recente relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, chama a atenção de governos para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública” que não é tratado e prevenido de maneira eficaz.
Segundo o estudo, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média.
O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres (taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes). Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. O país com mais mortes é a Índia (258 mil óbitos), seguido de China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil).
O levantamento diz ainda que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e apenas 28 países do mundo possuem planos estratégicos de prevenção. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.
Uruguaiana está entre cidades do País que apresentam o maior número de suicídios.

190 em ação

Acidente
Uma gestante foi atropelada na noite de domingo, na Rua Borges da Costa. Segundo testemunhas, o atropelamento ocorreu quando ela tentava cruzar a Rua, mas foi impedida por um veículo Gol, de cor vermelha e aros cromados, em alta velocidade. O autor fugiu do local e a mulher foi hospitalizada na Santa Casa de Caridade. 

Prisão 
Luciano dos Santos foi preso na noite de sexta-feira (23), acusado agredir a companheira. A Brigada compareceu a residência do casal após denuncia feita via Ciosp, sendo que ao chegar encontrou o sujeito armado com uma faca. Depois de apresentado na Delegacia de Polícia, ele foi direto para Modulada. 

Furto de celular
No Bairro São João, um jovem teve o seu celular furtado na madrugada de sábado. A vítima disse que estava entre amigos em frente a sua casa, quando a avó lhe chamou. Ele entrou para atendê-la e quando voltou contatou que o celular havia sido furtado por alguém do grupo. Os amigos disseram que o autor do furto já havia ido embora. O jovem ficou sem o celular, mas descobriu a índole de suas amizades.

Roubo 
Na madrugada de sexta-feira, um homem foi assaltado na Rua Domingos de Almeida, por volta das 4h. Dois homens armados e tripulando uma bicicleta, abordaram a vítima que imediatamente entregou os seus pertences. Além da quantia de R$ 300, os ladrões levaram cartões de crédito e o celular da vítima. Segundo testemunhas, um dos bandidos possui cicatriz no rosto. 

Pedreiro do mal
Um pedreiro chamado André é apontado pelo seu ex-patrão como ladrão e agressor. A vítima disse que o sujeito havia trabalhado em sua casa e que na semana passada esteve lá o ameaçando. Que exigiu que a vítima entregasse uma máquina e que diante da negativa, este foi agredido e insultado. A vítima ficou com escoriações.

Só de cueca
Um rapaz foi deixado só de cueca por três bandidos na semana passada. O fato ocorreu na sexta-feira, por volta das 3h, quando a vítima foi abordada pelo trio próximo a Praça Argentina. Eles estavam armados e não satisfeitos em roubar a carteira e o celular do homem, levaram também as suas roupas.

Colégio Marista investe em recurso educacional para os estudantes


Durante as férias escolares muita coisa acontece no Marista Sant’Ana. É um período de reformas, manutenção da pintura das salas, dos espaços de aprendizagens, contratações de profissionais, de serviços, avaliação do ano anterior, planejamento, entre outros. Tudo sendo pensado no bem-estar da comunidade educativa, que retorna às aulas no dia 23/2.
Uma das novidades para 2015 é a aquisição do Recurso Educacional Atto, que é um investimento do colégio para dar apoio aos estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na educação Matemática, Científica, Tecnológica e Ambiental. É um apoio didático e pedagógico direcionado para facilitar as descobertas, o estímulo à criatividade, a autonomia e a resolução de problemas.
Com o ATTO o estudante constrói o conhecimento fortalecendo laços cognitivos que permanecem por toda a vida. Isso é feito de forma simples: ao educando permite-se experimentar, analisar, errar, redefinir estratégias, criar soluções, enfim, aprender pela vivência e pelo prazer. Os Kits são formados por um conjunto de peças envolventes e de fácil uso que permite criar e executar diferentes atividades de maneira rápida e segura.
Recurso para ajudar no processo de criação do estudante
A capacitação das professoras, para o uso do recurso com os estudantes, acontecerá no Seminário de Planejamento, em fevereiro. Outros investimentos estão sendo realizados e em breve informaremos a comunidade educativa.

Gestão: Transporte escolar é tema de visitas da Seduc em cidades do Interior

O diretor do Departamento de Articulação com os Municípios da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Itamar Baptista Chagas, visitou diversas cidades do Interior para conversar com representantes das prefeituras e das coordenadorias sobre as necessidades relativas aos convênios do transporte escolar.
No roteiro das reuniões foram abordadas as situações nas cidades de Jaguari, São Martinho da Serra, Alegrete, Manoel Viana, São Borja, Maçambará, Garruchos, Santo Antônio das Missões, Capão do Cipó e Santiago.
Itamar também aproveitou para aproximar a Seduc das prefeituras e das coordenadorias regionais, criando um canal de comunicação para as demandas de cada cidade. As visitas ocorreram na semana passada e o diretor afirmou que o cumprimento dos convênios, incluindo os do transporte escolar, é prioridade para a secretaria a um mês do início do ano letivo.

Matrícula: Pré-matrícula deve ser feita de 23 a 30 de janeiro

O período de pré-matrícula e confirmação de matrícula nas escolas estaduais para os candidatos que realizaram a inscrição online, de 5 a 13 de janeiro, começa na sexta-feira (23) e vai até a sexta-feira da próxima semana (30). Deverão ser preenchidos os dados da pré-matrícula no site da Secretaria Estadual da Educação (www.educacao.rs.gov.br) ou na escola de designação.
Esta etapa das matrículas 2014/2015 é destinada aos estudantes que pediram transferência do Ensino Fundamental, aos retardatários do 1º ano do Ensino Fundamental e Médio Politécnico. O candidato que deseja transferência dentro do Ensino Médio Politécnico (2º e 3º ano), do magistério (2º e 3º ano), Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (2º e 3º ano), Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve dirigir-se diretamente à escola.
Na pré-matrícula online, o estudante deve utilizar os mesmos dados informados no momento da inscrição. Não devem ser usadas palavras acentuadas, nem ç. Após realizar esta etapa, a documentação deve ser entregue na escola.

Painel Ed.2403

Isto pode?


Selva existente na calçada do antigo Juventude Atlético Clube, desapropriado pela Prefeitura.

Fakes

Após a nota publicada no último 22/1, a fundadora do grupo MUDA URUGUAIANA, “Bete Vieira”, excluiu os “Fakes”.Alguns membros se sentiram intimidados. “Bete Vieira” não faz mais parte do grupo.

Parlamentares
A Escola do Legislativo realiza na quarta-feira, 28/1, uma manhã de orientação técnica para servidores dos novos gabinetes parlamentares. O objetivo do encontro é propiciar conhecimentos práticos sobre os procedimentos, sistemas e recursos de informática utilizados na Casa para o desempenho das atividades de assessoramento parlamentar. 30 novos nomes integrarão a AL a partir de 31/1.

Senado
Os senadores eleitos em 2014 vão tomar posse no domingo, 1/2. No mesmo dia acontece a eleição do presidente do Senado para os próximos dois anos. A escolha dos dois vice-presidentes, quatro secretários e suplentes, que, juntos, formam a mesa do Senado, também deve ser no domingo.

Sem gravata
No Rio de Janeiro, onde o uso é obrigatório, o Conselho Nacional de Justiça liberou os advogados do uso de paletó e gravada em todas as etapas do processo. Anteriormente o Tribunal de Justiça havia dispensado a vestimenta para despachar e transitar nas dependências dos fóruns em primeira instância e a OAB pediu o aumento da abrangência da decisão. Agora, o profissional pode utilizar roupa social em todas as fases processuais, mas somente no período do verão. A decisão é válida até o dia 20 de março. Por aqui, até camiseta está liberada.

Engenheiro
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação temporária de engenheiros para a Prefeitura Municipal. O edital, assim como o formulário de inscrição estão disponíveis www.uruguaiana.rs.gov.br. As inscrições estão abertas até hoje.

Papel
Uruguaiana poderá ter uma indústria de produção de papel A4 e A3. O projeto é dos empresários Meireles Moresco e Raphael Moresco e deverá contar com apoio do município, que emprestará o espaço para o empreendimento, no Berçário Industrial.

No papel
Parece que não saiu do papel o convênio assinado entre a Prefeitura de Uruguaiana e a Prefeitura de Itaqui para produção de asfalto para a cidade vizinha. O convênio diz que o município produziria asfalto para a cidade vizinha, que alcançaria os insumos e se responsabilizaria pelo transporte. Como contrapartida, o município ficaria com dez por cento do que fosse produzido.

Enchente
Cerca de 250 famílias estão recebendo auxilio através da doação de cestas básicas, kits dormitório, higiene e limpeza. O material foi encaminhado ao município pela Defesa Civil, após solicitação da secretaria de Ação Social e Habitação.

Carnaval I
Começou neste sábado, 24/1, o Carnaval de Paso de los Libres. Para os Hermanos a folia dura quatro semanas, com programação sempre aos sábados. O evento será retomado no próximo final de semana, 31/1, e encerra no segundo sábado de fevereiro, dia 14/2.

Carnaval II
Outra característica do Carnaval Libreño é que, mesmo com uma proporção menor, e somente três escolas no grupo especial – Carumbé, Zum Zum e Tradición – o município investiu do evento e Libres conta com sambódromo próprio.

Carnaval III
Em Uruguaiana, o Carnaval Fora de Época 2015 acontece nos dias 5, 6 e 7 de março, na Avenida Presidente Vargas.

Reggae
No dia 15/2, domingo, acontece a apresentação das bandas de reggae argentinas Miziones Reggae, da cidade de Posadas. O evento tem entrada franca e acontece na Concha Acústica César Passarinho, no Parque Dom Pedro II, com apoio da Prefeitura.

UPA
A previsão do Governo Municipal é de inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em março. Falta a contratação dos servidores para atuar no local, a finalização da obra e alguns repasses federais.

Mídia
A retomada do debate sobre a regulamentação econômica da mídia é uma das promessas feitas pelo novo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. O tema, no entanto, divide o Parlamento. Alguns, como o deputado Antonio Imbassahy (PSDB) dizem que “a proposta é um absurdo, certamente encomendada para censurar a imprensa e as práticas democráticas”.

Seletivo I
Até as 17h de hoje, 27/1, é possível inscrever-se no Processo Seletivo Simplificado para contratação de instrutores para o Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos. São dez vagas, cinco para médicos veterinários e cinco para engenheiros agrônomos.

Seletivo II
O edital do processo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.uruguaiana.rs.gov.br). Os profissionais aprovados deverão ser chamados até março, quando iniciam duas novas turmas.