sábado, 3 de dezembro de 2016

Vereadores se reuniram no Imbaá


Gabriela Barcellos

O Poder Legislativo se reuniu, na quinta-feira, 1/12, na localidade de Imbaá. A Escola Municipal Patrício Lopes foi a sede da sessão ordinária. Estiveram presentes professores e alunos do educandário, além da comunidade em geral.
A realização do encontro no interior do município atende a uma determinação do Regimento Interno da Casa Legislativa. Anualmente, pelo menos uma sessão ordinária deve ser realizada em cada uma das localidades do interior. O objetivo é descentralizar o trabalho do Parlamento e aproximar os vereadores da comunidade do interior, que não pode acompanhar as ações.
Durante a apresentação da ordem do dia, foi aberto espaço os presentes exporem suas reivindicações. Os prejuízos à população com a falta do funcionamento do posto de saúde para atendimento básico foram ressaltados, sendo solicitada providência pelo Parlamento.
Tramitação
A pauta tradicional da sessão foi seguida e cada um dos itens na Ordem do Dia foram examinados. Ao longo da sessão, os vereadores aprovaram a tramitação em regime de urgência urgentíssima do Projeto de Lei 141/2016, que busca autorização para o Poder Executivo Municipal proceder o parcelamento de dívida com a Caixa Econômica Federal, referente ao FGTS; do PL 142/2016, que trata de contratações, por tempo determinado, para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público do município, vinculadas à secretaria de Saúde; e o PL 138/16, que altera redação da Lei de concessão de uso de área à Casa de Apoio ao Paciente Oncológico.
Agricultura
Os parlamentares também falaram da importância da agricultura para Uruguaiana e de incentivos para a permanência de jovens na economia rural. O assunto foi introduzido com a exposição de uma beterraba produzida em horta da localidade, com adubo gerado a partir de esterco e cinzas que proporcionam unidades em tamanho maior em relação aos normalmente comercializados. Diante dessas considerações, os vereadores indicaram a necessidade de o Poder Executivo incentivar os produtores do município e do comércio valorizar esses produtos.

0 comentários: