quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Evolução da semeadura: Plantio de arroz ultrapassa 99% na Fronteira Oeste

Gabriela Barcellos

De acordo com o último levantamento do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), 99,2% da área prevista para a safra de arroz 2016/2017 na Fronteira Oeste já está semeada. Dos 318.238 hectares previstos, 315.677, hectares já estão plantadas. A região, que chegou a liderar o avanço do plantio, agora está em terceiro lugar, perdendo a segunda posição para a Campanha, com 99,78% dos 163.700 hectares previstos, ou seja, 163.332 hectares plantadas. A Zona Sul lidera esse ranking e já completou esta fase da safra.
Aliás, a Zona Sul superou todas as expectativas e chegou a 101,2% da área estimada, sendo a primeira região do Rio Grande do Sul a concluir os trabalhos. De acordo com o coordenador Regional, André Mattos, o fenômeno climático La Niña foi considerado até ameno para o arroz, comparado ao fenômeno El Niño, realidade enfrentada nas duas safras anteriores, mas fez algumas considerações. “A emergência do arroz acabou ficando um pouco prejudicada, áreas inteiras emergiram ao mesmo tempo, o que dificultou a irrigação. Tivemos um bom desempenho na semeadura e não tão bom assim na irrigação, proporcionando atraso em função dessa emergência abrupta”, explicou. Apesar de ainda não ter chegado aos 100%, o Irga diz que já é possível considerar a semeadura encerrada tanto na Campanha quanto na Fronteira Oeste.
A Planície Costeira Interna tem 95,7% dos trabalhos concluídos e a Planície Costeira Externa, 92,7%. Conforme as expectativas iniciais de plantio, de 138.319 hectares para a região da Planície Costeira Externa, hoje faltariam ainda 10.051 hectares, o que corresponde a 7,27% para fechar os 100% previstos. Este pequeno atraso, que extrapola a janela ideal de plantio, não chega a preocupar. Como bem salientou o coordenador da Regional, Vagner Martini dos Santos, outras medidas preventivas foram tomadas. “Houve um aumento no preparo antecipado em relação aos outros anos e praticamente o dobro da área plantada em relação à safra anterior. Estes, entre outros fatores, criam uma perspectiva favorável para a safra”, avalia.
A região Central é a mais atrasada no plantio. De acordo com o levantamento de 1º de dezembro, a região semeou 128.509 hectares das 144.540 hectares previstas, ou seja, 88,9%. De acordo com o Instituto, o atraso se deve, especialmente às fortes chuvas que caíram durante o mês de outubro.
Em todo o Estado, ainda restam ser plantadas 33.319 hectares de arroz para fechar a previsão total, de 1.091.401 hectares estimadas. Deste total, 16.031 hectares ficam na Região Central. Para o Irga, porém, os números são considerados positivos. Restam somente 3% para o Rio Grande do Sul atingir a meta de plantio de arroz.

0 comentários: