terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Município está apto a receber programa Criança Feliz

Daiany Mossi
O Rio Grande do Sul conquistou importante vitória na última semana. O Estado garantiu adesão ao programa Criança Feliz no Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério do Desenvolvimento Social. A adesão ao programa foi aprovada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/RS), oficializado na quinta-feira (1º). Lançado em outubro deste ano, o programa tem como principal objetivo atenção a crianças na primeira infância considerando sua família, território e seu contexto de vida.
Baseado no Programa Primeira Infância Melhor, instituído há 13 anos no Rio Grande do Sul, pelo então secretário da Saúde e atual ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o Criança Feliz no Suas vai garantir, inicialmente,  atendimento em 111 municípios gaúchos, que atendem aos critérios definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e pactuado na Comissão Intergestora Tripartite (CIT).
O primeiro município a aderir ao programa foi Charqueadas. Os demais têm até o dia 10 de fevereiro para fazer sua adesão diretamente no sistema do MDSA.
O Criança Feliz permite alcançar grupos familiares em vulnerabilidade social, orientando-os na educação e no cuidado com suas crianças, estimulando suas capacidades para que cresçam em condições de equidade a crianças de melhores condições socioeconômicas.
O público prioritário é composto por gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias beneficiárias do programa Bolsa Família; crianças de até 72 meses e suas famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada e Crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão de aplicação de medidas de proteção.  O programa não está disponível a todas as cidades. Além de Uruguaiana, estão aptas a aderir ao movimento, as cidades de Alegrete, Ametista do Sul, Arroio dos Ratos, Arroio do Tigre, Arroio Grande, Balneário Pinhal, Barros Cassal, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Cacequi, Campo Bom, Campo Novo, Candelária, Candiota, Canela, Canoas, Capão do Leão, Júlio de Castilhos, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nonoai, Nova Hartz, Parobé, Passo Fundo, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Planalto, Porto Alegre, Porto Xavier, Redentora, Restinga Seca, Rio Grande, Rolante, Ronda Alta, Rosário do Sul, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Antônio da Patrulha, Santo Antônio das Missões, entre outras.

0 comentários: