quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Presos fazem rebelião contra greve da Susepe




Gabriela Barcellos

Uma rebelião foi deflagrada no final da tarde de terça-feira, 20/12, por detentos da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). A ação foi em protesto a notícias de que as visitas na casa prisional estavam suspensas na quarta-feira, 21/12, em razão da greve dos agentes penitenciários. Em outras casas prisionais do Estado também foram registradas rebeliões.
A rebelião começou pouco antes das 20h, quando apenados iniciaram a bateção nas grades das celas. Logo depois, teve início a queima de colchões. O motim ocorreu nos três módulos da Penitenciária e somente foi controlado por volta de 00h, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar. Ao tomar conhecido da rebelião, agentes que estavam de folga foram para a Penitenciária, em auxílio aos colegas. Do lado de fora dos portões, familiares aguardavam ansiosos por notícias.
Entre os detentos, não houve feridos. Um agente penitenciário, porém, inalou fumaça e teve de ser conduzido ao pronto socorro municipal pela viatura de resgate da secretaria de Saúde. Ele permaneceu em observação, mas já foi liberado e passa bem.
Acordo
Na manhã de ontem, 21/12, a direção da casa se reuniu com os líderes das galerias a fim de dar fim definitivo ao impasse e, um acordo foi firmado: seria permitida de um visitante por preso, em nenhuma sacola – ou seja, nenhum item poderia ser levado aos apenados por familiares.
De acordo com o diretor da casa, agente Alex Silva, o dia transcorreu normalmente, inclusive durante o horário de visita – tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde. Conforme ele, este também será o procedimento adotado hoje.
Não há previsão quanto a normalização das visitas. Ontem, 70% do efetivo da Penitenciária – que já é reduzido – estava paralisando, sendo mantido somente o percentual determinado por lei. Os agentes protestam contra o pacote de medidas do governador José Ivo Sartori (PMDB), o parcelamento dos salários e o atraso do Décimo Terceiro Salário.

0 comentários: