segunda-feira, 20 de abril de 2015

Secretaria da Saúde confirma surto de dengue no RS

Após a confirmação de 58 novos casos no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou surto de dengue na Região Noroeste do estado. Segundo a Vigilância Epidemiológica, uma força-tarefa trabalha para tentar conter a doença nos municípios infestados pelo mosquito transmissor.
Em balanço divulgado na terça-feira, a secretaria confirmou 237 casos no estado, sendo 171 autóctones, contraídos em território gaúcho, e 66 importados. Do total, 137 ficam no Noroeste. 
Conforme a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Myrian Ventura, o clima da região contribui para o aumento no número. Porém, a população deve ficar atenta para ajudar no bloqueio ao mosquito.
“É uma região extremamente quente. Úmida e quente. É uma doença sazonal, no verão prolifera”, aponta. “Mas as ações que fazemos acontecem o ano todo. A população deve evitar que haja água parada e, diante de sintomas como febre alta, manchas, náuseas e dor arredor dos olhos deve procurar uma unidade de saúde”.
No mesmo período do ano passado, o Rio Grande do Sul havia registrado 55 casos confirmados da doença, dos quais 38 eram autóctones. Desde o início de 2015, foram notificados 1325 casos suspeitos de dengue.
O município de Caibaté, nas Missões, registra o maior número de casos de dengue: 84, todos autóctones. 
Em seguida, aparece Panambi, no Noroeste, com 34 casos no total, seguido por Porto Alegre, com 21 casos no total.

MPF está de olho na falta de médicos

A Comissão Municipal de Saúde, orientada pelo Ministério Público Federal iniciou nesta semana uma fiscalização aos postos de saúde do Município.
Segundo o presidente da Comissão, Renato Corrêa, o Ministério está apurando denúncias quanto a falta de médicos nos postos da cidade e consequentemente, a precariedade do serviço oferecido pelo Município.
Conforme a Comissão, o apontamento vai auxiliar o Ministério neste trabalho. O administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo informou ter sido registrado um expressivo aumento no número de atendimentos no Pronto Socorro. Diante disso, a instituição contatou os pacientes para analisar tal crescimento. Eles informaram que devido á falta de médicos nos postos, a única saída é procurar a Santa Casa.
Questionado, o prefeito Luiz Augusto Schneider disse que o Município possui 92 médicos, incluindo os profissionais do Mais Médicos e que apesar do empenho do Executivo na busca de novas contratações, a pouca oferta continua sendo um problema.

Médicos paralisam atividades

Os médicos anestesistas da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana não estão atendendo. Segundo o administrador do hospital, Geovane Cravo, a paralisação ocorre em virtude do não pagamento dos salários dos médicos desde o mês de fevereiro. 
O administrador explica que a entidade enfrenta dificuldades para cumprir com o pagamento dos salários em função do repasse parcial de recursos por parte do Governo do Estado ao hospital. 
“Os médicos já haviam cogitado a possibilidade de paralisação, porém deram prazo ao hospital. Aguardamos o repasse para então quitar a dívida, porém o Estado não cumpriu o combinado e pagou apenas 45% dos valores anunciados”, disse Cravo. 
Em função da paralisação, somente cirurgias de urgência serão realizadas. O serviço somente será normalizado quando os salários forem pagos. 
Manifestação
No dia 5 de maio, os hospitais filantrópicos do Estado estarão realizando manifestação contra os cortes feitos na área de saúde. Segundo Geovane Cravo, os funcionários e a comunidade em geral serão convidados a participar do ato. A programação ainda não foi anunciada.

Usina vai operar até o mês de maio

A usina térmica de Uruguaiana, controlada pelo grupo AES e localizada deve continuar a operar pelo menos até a segunda semana de maio. 
A carga de gás natural necessária para a atividade da usina nesse período já está “prevista”, conforme breve posicionamento do Ministério de Minas e Energia, enviado após questionamento do Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, a respeito das operações de Uruguaiana.
A térmica localizada retomou as operações em 11 de fevereiro deste ano, a princípio por um prazo inicial de 60 dias. 
Encerrado esse prazo, a unidade continuou a operar, agora com uma carga complementar de gás natural. No início de fevereiro, o MME havia informado que a geração da usina seria entre 140 MW médios e 250 MW médios.
Em fevereiro, duas turbinas entraram em operação, com capacidade de geração de 250 MW cada. O consumo diário de gás oriundo das duas turbinas é estimado em 1,2 milhão de metros cúbicos (m2), segundo comunicado publicado pela AES em fevereiro passado. Na oportunidade, a empresa responsável pela operação de Uruguaiana destacou que a usina funcionou entre 2000 e 2008, ano em que a argentina YPF deixou de fornecer gás natural. Entre 2013 e 2014, em caráter emergencial, a unidade voltou a operar, sempre em períodos de 60 dias, assim como previsto inicialmente também para este início de ano.
Em função dos problemas de abastecimento de energia do Brasil, contudo, esse prazo foi ampliado, medida que poderá se repetir futuramente caso haja disponibilidade de gás natural e o Operador Nacional do Sistema (ONS) julgue necessária a energia de Uruguaiana para a preservação do sistema hídrico nacional.
A mesma restrição de oferta de energia, oriunda principalmente do baixo volume de chuvas na região Sudeste/Centro-Oeste, levou o governo brasileiro a costurar acordos de importação e exportação de energia com os governos argentino e uruguaio.

Uruguaiana recebe primeira edição do CIDEAD 2015

No dia 28 de abril, a cidade de Uruguaiana recebe a primeira edição do ano do Ciclo de Debates de Administração do RS (CIDEAD). O evento, que é realizado pelo Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS), chega a sua décima terceira edição com o tema “A Gestão da Sustentabilidade nas Organizações”. O palestrante convidado é o presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), o Administrador Antônio Jorge Cunha Campos. Campos também é professor titular na Universidade Federal do Amazonas e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.
O Ciclo de Debates acontece às 19h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa (Rua XV de Novembro, nº 1844).
Os ingressos estão à venda na Associação Uruguaianense de Administradores (AURA) e Seccional do CRA-RS em Uruguaiana. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 26 de abril, pelo site www.crars.org.br/eventos. Mais informações pelo telefone (55) 34110093.
Desde 2003, o CIDEAD RS, projeto desenvolvido pelo CRA-RS, leva ao interior do estado conferencistas renomados com o objetivo de tratar assuntos de interesse da classe dos Administradores.
Nesta edição, o Ciclo de Debates percorrerá 11 cidades gaúchas: Uruguaiana, Passo Fundo, Erechim, Ijuí, Santo Ângelo, Santiago, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Osório, Santana do Livramento e Pelotas.

Apropriação indébita: Prefeito "mete a mão" no dinheiro dos convênios e suja o nome dos servidores

A Câmara está sugerindo ao Poder Executivo uma alteração na Lei 1.717/84, o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município, estipulando data para pagamento aos consignatários dos serviços. A indicação é de autoria do vereador Ronnie Peterson Colpo Mello (PP).
A atual redação do Estatuto dos Servidores Públicos não define dia para o repasse dos valores descontados nos vencimentos dos servidores, constando apenas que o pagamento ocorrerá "no decorrer do mês subsequente ao do desconto", de acordo com o Artigo 206.
Em razão disso, servidores estão denunciando a ocorrência de atrasos no pagamento dos convênios e a consequente cobrança extrajudicial através da inclusão dos funcionários nos serviços de proteção ao crédito, inclusive impossibilitando a realização de novas compras ou serviços.
Para Ronnie, a data deve ser estipulada até o dia dez do mês subsequente ao do desconto. "É uma medida simples que respaldaria até mesmo o chefe do Executivo de ser responsabilizado por danos ao erário, tendo em vista que alguns servidores sofrem constrangimento pela cobrança indevida e podem postular a reparação por eventuais danos", diz o Vereador.
O prefeito Luiz Augusto Schneider não considera a retenção dos valores como apropriação indébita e disse que a Prefeitura enfrenta sérias dificuldades para cumprir com os compromissos. Ele garantiu que os consignados serão pagos na próxima semana.
Quanto a uma data fixa para o pagamento, o prefeito considera difícil cumprir com uma data especifica neste momento de crise.
ProfessoresRonnie Mello também sugeriu uma alteração no Artigo 41do Plano de Carreira do Magistério, que estabelece até o dia 31 de dezembro do ano anterior, o envio do pedido de professores interessados em alterar sua designação.
O Parlamentar explicou em plenário que a determinação dificulta a transferência e realocação de professores em outras escolas e afeta o próprio cumprimento dos critérios de alteração de designações determinadas pela legislação, como maior tempo de exercício no magistério municipal, já que durante o ano letivo a secretaria de Educação está nomeando preferencialmente professores recém aprovados em concurso público. "A ideia é excluir a data de restrição para realização dos pedidos de alteração de designação", disse.

Maria do Rosário apresenta emenda de R$ 150 mil para escola Roberval

A deputada Maria do Rosário comprometeu-se a auxiliar na captação de recursos para obra de infraestrutura na escola estadual Roberval Beheregaray de Azevedo, localizada no bairro São João. O pleito foi repassado à parlamentar através de professores e servidores da escola e a emenda já foi apresentada no Ministério das Cidades. De acordo com o assessor parlamentar da Deputada, André Rosa, a articulação em prol da liberação de tais recursos está bastante avançada. Trata-se de R$ 150 mil. Durante esta quinta-feira, 16/4, Rosa, esteve no gabinete do prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado pela diretora da escola, Ana Rosa Ferreira. A visita teve como objetivo pleitear apoio da Prefeitura para o projeto de calçamento do entorno da instituição de ensino. Schneider comprometeu-se a visitar o local, e a partir daí desenvolver o projeto de implantação da obra.

CPI da Odebrecht: Oitivas começam dando voz à Corsan

A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura possíveis irregularidades no processo licitatório de concessão de água e esgoto e no contrato entre a Prefeitura e a empresa Odebrecht Ambiental, vencedora da licitação, ouvira seu primeiro depoente na próxima semana. De acordo com o vereador Marcelo Lemos (PDT), relator da CPI, o engenheiro civil José Homero Finamor será ouvido na quinta-feira, 23/4m às 18h, na Câmara de Vereadores, em reunião aberta ao público.
Finamor é ex-presidente da Associação de Engenheiros da Corsan – da qual ainda é sócio – ex-diretor do Sindicato de Engenheiros do Rio Grande do Sul e conselheiro estadual de Meio Ambiente. Já foi adiantado que o Engenheiro trará à tona fatos que supostamente justificam a quebra do contrato entre a empresa e a Prefeitura, que tem a validade de 30 anos.
Até o momento, a Comissão dedicou-se à análise de documentos, como o próprio contrato e o edital da licitação. Essa deverá ser a parte mais longa da CPI. O presidente, vereador Irani Fernandes (PP), diz que pretende concluir as atividades do grupo, formado ainda pelos vereadores Carlos Eduardo Alves (PMDB), Rafael Alves (SDD), Egídio Carvalho (PSDB) e Marcelo Lemos (PDT), dentro do prazo normal de 90 dias. “Vamos fazer o possível para apurar todos os fatos dentro desse prazo. Somente se surgirem questões pendentes, aí sim teremos que solicitar a prorrogação”, disse ele. De acordo com a legislação, a CPI pode ser prorrogada por mais 90 dias, desde que aprovada em plenário.

Felice e Carús no PDT? Articulação pode resultar em dobradinha de ex-prefeitos

Contatado pela redação do Jornal CIDADE, o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) falou sobre seu possível ingresso no Partido Democrático Trabalhista (PDT). Felice disse ter se reunido com o presidente da sigla em Uruguaiana, Marcus Lemos, que lhe fez o convite.
O ex-mandatário diz que ainda não tomou sua decisão e que está ouvindo pessoas que o acompanham há anos, trabalhando em prol de suas candidaturas. Se aceitar o convite, Felice promete levar muitos tucanos com ele.
Sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) já está definida, pois ele diz que não se sente à vontade na sigla e é totalmente contra o ingresso do ex-PT e hoje secretário de Segurança e Trânsito, Clemente Corrêa no ninho tucano, bem como ao convite feito pelo prefeito Luiz Augusto Schneider ao ex-vereador Mauro Brum. Sobre Schneider, aliás, Felice nem mesmo fala.
A intenção de concorrer ao Palácio Rio Branco é algo que o político deixa claro, assim como a possibilidade de formar uma dobradinha com outro ex-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús.
Carús está há anos filiado ao Partido Progressista (PP), mas confirma o convite e também diz estar estudando a possibilidade e consultando amigos e aliados de longa data. Ele explica que viveu no PDT suas grandes alegrias na política: a excelente votação alcançada quando concorreu a deputado e a eleição para prefeito, com quase 65% dos votos. Para ele, os candidatos progressistas no próximo pleito estão definidos. “São pessoas jovens e de talento, e sei que não farei falta no Partido”, diz.
Mesmo com cuidado para não condenar antecipadamente os nomes progressistas citados nas investigações da Operação Lava Jato, Carús diz ter ficado decepcionado com o envolvimento do Partido. “Sempre me posiciono contra a corrupção e o que está ocorrendo no nosso país, e não posso ficar ao lado de pessoas envolvidas”, completa.
Sobre a dobradinha com Felice, Brasil Carús lembra que os dois são amigos de longa data e sempre mantiveram grande respeito um pelo outro, e que seria perfeitamente possível. “Não peço para ser candidato, mas se a situação se apresentar, não tenho receito de enfrentá-la”, conclui.

Meia verdade, ou meia mentira? Secretário de Trânsito e secretário do Partido desmentem o Prefeito

O secretário de Segurança e Trânsito de Uruguaiana, Clemente Corrêa desmentiu o prefeito Luiz Augusto Schneider nesta semana, no que diz respeito ao convite feito a Mauro Brum para assumir a Secretaria de Obras do Município.
Em entrevista, Mauro Brum afirmou ter sido convidado por Schneider para filiar-se ao PSDB e assumir a pasta hoje administrada por ele. “Estive com o prefeito em duas oportunidades. Fui convidado para ingressar no Partido e para fazer parte da administração do Município”. Segundo Brum, o convite não foi aceito num primeiro momento em função de suas pretensões políticas.
Contatado, Luiz Augusto negou ter convidado Mauro para assumir a secretaria de Obras. “Estive reunido com o ex-vereador. Conversei com ele por cerca de uma hora. O convite que foi feito a ele de minha parte foi o para ingressar no PSDB. Nada impede que mais tarde ele possa integrar o Governo, mas o convite foi claro”, disse o prefeito de forma enfática e clara.
No dia seguinte, o secretário Clemente Corrêa, amigo pessoal de Mauro Brum, acompanhado do correligionário, Vicente Batanoli Ramos foi à Rede Jovem contornar a situação.
Tratando o assunto como “mal entendido”, Clemente disse que Mauro Brum foi convidado para assumir uma secretaria e ingressar no PSDB.
“Numa conversa política, o prefeito convidou Mauro para ingressar no PSDB e participar do Governo como secretário. Porém não foi apontada essa ou aquela secretaria” disse Clemente.
O secretário ainda defendeu não haver uma “inverdade” nisso. “Não existe uma verdade ou uma mentira. Foi apontada a secretaria de Obras porque é a que está vaga. O ex-vereador foi convidado e eu estava junto, mas posso afirmar que não houve o apontamento de uma secretaria especifica por parte do prefeito.
Vicente também se manifestou, saindo em defesa de Schneider. “Foi perguntado ao prefeito se Mauro Brum foi convidado a assumir a secretaria de Obras e para essa secretaria de fato não foi”, salientou Batanoli.
Mauro Brum também teria sido convidado a filiar-se no PDT. O convite negado por ele foi feito pelo vereador Marcelo Lemos.

Ed. 2438 - Painel


Dia do Exército em foco
A 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, comandada pelo general de Brigada Carlos Jorge Jorge da Costa, realizou ontem, 17/4, uma formatura em alusão ao Dia do Exército, comemorado no dia 19 de Abril. A cerimonia ocorreu no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. Houve entrega de diplomas e medalhas militares e o Juramento a Bandeira Nacional, prestado pelos soldados incorporados neste ano.
 
Internet IOs deputados aprovaram o projeto que disciplina a infiltração de agentes policiais na internet nas investigações sobre crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Entre outros, o projeto determina que a infiltração do agente dependerá de autorização judicial fundamentada, a pedido do Ministério Público ou de representação do delegado de polícia, estabelecendo os limites desse meio de obtenção de prova. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Internet IIApesar de ser uma proposta do Senado, criada pela CPI da Pedofilia, que atuou até 2008, o projeto voltará para análise dos senadores, devido às mudanças ocorridas com a aprovação de emendas.

DisputaA corrida pela Prefeitura em 2016 está tomando rumos surpreendentes. Schneider que se cuide. A reeleição pode ficar ainda mais difícil com a chegada de um forte nome no páreo, que surge com muitos seguidores.
CandidatoMarcelo Lemos, único representante do PDT na Câmara de Vereadores diz que entre ter Sanchotene Felice ou Mauro Brum como candidato a prefeito pelo partido em 2016, prefere ele mesmo concorrer.

ReuniãoEm sua passagem por Porto Alegre, o vereador Marcelo Lemos (PDT) reuniu-se com o correligionário Lasier Martins. Ele diz que os dois conversaram sobre as ações do Senador durante os primeiros meses de trabalho, e sobre investimentos na Fronteira Oeste. Porém, não se destacou nenhuma iniciativa de Martins
Sinalização
Algumas vias no centro da cidade estão tendo a faixa de pedestres pintada novamente. Pode ser que o novo secretário de Segurança e Trânsito tenha acertado na tinta, mas pelo jeito, pegou dica com o anterior.
 
ReceptaçãoA pena para crime de receptação de mercadorias roubadas deverá passar de um a quatro anos de reclusão para dois a oito anos, no caso de crime simples; e de três a oito para três a dez anos de reclusão, no caso de receptação qualificada. O aumento foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para apreciação do Senado.

Aeroporto IA vereadora Jussara Osório participou de audiência pública da Comissão Especial da Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 15/4. O evento teve a presença do ministro-chefe da secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, que falou sobre o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar) do Governo Federal, que prevê aplicação de R$7,4 bilhões para desenvolvimento de serviços e infraestrutura aeroportuária no País.
Aeroporto IIO Aeroporto Ruben Berta está entre os 15 aeroportos do Rio Grande do Sul que deverão receber cerca de R$ 310 milhões em investimentos. Diversos esforços estão sendo feitos para reativar os voos comerciais no município.

Famacha IAcontece nos dias 15 e 16 de maio o 74º Curso Teórico-Prático Método Famacha, promovido pelo Laboratório de Parasitologia do Centro de Tecnologia em Pecuária da Unipampa, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Famacha IIO método FAMACHA foi desenvolvido visando o controle adequado de parasitos hematófagos de ruminantes, otimizando o uso de vermífugos, prolongando a eficácia dos produtos. O curso será ministrado pelo professor doutor Marcelo Beltrão Molento e as inscrições podem ser realizadas no laboratório, com o professor Tiago Gallina.

EmendaEm 2013, quando ainda militava no Partido dos Trabalhadores (PT) o ex-vereador e hoje secretário tucano de Segurança e Trânsito, José Clemente, articulou a destinação de R$ 500 mil à Santa Casa de Caridade, através de emenda parlamentar do deputado Paulo Ferreira (PT). Até agora, porém, as verbas não chegaram ao nosocômio, segundo sua administração.