quinta-feira, 23 de abril de 2015

Susepe faz nova apreensão

Uma nova apreensão foi realizada no interior da Penitenciária de Uruguaiana nesta semana. Na manhã de segunda-feira, na lateral do módulo V2, os agentes da Susepe encontraram oito celulares, quatro baterias, dois carregadores e dois chips. 
Não foi possível identificar a origem do material, porém alguns nomes foram repassados à Polícia Civil. 
Nas últimas semanas, a Susepe intensificou as fiscalizações. 
Só neste mês já foram quatro apreensões. Em uma delas, as pessoas responsáveis pela entrada de celulares na Penitenciária foram identificadas.

Acusado de matar jovem é preso

Um dos acusados de matar Angelo Miguel de Menezes Borges foi preso ontem, na cidade de Novo Hamburgo. 
Ele estava foragido desde seis de março deste ano, quando conforme a Polícia, assassinou a vítima com golpes de faca. 
O crime ocorreu na Rua Urbano Villela, no bairro Ipiranga, próxima a casa de Angelo. O jovem de 22 anos voltava de uma festa quando foi abordado por três pessoas, entre elas, um menor de idade. O trio passou a ameaçar a vítima e na sequencia um deles puxou a arma e praticou o crime. 
De acordo com a ocorrência, Angelo estava em frente a um Clube na Rua Duque de Caxias quando foi ameaçado pelos acusados. Ele então decidiu ir pra casa, sendo seguido e assassinado pelos desafetos. 
Segundo a delegada Alessandra Xavier, os outros dois envolvidos já foram identificados e estão sendo procurados pela Polícia.

Policiais civis vão parar por um dia na próxima semana

Policiais civis decidiram paralisar as atividades por um dia inteiro com o objetivo de alertar a população sobre a precariedade da Segurança Pública. A data foi agendada para o dia 28 de abril, próxima terça-feira. Os sindicalistas vão oficializar a medida ao secretário da Segurança e ao Chefe de Polícia.
O presidente da Ugeirm Sindicato, Isaac Ortiz, explica que há um desmonte e sucateamento do setor devido à falta de investimento. “Sofremos cortes de 80% nas horas extras das polícias civil e militar. No nosso caso, as investigações estão inviabilizadas. Éramos um exemplo para o país com um índice de elucidação em 70% dos crimes de homicídios, enquanto a média dos outros estados é de 10%”, argumentou.
Os policiais civis também dizem ter receio de que o governo não garanta as promoções previstas para este mês. 
Outro temor é em relação a um suposto pacote em fase de elaboração pelo Palácio Piratini e com previsão de chegar à Assembleia na metade de maio prevendo, entre outras medidas, o fim da aposentadoria especial. “Nossa profissão é extenuante e a aposentadoria especial é uma conquista nossa no governo passado e vamos lutar por ela”, declarou Ortiz.
O benefício permite que os policiais se desliguem da carreira após 30 anos de serviço, podendo ser, por exemplo, dez com a carteira assinada em outro setor e mais 20 no serviço público.
Integrantes da Brigada Militar e agentes da Susepe devem apoiar a manifestação dos policiais civis, mas sem paralisar. 
Mais de cinco mil policiais fazem parte da corporação e a expectativa do sindicato da categoria é de adesão total ao movimento.

Acidentes: Feriadão deixou 26 mortos no Estado

Os órgãos de fiscalização do trânsito registraram 10.588 multas no Rio Grande do Sul durante a operação Viagem Segura de Tiradentes. De acordo com o Detran/RS, entre sexta-feira (17) e terça-feira (21), foram fiscalizados 62.546 veículos.
Apesar da forte fiscalização, ocorreram 868 acidentes nas vias municipais, estaduais e federais. Ao todo, 26 pessoas perderam a vida e outras 518 acabaram feridas. 
Em comparação com outras edições do Viagem Segura, o número total de acidentes sofreu uma redução de 11,3%. 
O número de óbitos, porém, cresceu 29,5%. Ainda na comparação com a média das operações anteriores, os órgãos de segurança de trânsito constataram decréscimo de condutores alcoolizados.
“Isso pode indicar o início de uma nova cultura, contrária à combinação de álcool e direção”, afirmou o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski.
A Operação Viagem Segura tem como principais parceiros a Brigada Militar e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran/RS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais (EPTC na Capital).

Homem é degolado a ‘faconaço’

Um homem foi morto a golpes de facão ao anoitecer da última segunda-feira, 20/4, no bairro Santo Inácio. Wilson Barbosa Andrade (28), foi degolado por Anderson Farias (18).
O autor vigiava quatro indivíduos que rondavam o campo nos arredores de sua residência quando Wilson tentou invadi-la, o atacando com uma faca ou facão. Ao defender-se, o jovem sofreu um corte na mão e, mesmo ferido, tentou agarrar seu agressor, perseguindo-o até um matagal próximo, onde entraram em luta corporal, quando foram desferidos vários golpes a fio de facão.
Ao perceber que abatera seu oponente, que já agonizava, Anderson buscou o Pronto Socorro municipal e relatou o ocorrido ao PM Giovane Gianella, que organizou as buscas.
Na polícia, o autor disse ter agido em legítima defesa de sua esposa e filho, e apontou uma vizinha como testemunha da invasão de sua casa.
Após a perícia, e diante da extrema violência empregada na alegada legítima defesa, a delegada Alessandra Xavier, que apura o crime, pediu à Justiça a prisão preventiva de Anderson, que está foragido.

Ed. 2440 - Plantão

DesacatoUm homem foi detido depois de desacatar a Brigada Militar, nesta terça-feira, 21/4. De acordo com os policiais, que atendiam a uma ocorrência de homicídio, o acusado os xingou, pois queria que os policiais levassem a vítima, já em óbito, para o pronto socorro.

“Piratas de chalana”Durante patrulhamento de fiscalização, a Patram encontrou dez redes de pesca instaladas de forma irregular, às margens do arroio do Touro Passo. O material foi apreendido e deve pertencer a um pescador profissional, identificado através do lacre existente em uma das redes.

DanoO radiador de um transformador na subestação Tuparay foi atingido por quatro tiros. De acordo com a ocorrência registrada na Polícia Civil, em razão do dano mais de dois mil litros de óleo acabaram vazando.

Assalto IUma mulher foi assaltada na madrugada de terça-feira, 21/4. Ela saía de um clube e, nas proximidades do hipermercado BIG, foi abordada por um homem magro, usando calça jeans e camisa listrada, que lhe roubou o telefone celular.

Assalto II
Mãe e filha foram assaltadas nas proximidades da escola Dom Hermeto, na segunda-feira, 20/4, por volta de 21h30min. De acordo com a mãe, o autor era um adolescente, de aproximadamente 16 anos, que estava de bicicleta e mandou que elas entregassem os celulares, ou lavariam um tiro.

TirosUm homem relatou à Polícia Civil que via TV em casa, quando um carro branco passou frente à residência, localizada nas proximidades da escola Dom Bosco, e efetuou dois disparos contra a porta. Os tiros atravessaram o vidro. Ele disse ainda que não sabe o motivo dos disparos.

Drogas I Uma bucha de aproximadamente quatro gramas foi encontrada com um jovem na Rua Duque de Caxias. O material foi apreendido.

Drogas IIA Brigada Militar apreendeu uma trouxinha de maconha com um jovem de 19 anos. A abordagem foi feita na Vila Rui Ramos, nas proximidades da escola Dom Bosco.

CovaO barracão da Cova da Onça, localizado nos fundos da Madeireira Tozzo, foi arrombado. Foram furtadas várias rodas de carros alegóricos e as pias de mármore dos banheiros.

Verba do Funpen poderá custear instalação de creche e berçário em presídios

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 13/15, da deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ), que permite o uso de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a implantação e manutenção de berçário, creche e seção destinada à gestante e à parturiente nos presídios. A matéria será enviada ao Senado.
Em Uruguaiana há atualmente duas detentas gestantes, que ocupam as mesmas instalações das outras 20 presas que compõe a população carcerária feminina da Penitenciária Modulada. 
Nos casos de presas que estejam em período de amamentação, geralmente a decisão do juiz da Vara de Execuções Criminais, Ricardo Petry Andrade, tem sido de conceder a prisão domiciliar ou transferi-las para ao Instituto Penal de Uruguaiana (IPU). No entanto, cada caso é analisado individualmente.
O IPU tem atualmente duas detentas amamentando. Uma das crianças permanece na instituição junto com a mãe; a outra é levada por familiares até a casa prisional quatro vezes ao dia e retorna para casa após a amamentação. No entanto, a estrutura não é preparada especificamente para tais situações, servindo apenas como medida de emergência, já que Uruguaiana não possui casa prisional feminina – a instituição mais próxima fica em Guaíba.
Aprovado por 377 votos a 10, o projeto procura dar eficácia a mandamento da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84) que determina a instalação de berçário ou seção destinada à gestante e à parturiente, bem como creche para abrigar as crianças maiores de seis meses e menores de sete anos de idade.
A autora lembra que muitos estabelecimentos penais não contam com esse espaço adequado para abrigar as gestantes, mães e crianças pequenas. “Para resolver o problema, é de crucial importância o uso dos recursos do Funpen para as mulheres que sofrem a dor de dar a luz a um filho em uma penitenciária”, afirmou.
Hoje, os recursos do Funpen são aplicados, entre outras destinações, na construção e reforma de presídios; na manutenção dos serviços penitenciários; na implantação de medidas pedagógicas relacionadas ao trabalho profissionalizante do preso; na formação educacional e cultural do preso; na elaboração e execução de projetos voltados à reinserção social de presos; e em programas de assistência às vítimas de crime.

Caminhoneiros realizam paralisação

Os caminhoneiros vão parar novamente nesta quinta-feira.
Na terça-feira (21), terminou o prazo pedido pelo governo para um entendimento com o setor de cargas e conceder a principal exigência dos caminhoneiros - a tabela de custo que possa embasar um preço mínimo para o transporte de mercadorias.
Os representantes da categoria alertam para o risco de greve geral, caso não seja fechado acordo com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, na reunião prevista para esta quarta-feira
Para o deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), relator da comissão externa da Câmara que acompanha o movimento dos caminhoneiros, a situação econômica do país em relação ao transporte de cargas piorou nestas últimas semanas:
- Se não houver resposta aos pedidos, eles vão parar no dia 23. Será um problema enorme para a economia do Brasil.

Odebrecht realiza segunda etapa do Programa “Meu Rio Uruguai”

Em parceria com a prefeitura municipal e a Organização Não-Governamental Água e Cidade, a Odebrecht Ambiental em Uruguaiana, realiza desde ontem, a segunda etapa do Programa de Educação “Meu Rio Uruguai”.
Nesta quarta-feira, 45 agentes municipais de saúde receberão capacitação sobre Sustentabilidade e farão um roteiro de visitas técnicas na concessionária. Durante o encontro, serão abordadas questões como uso consciente da água, resíduos sólidos e esgoto sanitário. Amanhã, o treinamento será voltado para professores da educação da rede pública de ensino e na sexta-feira, para agentes de trânsito, líderes comunitários e moradores.
O projeto também será implantado em 30 escolas entre as redes municipal, estadual e particular. Voltado para diretores, supervisores, orientadores educacionais, professores e equipes administrativas das escolas, agentes comunitários e de saúde têm o objetivo de promover a sensibilização da comunidade em relação ao cuidado com o meio ambiente por meio de uma formação contínua. Para isso, será fornecido gratuitamente material didático para todos que participarem das oficinas.
A capacitação é ministrada pela bióloga Adriana Abel Penedo, especialista em Psicopedagoga e Biologia geral, pelo Centro Universitário São Camilo-ES. “Esse modelo de programa foi desenvolvido pelo Univerdade de São Paulo há 20 anos e foi adotado em 132 cidades no Brasil, além de países como a Costa Rica, Venezuela e Nicarágua. Na prática, vemos a mudança de comportamento das crianças e moradores em relação ao cuidado com o meio ambiente”, explica a bióloga.

Iniciada a Campanha do Agasalho 2015

Inicia oficialmente nesta terça-feira, a Campanha do Agasalho 2015. Com o slogan “Neste Inverno, aqueça um lar!”, a campanha convida a comunidade a ajudar os uruguaianenses mais necessitados.
Na segunda-feira, numa reunião realizada na Secretaria de Ação Social e Habitação, o secretário Rogério de Moraes e a primeira dama do Município, Maria Rita Schneider acertaram os últimos detalhes da campanha que deve se estender até o dia 12 de junho. A intenção é beneficiar o maior número de famílias possível.
Neste ano, a coordenação oferece a opção de Tele Busca de Agasalhos: 3411 1000. Já para receber os donativos da Campanha, você precisa ter em mãos documento com foto e inscrição do NIS (Bolsa - Família).
Caso você ainda não seja inscrito, deve comparecer o quanto antes no Cadastro Único, na Rua Sete de Setembro, 1712, bairro. O telefone é 3414 1524.

Campanha de vacinação contra a gripe será aberta neste sábado

A 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza será aberta em Uruguaiana oficialmente neste sábado às 9h. A intenção é imunizar 80% do público alvo.
Os grupos prioritários que serão imunizados contra a gripe incluem crianças com idade entre seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos acima de 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.
A partir de segunda-feira, as doses estarão disponíveis para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.
No Dia D da campanha, que acontece no dia 9 de maio, o foco será a aplicação da vacina para os grupos prioritários nas UBSs, e em alguns estabelecimentos comerciais. No interior do município, serão instalados grupos de atendimento em São Marcos, João Arregui, Plano Alto, Barragem Sanchuri, Charqueada e Vila do Açude.
O objetivo da imunização, que decorre até o dia 22 de maio, é diminuir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos prioritários.
Caso haja a sobra de vacinas, os demais grupos também serão beneficiados.

Estado anuncia recursos para a manutenção dos serviços de neurologia

O Governo do Estado, através da secretaria estadual da Saúde anunciou a liberação de R$ 2.400.000,00 para a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. A confirmação ocorreu na quarta-feira (22), em contato do secretario da Saúde João Gabbardo dos Reis com o deputado Frederico Antunes (PP). De acordo com Gabbardo já foi publicado no Diário Oficial do Estado a portaria de número 507/2015 que anuncia a liberação dos recursos.
A liberação dos valores havia sido solicitada ao governador Sartori e ao secretário Gabbardo, em fevereiro deste ano, durante reunião na capital gaúcha com a presença do Diretor Administrativo da Santa Casa de Uruguaiana, Geovane Cravo e do vereador progressista Ronnie Mello.

Anita Garibaldi: Prefeitura removerá moradores para o conjunto Salvador Faraco

A secretaria de Ação Social e Habitação (Smash) irá recadastrar os moradores do loteamento Anita Garibaldi, nesta quinta-feira, 23/4, a partir das 18h, em uma estrutura montada junto à comunidade especialmente para este fim, frente ao conjunto habitacional Salvador Faraco.
De acordo com o secretário Rogério de Moraes, na oportunidade serão esclarecidas questões relacionadas ao setor de habitação e como os moradores deverão proceder em relação ao novo conjunto habitacional. O Salvador Faraco conta com 357 casas construídas através do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e que serão distribuídas à comunidade, respeitando as exigências do programa, preferencialmente aos moradores do loteamento. “O recadastramento tem a finalidade de identificar se há moradores que não precisarão ser removidos daquela área, entre outros pontos, para que, no momento da entrega das casas, possamos fazer a remoção desses moradores”, explica o Secretário. De acordo com ele, a priorização dos moradores daquela região ocorre porque trata-se de área irregular. “Há uma portaria que determina que haja essa preferência”, diz.
Ainda conforme Moraes, no atual loteamento Anita Garibaldi será construído um novo conjunto habitacional. Ainda não há previsão quanto ao início das obras, uma vez que o projeto ainda está em fase de elaboração.

Passaporte do Pampa: Deputados debaterão travas à integração

Um requerimento para que seja realizada audiência pública, pela Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, para debater as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros para ingressar na Argentina, principalmente na divisa entre Uruguaiana e Paso de los Libres, foi protocolada ontem, 22/4.
Os transtornos vêm ocorrendo em razão da Tarjeta de Transito Vecinal Fronterizo, criada em 2013 pela Argentina, buscando agilizar a entrada dos brasileiros em território argentino, e válida para todas as cidades que possuem fronteira entre os dois países. Com o documento, o brasileiro deixaria de realizar o processo de migração/imigração. Quem já havia encaminhado o documento e possuía o número de protocolo também estava dispensado do procedimento, porém, uma nova medida implantada pelo governo argentino passou a exigir o documento, em forma de cartão magnético. A emissão, no entanto, tem tido tempo médio de um ano.
Embora tenham ocorrido inúmeras reuniões entre o Executivo uruguaianense e o Governo de Corrientes, e entre os vereadores de Uruguaiana e Paso de Los Libres, visando maior integração entre os dois países e tendo esta como principal reivindicação, a cada dia, a burocracia para acesso de brasileiros ao país vizinho aumenta.

Câmara entrega medalha e diploma em alusão a Tiradentes

A Câmara de Vereadores realizou na sexta-feira na última semana sessão solene alusiva a Tiradentes, patrono das polícias, ocasião em que conferiu homenagem a servidores da área da segurança que atuam em Uruguaiana.
A escolha dos homenageados é feita pelos próprios órgãos de segurança, que encaminham ao Parlamento, dois nomes – com exceção da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que neste ano teve somente um homenageado. Um dos nomes é indicado pelo comandante do órgão e o outro é eleito pelo voto, entre os colegas. Foram homenageados integrantes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
Pelo Corpo de Bombeiros, foram homenageados o soldado Everton Valério Garcia Miranda, votado pelos colegas; e o soldado Rodrigo Moreira Silva, indicado pelo comando da 3ª Seção de Combate a Incêndio. Já o comando da Brigada Militar indicou o 1º sargento Claudiomiro Pereira, que recebeu a homenagem juntamente com o 3º sargento Valentim Miotto, votado pelos colegas.
Pela Guarda Municipal foram homenageados os guardas Elder de Almeida Marques, votado entre os colegas, e Paulo Marcelo Schott, indicado pelo comando. A Polícia Civil foi representada pelos inspetores Carlos Alberto Martins Riquelme e Paulo Alcindo Fonseca, votado e indicado, respectivamente. Já o policial rodoviário federal homenageado foi José Mauro Duarte, votado pelos colegas.
As medalhas e os diplomas referentes ao Dia Nacional do Herói da Inconfidência Mineira são entregues anualmente.

Centro de Triagem será inaugurado amanhã

Acontece amanhã, 24/4, às 10h a inauguração do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos. A obra foi realizada com recursos do Governo do Estado, na ordem de R$ 850 mil, e do município, através da aquisição do terreno, e servirá de sede para a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (Aclan), que desenvolverá no local a coleta seletiva solidária, implantada no município em 2014. No local, o lixo produzido no município será triado e, os recicláveis serão reaproveitados. O Centro de Triagem está localizado ao lado do Lixão, na Rua Joaquim de Deus Lopes, entre as BRs 472 e 290.
O evento desta sexta-feira marcará a entrega do prédio, em construção desde abril de 2014, e em 90 dias, devem ser entregues novos equipamentos, avaliados em R$ 300 mil
Inicialmente o Centro de Triagem beneficiará diretamente 50 famílias de catadores, que antes do projeto, trabalhavam diretamente sobre o Lixão, sem condições mínimas de segurança, higiene e saúde. “Além da importância ambiental, temos nesse projeto um grande marco no que diz respeito à assistência social. Esses trabalhadores atuavam de forma precária, sem a assistência necessária e agora estão sendo incluídos num processo de trabalho de extrema relevância na sociedade moderna”, diz o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes.
Desde a implantação da Coleta Seletiva, realizada em setembro passado, a Aclan vem trabalhando nas dependências do antigo Irga, área cedida pelo município para desenvolvimento do trabalho de coleta. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vitor Gediel Machado, estão sendo recicladas entre 15 a 20 toneladas de resíduos mensalmente. Com a instalação na sede definitiva, a expectativa é de esse número seja elevado consideravelmente. “A reciclagem também gera economia aos cofres públicos, pois, quanto mais reciclamos, menor é a quantia de resíduos a ser encaminhada ao transbordo”, completa Prestes Lopes.
Ampliação
O Executivo tem ainda o objetivo de ampliar o projeto, construindo outros dois centros de triagem, a serem administrados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uruguaiana (ACMRU) e pelo Centro de Educação Ambiental Nova Esperança (Ceane). As tratativas para firmar contrato com a primeira já estão em andamento. Em 60 dias a ACMRU deve iniciar o trabalho de coleta seletiva solidária, utilizando sua atual sede para o trabalho. A construção dos novos centros de triagem, porém, dependem de captação de recursos.
O projeto é inédito na região e tem despertado o interesse de outros municípios, inclusive, a inauguração do Centro de Triagem deverá contar com a presença de prefeitos da região.

Ed. 2440 - Painel

 Itapitocai em foco
Abrindo os trabalhos na Expoutono 2015, ocorreu nesta terça-feira, 21/4, o 6º Remate de Produção da Estância Itapitocai. Estiveram presentes produtores rurais de todo o Estado. O remate alcançou a soma de R$ 1.7400,00

Premiado

O 2º Concurso Cultural de Fotografia da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) tem nova foto vencedora na categoria Profissional. A imagem é do fotógrafo José Marinho Peres, o Zzn, e expressa a habilidade materna entre uma matriz da raça guzerá e sua cria. Zzn Peres é carioca, mas com frequência visita Uruguaiana e Fronteira Oeste.
Leilão
Acontece na próxima sexta-feira, 24/4, o Remate 83 Anos de Criação das cabanhas São Bibiano e Pai Passo. O leilão de cavalos crioulos ocorre a partir das 21h. Na pista estarão excelentes exemplares
Olivas I
Em menos de sete anos, o experimento com oliveiras em Uruguaiana já mostra resultados positivos. Pelo menos cinco qualidades da planta produzem bem em nosso solo.

Olivas II
A pesquisa é desenvolvida pela Embrapa e pela Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU), comandada pelo engenheiro agrônomo Fernando de Menezes.

Conspiração
A presidente provisória do Partido dos Trabalhadores (PT), professora Maria de Lourdes Brondani Davila, acredita que partidos menores recebem ajuda financeira de partidos maiores, e as doações de campanha não chegam a Uruguaiana. Tudo para boicotar a sigla no município.

Seminário 
Está sendo realizado o “I Seminário de Preparação para o Trabalho”, com objetivo de preparar os candidatos para a realização de entrevistas de emprego. O evento é uma iniciativa da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e aborda temas como preparação de currículos, apresentação pessoal, comportamentos e atitudes durante a entrevista, exigências e transformações do mercado de trabalho atual e entrevista de sucesso.

Erro duplo
O presidente do Senado, Renan Calheiros, avaliou que a presidente Dilma Rousseff errou duplamente ao sancionar o aumento do fundo partidário — de R$ 289,5 milhões para 867,5 milhões — e ao mesmo tempo anunciar que os recursos poderão ser contingenciados. O novo valor destinado aos partidos foi incluído pelo Congresso na tramitação do orçamento de 2015.

Pela culatra
As tentativas de integração com os ‘hermanos’ argentinos, feitas pelo Executivo e pelo Legislativo uruguaianense estão sendo úteis. Úteis para os brasileiros aprenderem que nosso lugar é do lado de cá da ponte.

TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passará a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações Administrativas (SEI), desenvolvido pelos servidores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4º Região, dentro de 60 dias – depois de feitas todas as parametrizações necessárias. O convênio foi assinado na segunda-feira, 20/4, pelo ministro Dias Toffoli e o desembargador Tadaaqui Hirose, presidente do TRF da 4º Região.

Prefeitável
O PT deverá ter candidato próprio na corrida pela Prefeitura em 2016. O nome mais forte é o de um ex-prefeito de cidade vizinha, militante de longa data e que está cada vez mais inserido na comunidade uruguaianense.

Traição
Por falar em PT, nos bastidores do partido, a saída do ex-presidente Clemente Corrêa, que se filiou ao PSDB e assumiu uma secretaria municipal, é vista como uma ‘grande traição’ e ‘falta de ideologia’, pelos ex-correligionários.

“Mancha” é preso por roubo

Um homem foi preso pela Brigada no bairro Anita Garibaldi, acusado de roubo a pedestre, Conforme a ocorrência, o sujeito conhecido como “Mancha” abordou um cidadão em via pública, o ameaçando de morte. Na sequência ele fugiu levando o celular da vítima, sendo capturado pela Polícia, após denúncia feita por populares. O bandido já havia se desfeito do produto do roubo, sendo que uma mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia, acusada de receptação.
A mulher confessou ter comprado o celular de “Mancha”.

BM recupera moto furtada

A Brigada Militar recuperou uma motocicleta furtada no bairro São Miguel, na noite de domingo. O veículo estava escondido num galpão. O número de furto de veículos é expressivo em Uruguaiana.

Homem morre afogado

Um homem de 55 anos foi vítima fatal de afogamento na tarde do último domingo. O seu desaparecimento foi comunicado pela família da vítima na manhã do dia 19, tendo sido relatado que a mesma saiu de casa para pescar e não mais voltou.O corpo de Edson Solto Carvalho foi encontrado no arroio Itapitocaí. Na primeira semana de abril, Uruguaiana já havia registrado uma morte em circunstâncias semelhantes.

Jacini diz que famílias também têm responsabilidade na violência

Em entrevista, o secretário de Segurança do Estado, Wantuir Jacini, falou sobre a estratégia do governo para combater a onda de violência que, nos últimos dias, teve como caso mais emblemático o da menina de sete anos morta por uma bala perdida de fuzil enquanto dormia na zona sul de Porto Alegre.
Para Jacini, o plano é dividido em dois eixos: criminal e social. Ele diz que o foco da Secretaria da Segurança é o criminal, mas que casos como o da criança atingida têm relação também com a violência social, que é falha de outros setores, entre eles as famílias.
Antigamente, o pai era apenas o provedor do lar e a mãe ficava fazendo a educação. Hoje a mãe sai para prover o lar também e as crianças ficam sozinhas, ficam na rua, à mercê de todos os criminosos, principalmente nas periferias — disse. Após receber críticas de ouvintes durante o programa, o secretário ressaltou que não estava culpando as famílias no caso da menina atingida por bala perdida.
Disse também que as forças policiais já fizeram 18 prisões em menos de um mês, além de operações preventivas e investigações, mas que, em mais de 70% dos casos, os envolvidos têm antecedentes criminais.
Jacini também disse que os recursos para presídios em obras estão garantido, mas que devido à situação econômica do Estado, novos projetos não estão confirmados.
Sobre os cortes de horas extras, o secretário voltou a afirmar que o impacto é somente na área administrativa e não do policiamento nas ruas, mas que no final do mês vai receber as estatísticas e terá um raio x completo do impacto do decreto de corte de gastos.

Menores de idade são apreendidos em operação da Civil

Na tarde de quinta-feira foram cumpridos seis mandados de apreensão de adolescentes, tendo resultado na apreensão de V.L.V.D.S e de W.G.A.T. O objetivo do trabalho realizado pela Polícia Civil nos Bairros Marduque, Cabo Luiz Quevedo, Promorar I, Tarragô, Centro e Cibrazen foi dar uma resposta à onda de criminalidade envolvendo menores de idade. Os cumprimentos dos mandados visaram o combate a crimes como tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos, entre outros. O trabalho foi promovido pela Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente, mas contou com a participação e o apoio de todas as Delegacias de Polícia e deverá ter sequência nos próximos dias. O Delegado de Polícia, Enio Roberto Tassi ressaltou a dedicação das equipes policiais que não mediram esforços a fim de darem cumprimento aos mandados. Na visão do Delegado, há que ser atacado o problema da criminalidade por meio de educação efetiva, onde as crianças e os adolescentes realmente frequentem a escola e os pais e educadores fiscalizem essa frequencia. Também é importante o apoio aos núcleos familiares, com trabalho de assistência social e outros profissionais ligados a área. Porém, é fundamental o combate policial sistemático e freqüente quando os outros sistemas falham para que a população não fique refém da criminalidade.

Mercado volta a piorar previsão para inflação e PIB em 2015

O mercado voltou a piorar as previsões para o produto interno bruto (PIB) e para a inflação de 2015. Depois de 14 semanas seguidas revisando os índices, os analistas tinham dado uma trégua na pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central na semana passada. Nesta semana, voltaram a aumentar a projeção da inflação e diminuir a do PIB.
Para o IPCA, a pesquisa prevê 8,23% para o ano de 2015, 0,10% maior que a da semana passada (8,13%). O teto da meta do Governo Federal para a inflação é de 6,5%.
Já para o PIB, piorou a projeção de retração. Agora, o mercado aposta em uma queda de 1,03% da economia em 2015.
Outras previsões:
Produção industrial -2,5%
Preços administrados +13%
Taxa de juros Selic 13,25%

Dólar R$ 3,21.

Secretaria da Saúde esclarece repasses financeiros aos hospitais


O governo do Estado repassou aos hospitais prestadores de serviços pelo SUS, por meio da Secretaria da Saúde (SES), todo o valor recebido do Ministério da Saúde para pagamento da assistência de média complexidade. Nenhum recurso ficou retido na Secretaria ou foi utilizado para outro fim.
Ocorre que esse montante de verbas federais - que corresponde a um valor fixo e com teto limite - não cobre integralmente a produção contratualizada com os hospitais. Ou seja, nos últimos anos, a Secretaria se comprometeu com verbas além da sua capacidade orçamentária, fato este que a gestão atual está buscando equacionar.
Desde janeiro, o governo do Estado vem complementando esses repasses. Neste ano, já foram suplementados R$ 41 milhões em recursos estaduais, e assim a SES pagou os contratos na sua integralidade. Com referência aos valores pagos na última semana, o Estado recebeu R$ 54 milhões do governo federal, enquanto o contratado soma R$ 70 milhões. A Secretaria da Saúde ressalta que não há cortes de recursos e que a diferença de valores será paga nos próximos dias, de acordo com o fluxo de caixa do governo do Estado.

Ambulância: Sindicato alerta para contratação de motoristas

O Sindicato dos Condutores de Ambulância do Rio Grande do Sul alerta para a lei que proíbe que os motoristas desempenhem a função de socorrestes. 
A preocupação da entidade é com a contratação da empresa Risco Zero, que vai prestar serviço para a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). 
A Risco Zero substituiu a Medicar, que atendia as emergências registradas nas estradas sob a concessão da EGR. 
A queixa dos sindicalistas é de que a nova contratada, além de exigir a habilitação para dirigir o veículo, também requer do profissional formação em técnico de enfermagem. 
O presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, afirma desconhecer a legislação que impede este tipo de prática e garante que todos os serviços de socorro estão sendo prestados adequadamente. “Posso atestar a exímia qualidade nos serviços oferecidos até o momento”. 
Ele afirmou que se preocupou pessoalmente em constatar a eficácia do atendimento. “ Só estranho que denúncias deste tipo não tenham sido feitas anteriormente, quando outra empresa atuava nas estradas”, questionou Nunes. 
O presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulâncias, Paulo Rogério Silva, segue argumentando que o convênio vai prejudicar o atendimento. “Ao cuidar somente das vias, essa empresa não vai auxiliar os municípios. Com isso, a contratação será feita somente com ambulâncias básicas, envolvendo motoristas com capacitação de técnico. Não profissionais da área da saúde”, ressaltou.

Termelétricas: Investimentos podem chegar a R$ 7,6 bilhões

Entre os diversos empreendimentos de geração de energia que o Rio Grande do Sul está recebendo, há expectativa de que sejam construídas cinco novas termoelétricas.
Esses empreendimentos, com exceção das usinas movidas a biomassa, se direcionam à região da Campanha e ao Litoral Sul.
O secretário de Minas e Energia em exercício, Artur Lemos Júnior, explica que os investimentos estão em diversas fases de licenciamento ambiental e somam R$ 7,6 bilhões, devendo gerar, 2,2 mil megawatts (MW) de energia elétrica.
Em Cambará do Sul, por exemplo, a Ômega Engenharia prevê a geração de termoeletricidade a partir da biomassa de resíduos de madeira, com investimento de R$ 160 milhões. De acordo com o diretor executivo, Carlos Miranda, a empresa está diante do desafio de construir a primeira usina de biomassa de madeira do Estado. 
A capacidade mensal de produção de energia prevista é de 30 MW, a partir da utilização de 28.425 toneladas/mês de resíduos de madeira e madeira de reflorestamento (toras), mais 4.061 toneladas/mês de resíduos de madeira (cavacos). A usina deve começar a operar 30 meses após a participação positiva no leilão de energia, que ocorrerá no fim do mês de abril.
Em Rio Grande, a empresa Bolognesi vai construir uma usina termoelétrica movida a gás, cuja licença de instalação foi emitida esta semana pela Fepam. 
Terá 1.238 MW de potência, o que representa cerca de 5% da capacidade instalada da Usina de Itaipu. 
Para viabilizar o empreendimento, a Bolognesi precisou projetar dois terminais de gaseificação e firmar contratos de 25 anos para a compra do gás fora do Brasil.
Há ainda a previsão de instalação de uma usina termoelétrica movida a carvão em Pedras Altas, pela empresa Ouro Negro Energia, com capacidade de produção de 600 MW e investimento de R$ 2,6 bilhões, e outra, também a carvão, em Candiota, com investimento de R$ 1,8 bilhão e geração de 340 MW. O quinto empreendimento é previsto para o município de Minas do Leão, mas ainda está em fase de prospecção.

Potencial do carvão gaúcho

O secretário em exercício de Minas e Energia destaca que a Pasta trabalha para dinamizar o aproveitamento do carvão gaúcho na matriz energética estadual, uma vez que 90% das reservas desse mineral no país estão no RS. “O carvão constitui-se numa grande oportunidade de desenvolvimento para o Estado, seja como fonte energética ou como ponto de apoio para a expansão de ramos industriais. 
“Os obstáculos tecnológicos, econômicos e institucionais podem ser superados através da implantação de programas bem estruturados, de médio e longo prazo, para transformar o carvão mineral gaúcho em importante suporte de desenvolvimento regional”, afirma.

Jacini diz que famílias também têm responsabilidade na violência

Em entrevista, o secretário de Segurança do Estado, Wantuir Jacini, falou sobre a estratégia do governo para combater a onda de violência que, nos últimos dias, teve como caso mais emblemático o da menina de sete anos morta por uma bala perdida de fuzil enquanto dormia na zona sul de Porto Alegre.
Para Jacini, o plano é dividido em dois eixos: criminal e social. Ele diz que o foco da Secretaria da Segurança é o criminal, mas que casos como o da criança atingida têm relação também com a violência social, que é falha de outros setores, entre eles as famílias.
Antigamente, o pai era apenas o provedor do lar e a mãe ficava fazendo a educação. Hoje a mãe sai para prover o lar também e as crianças ficam sozinhas, ficam na rua, à mercê de todos os criminosos, principalmente nas periferias — disse. Após receber críticas de ouvintes durante o programa, o secretário ressaltou que não estava culpando as famílias no caso da menina atingida por bala perdida. 
Disse também que as forças policiais já fizeram 18 prisões em menos de um mês, além de operações preventivas e investigações, mas que, em mais de 70% dos casos, os envolvidos têm antecedentes criminais.
Jacini também disse que os recursos para presídios em obras estão garantido, mas que devido à situação econômica do Estado, novos projetos não estão confirmados. 
Sobre os cortes de horas extras, o secretário voltou a afirmar que o impacto é somente na área administrativa e não do policiamento nas ruas, mas que no final do mês vai receber as estatísticas e terá um raio x completo do impacto do decreto de corte de gastos.

Jacini diz que famílias também têm responsabilidade na violência

Em entrevista, o secretário de Segurança do Estado, Wantuir Jacini, falou sobre a estratégia do governo para combater a onda de violência que, nos últimos dias, teve como caso mais emblemático o da menina de sete anos morta por uma bala perdida de fuzil enquanto dormia na zona sul de Porto Alegre.
Para Jacini, o plano é dividido em dois eixos: criminal e social. Ele diz que o foco da Secretaria da Segurança é o criminal, mas que casos como o da criança atingida têm relação também com a violência social, que é falha de outros setores, entre eles as famílias.
Antigamente, o pai era apenas o provedor do lar e a mãe ficava fazendo a educação. Hoje a mãe sai para prover o lar também e as crianças ficam sozinhas, ficam na rua, à mercê de todos os criminosos, principalmente nas periferias — disse. Após receber críticas de ouvintes durante o programa, o secretário ressaltou que não estava culpando as famílias no caso da menina atingida por bala perdida. 
Disse também que as forças policiais já fizeram 18 prisões em menos de um mês, além de operações preventivas e investigações, mas que, em mais de 70% dos casos, os envolvidos têm antecedentes criminais.
Jacini também disse que os recursos para presídios em obras estão garantido, mas que devido à situação econômica do Estado, novos projetos não estão confirmados. 
Sobre os cortes de horas extras, o secretário voltou a afirmar que o impacto é somente na área administrativa e não do policiamento nas ruas, mas que no final do mês vai receber as estatísticas e terá um raio x completo do impacto do decreto de corte de gastos.

Colheita da soja deve ser concluída até o final de abril

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, o percentual da área colhida das lavouras de soja no Rio Grande do Sul chegou aos 80%, mesmo com as condições climáticas instáveis em determinados períodos.
A cifra representa um avanço de 15 pontos percentuais em relação ao período anterior e dez em relação ao ano passado, nesta mesma época. 
Se o clima colaborar, os técnicos da Emater/RS-Ascar estimam que a colheita deva estar finalizada até o final deste mês ou, no máximo, no início de maio, já que 18% do total da área a ser colhida apresentam plantas maduras e aptas à colheita, enquanto o restante está em fase final de formação de grãos. As produtividades que vêm sendo obtidas seguem oscilando bastante, conforme a situação enfrentada em relação ao clima. Na média geral, porém, a produtividade se mantém ao redor dos 2.900 quilos por hectare, aponta o informativo. Como já era esperada, a qualidade também não tem apresentado problemas, apenas em alguns casos isolados e pontuais, o que permite aos produtores comercializar a produção sem maiores dificuldades. Neste sentido, o preço médio da saca de 60 quilos, em âmbito estadual, teve variação de - 4,37%, sendo vendida a R$ 60,22 durante a semana. Essa variação negativa, segundo analistas de mercado, está mais atrelada à oscilação do câmbio do que à relação entre a oferta e a demanda.

Cemitério estava jogado aos vândalos e bondes

Os guardas municipais, coordenados pela secretaria de Segurança e Trânsito do Município intensificaram nesta semana, as ações de combate ao vandalismo no cemitério municipal.
A intenção, segundo o secretário Clemente Corrêa, é preservar o patrimônio público e combater os índices de furtos no cemitério local. 
Ontem à tarde, durante uma ação rápida, a Guarda retirou menores de idade do interior do cemitério. Conforme Clemente, os adolescentes integram um dos bondes da cidade que ocupam o local como ponto de encontro. 
As famílias foram contatadas, assim como o Conselho Tutelar. O número de crimes envolvendo menores de idade em Uruguaiana é expressivo. Tais números levaram a Prefeitura a efetuar mudanças no setor de segurança e determinar ações imediatas.

Inscrições para o Dia do Desafio 2015 seguem até 27/04

Até o dia 27 de abril, seguem as inscrições para o Dia do Desafio 2015, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc. As cidades gaúchas interessadas em participar da competição devem preencher o formulário oficial enviado pelo Sesc às prefeituras, até a data limite. Após, basta mobilizar a comunidade a promover alguma atividade física entre zero hora e 20h do dia 27 de maio, quarta-feira, data do evento.
O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

O Sesc/RS realiza o projeto nas cidades gaúchas em parceria com as prefeituras e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, desde 1997. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini Em 2014, os 497 municípios do RS participaram da mobilização em favor da qualidade de vida através da atividade física. Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas em uma das 43 Unidades Operacionais do Sesc/RS ou nos 23 Balcões Sesc/Senac que existem em todo o Estado.  Move Brasil – O Dia do Desafio é uma ação para o Move Brasil. O Move reforça o compromisso do Sesc com a promoção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas, duas de suas áreas prioritárias. A instituição planeja atividades que se multipliquem nacionalmente e beneficiem milhares de brasileiros. Dessa forma, oferece assistência médica por meio de ações destinadas ao diagnóstico e à prevenção de doenças, além de experiências esportivas como meio de lazer ou vivência de aprendizagem e aperfeiçoamento de uma modalidade.

Crise no comércio exterior: Porto seco amarga redução de tráfego de 2 mil veículos no ano

Não são apenas as empresas que acumulam prejuízos com a queda das exportações para a Argentina. Outros setores no estado também sofrem com a diminuição das compras pelo país vizinho, que é o principal parceiro do Brasil no Mercosul.
Segundo dados da Receita Federal, apenas pelos portos da Fronteira Oeste, o envio de mercadorias para a Argentina caiu 10% no primeiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2014. Já o movimento dos caminhões caiu 11%. Em Uruguaiana, de janeiro a março, dois mil veículos de carga deixaram de cruzar a ponte internacional.
“O grande movimento está concentrado em Uruguaiana e São Borja.
A queda em número de caminhões foi similar nas duas unidades, mas em valores o impacto foi maior em São Borja, em quase 30%, em razão de mercadorias de maior valor agregado que circulam por lá”, diz o delegado Jorge Luiz Hergessel, da Receita Federal.
Os despachantes de alfândega que no ano passado liberavam 17 mil caminhões por mês em Uruguaiana, hoje atendem apenas nove mil.
Caminhoneiros que faziam duas viagens em 30 dias, média de duas viagens redondas, hoje têm apenas uma viagem garantida. Além disso, pequenos empresários já desistiram do setor e grandes empresas diminuíram suas equipes de trabalho em até 50%.

Maria de Lourdes volta à presidência do PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu neste final de semana, para escolher um novo presidente. Desde a última convenção, o ex-vereador José Clemente Corrêa presidia o Diretório Municipal, mas deixou a sigla para ingressar no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e hoje ocupa o cargo de secretário de Segurança e Trânsito.
A nova presidente e a professora Maria de Lourdes Brondani D’Ávila, que presidiu o Diretório na gestão anterior. Maria de Lourdes também foi a candidata petista à Prefeitura nas eleições de 2012 e exerceu o cargo de coordenadora regional de educação durante a gestão de Tarso Genro no governo do Estado.
A Professora já integrava a Executiva do Partido e exercia a função de secretária de Comunicação. Essa função agora será desempenhada pelo engenheiro Luiz Claudio Cardoso Dias, militante de longa data do Partido. A eleição ocorreu na manhã de domingo, 19/4, na Câmara de Vereadores. De acordo com Cardoso Dias, em outubro, uma nova eleição deverá ser realizada e, desta vez, todo o Diretório deverá ser escolhido em convenção.
Conforme o novo secretário de Comunicação, os trabalhos no Partido seguirão a rotina já implantada. No próximo sábado, 25/4, uma nova reunião deverá ocorrer para discutir questões internar e definir o posicionamento da sigla com relação a diversos assuntos.

Exclusivo: Bernardi fala sobre acusações a deputados gaúchos na Lava Jato

“O PP não será guardião de nenhum desvio de conduta. Preferimos perder lideranças política a perder a ética, a imagem de um partido que tem o compromisso com a verdade”

Em entrevista exclusiva ao Jornal CIDADE, o presidente estadual do Partido Progressista (PP), Celso Bernardi, falou sobre o cenário vivido pelo partido no Rio Grande do Sul, após os nomes de seis deputados federais da sigla (Jerônimo Goergen, José Otávio Germano, Luís Carlos Heinze, Renato Molling, Vilson Covatti e Afonso Hamm) serem citados no esquema de corrupção na Petrobras, investigado na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, bem como o posicionamento do Diretório Estadual sobre o assunto. “O Partido não vai condenar ninguém por antecipação. Mas também queremos deixar bem claro que vamos agir diferente de outros partidos políticos. Não vamos fazer vaquinhas, nem transformar réus na cadeia em heróis”, diz ele, frisando que até o momento, os parlamentares são apenas investigados.
“O Partido é uma instituição e não tem compromissos com erros individuais de seus filiados, por mais importantes e respeitados dentro do partido que sejam. O PP não será guardião de nenhum desvio de conduta. Preferimos perder lideranças política a perder a ética, a imagem de um partido que tem o compromisso com a verdade”, garante. Ele diz ainda que atualmente, o objetivo da sigla é a união do partido e a busca pela verdade. “Queremos que a Operação Lava Jato tenha sucesso, que se apure a verdade e que a impunidade seja passado; queremos a punição daqueles que realmente tem culpa”, completa.
Medidas
No dia 9/3, o PP gaúcho solicitou aos deputados investigados que colaborassem ao máximo. “Todos os seis assinaram um documento nesse sentido, assim como a abertura do sigilo bancário, fiscal e telefônico”, diz o presidente. O Partido também interpelou judicial e extrajudicialmente o Doleiro, para que explique com clareza como tem certeza da participação dos deputados, já que diz não os conhecer, tão pouco ter tratado do assunto com os mesmos, mas sim com ‘lideranças maiores’ do PP. “Queremos que ele diga como essa entrega era feita: em dinheiro, em doação para campanha, depositado no exterior; e o mais importante: qual a razão? Para o Partido não assinar CPIs? Para votar com o governo?”
‘Estrago’
Apesar de não acreditar que as acusações feitas pelo doleiro Alberto Yosef, são verdadeiras, Bernardi diz ter consciência de que a imagem do Partido sofreu “um estrago”, e que o episódio terá efeitos negativos sobre o Partido e os políticos citados. “Eu era deputado federal quando houve a cassação do deputado Ibsen pinheiro. E posso falar isso porque votei contra a cassação. Levou dois anos para ele provar sua inocência. Posso citar o exemplo do deputado Érico Ribeiro. Mesmo que os seis deputados sejam inocentados, teremos aquela dúvida. Isso traz prejuízo para imagem do político e do partido. Mas o PP é muito forte e vamos reagir a isso. Vamos manter o partido unido, trazer cada vez mais lideranças”, conclui.

Ed. 2439 - Painel

Futebol de Várzea em foco

Ocorreu neste domingo, 19/4, o primeiro jogo de campeonato esportivo comemorativo aos 150 Anos de Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança, que será comemorado em setembro. Três tradicionais equipes uruguaianenses estiveram em campo: Sá Viana, Uruguaiana e Ferro Carril; em três categorias: adulto, veterano e sub 15.

Que exemplo!
O vereador de Santa Maria, João Carlos Maciel da Silva foi condenado a seis anos e oito meses de reclusão. Na época em que presidiu o Parlamento, ele exigiu parte dos salários dos funcionários que exerciam cargos em comissão na Mesa Diretora. Eles eram coagidos a contribuir com o Programa Caminhão da Solidariedade, sob pena de serem demitidos. Em primeiro grau ele foi condenado a cinco anos de reclusão. No recurso, a sentença condenatória não somente foi confirmada, como houve o aumento da pena.

Palestra I
‘Finanças do Governo Estadual: Reformas para o Rio Grande e Perspectivas Políticas’ é o tema de palestra que será realizada na quinta-feira, 23/4, na programação da Expoutono.

Palestra II
Os palestrantes são: Gabriel Torres, graduado em Ciências Econômicas e mestre em economia aplicada pela UFRGS; Fábio Ostermann, formado em Direito pela UFRGS e mestre em ciências sociais/ciências políticas pela PUC/RS e Marcel Van Hattem, formado em relações internacionais pela UFRGS e mestre em ciências políticas pela Universidade de Leiden (Holanda).

Expoutono
Iniciou ontem, a Expoutono 2015. A programação, durante a tarde, no Parque Agrícola e Pastoril incluiu o 6º Remate de Produção da Estância Itapitocai

Agasalho
A abertura oficial da Campanha do Agasalho 2015 acontece nesta quinta-feira, às 15h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

ArrozFoi anunciado o local da 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre em fevereiro de 2016. O evento ocorrerá em Alegrete, no Parque de Exposições Doutor Lauro Dornelles, através de parceria entre a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e o Sindicato Rural de Alegrete.

Contas
Termina no próximo dia 30 o prazo para os partidos políticos apresentarem suas prestações de contas referente ao exercício de 2014. Os diretórios municipais devem apresentar a prestação nas zonas eleitorais – em Uruguaiana e Barra do Quaraí, na 57ª Zona, na Rua Júlio de Castilhos.

Ideal
Na programação da Expoutono, acontece o I Curso de Jurados Raça Ideal. A iniciativa é inédita e a programação será desenvolvida em duas partes: teórica, na quinta-feira, a partir das 9h; e prática, na sexta-feira, a partir das 9h.

Raiva
Um homem de 38 anos foi diagnosticado com raiva humana. O paciente está internado em Campo Grande, desde sábado. Ele é de Corumbá, interior do MS, e contraiu a doença por meio da mordida de um cachorro. Nos últimos anos o Brasil vinha se mantendo como exemplo de erradicação da doença.

Sessão
Na quinta-feira, 23/4, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores será realizada no Polo Educacional Crespo de Oliveira, na localidade de Itapitocai, às margens da BR 472. Esta é a primeira sessão no interior do município, uma ação de descentralização das atividades do Legislativo, iniciada há alguns anos.

Prisões
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que permite o uso de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a implantação e manutenção de berçário, creche e seção destinada à gestante e à parturiente nos presídios. A matéria será enviada ao Senado.

Noite da Pecuária I
Acontece no próximo dia 4/5, a 14ª Noite da Pecuária. O evento, organizado pelo Centro de Tecnologia em Pecuária da Universidade Federal do Pampa, em parceria com o Sindicato Rural visa integrar a universidade ao campo e criar um ambiente de discussão técnica de excelência em pecuária e levando novos conhecimentos aos produtores rurais.

Noite da Pecuária II
A primeira palestra da noite, “Tecnologias aplicadas à bovinocultura de corte na Fronteira Oeste do RS”, será ministrada pelo engenheiro Agrônomo Luiz Antônio Queiroz, consultor pecuário e diretor da Cooperativa Agrícola Uruguaiana. Na sequência, o professor Tiago Gallina, do curso de Medicina Veterinária da Unipampa falará sobre “Como resistir à verminose ovina”. O evento inicia às 19h e a entrada é gratuita.

ICMS I
Foi promulgada pelo Senado a Emenda Constitucional 87, oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 197/12, que fixa novas regras para incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas vendas de produtos pela internet ou por telefone. A sessão foi presidida por Renan Calheiros, presidente do Senado Federal.

ICMS II
A PEC, apresentada pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS), havia sido aprovada por unanimidade na quarta-feira, 15/4, pelo Senado, com as modificações feitas pela Câmara dos Deputados. Segundo a proposta, os estados de destino da mercadoria ou do serviço terão direito a uma parcela maior do tributo se o consumidor final for pessoa física.

Ed. 2440 - Degola no Santo Inácio

  1. A ética do crime e a delação premiada
  2. Marido Saindo de Casa
  3. Cortina do Quarto
  4. Leilão
  5. Olivas I
  6. Olivas II
  7. Conspiração
  8. Premiado
  9. Itapitocai em foco
  10. Seminário
  11. Erro duplo
  12. Pela culatra
  13. TSE
  14. ‘Prefeitável’
  15. Traição
  16. Centro de Triagem será inaugurado amanhã
  17. Câmara entrega medalha e diploma em alusão a Tiradentes
  18. Prefeitura removerá moradores para o conjunto Salvador Faraco
  19. Deputados debaterão travas à integração
  20. Estado anuncia recursos para a manutenção dos serviços de neurologia
  21. Campanha de vacinação contra a gripe será aberta neste sábado
  22. Odebrecht realiza segunda etapa do Programa “Meu Rio Uruguai”
  23. Iniciada a Campanha do Agasalho 2015
  24. Caminhoneiros realizam paralisação
  25. Verba do Funpen poderá custear instalação de creche e berçário em presídios
  26. Senado debate hoje redução da maioridade penal
  27. TRF4 abre inscrições para estágio de Ensino Médio
  28. Tribunal de Contas da União investiga Caixa Federal
  29. Homem é degolado a ‘faconaço’
  30. Feriadão deixou 26 mortos no Estado
  31. Acusado de matar jovem é preso
  32. Policiais civis vão parar por um dia, na próxima semana
  33. Susepe faz nova apreensão
  34. Desacato
  35. Crime ambiental
  36. Dano
  37. Assalto I
  38. Assalto II
  39. Tiros
  40. Drogas I
  41. Drogas II
  42. Cova
  43. Uniformes serão adquiridos com recursos do salário-educação
  44. Professores aprendem mais para evoluir no ensino de matemática
  45. Fies tem 264 mil novos contratos e 296 mil à espera de renovação
  46. Exame de proficiência tem mais de 5 mil candidatos confirmados
  47. DELHI, a porta de entrada da Índia
  48. Como manter um jardim ideal para cães e ainda atrativo visualmente
  49. Giovanna Antonelli dá show de estrelismo
  50. Sósia mirim de Angelina Jolie estará em nova minissérie da TV Globo
  51. Sem saber de demissão de câmera, Silvio Santos ordena recontratação do profissional
  52. Ex-UFC realiza sonho de lutador com Síndrome de Down
  53. Anderson Silva disputará seletiva para a Olimpíada de 2016
  54. CBF confirma Brasil e Honduras no Beira Rio
  55. Grassi faz exames médicos e é apresentado pelo Grêmio