quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Famurs declara apoio ao pacote do governo do Estado

Gabriela Barcellos

Depois de uma pesquisa entre os gestores municipais de todo o Estado, a direção da Famurs declarou ontem, 19/12, apoio formal ao pacote com quase 40 medidas que o governo do Rio Grande do Sul pretende implementar para conter a crise financeira do Estado.
Os 497 prefeitos e prefeitas gaúchos foram consultados sobre o tema. Destes, 387 gestores responderam a pesquisa realizada pela Federação, 245 (63,31%) apoiam a proposta do governo gaúcho. Outros 80 (20,67%) são contra as medidas. Os demais 62 prefeitos (16,02%) declararam neutralidade em relação ao pacote do governo estadual. O levantamento foi realizado entre 13 e 19.
“O resultado da pesquisa demonstra que a maioria dos prefeitos está em sintonia com o desejo da sociedade gaúcha, ou seja, as mudanças estruturais necessárias. Serão através desses ajustes que poderemos sair da atual crise”, refletiu o presidente da Famurs, Luciano Pinto. O projeto com pacote de medidas do Estado tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa.

Apoio
No último dia cinco, o governador José Ivo Sartori (PMDB), apresentou a prefeitos e vice-prefeitos de municípios gaúchos o projeto de reforma do Estado. O evento, realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, contou com a participação de 110 gestores municipais.
 Na ocasião, o mandatário frisou o impacto nos municípios pelo atraso nos repasses de recursos por parte do Estado, destacou que que o problema histórico do déficit público foi agravado pela atual crise da economia brasileira, dizendo que “nunca vi uma crise tão forte como essa” e pediu apoio aos gestores municipais.

0 comentários: