sábado, 19 de novembro de 2016

Operação Avante Rural percorreu mais de quatro mil quilômetros


Gabriela Barcellos

Teve início no último dia 27 a Operação Avante Rural, com incremento de efetivo e viaturas, buscando a redução do furto abigeato, contrabando e descaminho
Na região, a operação é coordenada pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste, abrangendo Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Garruchos, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul.
De acordo com o capitão Giovani Dalcol, a ação ocorre até o final do ano. Além das patrulhas rurais destes municípios, o grupo está contando com reforço de 15 policiais militares com formação especializada em crimes rurais e área de fronteira, selecionandos entre as quatro unidades do Comando Regional: 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon), em Santana do Livramento, 6° RPMon, em Bagé, 1° Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), em Uruguaiana, e 2° BPAF, em São Borja.
Dalcol explica que o grupo atua de forma itinerante, em rotas específicas de circulação de ilícitos, buscando criminosos que atuam em área rural e realizando fiscalizações em conjunto com Inspetoria Veterinária, Vigilância Sanitária e Polícia Civil. “Indistintamente, todo e qualquer ilícito, de qualquer proporção estará ao alcance da Operao, assim, reduzindo-se a incidência de crimes rurais, ação de criminosos e, através do policiamento ostensivo, reduz-se particularmente o crime de abigeato”, comenta.
Giovani Dalcol diz que, até esta sexta-feira foram percorridos mais de quatro mil quilômetros em estradas em área rural na Fronteira Oeste. Estabelecimentos Rurais também estão sendo visitados de forma a aproximar a segurança pública executada pela Brigada Militar dos habitantes e trabalhadores do campo. Pontos de venda e abate de carnes também são fiscalizados, com auxílio das vigilâncias sanitárias dos municípios abrangidos.
O Capitão lembra a importância do apoio da comunidade através do repasse de informações. É garantido o sigilo ao denunciante. “Da mesma forma, uma mudança de Cultura no que tange a documentação pertinente ao trânsito de animais. Qualquer dúvida pode ser sanada nas inspetorias veterinárias nos municípios”, conclui.

0 comentários: