sábado, 10 de dezembro de 2016

Mais gente nas ruas e menos na burocracia, diz Schirmer

Em visita a Uruguaiana, o Secretário prometeu peritos para o município e buscar a desconvocação de agentes da BM e Polícia Civil para operações de verão.

Gabriela Barcellos

O secretário estadual de Segurança Pública, Cesar Schirmer, esteve ontem, 9/12, em Uruguaiana, a convite do deputado estadual Frederico Antunes (PP). Schirmer se reuniu com autoridades da segurança pública, reservadamente, depois participou de um encontro com lideranças de vários setores. O encontro ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e lotou o salão nobre da entidade – com muito mais público que a visita do vice-governador, José Paulo Cairoli (PSD), no início da semana.
Em entrevista, Schirmer falou sobre as principais dificuldades vividas pela segurança pública no Estado e apontou algumas das medidas que vem sendo trabalhadas. ““Estamos trabalhando em emergência, com situações que precisam ser solucionadas imediatamente, mas também em ações de curto, médio e longo prazo”, disse. Acompanhado pelo Deputado, Schirmer atendeu a imprensa no intervalo entre as reuniões.
IGP
Questionado pelo Jornal CIDADE sobre a situação vivida no município acerca da inexistência de uma unidade do Instituto Geral de Perícias (IGP) em atividade, o que faz com que vítimas de crimes permaneçam muitas vezes em via pública por várias horas até a chegada de uma equipe de peritos vinda de Santana do Livramento, Alegrete ou São Borja, o Secretário disse que está é uma prioridade. “Uruguaiana tem toda a razão de reclamar disso, é inadmissível que a maior cidade da metade oeste sofra com esse problema e não disponha desse serviço”, disse. Ele garantiu que esta será uma prioridade e, embora ser definir um prazo, se comprometeu em buscar remontar uma unidade do IGP em Uruguaiana, inicialmente de forma emergencial, realocando servidores de outros locais. “Vou trabalhar prioritariamente para resolver essa situação, inicialmente de forma emergencial, trazendo gente de outros lugares, mas a solução definitiva para tal problema é o concurso público, que está dependendo somente da aprovação da Assembleia Legislativa de uma alteração no projeto, o que certamente ocorrerá em breve, pois não há oposição quanto ao tema da alteração”, disse.
Efetivo
Schirmer prometeu dar atenção a falta de efetivo dos órgãos de segurança, que mesmo com todas as promessas de atenção de seus antecessores, reduz cada vez mais. Ele explicou que o problema ocorre em todo o Estado, mas admitiu que em Uruguaiana e região a situação é bastante grave. Entre as ações já tomadas, Schirmer citou o aumento de quase 20% no orçamento da segurança pública – única secretária que teve aumento no orçamento – a chamada emergencial de 1,9 policiais civis e militares, que já estão nas academias de polícia e, em dez dias, o lançamento do edital para concurso público da Susepe. “Queremos mais gente nas ruas e menos gente na burocracia”, disse.
Ele também admitiu que o município não poderia perder o pouco efetivo que possui para as operações mantidas pela Brigada Militar e Polícia Civil (Golfinho, Serra e Verão) em áreas turísticas, por ser o maior ponto de entrada de turistas do Estado. “Essas operações estão sob coordenação do Gabinete do Vice-Governador, integrando ações de várias áreas e não somente da segurança pública, mas nós vamos buscar impedir essas remoções temporárias. Vamos tentar evitar essas perdas já nesta temporada, mas se não der porque as operações já estão em andamento e foram planejadas com meses de antecedência, mas vamos dar atenção à Uruguaiana. Não tem sentido desguarnecer Uruguaiana para guarnecer Torres, Tramandaí ou Gramado. Uruguaiana não pode ser tratada como as demais cidades do Estado, que não tem essa característica”, diz.
Aéreo
Questionado sobre a retirada do 2º Esquadrão Aéreo da Brigada Militar, de Uruguaiana – estrutura instalada com recursos do Pronasci e inúmeras doações de entidades públicas e privadas – o Secretário disse apenas que não estava à frente da pasta quando a decisão foi tomada e que, até onde sabe, a aeronave perdeu sua vida útil, o que teria motivado a suspensão do serviço, e concluiu manifestando o interesse de realizar uma operação na região, com aeronaves, entre os meses de janeiro a março.

0 comentários: