terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Justiça Eleitoral diploma eleitos em Uruguaiana e Barra do Quaraí


Gabriela Barcellos

Ocorreu na tarde de ontem, 16/12, a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições de outubro, em Uruguaiana e na Barra do Quaraí. A sessão solene ocorreu no auditório do Ministério Público, sob presidência do juiz da 57ª Zona Eleitoral, André Luís Ferreira Coelho. Compuseram a mesa principal ainda o promotor eleitoral, Vitassir Edgar Ferrareze,a chefe do cartório da 57ª Zona Eleitoral, Renata Pretto, o juiz diretor do Foro de Uruguaiana, Carlos Eduardo de Miranda Faraco, o servidor do Poder Judiciário Marcio Paiva Teixeira, representando a Junta Eleitoral.
A Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, assinados pelo presidente da junta eleitoral.
Antes de entregar os diplomas aos eleitos, o Juiz falou sobre a responsabilidade que cada um assume, lembrando-os que gozarão de um cargo que pertence ao povo, e que deverão agir com competência, ética e honestidade. Coelho também desejou que, a partir de 1º de janeiro, quando tomam posse, o bom senso os acompanhem e que possam realizam um bom mandato. Logo depois, o promotor Ferrareze pediu o mesmo aos candidatos e, acrescentou que cada um deve olhar para sua consciência no momento de tomar suas decisões, que devem ser motivadas pelo melhor fazer pela população.
Proporcionais
Os primeiros a receber o diploma das mãos de André Coelho foram os vereadores eleitos de Uruguaiana: Elton da Rocha (PP), eleito com 1 435 votos; Eric Lins (DEM), com 2 676; Fernando Tarragó (PSD), com 1 893 votos; Wagner Garcia, o Mano Gás (PSDB), com 1 630; José Clemente Corrêa (PSDB), com 1 609; Irani Fernandes (PP), com 1 488 votos; Josefina Sores (PP), com 1 442 votos (eleita para o sétimo mandato); Suzana Enfermeira da Barragem (PRB), com 1 434; Rafael Alves (PMDB), com 1 370 votos; Vilson Cabrito (PMDB), eleito com 1 002 votos e Zulma Ancinello (PRB), com 946 votos.
Na sequência, foi a vez dos vereadores eleitos na Barra do Quaraí: Carlinhos Canjiquinha (PT), eleito com 206 votos; Richard (PT), eleito com 196 votos; Fernando Alonso (PT), com 165 votos; Nivaldo (PTB), eleito com 145 votos (eleito para o sexto mandato); Fernando Balbuena (PTB) 126 votos, Idélcio (PDT), com 116 votos, Valdemar (PT), com 111 votos, Zulma (PSB), eleita com 103 votos e, Rogério Blanco (PTB), eleito com 94 votos.
Majoritárias
Ao passar à diplomação das chapas majoritárias, o Magistrado diplomou inicialmente o prefeito eleito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) e, logo após, o vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús (PSD), eleitos com 28 305 votos, ou 63,02 % dos votos válidos.
Em seguida foi a vez de Iad Choli (PSB), reeleito para conduzir a Barra do Quaraí, e de sua vice-prefeita eleita, Nely Simionato, que conquistaram o pleito com 1 319 votos, ou 56,76% dos votos válidos.

0 comentários: