sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Unipampa promove Projeto de Arborização Urbana

Por Tamíris da Rosa

Para comemorar o Dia da Árvore, que ocorre nesta quarta-feira, o projeto Arborização Urbana – um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental realiza o evento: Conhecendo as árvores da sua cidade. A atividade acontece das 14 às 17h na Praça das Carretas.
O objetivo do evento é ensinar sobre as espécies que compõem a arborização urbana de Bagé, aproveitando a oportunidade para dialogar com os estudantes que irão apresentar uma nova tecnologia de identificação das árvores ao alcance de todos, através do uso do QRCODE (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site).
A atividade é mais uma ação do Programa de Arborização Urbana: um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental, que prevê, ao longo deste ano, consolidar na comunidade conceitos de sustentabilidade ambiental por meio de suas inter-relações com o ecossistema urbano, bem como estabelecer ações de envolvimento da comunidade por meio da educação ambiental com as escolas. 
São promotores do projeto: a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), o Instituto de Permacultura do Pampa, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (Ifsul), Ecoarte e Faculdade Ideau. Haverá mateada durante o evento.

Programação:
14h – Conhecendo as espécies através do uso do QRCODE;
Piquenique das escolas;
15h – Abraço coletivo no entorno da Praça das Carretas;
15h30 – Apresentação do projeto Arborização Urbana;
Mostra artística e cultural das escolas;
17h – Encerramento.

0 comentários: