sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Reitor da Unipampa participa de VIII Seminário Internacional do Grupo Coimbra


Por Franceli Couto Jorge

Na terça-feira, 25, a programação do VIII Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do I Encontro de Reitores Brasil-Itália contou com a mesa-redonda “Relatos das universidades brasileiras e italianas: características, prioridades e expectativas em relação a acordos bilaterais”. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou da discussão, que envolveu mais três universidades brasileiras e cinco universidades italianas, além dos coordenadores da mesa, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral Dias, e o reitor da Universidade de Bolonha, Francesco Ubertini.
O reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, após cumprimentar os componentes da mesa, falou sobre a estrutura das cooperações internacionais futuras. “Primeiramente, temos que conhecer o potencial de cada uma de nossas universidades para fazermos com que nossos pares se aproximem de maneira menos burocrática e mais ágil”, comentou Hansen. O reitor fez uma breve apresentação da Unipampa com o número de discentes e cursos ofertados, além da multicampia. “É uma universidade jovem com somente oito anos de existência e dez anos de atividades”, frisou. 
“Como inovações no ensino, temos em alguns campi novas formas de agregar conhecimento aos alunos com bacharelados e licenciaturas interdisciplinares, em que os alunos escolhem os componentes curriculares de um tronco comum e, ao final, dirigem-se para o curso que tem maior afinidade, diminuindo a retenção e a evasão”, explicou Hansen. O reitor falou, ainda, sobre os intercâmbios, tanto de acadêmicos como de docentes. “Podemos fazer com que os discentes egressos da Unipampa venham se especializar na Itália e em outros países, além de buscar a troca de experiências com a mobilidade de professores e técnicos, também a troca de experiências de gestores para o aperfeiçoamento de nossas instituições”, relatou.
Hansen também destacou o trabalho da Diretoria de Assuntos Estratégicos, Relações Institucionais e Internacionais (Daeinter) com cursos preparatórios básicos de idiomas aos alunos intercambistas. “Precisamos de ações preparatórias para fornecer cidadãos para o mundo como embaixadores capazes de conquistar intercâmbios nas mais diferentes áreas do conhecimento”, disse. E finalizou: “A Unipampa está aberta para o mundo e com as Universidades Italianas podemos materializar ações de cooperação bilateral que seja o mais breve possível”.
Na oportunidade, o gestor da Unipampa fez a entrega de um material da Daeinter da Unipampa para o reitor da Universidade de Parma, professor Lori Borghi, e para a presidente da GCUB, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora Ângela Maria Paiva Cruz.

0 comentários: