quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Unipampa abre seleção para alunos estudarem na Colômbia

Por Tamíris da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou na última semana o Edital nº 294/2016 do Programa Brasil – Colômbia (Bracol). O documento divulga a abertura de duas vagas para alunos de graduação que desejam estudar durante um semestre em uma universidade colombiana. As inscrições do processo seletivo estão abertas até o dia 31 de outubro.
De acordo com o documento, o objetivo do Bracol é fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica, criar frentes de colaboração e reciprocidade para abrir a Unipampa para o mundo, buscando como resultado a aproximação das pessoas à ciência. Além disso, fortalecer o intercâmbio bilateral e propiciar aos estudantes indicados a oportunidade de acesso às culturas estrangeiras bem como contrastar com a experiência própria, adquirir uma visão mais rica e universalista da realidade e promover uma maior integração entre Brasil e Colômbia.
Está disponível uma vaga para a Universidad Católica de Pereira e uma para a Universidade de Nariño. As instituições de destino irão oferecer hospedagem e alimentação para os estudantes de intercâmbio em instalações próprias ou subsidiadas pela universidade, além de outras despesas.
Para concorrer o aluno deve estar regularmente matriculado na Unipampa; ter nacionalidade brasileira e mais de 18 anos no momento da candidatura; ter no mínimo 50% de aproveitamento do total das disciplinas ou créditos acadêmicos cumpridos; ter, no mínimo, média seis em seu histórico escolar com no máximo duas reprovações (por nota ou por frequência); não ter sido contemplado anteriormente em nenhum programa de bolsas de estudo de mobilidade internacional promovido pela Universidade; e não estar cursando semestre de possível integralização curricular.
Para se inscrever o candidato deve obrigatoriamente enviar para o e-mail daeinter@unipampa.edu.br a documentação exigida pelo Edital. No dia 07 de novembro será divulgada no portal da Unipampa a lista com os alunos classificados na primeira etapa. No dia 09 de novembro serão feitas as entrevistas de avaliação de oralidade e escrita em língua espanhola. No dia 10 já será publicada a classificação dos alunos. As aulas iniciam em fevereiro de 2017.

0 comentários: