quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Abigeato: Força tarefa prende membros de quadrilha milionária




Gabriela Barcellos

Está em andamento desde o início do semestre, uma Força Tarefa da Polícia Civil de combate aos crimes rurais, especialmente o furto abigeato. A operação é coordenada pelo delegado Adriano Linhares, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana.
Neste sexta-feira, 16/12, os policiais que integram a Força Tarefa prenderam sete membros de uma das maiores quadrilhas de abigeato do Estado. As prisões são preventivas, a pedido do Delegado, três delas expedidas pela comarca de Nova Prata – referentes a dois furtos abigeatos ocorridos na cidade de André da Rocha – e quatro pela comarca de Camaquã – referentes a dois furtos abigeatos ocorridos na cidade de Cristal.
Em André da Rocha os investigados são acusados de furtar 24 animais bovinos de exposição, e em Cristal 50 bovinos, também de raça. Foram ao todo 74 animais, gerando prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil aos produtores. As prisões foram contra indivíduos das cidades de Paraí, Bom Retiro do Sul, Canoas e Dom Pedrito. Dentre os presos está Paulo Cesar Hart, conhecido como ‘Marajá’, ex-proprietário de um frigorífico da cidade de Camaquã, que foi preso em Bom Retiro do Sul. Os presos também são investigados por vários outros furtos ocorridos no Estado.
Em Restinga Seca, três pessoas foram presas depois de invadir uma pequena propriedade rural e furtar 31 animais bovinos. “A quadrilha estava na mira da polícia já há meses, e tem como modus operandi invadir propriedades, embarcar os animais e leva-los imediatamente para serem abatidos, impossibilitando a recuperação dos mesmos por parte das vítimas”, conta Linhares. Se o furto não tivesse sido frustrado pela ação da Força Tarefa, o prejuízo para o produtor seria de aproximadamente R$ 70 mil.
Além dos animais foi apreendido um caminhão boiadeiro e uma caminhoneta utilizada como batedora pela quadrilha.
Em Candiota e Pinheiro Machado, foram vários mandados de busca e apreensão cumpridos em estabelecimentos comerciais e residências de pessoas investigadas por receptação e abigeato. Dois homens foram presos por posse de arma de fogo e por possuírem em seus estabelecimentos carne sem procedência e imprópria para o consumo. Ao todo foram apreendidas três armas de fogo, uma espingarda, uma de calibre .44 e outra calibre .22, além de munições e aproximadamente 500 kg de carne.
Em Santana do Livramento, a Força Tarefa desarticulou uma quadrilha cujo modus operandi era carregar o gado em caminhões boiadeiros, durante a madrugada, e levar os animais direto para frigoríficos. Integrantes da quadrilha foram abordados, durante a madrugada, após furtar 20 animais bovinos de uma propriedade no interior daquela cidade. Na ação foram presos dois batedores em um veículo Uno, três indivíduos que estavam dentro do boiadeiro e dois capatazes da propriedade de onde foram furtados os animais. Os criminosos estavam com documentos falsos, e o gado seria abatido em um frigorífico da cidade de Passo Fundo.

0 comentários: