terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Painel Ed.2692

Chafariz
Com a proximidade das festas de final de ano, a Prefeitura Municipal reativou o chafariz da Praça Barão do Rio Branco, que voltou a funcionar diariamente.

Aspirantado
Mais um Castilhos na Cavalaria brasileira, e Castilhos Diel. André foi declarado aspirante a oficial do Exército no último 3/12, em cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras. Ele é neto do cel Ari Castilhos, fruto do enlace da filha Cinthia com Marco Antônio Diel (apaixonado desde aspirante, Diel hoje também é coronel). Se trilhar os caminhos do pai, será promovido ao primeiro posto no glorioso 8º RCMec.

ExpectativaVamos torcer para que a vinda do secretário de Segurança do Estado, Cesar Schirmer, a Uruguaiana traga alguma boa notícia, já que o município, que figura entre os 19 mais violentos do Estado, não está sendo ‘visto’ pelos chefes.

EfetivoExemplo disso é o efetivo – ou a falta dele – da Brigada Militar. Cerca de 60 policiais, dos quais pelo menos cinco se aposentam antes do final do ano. Em um domingo movimentado como o último, a BM tinha seis PMs para atender 125 mil habitantes.

PrioridadesDepois destacar para uma força tarefa que já dura seis meses e pode ser prorrogada, o delegado Adriano Linhares, um dos mais eficientes e operativos delegados que serviram Uruguaiana, agora, a “chefia” retira o delegado Enio Tassi (1ª DP e DPCA), que passará um mês na operação ‘para turista ver’, deixando a cidade, com seu alto índice de violência, e vários homicídios não solucionados, com duas delegadas para atender a seis delegacias. Que Deus nos ajude!

CarreiraO boletim das baias da BM dá como certa a condecoração do capitão Dalcol com alguma medalha do município. A declarações bombásticas e os vídeos de tortura postados em redes sociais foram as estratégias utilizadas. Com a medalha, o capitão ‘mídia’ deverá dar capote em vários colegas de turma nas próximas promoções, isso porque o MP não viu tortura nos vídeos. (Nilson Corrêa)

ContasA secretária de Ação Social Cléia de Moraes, juntamente com a 1ª dama, Maria Rita Schneider, prestarão contas amanhã, 7/9, das doações feitas para a Campanha do Agasalho 2016. A prestação de contas acontece às 9h, no porcelanato do Salão Nobre da Prefeitura.

Black FridayA Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos entrou na onda da Black Friday e está promovendo negociação de pendencias com a entidade, com desconto de 50%. As informações podem ser obtidas pelo e-mail financeiro@abccc.com.br e pelo telefone (53) 3284-1450.

IPVA 2017O Governo do Estado divulga hoje, 6/12, o calendário de pagamento do IPVA 2017. A coletiva sobre o tema será com o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, e o subsecretário da Receita Estadual, Mário Luis Wunderlich dos Santos, às 14h.

VeículosAo longo de dezembro, cerca de três mil veículos retidos administrativamente e não reclamados pelos proprietários serão leiloados pelo Detran/RS. Os interessados podem arrematar dois tipos de bens: sucatas para recondicionamento ou reciclagem; e veículos com documentação (aptos para voltar à circulação), sem restrições policiais e/ou judiciais e desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira.

Papai NoelA Brigada Militar lança nesta quarta-feira, 7/12, às 10h, a Operação Papai Noel em Uruguaiana. A cerimônia acontece na frente da Prefeitura, com a presença da secretaria de Segurança e Trânsito, que será parceira da BM na ação. No entanto, a operação foi lançada ontem, 5/12.

ColheitaEntre os dias 16 e 18 de fevereiro acontece a 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Neste ano Cachoeirinha sedia o evento, que conta com feira de produtos e serviços, vitrines tecnológicas, palestras e uma extensa programação para colocar o produtor orizícola a par do melhor na área.

Ópera IO Sesc traz para Uruguaiana durante o mês de dezembro o ‘Ópera da tela – festival de filmes de ópera’, evento que acontece na sede do Sesc, com entrada gratuita, sempre às 19h.

Ópera IIA programação inclui ‘Aída’, de Giuseppi Verdi (6/12), ‘Os Capuleto e os Montéquio’, de Vincenzo Bellini (7/12), ‘A Noiva do Czar’, de Nikolai Rimsky-Korsakov (8/12), ‘O Barbeiro de Sevilha’, de Gioacchino Rossini (12/12), ‘A Flauta Mágica’, de Wolfgang Amadeus Mozart (13/12), ‘O Rapto no Harém’ (14/12) e ‘Traviata e Nós’, adaptado da obra de Giuseppi Verdi (15/12).

Pecuária de corteOntem, 5/12, o Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou mais uma edição do projeto Noite da Pecuária , no Salão Nobre do Parque Agrícola e Pastoril. O painel ‘Cenários para a pecuária de corte’ teve a palestra ‘Estratégia para as exportações do Rio Grande do Sul’, a cargo do presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a palestra ‘Cenário e perspectivas: situação atual e alternativas para a pecuária gaúcha’, a cargo do sócio e coordenador da Divisão Pecuária da Empresa Agroconsult’, Maurício Palma Nogueira.

0 comentários: