sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Projeto leva literatura a estudantes de Uruguaiana


Os alunos do Instituto Elisa Valls, de Uruguaiana, terão a oportunidade de participar do Projeto Sesc Mais Leitura, em outubro. A atividade, exclusiva para turmas da escola, será no dia 28 de outubro com a palestra de Jéferson Assumpção “Ler para ver”, às 8h30, 10h30, 14h e 16h30. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.
Em “Ler para ver”, a proposta é trabalhar a diferenciação entre leitura utilitária e cultural, leitura solitária e leitura solidária, leitura de textos impressos e leitura nos demais suportes. Com o objetivo de chamar a atenção para a perspectiva interpretativa autônoma do mundo em contraste com a leitura passiva, consumista e feita de fora.
Jéferson Assumção é escritor, com 20 livros publicados, entre Ficção e Literatura infantil e infanto-juvenil. Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Literatura do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Humanidades y Ciencias Sociales - Filosofia pela Universidad de León (Unileón), Espanha, revalidado Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Tem Diploma de Estudios Avanzados en Filosofía (DEA), pela Unileón. Graduado em Filosofia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário La Salle, de Canoas-RS. Pesquisador e um dos líderes do Grupo de Pesquisa “Literatura e suas relações com outras áreas do conhecimento: José Ortega y Gasset - Ciência e Arte”, no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB).
Na área da Gestão Cultural, Assumção foi assessor e Coordenador-Geral de Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC) entre 2006 e 2008. Nos anos de 2009 e 2010, foi secretário municipal de Cultura de Canoas-RS. De 2011 a 2014 foi Secretário Adjunto de Estado da Cultura, do Rio Grande do Sul. Em 2013 e 2014 foi conselheiro no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), do Ministério da Cultura. Em 2015, foi Diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura.
Sobre o Projeto Sesc Mais Leitura - A democratização da leitura e a formação de novos leitores estão entre os objetivos e desafios do Sistema Fecomércio-RS/Sesc no âmbito da educação e cultura. Com o Sesc Mais Leitura, estudantes gaúchos têm a oportunidade de receber em suas escolas diversos escritores que utilizarão obras das bibliotecas locais do Sesc para debater sobre os temas abordados nos livros escolhidos. O projeto faz parte doArte Sesc – Cultura por toda parte. 
Projeto Sesc Mais Leitura Outubro – Uruguaiana 
28/10
Sesc Mais Leitura – Palestra “Ler para Ver”
Tema: Cultura da Leitura
Profissional: Jéferson Assumção 
Uruguaiana
Horários: 8h30, 10h30, 14h e 16h30
Local: Instituto Elisa Valls (Rua Padre Anchieta, 2474)
* Exclusivo para turmas da escola

0 comentários: