terça-feira, 8 de novembro de 2016

Privatização e extinção de estatais é pauta na AL

Gabriela Barcellos

A Assembleia Legislativa realizou na quinta-feira, 3/11, uma audiência pública para debater a privatização e extinção das fundações do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta foi do deputado Pedro Ruas (PSOL), através da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo Deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) e lotou o Teatro Dante Barone. “O governo Sartori enviará para a Assembleia Legislativa projetos que privatizam e extinguem estatais. Por impactar diretamente no desenvolvimento do estado e na prestação dos serviços públicos, é muito importante discutirmos este assunto e levarmos a população nosso posicionamento contrário contra este desmonte que está ocorrendo no nosso país e mais uma vez está sendo arquitetado em nosso estado’, ponderou Nelsinho ao abrir a audiência pública.
Representantes de empresas estatais como a Sulgás, Banrisul, CEEE-D, Corag, Corsan e CRM, destacaram que além da qualidade e protagonismo na prestação de serviços, tais empresas ainda trabalham com lucros, arcando totalmente com sua estrutura, manutenção e expansão, e que muitas vezes ainda aportam recursos para os cofres do governo do estado. “O que estamos fazendo aqui hoje? Pedindo que nos deixem trabalhar!”, coloca Rogério Lima, membro da Associação dos Servidores da Corag. Ele lembra que em outros anos os recursos da Corag foram utilizados para colocar em dia o pagamento dos servidores do estado.
Como encaminhamento da audiência pública foi redigido e aprovado um manifesto ao povo gaúcho contra as privatizações e extinções. Além disso, a proposta de articular a unificação das diversas categorias e entidades, em especial para somar no próximo dia de mobilização nacional que ocorrerá em 11 de novembro, e levar o debate para os municípios e assim chegar a população em geral.

0 comentários: