terça-feira, 8 de novembro de 2016

Incidência de embriaguez ao volante assombra Uruguaiana

Gabriela Barcellos

A embriaguez ao volante continua sendo um grave problema no trânsito. Apesar de a partir de dezembro de 2012 a legislação ter ficado mais rigorosa, estabelecendo tolerância zero para qualquer nível de alcoolemia, tanto nas estradas quanto dentro da cidade, o número de pessoas flagradas dirigindo sob efeito de álcool é bastante significativo. Nesta semana, quatro pessoas foram presas em flagrante por embriaguez ao volante em poucas horas, todas dentro da área urbana.
Na Rua Quinze de Novembro, onde a secretaria de Segurança e Trânsito realizava a Operação Balada Segura, dois homens foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia. Um deles apresentou resultado de 0,46 mg de álcool por litro de ar expelido. No teste do outro motorista, o índice foi ainda maior, 0,54 mg de álcool por litro de ar. Em ambos os casos, o delegado de plantão, Enio Tassi, os autuou em flagrante por embriaguez ao volante e fixou fianças de um salário mínimo para cada.
Já na Rua José Garibaldi, outro motorista, desta vez conduzindo uma motocicleta, foi detido pela Brigada Militar depois de envolver-se em um acidente. O bafômetro apontou 1,16 mg de álcool por litro de ar expelido. A BM o apresentou na DPPA, onde ele também foi autuado em flagrante e teve a fiança fixada em três salários mínimos.
Por fim, outro motorista foi detido, também pela Brigada Militar, na Rua Senador Pinheiro Machado, após causar um acidente grave. Ele atropelou duas pessoas. Uma delas veio a óbito horas depois no Hospital Santa Casa de Caridade e a outra permaneceu internada. Inicialmente ele foi preso por embriaguez e por lesão corporal, mas com a morte de uma das vítimas, foi autuado por homicídio doloso.
No último dia dois, outro acidente resultou em morte. Uma jovem de 20 anos, alcoolizada e sem carteira de habilitação atropelou e matou uma mulher na Rua Quinze de Novembro. Uma segunda vítima ficou internada em estado gravíssimo.
Atualmente o condutor que ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica e for submetido à fiscalização de trânsito está sujeito à multa de R$ 1.915,40 e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência o valor da multa será dobrado. Se a concentração de álcool no sangue for maior do que 0,34 mg/L, a infração passa a ser crime de trânsito, o condutor é preso e a pena pode variar de seis meses a três anos, além da suspensão do direito de dirigir, de acordo com o Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
A bebida compromete inúmeras faculdades físicas que interferem na capacidade motora, afetando a percepção de tempo, espaço, distância, profundidade e os reflexos do motorista. Dependendo da pessoa, os sintomas podem variar de uma sensação de sonolência até uma atitude agressiva. Em ambos os casos o resultado é prejudicial ao ato de dirigir.

0 comentários: