segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias na Expofeira 2016


Gabriela Barcellos

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está participando da 104ª edição da Expofeira de Bagé, apresentando uma série de novas tecnologias para o desenvolvimento da atividade pecuarua nos Campos Sul-Brasileiros, dando enfoque à publicação “Soluções Tecnológicas para a Pecuária do Sul do Brasil”, que visa facilitar o acesso dos usuários e também difundir de forma mais ampla os resultados de pesquisas da Unidade. 
Além do catálogo, estavam disponíveis no estande algumas tecnologias, como forrageiras leguminosas, o BRS Estribo de capim-sudão, que são cultivares lançadas nos últimos anos pela Embrapa e parceiros. Também foi disponibilizado um material sobre Recomendações relacionadas à Qualidade de Sementes Forrageiras, apresentando orientações referentes aos atributos físicos, fisiológicos, genéticos e sanitários das sementes.
Um dos destaques foi a recepção realizada pela equipe da Embrapa aos mais de mil alunos, por meio do projeto Expoaula, promovido pela própria Associação e Sindicato Rural de Bagé e Urcamp, através dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. Participaram alunos do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares do município e Ensino Técnico, do IFSul. Com o monolito de solo, contendo várias espécies de plantas gramíneas e leguminosas, típicas do campo nativo, foi possível para os alunos visualizarem as raízes no solo e discutirem, juntamente com os pesquisadores Leandro Volk e José Pedro Trindade, o funcionamento da dinâmica solo-planta, bem como a importância do campo nativo para a alimentação do gado no Bioma Pampa. 
Outra importante participação da Embrapa na Feira está na palestra sobre o “Mercado e Potencialidades da Carne Ovina”, proferida pela pesquisadora Elen Nalério. A pesquisadora explicou ao público sobre o Projeto Aprovinos, que gerou as tecnologias para a confecção de produtos cárneos com base ovina. O Aprovinos foi resultado de três anos de pesquisas em tecnologia de carnes, tendo como inspiração os derivados de carne suína, que são muito apreciados pelo consumidor. Após a palestra, foi realizada uma degustação de copas ovinas, oriundas do projeto. Estas atividades foram realizadas na Confraria do Agronegócio, que é promovida pela Comissão Jovem da Associação e Sindicato Rural de Bagé, em parceria com a Associação de Jovens Empreendedores de Bagé (AJE). 
Durante a cerimônia de abertura da Expofeira, realizada no dia 16/10, foi feita a entrega de laudos de implantação do Programa Boas Práticas Agropecuárias em Bovinos de Corte (BPA) nas propriedades do município que aderiram ao programa e atingiram os índices de conformidade exigidas pelo BPA.  Este programa vem sendo desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

0 comentários: