terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Empresários realizam visita técnica nas obras de esgoto

Empresários e lideranças de vários segmentos realizam uma série de visitas técnicas nas obras de ampliação do sistema de esgoto sanitário. Um dos destaques é a construção do interceptor e da estação elevatório de bombeamento de esgoto que estão sendo implantadas nas margens do rio Uruguai, no bairro Bela Vista.
O investimento faz parte de uma das principais obras de esgotamento sanitário do município. Eduardo Frediani, diretor da Odebrecht Ambiental em Uruguaiana, reforça a necessidade de disseminar a importância do empreendimento para a qualidade de vida dos moradores. “Essa era uma das etapas mais esperadas. Com a conclusão do interceptador e da estação elevatória, será possível coletar e encaminhar para o tratamento, o esgoto de cerca de 14 mil moradores, dos bairros Centro e Mascarenhas de Moraes”, explica.
A obra está dividida em quatro etapas. Atualmente os trabalhos ocorrem no cruzamento das ruas Dr. Maia com Aleixo Worlod. “Nesta primeira fase, está sendo feita a base para a edificação da estação elevatória de esgoto. A estrutura será uma das oito responsáveis por bombear os resíduos até a estação de tratamento, localizada na BR 472”,  afirma Herbert Dantas, gerente de operações da concessionária de água e esgoto.
 Já o interceptor, que tem a função de coletar o esgoto dos bairros Centro, Mascarenhas de Moraes e Bela Visa, terá 2,5 quilômetros de extensão e irá até o encontro das ruas General Propício com Domingos de Almeida. Nesse ponto será feita uma outra estação elevatória de esgoto auxiliar. A previsão é que a obra seja concluída dentro de um ano, a depender das condições climáticas e do nível do rio Uruguai.
O cronograma de vistas dos empresários e lideranças comunitárias será constante ao longo das obras. “É fundamental que a população conheça de perto como funcionam as instalações e sejam capacitadas sobre a relevância da obra para o avanço do saneamento da nossa cidade”, conta Frediani.
O investimento total é de cerca de R$ 4 milhões. De acordo com o Sistema Nacional sobre Saneamento (SNIS), Uruguaiana está entre os principais municípios com o maior índice de coleta e tratamento de esgoto no Rio Grande do Sul.

0 comentários: