sábado, 10 de dezembro de 2016

Servidores que querem receber 13º devem fazer empréstimo pessoal no Banrisul

Gabriela Barcellos

Está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que busca autorização do Parlamento para o município indenizar verbas referentes a juros de consignação bancária do pagamento do 13º salário. Isso porque, de acordo com o Executivo, não há verbas para efetuar o pagamento do 13º salário aos servidores, que somente receberão o benefício – que é seu por direito – se contratar um empréstimo junto ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).
O projeto prevê que o Executivo pague 100% do valor relativo ao empréstimo bancário realizado por servidores ativos e empregados públicos municipais referente à antecipação da gratificação natalina (13° salário), indenização esta que será acrescida de juros, bem como eventuais despesas decorrentes dos respectivos contratos bancários consignatórios. A transação bancária é facultativa aos servidores interessados em receber o 13º salário no mês de dezembro.
Em tese, o projeto não traz nenhum prejuízo aos servidores públicos. O Sindicato dos Municipários (Simur), porém, ainda está analisando a matéria através de sua assessoria jurídica, a cargo do advogado Raul Thevenet Paiva. A preocupação é quanto aos servidores que possuem cadastro nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, e ainda os servidores que por ventura possuírem débitos com o Banrisul. Uma das situações que o Sindicato busca esclarecer é se o projeto valerá somente para o Banrisul, ou se poderá contemplar outra instituição financeira, como a própria Caixa Federal, que atualmente possui a folha de pagamento do município.

0 comentários: