quarta-feira, 6 de julho de 2016

Ed. 2627 - Cinco estupros em cinco dias

Edição digital aqui..
  1. Celebração científica
  2. Atenção Chefs
  3. Agronegócio
  4. Visita ilustre
  5. Atenção
  6. Simerco I
  7. Simerco II
  8. Crescimento
  9. Pis/Pasep I
  10. Pis/Pasep II
  11. Pis/Pasep III
  12. Famurs I
  13. Famurs II
  14. Noite da Pecuária
  15. Criado Fundo de Apoio às Estradas Rurais
  16. Plenário rejeita pareceres da Comissão de Constituição e Justiça
  17. Criação de taxa de gerenciamento do sobre transporte é arquivada
  18. Código de Conduta da Guarda será estudado por Comissão Especial
  19. Prefeitura estuda retirada da ciclovia da Setembrino de Carvalho
  20. Lixo eletrônico será recolhido nesta sexta-feira
  21. Detran alerta motoristas
  22. Vacinação contra paralisia infantil será em setembro
  23. SDR confirma apoio à Feira da Agricultura Familiar na Expointer
  24. Missão aos EUA agiliza comércio de carne bovina in natura
  25. Senar oferece curso técnico em agronegócio Ead
  26. Gestão de pessoas traz resultados para criatórios de equinos
  27. Duas crianças e três adolescentes estupradas
  28. Deam mobiliza órgãos para criar rede de enfrentamento à violência
  29. Embriagado
  30. Atropelada
  31. Abigeato
  32. Furto
  33. Capotamento I
  34. Capotamento II
  35. Assalto I
  36. Assalto II
  37. Cachorrada
  38. Unipampa corta despesas economizando
  39. Pesquisas do curso de Enologia são apresentadas em simpósio na Itália
  40. Educa Mais Brasil é opção para estudantes sem Fies e ProUni
  41. Estatuto da Criança atualiza idade para educação infantil
  42. Uruguaianense carregou a tocha a cavalo em Santa Maria
  43. Circulo Operário investirá na Praça do Esporte
  44. Curiosidades sobre tite
  45. Copa Zona Leste tem nova rodada no final de semana
  46. Chá de trapoeraba – Benefícios e propriedades desta planta
  47. Monique Evans comemora 60 anos com festa ao lado da namorada e dos filhos
  48. Seriado de Miguel Falabella tem estreia marcada
  49. Malhação
  50. Êta Mundo Bom
  51. Haja Coração
  52. Velho Chico
  53. Fernanda Souza recusa convite para novela da Globo

Aulas gratuitas de natação iniciam hoje

Daiany Mossi

A Secretaria de Esporte do Município informa aos pais e responsáveis dos alunos inscritos na escolinha de natação, que as aulas terão início nesta terça-feira, no Sá Viana. Para os alunos entre 6 e 7 anos, o horário será das 8h ás 9h. Alunos de 8 a 9 anos terão aula das 9h às 10h e os alunos de 10 a 13 anos, das 10h às 11h. 
Para maiores informações, entrar em contato pelos fones (55) 3413-6201 SMEL ou (55) 9695-3856, professora Amanda.

Jogador da Uruguaianense marcou cinco gols contra a UFSM

Quase cem pessoas estiveram nas arquibancadas do ginásio do Corinthians para acompanhar a partida entre UFSM e Uruguaianense. O público diminuto explica-se pela má campanha do time da região Central do Estado. Nenhuma vitória na competição. Já a Uruguaianense buscava os três pontos para voltar à liderança de sua chave.
Com uma boa atuação na primeira etapa, a UFSM esteve três vezes à frente no placar, mas com falhas na defesa suportou apenas até o intervalo a igualdade no placar. Na fase complementar do jogo, a Uruguaianense foi superior e venceu mais uma partida fora de casa.
Após cobrança de escanteio, Raimar abriria o placar para o time da UFSM, 1x0. Ele recebeu o passe e chutou de primeira, deslocando o goleiro Thales. No lance, o jogador Rodrigo, da Uruguaianense, foi empurrado, mas a arbitragem não deu a falta.
Logo em seguida, ele mesmo, Rodrigo, se encarregou de empatar a partida. Ele chutou cruzado, fora do alcance do goleiro da UFSM.
O time de Santa Maria voltaria a estar à frente no placar, com o gol de Bordinhão. O jogador da UFSM se livrou da marcação e chutou forte e rasteiro, pegando de surpresa o goleira da Uruguaianense.
Novamente coube a Rodrigo a incumbência de buscar a reação. Num chute forte, quase do meio da quadra, ele acertou o canto direito do goleiro adversário, empatado o jogo novamente, 2x2.
Em outra cobrança de lateral, a equipe santa-mariense voltaria à vantagem no marcador. Diozer antecipou-se à marcação e marcou 3x2 para a UFSM.
Logo após, em uma jogada de estilo entre Somália e Rodrigo, novamente o nome do jogo marcaria. Rodrigo recebeu um passe de calcanhar de Somália e saiu na cara do gol. De frete para o goleiro ele teve a tranquilidade para desviar para o fundo das redes e empatar o jogo em 3x3, finalizando o primeiro tempo.
Na segunda etapa, mais um gol de Rodrigo. Em jogada individual ele se livrou da marcação e bateu forte no canto direito do goleiro da UFSM, marcando o quarto gol da Uruguaianense, 4x3.
Mas Bordinhão marcaria seu segundo gol no jogo, após uma cobrança de escanteio. De primeira, ele bateu forte no alto, empatando a partida em 4x4.
Coube a Deivid colocar a Uruguaianense novamente em vantagem. Ele recebeu o passe e de frente para o goleiro adversário apenas desviou para o gol, 5x4.
A vantagem do time tricolor se consolidaria logo em seguida. No passe do goleiro Eduardo (que entrara no lugar de Thales o intervalo) lançou a bola com a mão para a quadra ofensiva e o goleiro Super,da UFSM, se atrapalhou e tocou na bola que ultrapassou a linha do gol, Uruguaianense 6x4. A arbitragem deu o gol para Eduardo.
Aos 14min22seg, com Fernandinho na função de goleiro-linha, a bola acabou sobrando para Rodrigo, o destaque da partida. Ele bateu alto, ampliando o placar para 7x4. Em seguida, Jonatan foi expulso. Com um jogador a mais, a Uruguaianense controlou o jogo e deixou o tempo passar.
Só a 1min20seg para o final do jogo, o time da Universidade conseguiu fazer mais um. Fernandinho recebeu na ala esquerda e chutou cruzado, fazendo o quinto da equipe do centro do estado. Mas era tarde para uma reação.
Mas o placar já estava definido: Uruguaianese 7x5 UFSM.
Com o resultado a AEU volta à liderança da chave 1 do Campeonato Estadual Série Bronze 2016.

Celemaster vence MGA de 7

As uruguaianenses da Celemaster estavam ansiosas para o jogo do final de semana contra a MGA Games. Afinal de contas, desde agosto do ano passado não venciam as caxienses. Naquela partida, um jogo de grandes reviravoltas. Depois de um primeiro tempo com vantagem de 3x0 para o time da Serra, as gurias da Celemaster viraram no tempo final para 4x3. Era o primeiro confronto das equipes. Depois, voltariam a se encontrar na decisão do campeonato, com vantagem para as meninas de Caxias (um empate e um vitória) e no primeiro jogo do ano, também com a vitória do time do MGA (5x4).
Com o apoio da torcida de Uruguaiana que lotou o Ginásio Municipal (1.208 torcedores), a Celemaster foi para cima de suas adversárias desde o início do jogo. Com Becha inspirada, Dani Fleitas com uma atuação de destaque e Jaque e Dani Souza dado o suporte necessário para uma primeira etapa com ampla vantagem, o time do técnico Andrezinho mostrou-se superior.
A diferença no placar só não foi superior por que a goleira Bruna resolveu fazer uma das melhores partidas de sua carreira. Além disso, a Celemaster ainda desperdiçou uma penalidade máxima. Dos pés de Becha saiu o primeiro gol, depois de receber um belo passe em uma cobrança de escanteio de Dai Fleitas. A argentina bateu forte sem chances para Bruna. 1x0, aos 5min30seg de jogo. Mas o gol mais bonito viria logo em seguida. Segundos após voltar do descanso, Becha recebeu bom passe de Dani Fleitas. Ao perceber Dani Souza passar ao seu lado, não perdeu tempo e deu um passe de peito para a colega baiana, que na corrida chutou forte e fez o segundo da Celemaster, aos 11min30seg da primeira etapa. Aos 17min, em cobrança de tiro livre, Dani Fleitas marcaria mais um, fechando o primeiro tempo com 3x0.
Porém, clássico é clássico e não dá para deixar o foco de lado. Em apenas quatro minutos de jogo no segundo tempo, a partida já estava empatada de novo. Com gols de Bruna, Talita e Jaqueline (Quóta), a equipe do MGA Games reagiu e colocou preocupação na massa de torcedores que estava no Ginásio Municipal.
Durante seis minutos, a Celemaster tentou impor seu ritmo, mas não conseguia. Foi aí que surgiu Jaqueline, que estreava em Uruguaiana. Ela fez o seu gol aos 10min e deu mais tranquilidade ao time, que marcaria de novo, 1min30seg depois, com a participação de Dani Souza, 5x3.
Mesmo assim, uma nova reação da MGA Games, com gols de Shai e Bruna, tornaria o jogo novamente de risco, com o placar empatado em 5x5.
Mas com dois gols de Dani Fleitas em cobranças de tiros livres, a Celemaster chegaria ao placar da vitória, 7x5. Com muita emoção e dose de adrenalina para o torcedor que fez o seu papel dando a motivação necessária para que o time reagisse e chegasse à conquista dos três pontos.
As próximas partidas da Celemaster acontecem nos dias 16 e 17 de julho, em Carlos Barbosa e Santo Ângelo, respectivamente.

Estado libera R$ 40 milhões para 350 escolas públicas

O governo do Rio Grande do Sul liberou na última semana, R$ 40 milhões para 350 escolas públicas. O dinheiro será usado na quitação de despesas diárias e obras emergenciais das instituições. A liberação dos recursos foi uma das exigências dos alunos que ocuparam escolas gaúchas.
O anúncio foi feito durante uma reunião do secretário da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, com cerca de 20 estudantes, em Porto Alegre. Segundo a pasta, o valor já foi depositado na conta das escolas.
“Há uma vontade de construir o diálogo de ambas as partes, de construir fórum a longo prazo e um debate sério. A gente fica feliz porque foi uma conquista nossa debater as nossas pautas”, comemora o estudante Fernando Fontoura, que participou do encontro com outros colegas.
A reunião foi a primeira de uma série de outras que devem acontecer futuramente para debater a educação. “Tivemos uma primeira reunião onde tivemos a oportunidade de falar sobre alguns assuntos, como autonomia financeira, a questão da merenda escolar, a reposição de professores, as obras escolares, para que nós possamos mostrar o que estamos fazendo e o que temos condições de fazer para melhorar a educação”, completou o secretário.
A intenção é que as reuniões entre os estudantes e o secretário sejam realizadas mensalmente.

Fies: Conclusão de inscrição dos pré-selecionados tem novo prazo

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação decidiu alterar para o dia 15 próximo o início do prazo para conclusão da inscrição dos estudantes pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para contratação do benefício referente ao segundo semestre deste ano.
A prorrogação foi motivada por ajustes necessários na fórmula de cálculo para adaptação do sistema à mudança de faixa renda, de 2,5 para três salários mínimos.
A mudança no prazo de inscrição não compromete o processo de financiamento.
O Fies teve 294 mil inscritos entre os dias 24 e 29 de junho último.
A consulta ao resultado do Fies e mais informações estão disponíveis no portal do programa na internet.
O Edital nº 64/2016, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que tornou público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre deste ano, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 17 de junho. Nesta sexta-feira, 1º de julho, foi publicado no Diário Oficial da União o Edital da Sesu nº 65/2016, com a alteração da data de conclusão das inscrições pelos convocados na chamada única.

Unipampa participa de Ciclo de Debates sobre pesquisa e inovação

Tamíris Centeno da Rosa

Com o tema: A Realidade da Pesquisa e da Inovação no Rio Grande do Sul, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizou um ciclo de debates com representantes de diversas entidades do setor. O encontro foi mediado pelo presidente da CCT, o senador Lasier Martins, e ocorreu nesta sexta-feira, 01, no Plenarinho da Assembleia.
O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, o pró-reitor e o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da mesma instituição, Alessandro Girardi e José Pedro Rebés Lima, respectivamente, participaram do encontro.
De acordo com Hansen, o objetivo da palestra é identificar o atual estágio da investigação científica no Estado do Rio Grande do Sul, bem como iniciativas de sucesso e propostas empreendedoras dos agentes de mudança.

Sinpro/RS alerta para os limites de alunos por turma

O Sinpro/RS alerta aos professores sobre o cumprimento da cláusula 39 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da educação básica, referente do limite de alunos por turma. Os números fixados são de vigência retroativa ao início do ano letivo de 2016.A limitação do número de alunos por turma foi a questão mais discutida na recente negociação para renovação da CCT com o Sinepe/RS. 
O Sindicato salienta que é fundamental que os professores verifiquem se o número de alunos nas turmas que lecionam estão de acordo com os parâmetros estabelecidos na CCT e, em caso de desconformidade informe ao Sinpro/RS (direcao@sinprors.org.br ou 51 4009.2991/92). O Sinpro/RS garante o sigilo da autoria da informação. 
Confira a íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho da Educação Básica. O documento também está disponível no aplicativo do Sinpro/RS, que pode ser baixado nas lojas Google Play e Apple Store diretamente no seu celular ou tablet.

Funcionários da Educação estão sem receber

Daiany Mossi

A Secretaria de Educação desvinculou os valores da Folha de Pagamento do Quadro de Pessoal Auxiliar/Ensino Fundamental, dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A informação é da presidente da Associação dos Professores e Especialistas de Educação da Rede Municipal de Uruguaiana (Apemu), Dirce Gracioso. 
Segundo ela, os funcionários auxiliares ainda não receberam os seus salários e a justificativa dada à Apemu pela Semed é de que a Legislação garante o repasse de 60% dos recursos do Fundeb ao pagamento da Folha, porém os valores extrapolaram a porcentagem permitida e a Folha dos Auxiliares será paga com recursos exclusivos da Educação. 
Dirce destacou que a Prefeitura de Uruguaiana tenta de todas as formas reduzir a receita corrente liquida da Educação, alegando que sobrem recursos na pasta. “A Prefeitura tenta reduzir a receita do setor de 35% para 25%, mas não consegue pagar em dia dos funcionários”, finalizou. A redação tentou contato com o secretário Francisco Robalo, mas não obteve sucesso.

190 em ação

Difamação
Uma moça registrou ocorrência policial por difamação depois que soube que sua foto de perfil em uma rede social vem sendo divulgada em anexo a foto de outra moça, seminua. Ela contou que vem sendo constrangida, inclusive na empresa onde trabalha em razão do fato.

Abuso de autoridade
Um homem registrou ocorrência contra dois policias militares, contando que foi abordado e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde um dos PMs lhe deu um tapa no rosto, sendo necessária a intervenção de um policias civis de serviço no momento. Ele contou que já tinha sido agredido, também com um tapa no rosto, por outro PM que estava na abordagem, antes de chegar à Delegacia.

Ameaça
O PM, por sua vez, registrou ocorrência de ameaça contra o homem, contando que soube por uma colega que o mesmo esteve no quartel do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira a sua procura.

Agressão I
Uma mulher procurou a polícia para relatar que sua filha estava em uma festa em um centro de tradições gaúchas, quando uma mulher lhe pegou pelo braço, a arrastou pelo salão e rasgou suas roupas, ofendendo-a com palavras de baixo calão. O fato foi registrado como vias de fato – injuria. O motivo da agressão não foi informado.

Agressão II
Uma mulher disse ter sido agredida por um grupo de mulheres enquanto saía da Delegacia de Polícia, depois de buscar a filha menor, que também havia sido agredida pelas mulheres. Ela disse não as conhecer.

Captura
Um rapaz de 23 anos foi preso em cumprimento a um mandado no bairro São Cristóvão. Rodrigo Transito Venega estava foragido da Fundação Case.

Tráfico I
Uma mulher foi presa por tráfico de drogas na Rua Prado Lima. Ela foi detida por policiais militares depois de uma denuncia. Com ela, os PMs encontraram uma peteca de cocaína e, na casa, outra peteca de cocaína e R$ 1.404,00 em notas diversas.

Tráfico II
Um homem foi preso por tráfico de drogas no Morro do Piolho, pego com 34 pedras de crack. Christoffer Silveira Gomes foi levado à DP e após a lavratura do flagrante pela delegada de plantão, foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual.

Operação Porteira Aberta: Uruguaianense acusado de articular furto em Unistalda

 Gabriela Barcellos

Equipes da Polícia Civil de Santiago, coordenadas pela Delegada Débora Durlo Poltosi e pelo Comissário Telmo Paludett, estiveram em Uruguaiana na última semana, quando prenderam um homem por furto abigeato. A ação teve apoio da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). Na ação, que integrou a Operação Porteira Aberta, os policias prenderam Anderson Batista Lunkes Bitencourt.
Ele é apontado como articulador de um furto abigeato ocorrido na localidade de Nazaré, interior de Unistalda, em uma propriedade rural vizinha a de outros membros da quadrilha, também presos. Anderson comprometeu-se a pagar cerca de R$ 700 por cabeça de gado furtado. Ele também contratou o frete e providenciou uma nota fiscal e guia de transporte animal falsas para “esquentar” o gado. Após o furto em Unistalda, o gado foi levado para Quaraí. Os animais furtados, 26 cabeças, ainda não foram localizados.
Dois dias antes da prisão de Anderson, Dioe Maik Rodrigues Dorneles, Eberson Luis de Bairro e Sandro Rafael Bairro Rodrigues foram presos em Unistalda. Os quatro foram autuados pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa e falsidade ideológica e encaminhados para o Presídio Estadual de Santiago.
Os policiais civis de Santiago também foram à Quaraí, através de um quinto integrante da quadrilha, mas o homem procurado, Marcos Elezur Tamara da Rosa, não foi localizado e é considerado foragido. A Polícia acredita que ele tenha cruzado a fronteira com Artigas e esteja escondido no Uruguai. Qualquer informação sobre seu paradeiro pode ser repassada para o telefone (55) 3249-9415, do Setor de Investigação da Polícia Civil de Santiago.

Brasileiro preso com mais de dois milhões em pesos

Gabriela Barcellos

Outro brasileiro foi preso com mais de dois milhões de pesos argentinos sem procedência, em uma ação de rotina da Gerdarmería na Ruta 14, em Paso de los Libres.
O homem, cujo irmão teria sido preso na última quinta-feira com outros 2,5 milhões de pesos, também sem procedência, estava em um ônibus com destino a Buenos Aires. O dinheiro estava acondicionado em duas bolsas e, ao ser flagrado, ele tentou subornar os agentes da polícia argentina. Testemunhas relataram ao CIDADE que trata-se de um importante empresário local, de origem palestina.
O Juizado Federal de Paso de los Libres foi informado e a juíza Cristina Pozzer Penzo determinou a apreensão do dinheiro e de um telefone celular. 
O empresário foi liberado, mas respondera a processo criminal no país vizinho.