quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Unipampa participa de seminário sobre internacionalização das Universidades Federais

Por Franceli Couto Jorge

Nos dias 23 e 24 de novembro, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, participou de atividades promovidas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília.
Na quarta-feira, Hansen e o diretor de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais, Hélvio Rech, estiveram no Seminário “Por que, para que e como internacionalizar a Universidade Federal?”, organizado pela Andifes.
A programação contou com a apresentação do novo formato do programa Ciências Sem Fronteiras, pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Neves. Na sequência, a mesa composta pelo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, e pelos professores Carlos Alexandre Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Targino Araújo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), debateu Internacionalização: Universidade sem Fronteiras.
Ainda pela manhã, os Colégios de Pró-Reitores de Graduação (Cograd), de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi) e de Extensão (Coex) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) abordaram a Internacionalização do Ensino, Pesquisa e Extensão. Após a explanação de cada tema, foi aberto espaço para debate entre os participantes.
À tarde, a mesa Experiências do Ciências sem Fronteiras e Desafios foi conduzida pelos reitores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Ramires; da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro; e pela reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti. A última atividade do dia apresentou a Institucionalização das Relações Internacionais nas Universidades Federais. O tema foi exposto pelos reitores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Josué Modesto; da Universidade Federal do ABC (UFABC), Klaus Capelle; pelo secretário da Educação Superior (Sesu), Paulo Barone, e pela Assessoria de Relações Internacionais do Ministério da Educação.
Na quinta-feira, 24, foi realizada a CLVII Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, que iniciou com a fala do secretário da Sesu, Paulo Barone. Na oportunidade, o reitor da Unipampa conversou com Barone sobre a necessidade do Ministério da Educação solicitar o reenquadramento da taxação da energia elétrica para a Universidade.
A programação continuou com a apresentação do relatório preliminar da Pesquisa do Perfil Institucional, feita pela professora da UFSCar, Vera Cepeda. Outro assunto abordado na reunião pelo reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, foi o orçamento das Universidades Federais nos anos de 2016 e 2017.
À tarde, houve a apresentação do Fórum de Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (FORDHOV), que tem como principais objetivos estudar e propor soluções para os problemas relacionados aos Hospitais Veterinários Universitários das IFES; promover o intercâmbio entre as IFES de temas de interesse do Fórum; consolidar e divulgar documentos junto às IFES; assessorar os dirigentes dos Hospitais Veterinários das IFES; e encaminhar propostas aprovadas pela plenária às instâncias superiores. A coordenadora do Fórum, Simone Bopp, também fez um resgate histórico das ações do FORDHOV, da elaboração da matriz de distribuição orçamentária desde 2010 até os dias atuais e as principais metas para potencializar os Hospitais Veterinários Universitários. A seguir, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, fez uma análise dos indicadores do Ensino Superior.
Hansen também reuniu-se com a presidente da Andifes, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz, e com os integrantes da Comissão das Novas Universidades, da qual a Unipampa faz parte. Em Brasília, o reitor também encaminhou ao Ministério do Esporte o projeto completo que trata dos Ginásios Poliesportivos da Unipampa.

0 comentários: