quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Brigada Militar apresenta 1,3 mil novos soldados-alunos

Foram oficialmente apresentados, na manhã de ontem, 16/11, os 1,3 mil novos soldados-alunos da Brigada Militar. A cerimônia ocorreu na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre.
Dos futuros soldados que vão integrar as fileiras da corporação, 1.040 serão destinados ao policiamento ostensivo e 260 ao Corpo de Bombeiros Militar. Os alunos serão distribuídos entre as Escolas de Formação e Especialização de Soldados em Montenegro, Osório, Porto Alegre e Canoas. “O nosso esforço é fazer com que o aparato estatal esteja onde ele precisa estar: nas áreas essenciais e de mão estendida aos que mais precisam de amparo”, assegurou José Ivo Sartori.
O Curso Básico de Formação Policial Militar tem início marcado para segunda-feira, 21/11. Com carga-horária de 1.600 horas-aulas, inclui estágios operacionais e tem sete meses de duração. A previsão da BM é de que os novos soldados estejam formados em junho de 2017. “Um efetivo que estará apto para o trablaho num momento decisivo e que poderemos empregar em diversas regiões do RS, de acordo com a análise a ser realizada”, lembrou Schirmer.
Segundo o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, o objetivo do Departamento de Ensino da corporação é antecipar as aulas de técnica policial militar, uso de arma de fogo, decisão de tiro, abordagem policial e preenchimento de documentação operacional. “Dessa forma, esperamos habilitar os alunos para que eles possam, em três meses, ter condições de ir para a rua monitorados por policiais da ativa e iniciar logo a atividade de polícia ostensiva”.
O comandante ressaltou, no entanto, que todas as atividades serão exercidas dentro da carga horária estipulada para o curso, sem sobrecarga para os alunos. “Existe um extenso referencial teórico a ser aplicado e revisado antes. É muito importante qualificar bem esses policiais. Eles estarão nas ruas, com um revólver no coldre e tendo que decidir entre atirar e não atirar”, concluiu.
Com informações da SSP.

0 comentários: