quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Produtores têm até 31/1 para aderir à PGA

Gabriela Barcellos

Os produtores que entregam gado para o Programa Carne Angus e que quiserem continuar operando com o sistema e recebendo as bonificações deverão realizar o cadastro na base de dados da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) até 31 de janeiro. Depois dessa data, animais fora do banco de dados não poderão ser mais classificados como Carne Angus Certificada.
Quem ainda não fez o cadastro, deve acessar o site da CNA (http://www.cnabrasil.org.br/protocolo-angus) ou o link do Protocolo Angus no próprio site da Associação Brasileira de Angus e preencher o formulário. Após, o criador receberá um e-mail no endereço eletrônico informado para confirmação e validação de cadastramento. O procedimento não impõe nenhum custo ao criador. Ao aderir à PGA, o pecuarista se responsabiliza a prestar informações sobre o rebanho à base de dados nacional, uma exigência do Ministério da Agricultura para validação de procedência genética da carne e rotulagem dos cortes Angus.

Protocolo Angus
O Protocolo Angus é o que se chama de “protocolo de rastreabilidade de adesão voluntária”, uma ferramenta que permite acesso a mercados que demandam produtos de alto valor agregado e, geralmente, pagam mais por eles. Para aderir, é preciso seguir os requisitos exigidos por esses clientes, sejam eles nacionais ou internacionais.
O chamado Sistema Gestor dos Protocolos de Rastreabilidade administra as informações da Base de Dados Única (BDU) da PGA para verificar o cumprimento das regras ou requisitos estabelecidos nos protocolos. De responsabilidade da CNA, ele integra pecuaristas, frigoríficos e os consumidores, dando maior transparência a todo processo produtivo. Pioneiro no país, o Protocolo Angus foi oficializado em maio de 2015 e, na sequência, seguido por outras raças de corte.
Para mais informações, acesse: http://rastreabilidade.cnabrasil.org.br/

0 comentários: