domingo, 13 de novembro de 2016

Investidores estrangeiros visitam a Estação Experimental do Irga




Em pouco mais de duas horas, importadores de arroz de quatro países puderam conhecer um pouco dos quase 80 anos da história e do trabalho realizado pelo Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). O grupo de produtores, que vieram da Holanda, Chile, Estados Unidos e Panamá, visitou a Estação Experimental do Arroz em Cachoeirinha na tarde de segunda-feira, 7/11.
A visita técnica começou com duas apresentações realizadas por engenheiros agrônomos do Irga na sala de reuniões da estação. A primeira, falou sobre o papel do Irga na pesquisa em extensão rural na orizicultura gaúcha. Quem tratou do tema foi o pesquisador da área de solos do Irga, Felipe Selau. Posteriormente, Cláudio Ogoshi, fitopatologista do Instituto, falou sobre os projetos de pesquisa do melhoramento genético do Irga.                         
Depois, o grupo ainda seguiu para os laboratórios de pesquisa da estação, onde foi recebido pelo pesquisador Oneides Avozzani. No local, eles puderam conhecer a cultivar Irga 424 RI-CL, desenvolvida pelos pesquisadores do Irga. “Para nós, é uma ótima experiência vir aqui conhecer um pouco do trabalho que o Irga está fazendo para desenvolver novas sementes, novas variedades, novas qualidades e, como compradores, é fundamental termos uma garantia de que o arroz que nós estamos adquirindo tem toda uma traçabilidade de investigação e um compromisso do Irga junto ao produtor, não é um acaso da sorte, há todo um trabalho por trás e a gente consegue perceber isso aqui”, argumentou Carlos Duque, investidor da cidade de Chapel Hill, no estado da Carolina do Norte (EUA).
A visita faz parte da agenda do Projeto Comprador do Brazilian Rice, que traz ao Brasil investidores estrangeiros do mercado orizícola. “No Projeto Comprador a gente pesquisa e identifica potenciais compradores que já estão no mercado trabalhando com arroz, mas, optamos, preferencialmente, por aqueles que ainda não compram no Brasil, porque o nosso objetivo é abrir novas possibilidades de negócios para as empresas apoiadas pelo projeto”, esclareceu o gerente do Brazilian Rice, Gustavo Ludwig.
Na parte da manhã, os investidores visitaram a indústria da Cooperja em Santo Antônio da Patrulha, Região Metropolitana. O Rio Grande do Sul é o principal produtor de arroz do país, sendo responsável por 70% da produção nacional.
O projeto Brazilian Rice é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de arroz do Brasil.
Durante a terça-feira, 8/11, e a quarta-feira, 9/11, os importadores participam de rodadas de negociação de arroz com 18 indústrias arrozeiras gaúchas. As rodadas acontecem no Hotel Deville Prime, em Porto Alegre.
Com informações do Irga.

0 comentários: