sábado, 3 de dezembro de 2016

Uruguaiana terá parque eólico dentro de quatro a cinco anos

Gabriela Barcellos

Na próxima semana, mais uma torre anemométrica deverá entrar em operação. A informação é do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes.
Depois de ter sido apontada como segunda cidade com maior potencial para desenvolvimento de energia eólica, Uruguaiana passou a receber investimentos na área, visando monitorar a capacidade local visando a implantação de um parque eólico.
Atualmente, conforme o Secretário, a empresa Epcor Energia, que já possui duas torres em operação em Uruguaiana – uma no Carumbé e outra no Imbaá – instalará a terceira torre na localidade de Caiboaté. “Além dessa torre, outras duas torres serão implantadas no município em janeiro, por esta mesma empresa”, explica. O diretor da Epcor Energia, Nilo Quaresma, esteve reunido com Prestes Lopes e com o prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) nesta semana, para anunciar as medidas.
“Entre as torres já operando, temos uma que está fazendo a medição já há 14 meses, quando a exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para participar de leiloes e de 36 meses. Uruguaiana deverá ter um parque eólico operando dentro de quatro a cinco anos, o que mudará a realidade econômica do município”, destaca Prestes Lopes.
Outras duas empresas também possuem torres anemométricas operando no município, a Eletrosul e a Renobrax.

0 comentários: