terça-feira, 28 de abril de 2015

Rafael Alves é o novo líder do Governo

O Governo Municipal tem novo líder na Câmara de Vereadores. O vereador Rafael da Silva Alves, que retornou ao Partido após mais de um ano e meio integrando o Solidariedade, assume hoje, 28/4, a função, por determinação do prefeito Luiz Augusto Schneider, a quem cabe a escolha.
Durante o ano de 2014, o líder do governo foi o vereador Fernando Tarragó, porém, em dezembro, o parlamentar declarou que estaria deixando a função, se o então secretário de Governo, Fernando Alves, permanecesse a frente da pasta, responsável pela articulação política junto ao Legislativo. Com a saída de Alves, no início de março, restou a dúvida quanto a permanência de Tarragó na função. Já as especulações em torno do nome de Rafael tiveram início assim que o Parlamentar retornou ao ninho tucano, com direito a ficha partidária abonada pelo próprio Prefeito.
O ofício informando a Câmara de Vereadores sobre a decisão de Schneider foi protocolado na Câmara na última sexta-feira, 24/4, e será apresentado hoje, na sessão ordinária da Casa.

Odebrecht: Após adiamento, CPI ouve hoje o primeiro depoente

A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura possíveis irregularidades no processo licitatório de concessão de água e esgoto e no contrato entre a Prefeitura e a empresa Odebrecht Ambiental, vencedora da licitação, não pode dar início às oitivas na última semana, conforme previsto. O primeiro depoente, o engenheiro José Homero Finamor, que seria ouvido na quinta-feira, 23/4, irá depor hoje, 28/4, a partir das 18h, na Câmara de Vereadores. O ato é aberto ao público.
Finamor é ex-presidente da Associação de Engenheiros da Corsan – da qual ainda é sócio – ex-diretor do Sindicato de Engenheiros do Rio Grande do Sul e conselheiro estadual de Meio Ambiente. Ele foi convocado na última semana, pelo presidente da Comissão, vereador Irani Fernandes (PP).
Segundo informações extraoficiais, Finamor tem fatos à expor que poderão justificar uma quebra de contrato entre a empresa e a Prefeitura, embora este ato seja bastante improvável e nem mesmo seja o objetivo da comissão.
Até o momento foram analisados diversos documentos, como o próprio contrato e o edital do processo licitatório. O relator da CPI, Marcelo Lemos (PDT) também adiantou que já encontrou razões para a quebra de contrato. A comissão é composta ainda por Carlos Eduardo Alves (PMDB), Rafael Alves (PSDB) e Egídio Carvalho (PSDB), e tem 90 dias para concluir o trabalho, podendo prorrogar por igual período de tempo, desde que aprovada em plenário.

Programa Líder inicia atividades em Uruguaiana

Ocorreu durante todo o dia de ontem, 27/4, o primeiro seminário do Programa Líder, do Sebrae, em Uruguaiana. O encontro, que terá continuidade, é realizado no Tênis Clube Rio Branco. Além do prefeito Luiz Augusto Schneider, do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, estiveram presentes autoridades de outros municípios da região, como o prefeito Iad Choli, de Barra do Quaraí.
Chamado de programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder), trata-se de uma iniciativa do Sebrae criada em 2008, concebido para mobilizar e integrar as lideranças visando a coordenação do planejamento e das ações regionais, com desenvolvimento de um plano estratégico, definição de um sistema de governança e criação do sistema de acompanhamento e controle de gestão, ao final de oito meses de trabalho. O programa, que âmbito regional, já foi instalado em mais de 200 cidades em todo o Brasil, obtendo bons resultados. A iniciativa busca também a integração e qualificação das lideranças para uma atuação mais eficaz no desenvolvimento da região. Nessa versão, os líderes da Fronteira Oeste contam ainda com o apoio das secretarias de Relações Institucionais e de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
O público-alvo do Líder é formado por empresários, executivos, gestores municipais e representantes de entidades da sociedade civil, com perfil de liderança e potencial para construir uma rede de parceiros da região. Uruguaiana é o último município selecionado para sediar um polo do projeto, implantado recentemente também em Bagé.

Barra do Quaraí: Professores fazem manifestação

A Associação dos Professores e Especialistas em Educação da Barra do Quaraí realizou manifestação na última sexta-feira, 24/4, com a participação de cerca de 50 professores.
Os profissionais fizeram uma caminhada e logo depois estiveram na Câmara de Vereadores e na Prefeitura.
Conforme o presidente da Associação, professor Anselmo de Carvalho, a categoria busca a implantação do piso nacional salarial, um plano de saúde municipal, o repasse do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para o salário, melhores condições de trabalho nas escolas e a contratação de novos professores. “Nosso objetivo é chamar atenção para o que estamos pleiteando, e para o estado das escolas, que enfrentam dificuldades de infraestrutura”, disse.
Na Câmara, eles conversaram com o presidente, vereador Nivaldo Medeiros. Já na Prefeitura, foram recebidos pelo prefeito Iad Choli, acompanhado pelo vice-prefeito, Danilo Rodrigues e pelo secretário de Educação, Mateus Ortiz.
Choli propôs a criação de uma comissão de trabalho, com a participação de um representante da Associação, o que foi aceito. “Essa comissão vai conhecer e estudar as reivindicações e tentar atendê-las”, explica ele, lembrando que o município enfrenta dificuldades para atender a alguns anseios. “Cerca de 90% dos municípios ainda não conseguiu implantar o piso nacional devido às condições financeiras, por exemplo. Queremos atender a reivindicação, acreditamos que é merecida, mas não temos condições”, completou.

Ed. 2442 - Painel

Basca em foco

Mais uma vez a Cabanha Basca mostrou qualidade e tradição. Na noite de quinta-feira, 23/4, o local de remates do Parque Agrícola e Pastoril esteve lotado para acompanhar o 4º Remate BT Basca, que ofertou animais consagrados, como Basca Anarquia, Venta Rasgada e Aquarela; prenhezes e coberturas de alguns dos melhores animais, como BT Lucero e Basco Onássis. O faturamento superou os R$ 3 milhões, com destaque para a égua Basca Una Piedra, arrematada por R$ 1,5 milhão. Parabéns as criadoras Mariana e Lilinha Tellechea.

Na mira
A Comissão de Ética do PSDB deverá ter trabalho nos próximos dias, apertando o cerco em relação a votações e ao pagamento das contribuições partidárias de vereadores e assessores.

Feira do Livro
Inicia hoje, 28/4, a Semana da Literatura Infantil Monteiro Lobato no Colégio Metodista União. A programação se estende até 30/4, e acontece no Ginásio do Colégio.

Auxílio Reconstrução
A Câmara está solicitando informações sobre o Auxílio Reconstrução, criado por Schneider em dezembro, após os temporais que atingiram o município. O requerimento é do vereador Irani Fernandes (PP). Para ele, há a necedade de o Executivo divulgar ao Legislativo o número de famílias que solicitaram o auxílio, assim como seus endereços; quantas famílias foram selecionadas; quantas receberam até o momento e qual o montante indenizado para a fiscalização dos atos do Executivo.

Swing
Na onda do troca-troca, após perder Carús, os progressistas levam o ex-secretário de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha.

Chacota
Anunciada a chapa Carús/Felice para concorrer em 2016, tem muita gente querendo se candidatar a suplente da dupla. É bom lembrar que não existe suplente para a majoritária municipal.

Batizados
Outro conhecedor da política local comentava que a chapa Carús/Felice certamente terá a benção do falecido curandeiro Garrincha.

Cairoli I
O vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli (PSD), esteve em Uruguaiana no final da última semana. Produtor rural, Cairoli participou da Expoutono, promovida pelo Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana, no Parque Agrícola e Pastoril.

Cairoli II
O político também se reuniu com o prefeito Luiz Augusto Schneider, no Gabinete do Prefeito. Tratou-se de uma visita de cortesia, a fim de tratar das relações do município com o Governo do Estado.

Ismael &Cristina
Alguns dias após comemorar, em Buenos Aires, Argentina, 14 anos de união com a coreógrafa Cristina Fernandez, o advogado Ismael Cassiano completou no último domingo, 26/4, mais um ano de vida, comemorados desta vez, em Uruguaiana, junto aos filhos, Inácio e Pedro. Parabéns!!!

Mui corajoso
O vereador Egídio Carvalho ameaçou propor uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para analisar a dívida da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, herdada por Schneider. Depois, talvez prevendo o que esta medida traria de prejuízo ao seu ídolo, o ex-prefeito Felice, o galo enterrou o assunto.

Tucanos
Determinações da nova direção tucana devem provocar calafrios nos maus políticos. Em Uruguaiana, o partido vai defender o fim de 90 dias de férias para vereadores; sessões noturnas para o povo assistir os trabalhos; o fim das viagens e da farra de diárias. Quem for tucano de verdade e quiser concorrer pelo partido em 2016, vai ter que abraçar estas propostas.

Sem veto
Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acabou com as restrições do Exército para ingresso na tropa. Desde 2005, candidatos homens com altura inferior a 1.6 metros e mulheres com altura inferior a 1,55 metros eram vetados, assim como soldados com menos de 20 dentes naturais e portadores de doenças como AIDS e Sífilis.

Escândalo
O recesso parlamentar em Uruguaiana é um escândalo. No inverno vai de 15/07 a 31/07 (17 dias) e no verão de 16/12 até 01/03 (75 dias). São 92 dias anuais de recesso, o que em quatro anos totaliza 368 dias de folga. Ou seja, receba quatro, trabalhe três.

Naval I
Abriram ontem as inscrições para ingresso no Colégio Naval e na Escola Naval. Nos dois casos, o prazo de inscrição se estende até 15 de junho.

Naval II
Para o Colégio Naval é necessário ter o ensino fundamental completo, idade entre 15 anos completos e menos de 18 anos; do sexo masculino, brasileiro nato e solteiro.

Naval III
Já para a Escola Naval as inscrições são para ambos os sexos, com idade entre 18 anos completo e menos de 23 anos; ensino médio completo; ser brasileiro nato e solteiro.

Campanha contra gripe: Município quer imunizar 26 mil pessoas

A campanha de vacinação contra a gripe começou ontem segunda-feira (27) no Rio Grande do Sul e vai até o dia 22 de maio. A vacinação foi antecipada em uma semana em relação ao restante do país, para que a público alvo esteja imunizado antes da chegada do frio. 
Devem ser vacinadas pessoas que tenham 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e mulheres até 45 dias depois do parto, doentes crônicos com recomendação médica, profissionais da saúde, indígenas, presos e funcionários do sistema prisional. A orientação das autoridades de saúde é procurar os postos o quanto antes, pois a imunização demora alguns dias para ter o efeito desejado.
Procura alta no interior
No primeiro dia de vacinação, a procura foi grande no interior do estado. Em Santa Rosa, no Noroeste, houve filas nos postos de saúde no início do dia. Devem ser imunizadas 20 mil pessoas no município. Em Uruguaiana, a procura também foi alta nas primeiras horas da segunda-feira. A meta é vacinar 26 mil pessoas na cidade. Na capital gaúcha, a vacinação deve atingir 80% da população alvo, que corresponde a cerca de 481 mil pessoas. Em todo o estado, a secretaria da saúde espera imunizar pelo menos 3,5 milhões de pessoas.

Prefeitura quer debater projeto da Avenida Brasil com a comunidade

A Prefeitura de Uruguaiana, através da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e secretaria de Planejamento convida a comunidade para apresentação da primeira fase do Projeto Beira Rio.
A apresentação acontece hoje, dia 28 de abril, às margens do Rio Uruguai (na Santinha). Na oportunidade será apresentado o diagnóstico e a oficina da primeira etapa do projeto. O objetivo é envolver toda a comunidade na construção do projeto de entretenimento e paisagismo.
As atividades terão início às 16h30min, com uma caminhada pela orla do Rio Uruguai.
Após, às 17h30min, será realizado encontro para apresentação do projeto e debate com os participantes.
O Projeto que já vinha sendo estruturado entre através de seus engenheiros e arquitetos avança passa a contar com opiniões e sugestões de quem, de fato, será beneficiado pela Avenida.

Fumaça tóxica toma conta da cidade

As famílias que residem nos bairros próximos ao lixão de Uruguaiana foram sufocadas pela forte fumaça promovida pelo incêndio iniciado na noite sexta-feira.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Vitor Gedial, algumas das testemunhas contam que após uma discussão com um dos moradores do lixão, um homem teria ateado fogo em determinada área.
As chamas se alastraram, atingido outros pontos críticos. Outras testemunhas teriam contado que o incêndio foi resultado da queima de fios e que o causador do sinistro teria sido o catador proprietário de um barraco destruído pelo fogo.
Gediel explicou que a aglomeração de lixo seco no local contribui para a proliferação do fogo e que apesar dos catadores da Aclan separarem o material e encaminharem somente o lixo reciclável para o centro de triagem, o controle da chegada deste material seco ao lixão depende de uma conscientização da comunidade.
“É muito simples e todos podem fazer. É só colocar duas lixeiras na cozinha, por exemplo. Numa delas a dona de casa colocará o lixo seco e na outra o orgânico. O lixo seco será recolhido pela Aclan e o orgânico pela empresa responsável pela coleta geral”, explicou.
As equipes de trabalho das Secretarias de Obra e Meio Ambiente continuam trabalhando no lixão para controlar as chamas.

Trânsito: Vem aí o Maio Amarelo

A Prefeitura de Uruguaiana através da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito lança nesta quarta-feira, às 10h, no teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, a abertura do Movimento Maio Amarelo.
A campanha que será desenvolvida no trânsito local visa conscientizar os munícipes quanto aos perigos oferecidos pelo trânsito local, os orientando em relação à necessidade do uso cinto de segurança, redução da velocidade e não consumo de bebida alcoólica.
Durante a campanha, também será desenvolvido o programa “Educar para transformar”. Através do trabalho, as escolas receberão palestrantes dos mais diferentes órgãos de segurança, que falarão a respeito do tema para alunos e professores.
Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Vitor Gediel, a meta é atingir mais de 10 mil condutores, pedestres e alunos e todas as escolas até o final de ano.
O projeto Maio Amarelo é uma criação e idealização da Secretaria de Segurança e Trânsito de Uruguaiana.
Dados estatísticosUm total de 2.023 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul ao longo do ano de 2014, segundo a análise estatística de acidentalidade elaborada pelo Detran. O número de óbitos aumentou 1,9% em relação a 2013, passando de 1.985 para 2.023. Os jovens continuam sendo as vítimas mais vulneráveis nas estradas estaduais e federais, segundo a autarquia.
A quantidade de acidentes com mortes subiu 2,9% em relação ao ano passado e também foi maior que a variação do número de mortes. A representatividade dos acidentes graves (com três vítimas ou mais) passou de 1,7% em 2013 para 1,8% no ano passado. Conforme o Detran, foram 33 acidentes desse tipo em 2014, contra 30 em 2013. No geral, a taxa de vítimas por acidente diminuiu de 1,12 para 1,11.
Acidentes com três vítimas ou mais ocorrem com mais frequência nas rodovias. Em 2014, quase 80% desses acidentes ocorreram em estradas. De acordo com o Detran, isso ocorre, em parte, pela combinação de velocidade e ultrapassagens forçadas, dois importantes fatores de risco no trânsito.
O estudo apontou também que mais de um terço dos acidentes em 2014 ocorreram entre as 18h e a meia-noite e quase 40% dos óbitos ocorreram nos finais de semana.
Os sábados e domingos à noite, portanto, merecem especial atenção dos órgãos de trânsito.
Segundo o Detran, porém, a variação no índice de óbitos não acompanhou o crescimento da frota (6,6%) e do cadastro de condutores (3,7%).

Acidente interrompe trânsito na Ponte

Um caminhão tombou na manhã de ontem na pista de acesso a Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres. O trânsito ficou interrompido por cerca de duas horas para que Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros pudessem trabalhar. Segundo a PRF ninguém ficou ferido.

Presos da “Cacaréu” são ouvidos pela Justiça

Um comboio formado por policiais militares, agentes da Susepe e policiais federais escoltou até a sede da Justiça Federal, na manhã de quinta-feira, onze presos envolvidos num esquema de tráfico internacional de drogas e de carne. 
Além dos onze réus presos, também foram ouvidos nove pessoas citadas no processo. 
A operação que resultou nas prisões recebeu o nome de “Cacaréu” e obteve como resultado as apreensões de carne sem procedência e 200 quilos de drogas, entre maconha e cocaína. A investigação iniciou em 2013, quando a Brigada Militar apreendeu 29 quilos de maconha próximo ao local conhecido como “Cacaréu”, daí a origem do nome da operação. 
Na semana passada, os mesmos réus já haviam sido ouvidos pela Justiça Federal em razão destes crimes.

Mercado é assaltado por motoqueiros

Dois homens armados invadiram um mercado na Rua Eustaquio Ormazabal, na tarde da última quinta-feira. Segundo as vítimas, a dupla estava armada de revólver e era auxiliada por outros dois homens que a aguardava na esquina.
Dois funcionários foram ameaçados de morte, sendo que aos clientes foi determinado que permanecessem em silêncio e parados em seus lugares até que a ação fosse finalizada.
Com medo, os funcionários entregaram a quantia de R$ 2.500 que estavam em caixa. Na sequência, a dupla fugiu auxiliada pelos comparsas.

Mulher é esfaqueada por atrapalhar o sono do tio

Uma mulher foi esfaqueada pelo tio na última quinta-feira, por volta das 13h, no João Paulo II. O crime foi cometido por motivo banal, já que o acusado alegou ter tentado matar a sobrinha pelo fato de ela estar atrapalhando o seu sono. Diz na ocorrência que a vítima estava cozinhando quando foi atacada pelo sujeito. O barulho promovido pela mulher de 30 anos ao lavar a louça impedia que o tio dormisse tranquilo, despertando a sua ira.
Ela foi encaminhada à Santa Casa de Caridade, onde permaneceu hospitalizada. O homem será indiciado pela Polícia Civil.

Paralisação – é só o começo: Governo do RS está de costas para Uruguaiana

Os agentes da Polícia de Civil de Uruguaiana vão aderir à paralisação anunciada a nível estadual na próxima terça-feira, interrompendo os trabalhos e mantendo apenas o atendimento aos flagrantes. 
Em todo o Rio Grande do Sul, policiais sofrem com a falta de equipamentos, salários defasados e falta de pessoal nas delegacias.
Em Uruguaiana, a calamidade é explicita diante dos números apresentados pela área de segurança nestes quatro primeiros meses do ano. No feriadão, o município registrou o 9º homicídio de 2015, sendo que cinco deles estão sob a investigação da 1ª DP, um com a Delegacia da Mulher e três com a 2ª DP. A falta de policiais nas delegacias da cidade dificulta as investigações e impede que a Polícia possa dar uma resposta à sua comunidade. 
Na 1ª Delegacia de Polícia, responsável pelas investigações de cinco dos nove homicídios registrados neste ano, seis policiais estão lotados, dois deles em licença. O ideal era que a DP contasse com pelo menos dez agentes. Já a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente conta com quatro policiais. Um número vergonhoso diante dos índices de criminalidade envolvendo adolescentes em Uruguaiana. 
A Defrec, responsável pelo combate ao tráfico drogas e roubos conta hoje com cinco policiais. Por ser Uruguaiana uma cidade de fronteira e corredor para o tráfico de drogas, o ideal é que a Delegacia pudesse contar com pelo menos 10 policiais. 
O descaso do Governo vem de longa data. Apesar de o município ter sido contemplado com a Delegacia da Mulher, a estrutura montada pelo Estado está longe de ser a necessária para atender a demanda de ocorrências de crimes praticados contra as mulheres. 
Outra situação que chama a atenção é o fato da Delegacia Regional da Polícia Civil estar situada em Alegrete, onde os índices de criminalidade são consideravelmente inferiores aos de Uruguaiana. Vale destacar que é aqui que está instalada a sede do 1º Batalhão de Polícia da Brigada Militar, o que facilitaria um trabalho integrado entre as polícias. 
Além da ignorância da Secretaria de Segurança do Estado quanto à situação calamitosa enfrentada no setor em Uruguaiana, chama a atenção o silêncio das autoridades políticas do município quando o assunto é segurança pública. Deputado, prefeito e vereadores assistem calados, vidas serem ceifadas pela bandidagem. 
Os agentes da Polícia Civil cruzarão os braços na terça-feira em protesto a este descaso. Resta saber quando os políticos vão descruzar os seus e começar a trabalhar pela segurança em Uruguaiana.

Ed. 2441 - Plantão

ArrombamentoUma casa na Rua Padre Anchieta foi arrombada entre 15h30min e 17h. De acordo com a moradora, a porta da frente foi arrombada. Foi furtada uma televisão de 32 polegadas.

Caminhão IUm caminhoneiro teve a carteira furtada de dentro do caminhão, na BR 290. Nela estavam documentos pessoais, R$ 20, cartões de crédito, e um telefone celular.

Caminhão IIUm caminhão foi arrombado no interior de uma empresa de transporte de cereais. Foi furtado um telefone celular, um rádio amador, um relógio de pulso e a carteira do motorista, contendo documentos pessoais, cartões de crédito e R$ 50.

IgrejaA igreja São Francisco foi arrombada durante o feriado. Foi furtadas três panelas industriais, pratos, xícaras, um botijão de gás, um amplificador e uma jarra de vidro.

ArrombamentoUma garrafa térmica foi furtada de um estabelecimento comercial localizado na Rua Edi Valença. O registro foi feito por um funcionário, que constatou o furto quando chegou pra trabalhar.

Furto em veículoUm carro foi arrombado no interior de uma empresa de transporte de cereais. Do interior foi furtada uma carteira com R$ 180.

São MarcosUma casa, na localidade de São Marcos, foi arrombada. Os proprietários estavam na cidade, em tratamento médico e constataram o furto ao voltar para casa. Eles deram falta de um rádio e um botijão de gás.

Crime ambiental IAtravés de denúncia anônima, a Brigada Militar encontrou uma criação de pássaros de fauna silvestre, em uma casa na Rua Otacílio Gonçalves de Araújo. Foram encontrados dois cardeais, que estavam vivendo em cativeiro.

Crime ambiental IIUm morador da Travessa Sergio Oliveira foi encaminhado à Polícia Civil pela Brigada Militar depois de os policiais militares encontrarem uma capivara esfaqueada em seu barco. O animal estava acondicionado em um isopor e segundo o autor, serviria de alimento.

CansouUm homem apanhou da mulher, na madrugada de terça-feira, 21/4. Ele informou à polícia que a mesma lhe agrediu por ciúme, usando um pedaço de pau. Ele sofreu hematomas no braço direito e nas costas e disse ainda que as agressões eram frequentes, nunca quis registrar e agora fez para fim de proteção futura.

Furto Uma mulher foi detida depois de tentar furtar vários produtos do supermercado Baklizi da Cidade Nova, na tarde de quarta-feira, 22/4. Ela estava acompanhada de um homem e os dois estavam em uma motocicleta. Eles foram abordados no estacionamento do supermercado, por funcionários do estabelecimento. O motorista da moto atropelou os fiscais enquanto fugiu do local.

45% dos contribuintes ainda não declararam o IRPF em Uruguaiana

Faltando pouco para o fim do prazo, cerca de 50% dos contribuintes no Rio Grande do Sul ainda não declararam o Imposto de Renda 2015. 
Segundo a Receita Federal, até quarta-feira (22) haviam sido entregues 1.075.312 declarações no estado, de cerca de 1,9 milhão esperadas.
O prazo para entrega termina no dia 30 de abril. Em todo o país, são esperadas 27,5 milhões de declarações, das quais 14.624.152 milhões já foram entregues, segundo a Receita.
Segundo a Receita, foram 359.885 declarações entregues na área da delegacia de Porto Alegre, 154.128 em Novo Hamburgo, 150.459 em Caxias do Sul, 88.697 em Pelotas, 87.048 em Santa Maria, 78.650 em Passo Fundo, 75.760 em Santo Ângelo, 62.881 em Santa Cruz e 17.804 em Uruguaiana. 
Quem precisa declarar
Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 em 2014 (ano-base para a declaração do IR deste ano).
Também devem declarar os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.
A apresentação do IR é obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2014, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.
Se o contribuinte entregar depois do prazo ou se não declarar, caso seja obrigado, poderá ter de pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido nela calculado, ainda que integralmente pago, ou uma multa mínima de R$ 165,74.

Santa Casa vai parar no dia seis

No próximo dia 6, a Santa Casa de Uruguaiana vai parar. 
Apenas os serviços essenciais serão mantidos e o objetivo é chamar a atenção do Governo do Estado para os problemas financeiros decorretes dos cortes financeiros feitos por Sartori. 
O administrador da Santa Casa, Geovane Cravo convoca a comunidade para uma grande mobilização, ressaltando que “juntos conseguiremos manter os serviços prestados pelo hospital com excelência”. 
Se o Governo do Estado não aumentar os repasses, serviços como o de Fisioterapia, atualmente atendendo mais de 1 mil pacientes/mês, poderão ser interrompidos por falta de recursos. 
Ele explica que a demanda é expressiva e que o hospital possui apenas cinco médicos neste setor. “A situação só não é pior porque contamos com a ajuda dos estudantes de fisioterapia da Unipampa”, disse ele. 
Nesta semana, o Governo anunciou a manutenção do serviço de neurologia em Uruguaiana, porém outros setores continuam enfrentando dificuldades financeiras.

Legislativo debate proteção ao pequeno empresário

A Câmara Municipal de Uruguaiana, provocada por micro e pequenos empresários, tem discutido a necessidade de criar políticas de proteção no município, em detrimento de políticas de proteção ao consumidor, como a garantia de qualidade de produtos e serviços, bom atendimento, e preços justos, por exemplo.
O assunto foi destacado durante a manifestação do vereador Marcelo Lemos (PDT) no espaço da tribuna livre da sessão de quinta-feira, 24, ao relatar o trabalho da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul.
Diversos donos de farmácias de pequeno porte estão preocupados com as consequências do crescimento da rede que, principalmente, pode ocasionar demissão de funcionários. Os vereadores Rafael Alves, Gilberto Risso, Marcelo Lemos, Ronnie Mello e Irani Fernandes receberam os comerciantes na última quarta-feira em reunião da Comissão.
“Temos a falsa ilusão que empresas grandes geram mais empregos, mas na realidade vários pequenos acabam tendo que demitir funcionários, que sustentam suas famílias, em razão da queda dos lucros, falta de incentivo e concorrência desleal com os maiores”, considera Marcelo.
Na ocasião, foi indicada a necessidade do Parlamento pautar o assunto e buscar alternativas compromissadas com o desenvolvimento econômico de Uruguaiana.

Sindicância aponta desvio de combustível na Secretaria de Saúde

Após denúncia encaminhada à Secretaria de Saúde no início deste mês, uma sindicância foi instaurada para apurar um desvio de combustível.
Os trabalhos iniciaram no dia 17 e foram acompanhados na quinta-feira, pelo Tribunal de Contas do Estado, que confirmou a existência de irregularidade.
Conforme o Prefeito, os cartões das ambulâncias estragadas, estacionadas em um terreno utilizado pela Prefeitura como depósito, estavam sendo usados. “A sindicância ainda não identificou quem usava estes cartões, mas a utilização é evidente”, diz Schneider. 
Os cartões eram utilizados em Uruguaiana e nas demais cidades localizadas na rota do Tratamento Fora do Domicílio, e o desvio supera os R$ 80 mil. 
Questionado, o Prefeito explicou que sempre que um veículo é retirado de circulação, o seu cartão para o abastecimento de combustível precisa ser entregue ao chefe do setor e cancelado. “Precisamos é identificar quem estava usando o cartão”, explicou.
Além desta sindicância, tramitam na esfera municipal outras 30, entre elas, outra que também apura possível desvio de combustível na Secretaria de Meio Ambiente, criada por determinação do então secretário da pasta, Rogério de Moraes.
A prefeitura mantém uma comissão permanente de sindicância, composta por funcionários de duas secretarias e da Procuradoria Geral do Municipal, contudo, quebrar o corporativismo é dificílimo.

Carús está de volta ao PDT

O ex-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús está de volta ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele confirmou que aceitou o convite feito pelo Diretório de Uruguaiana da sigla, no final da tarde de ontem, 24/4. “A minha história é muito ligada ao PDT”, disse ele. Carús se disse muito feliz em retornar ao partido pelo qual se elegeu deputado e prefeito de Uruguaiana. “Minhas duas maiores alegrias na política foram vividas no PDT”, completa.
De acordo com a direção do Partido, Carús também é o pré-candidato trabalhista à Prefeitura na eleição de 2016. Tranquilo, o político diz que, se essa for a vontade do partido, enfrenta do desafio sem temor. “Ninguém pode ser candidato de si mesmo; é a vontade do partido que conta. E se não for esse o caso, tudo bem. Estou indo para o PDT porque quero encerrar a carreira ali, que é o meu lugar”, diz. Sobre uma possível dobradinha com o ex-prefeito Sanchotene Felice, Carús diz apenas que sua decisão em retornar ao PDT é completamente independente da decisão de Felice, também convidado para integrar o partido.
Há anos Carús militava no Partido Progressista. A saída da sigla, para ele é tranquila. “Tenho um carinho imenso pelo PP, e bons amigos naquele partido. Não estou rompendo com ninguém e tenho certeza que a relação com esses amigos permanece”, explica ele. E acrescenta: “O PP tem boas e jovens lideranças, em condições de levar o partido adiante”.
No PDT, a notícia do retorno de Carús foi recebida com festa. “É uma liderança, é trabalhista. O PDT está em festa com a vinda do Brasil Carús”, disse o vereador Marcelo Lemos, único representante do Partido no Parlamento. Lideranças como Pompeo de Mattos e Lasier Martins também manifestaram-se positivamente, por telefone, ao saber do retorno do ex-prefeito.

Exercício 2013: Contas de Iad Choli são aprovadas pelo TCE

O prefeito de Barra do Quaraí, Iad Choli teve parecer favorável à aprovação das contas de governo referentes ao ano de 2013, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão foi unanime, emitida pela 1ª Câmara do TCE.
A aprovação contrariou o entendimento do Ministério Público de Contas, que opinou pelo parecer desfavorável, apontando suposta irregularidade na área da educação. Choli teria deixado de fazer investimentos na área de educação infantil, o que ocasionou a permanência de crianças nesta faixa etária, fora das salas de aula.
Em sua defesa, o Prefeito alegou que, à época, uma escola de educação infantil estava sendo construída. “Essa escola foi inaugurada em dezembro daquele ano, e hoje sobram vagas na educação infantil”, garante Choli. Atualmente há cerca de 120 alunos de educação infantil matriculados.
Em 2014, o investimento na área de educação, de acordo com o chefe do Executivo foi de mais de 30%, acima do estipulado pela Lei Orgânica do Município, que segue a Constituição Federal e define o investimento mínimo de 25% do orçamento nesta área. Atualmente, Barra do Quaraí tem um orçamento de R$ 14 milhões, para atender a uma população de 4,2 mil habitantes.

Passaporte Fronteiriço: Vereadores de Uruguaiana e Libres apelam ao governo argentino

Em conjunto, os vereadores de Uruguaiana e de Paso de los Libres formularam nesta sexta-feira, 24/4, um documento, que está sendo encaminhado ao governo federal argentino, solicitando a prorrogação do prazo de validade do protocolo de encaminhamento da carteira de trânsito fronteiriço – tarjeta de transito vecinal fronterizo – e a disponibilização por parte do governo, da estrutura necessária para confecção dos documentos na cidade vizinha. Atualmente, as tarjetas são confeccionadas em Buenos Aires e enviadas para Libres.
A medida foi determinada em reunião entre os dois parlamentos, realizada na manhã de sexta-feira, em Paso de los Libres. O encontro foi ocasionado pela decisão, sem aviso prévio, do governo vizinho de não mais aceitar o protocolo – documento que comprova o encaminhamento da tarjeta de transito – como documento, havendo assim a necessidade de que os brasileiros que ainda não receberam o documento tenham que enfrentar fila e realizar a migração/imigração. O problema é que a emissão do documento está levando mais de um ano.
De acordo com os vereadores, há cerca de seis mil pedidos protocolados, cujas carteiras ainda não foram confeccionadas. Para facilitar o processo, os parlamentares acreditam que o fornecimento da impressora necessária para confecção do documento seria um bom começo.
Algumas medidas já estão sendo pensadas no caso de não haver resposta por parte do governo argentino. Uma comitiva mista, formada por parlamentares das duas cidades, deverá ir à Buenos Aires e também à Brasília, buscando uma solução.
Brasil não cumpre acordo 
A tarjeta de transito vecinal fronterizo foi instituída a partir de um acordo firmado entre Brasil e Argentina, em 2005, com objetivo de facilitar o ingresso de brasileiros na Argentina, e de argentinos no Brasil, dispensando a migração/imigração. No entanto, as diferenças entre os sistemas dos dois países geram alguns transtornos. Na Argentina, o acordo entrou em vigor quase instantaneamente após sua assinatura, assim que reconhecido pelo Mercosul. Já no Brasil, é necessária a regulamentação do mesmo pelo Governo Federal, o que ainda não foi feito. Em razão disso, o governo argentino vem cumprindo sua função quanto à emissão das carteiras aos brasileiros, enquanto o Brasil, não cumpre a função de fornecer o documento aos cidadãos argentinos.
Dificuldades
Mesmo cumprindo o acordo, para os parlamentares, a Argentina deixou a desejar na infraestrutura necessária para a medida tenha sucesso. “Se colocou em prática um acordo, sem que houvesse condições para cumpri-lo, garantindo que o objetivo do mesmo fosse atingido”, explica o vereador Irani Fernandes. “São projetos de nível federal, que não temos estrutura para colocar em prática”, completa a presidente da Câmara de Uruguaiana, vereadora Jussara Osório.

Ed. 2441 - Painel

Reserva em foco
O protecionismo dos pseudo-empresários locais tem mostrado sua face mais cretina no Governo Schneider. Se produtores de fruta não podem vender diretamente à população, imagina os moveleiros itinerantes. O máximo que a Bartz Artes Móveis conseguiu foi autorização para expor seus produtos em um prédio na Av. Fernando Ferrari, casualmente propriedade de um diretor da Semic. Canalhice.

Pecuária
Na primeira quinzena de maio Uruguaiana sediará o 74º Curso Teórico-Prático Método Famacha, promovido pelo Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através do Laboratório de Parasitologia, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Agasalho I
Iniciou nesta quinta-feira, 23/4, a Campanha do Agasalho, coordenada pelo Executivo Municipal, através da secretaria de Ação Social e Habitação e pela primeira dama, Maria Rita Carvalho Schneider. As doações podem ser feitas na Secretaria, no prédio principal da Prefeitura, e ainda pelo Rádio Táxi, que busca gratuitamente a doação.

Agasalho II
A Prefeitura também está buscando empresas, entidades e forças da comunidade para auxiliar na campanha, tornando-se um posto de coleta.

Oportuno I
Foi aprovada pela Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa a proposta para realização de uma audiência pública para debater os transtornos causados pelas recentes medidas impostas pela Argentina, quanto ao ingresso de brasileiros sem a tarjeta fronteriza.

Oportuno II
Ao tomar conhecimento da novidade, o vereador Marcelo Lemos disse não saber se a ideia era oportuna ou oportunista. Saiu de um deputado uruguaianense, petrolista e denatrista.

Oportuno III
Já Rafael Alves acha que o tema deve ser tratado em Uruguaiana, com a atuação dos parlamentares locais e libreños; e não a 600 quilômetros de distância.

Choque
As primeiras ações de José Clemente à frente da secretaria de Segurança e Trânsito já estão a olhos vistos, mostrando que, com vontade e competência, todos os problemas são contornáveis. Que Deus proteja nosso meio ambiente.

Inacessível
Os vereadores seguem queixando-se da inacessibilidade do Prefeito e da recusa do mesmo em responder seus indicações e questionamentos. Por lei, o chefe do Executivo tem 15 dias para respondê-los.

Centro de Triagem
Foi inaugurado na manhã de ontem, 24/4, o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos. O investimento de cerca de R$ 900 mil teve verba estadual e municipal e abrigará a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (Aclan), que desenvolverá no espaço o projeto Coleta Seletiva Solidária. O objetivo é não somente auxiliar no grave problema da destinação de resíduos, mas também manter vivendo do lixo as 50 famílias associadas, mas com renda e dignidade.

Anos 70 I
O 1º de Maio – Dia do Trabalhador – reviverá Elvis, The Beatles, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, The Fevers, Leonardo Favio, Los Iracundos, Los Angeles Negros, Gianni Morando, Carmelo Pagano e outras bandas que marcaram as décadas de 60 e 70. “Nos Tempos de Elvis” será apresentado no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, às 20h, e integra o projeto Arte Sesc – Cultura por toda a parte.

Anos 70 II
O show será apresentado pelos músicos Francisco Carlos Scherer, Antônio Corrêa de Miranda, Cleber Ubirajara Barbosa Soares, Antônio Carlos de Lara Souza, Enio Rodrigues Silveira, Valdir Santana Monteiro, Jandir Araújo Nunes, Ednilsson Castellano da Silva, Francisco Alves e João Antonio Quintana Vieira.

‘Marco Maciel’
Depois do zum zum zum em cima do Mauro Brum, Schneider deixa claro que, além dele, somente o secretário Rubens Montardo está autorizado a fazer a articulação política em seu nome. Está ai o “Marco Maciel” de Uruguaiana!?

Ulfro
O vereador Gilberto Risso foi convidado por colegas da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO) a emcabeçar uma chapa para a presidência da entidade, que é a associação dos vereadores da Fronteira Oeste, com representantes do parlamento de todos os municípios da região, e atualmente presidida pelo vereador Celeni Viana, de Alegrete.

Julgamentos
Iniciou ontem, 24/4, os julgamentos de animais na Expoutono 2015. Pela manhã ocorreu o julgamento da raça Angus – Fêmeas de Argola – e à tarde o julgamento morfológico da raça Crioula, julgamento da Angus – Machos de Argola – e das raças Hereford e Braford Argola.

Tarjeta
Há sete mil tarjetas de transito vecinal fronterizo prontas, que ainda não foram retiradas pelos seus donos brasileiros. O documento, emitido pelo governo argentino, está disponível na Direción De Migración, junto à Aduana.

Ed. 2442 - Fumaça encobre a cidade

  1. E se a Apple fosse uma estatal?
  2. Abre a porta
  3. Na mira
  4. Feira do Livro
  5. Auxílio Reconstrução
  6. Swing
  7. Chacota
  8. Batizados
  9. Basca em foco
  10. Ismael & Cristina
  11. Cairoli I
  12. Cairoli II
  13. Mui corajoso
  14. Naval I
  15. Naval II
  16. Naval III
  17. Escândalo
  18. Tucanos
  19. Sem veto
  20. Já não escravos, mas irmãos
  21. Professores fazem manifestação
  22. Programa Líder inicia atividades em Uruguaiana
  23. Após adiamento, CPI ouve hoje o primeiro depoente
  24. Rafael Alves é o novo líder do Governo
  25. Fumaça tóxica toma conta da cidade
  26. Trânsito: Vem aí o Maio Amarelo
  27. Campanha contra gripe
  28. Prefeitura quer debater projeto da Avenida Brasil com a comunidade
  29. Caminhoneiros acampam ás margens da BR 472
  30. Dias das Mães não deve apresentar crescimento de vendas
  31. Mais de 10 mil aprovados em concursos aguardam nomeação no Estado
  32. Juro do cheque especial é o maior em quase 20 anos e do cartão vai a 345%
  33. Agentes da Polícia Civil e da Susepe cruzam os braços nesta terça
  34. Brigada apreendeu seis toneladas de camarão
  35. Traficante é preso na Marduque
  36. Duas tentativas de homicídio serão julgadas no dia 4
  37. Furto
  38. Prisão
  39. Constrangimento
  40. Funcionário modelo
  41. Roubo
  42. Homem é esfaqueado pelo patrão
  43. Mãe reclama da ação da Guarda Municipal na Cohab II
  44. Anfitrião tenta matar convidado
  45. Aprovados serão nomeados a partir de junho
  46. MPF Uruguaiana garante Fies para alunos da Urcamp
  47. Testes de proficiência em inglês será em maio
  48. Obras do Roberval começam a ser analisadas
  49. “Cidade invicta”
  50. Razões de saúde que não impedem a prática de atividade física
  51. Dalton Vigh volta à TV
  52. Galvão Bueno e Pedro Bial dão selinho
  53. Paulo Gustavo pensa em parar de trabalhar na TV
  54. Brasileiro conquista o título do Drug Aware Margaret River Pro
  55. Flamengo traça perfil de reforços para o Brasileiro
  56. Del Nero dá afago a Felipão na CBF
  57. Dirigente do Grêmio reclama de arbitragem