segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Jornada Literária movimenta comunidade

O Serviço Social do Comércio, Editora Via Pampa e Livraria Carochinha realizaram, nos dia 16,17 e 18 de novembro, a 1ª Jornada Literária de Uruguaiana. O objetivo foi incentivar a leitura, atuando na formação de leitores e aproximando o público leitor da produção literária através de palestras, mediação de leitores, intervenções com poesia, sarau literário, contação de história, música, lançamento de livros e encontros com autores.
Ao todo, a 1ª Jornada Literária de Uruguaiana atendeu mais de 2 mil crianças de escolas locais, além da comunidade. Só na Hora do Conto foram 10 sessões, com presença de pelo menos 800 crianças. As 13 palestras realizadas contemplaram 1,2 mil estudantes e professores; e nos dois dias de Game Literário passaram pelas atividades em torno de 100 crianças.
“Nasce uma flor encantadora na Região da Fronteira, às margens do Rio Uruguai. A 1ª Jornada Literária de Uruguaiana foi semeada e regada a muitas mãos. Tenho orgulho de, com meu humilde regador, ter colaborado para que essa flor desabroche e perfume a cidade e o Estado, com essências de leitura, pensamento crítico e bom senso. Faço votos de que polinize e dê origem a um jardim”, disse o escritor Uili Bergamin sobre o evento.
A programação teve além de Café Literário, Hora do Conto do Sesc, com Eleonora Medeiros; e do Interact Rotary Club de Uruguaiana, Sarau de Textos e Poesia sob coordenação de Estela de Menezes; Lançamento do Livro Desdobramentos do escritor Pedro Câncio; Mesa Redonda com a apresentação de Boas Práticas de Incentivo à Leitura; Palestras Literárias e de Mediação de Leitura com Márcia Cavalcante, Uili Bergamin, Vinícius Rodrigues, Pedro Duarte e Vilson Ferreto; Palestra Técnica com Paulo Henrique Corrêa Brum; e Comando Poético e Sussurrando Poesias com os alunos do Curso Normal do Instituto Estadual Elisa Valls. O evento contou ainda com Game Literário Sesc com escolas públicas e privadas; Roda de Leitura do Clube do Livro Espírita; Passeio com Poesia e Balaio de Gatos do Colégio Marista Sant’Ana; e Show Musical com César Santos “Da Porteira Pra Dentro”.
Para a realização das atividades, o Serviço Social do Comércio, a Editora Via Pampa e a Livraria Carochinha contaram com a parceria da 10ª CRE, SEMED, Colégio Marista Sant’Ana, Instituto Estadual Elisa Valls e Interact Club de Uruguaiana Fronteira Oeste; e apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Café da Praça e Gráfica Universitária. A próxima edição da Jornada Literária de Uruguaiana está prevista para acontecer de 22 a 24 de novembro.

0 comentários: