quinta-feira, 14 de julho de 2016

Exposição Braford Palermo 2016 começa dia 16


Gabriela Barcellos

Entre os dias 16 e 31 deste mês, acontece a Exposição Braford Palermo 2016, organizada pela Associação Braford Argentina. A admissão dos reprodutores Braford inscritos na Mostra ocorre nos dias 14 e 15. Conforme a organização do evento, o período da manhã de sexta-feira será direcionado para o ingresso de animais oriundos de cabanhas localizadas a mais de 750 quilômetros.
Já para a manhã de quarta-feira, dia 20, pela manhã está programado o tradicional remate de Gordo Braford; na quinta-feira, dia 21, acontece nova admissão de reprodutores a partir das 10h. Os exemplares participarão do julgamento, a cargo do jurado Gastón García, a partir das 9h. No dia seguinte ocorre a entrega de Prêmios, Remate de Reprodutores e Festa Braford no Restaurante Central a partir das 20h. Domingo acontece o encerramento da Mostra e o início da saída de reprodutores.

Encontro de produtoras discute ‘Desafios do Agronegócio’


Gabriela Barcellos

Integrando a 79ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, a Comissão de Produtoras Rurais da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), realizou na última segunda-feira, 11/7, o seminário ‘Desafios do Agronegócio’. A iniciativa reuniu no auditório da instituição mais de 100 produtoras de todas as regiões do Estado, a fim de debater a participação da mulher nos negócios do campo. A programação contou com palestras ministradas por especialistas da própria Farsul e convidados, abordando questões relevantes que regem os destinos do setor, como gestão, empreendedorismo e cenário econômico.
Na abertura oficial, o Presidente da Farsul, Carlos Sperotto, destacou a grande presença de público como sinal do crescimento da participação feminina no agronegócio. “A presença da mulher é fator importante na tomada das decisões. Em muitos casos, à ela compete ser a gestora, a administradora da propriedade, dando segmento aos negócios da família. Estamos atentos a este cenário. Por isso realizamos eventos do tipo, visando estimular e capacitar seu desenvolvimento como liderança no campo”. Para a presidente da Comissão, Zênia Aranha da Silveira, a troca de experiências através dos cases apresentados nas palestras incentiva a inclusão da mulher na tomada de decisões. “Nossas produtoras estão cada vez mais corajosas, mais participativas, dispostas a enfrentar os desafios da propriedade. Queremos reforçar este espírito de pertencimento no agronegócio, gerando oportunidades para se atualizar e compreender a cadeia rural”.
A médica veterinária Ingrid Nogueira de Oliveira Viero comandou a palestra “Gestão de uma propriedade rural familiar”, a primeira do seminário. Logo a seguir, a bióloga Maria de Fátima Marchezan Menezes da Silva abordou sua experiência como sendo a primeira presidente mulher da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, no painel “A versatilidade feminina em campo”. Finalizando a parte da manhã, ocorreu a palestra “Geração de energia fotovoltaica no meio rural”, onde a produtora rural de Dom Pedrito, Isadora Pötter, pautou o empreendedorismo resgatando o case de uma propriedade rural que recebeu mais de 600 placas solares para reduzir custos de produção e geração de energia limpa.
Durante a tarde, o economista chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, conduziu a palestra “Crise econômica no Brasil: origem, impacto e desdobramento”. Antônio realizou um resgate histórico da economia brasileira e mundial, a fim de esclarecer a situação financeira que vive o país e os possíveis rumos do segmento nos próximos anos. Na sequência, ocorreu o painel “Políticas para o agronegócio do presente”, ministrado pelo economista e jornalista do Canal Rural, Miguel Daoud. A consultora do Instituto Ecosocial, Dulce Ribeiro, concluiu a programação com a palestra “Liderança em todos os sentidos”. Todas as ações tiveram espaço para questionamento das produtoras participantes. Já à noite, um jantar no restaurante da Farsul celebrou o encerramento oficial do evento.
Maria Eugênia Telles Maciel, de Santo Antônio da Patrulha, participa das ações promovidas pela Comissão das Produtoras Rurais da Farsul desde seu início, há 16 anos atrás, quando assumiu a gestão de sua propriedade após a morte do marido. Segundo ela, a comissão teve papel fundamental no seu desenvolvimento como gestora. “Em iniciativas como essa temos a oportunidade de trocar ideias e discutir o papel da mulher, algo que inspira nossa adaptação às diferentes situações que surgem no dia a dia do campo”.

Arnaldo Antunes veste Celemaster em visita ao município


O ex-Titãs, Arnaldo Antunes fez show na terça-feira em Uruguaiana, no Teatro Municipal. Um público de quase mil pessoas acompanhou a performace de Antunes, que trouxe músicas novas, mas não deixou de apresentar as que lhe deram fama, desde o início dos anos 90, passando pela carreira solo e realizando trabalhos com outros artistas, como Marisa Monte, por exemplo. No final do show o músico levou de lembrança a camiseta da Celemaster Uruguaianense. Com informações de Everaldo Jacques.

Uruguaiana é destaque em Congresso de Secretarias de Saúde

Daiany Mossi

A secretária de Saúde Saionara Marques esteve em Porto Alegre nesta semana, onde participou do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul 2016. O evento realizado há 28 anos, reuniu secretários e gestores de saúde do serviço público de todas as esferas governamentais na atualização das discussões para o fortalecimento e a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também foi comemorativo aos 30 anos do COSEMS/RS, com homenagens aos ex-presidentes. 
O Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul é uma realização do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), do Ministério da Saúde, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre.
Na oportunidade, os municípios apresentaram os principais projetos desenvolvidos no setor de saúde, sendo que o projeto de farmacoterapia elaborado pela Secretaria de Uruguaiana foi eleito como o terceiro melhor desta edição. O município ainda apresentou os trabalhos desenvolvidos através do Projeto de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants). 
A secretaria Saionara Marques que nesta semana foi mais apontada como “ex” secretaria, disse que continua à frente do cargo, sem previsão de saída.

Lidera traz à Uruguaiana uma das palestrantes mais notáveis do Brasil

Daiany Mossi

Acontece hoje, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana, a 8ª edição do Lidera (Liderança, Desenvolvimento e Ação). 
Neste ano, a palestrante será Leila Navarro, uma das 20 palestrantes mais notáveis do Brasil, segundo a revista Veja. Há mais de 15 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. Nos últimos anos tem feito apresentações trimestrais na Espanha e em Portugal. Leila Navarro é palestrante pioneira no lançamento do recurso moderno, tecnológico e inovador: o APP Motive-se, um aplicativo motivacional completo! Leila Navarro é idealizadora do Projeto Escolha da Felicidade, um conceito inovador para todos os segmentos organizacionais e níveis hierárquicos que traz à luz a felicidade como atitude interior. Constante pesquisadora e estudiosa sobre o comportamento humano, a profissional tem 15 livros publicados, entre eles, “Talento para ser Feliz”, “Talento a prova de crise”, “O poder da superação”, “Confiança, a chave para o sucesso pessoal e empresarial” e “Confiança, o diferencial do líder”. 
A palestra-show de Leila Navarro acontece no Teatro Municipal, no dia 14 de julho, a partir das 19h30min, e terá como tema-central “Criatividade, inovação, ousadia e mudança”.

Após neurologia, traumatologia também pode fechar

Daiany Mossi

O setor de neurologia da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana fechou as portas nesta semana. Conforme a direção do hospital, o setor parou de funcionar devido à falta de repasse de recursos por parte do governo estadual ao hospital. 
O hospital vai manter o atendimento aos pacientes que já estão internados no Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia. Os novos casos serão encaminhados para Porto Alegre.
O próximo setor que deve parar é o de traumatologia, pois os profissionais também estão sem receber seus salários e faltam materiais de uso continuo. 
Na terça-feira, houve a judicialização, ou seja, uma ação na Justiça para tentar receber os valores em atraso.
De acordo com o administrador do hospital, Geovane Cravo, a dívida do Estado com o hospital ultrapassa o valor de R$ 5 milhões.
“O último valor recebido do Hospital pelo Estado foi no dia 18 do mês passado. Tínhamos naquela data a previsão de recebermos mais um recurso do Estado até o dia 30. Situação que não ocorreu. Desde então, a provedoria busca de forma célere a condição de receber os valores devidos por parte do Estado, infelizmente por meio do diálogo, por melhor que venha sido junto aos seus representantes, não conseguimos o principal, o repasse dos recursos. Desta forma, estamos ajuizando ação junto ao MP para que possamos receber os valores pendentes. Para que se tenha uma ideia, são mais de R$ 5.500.000,00 sendo 5 meses de incentivo e mais a produção do mês. Não estaríamos passando por esse sacrifício, se estivéssemos com os repasses em dia. Mais uma vez contamos com a compreensão de todos, nos auxiliando na manutenção de nossa instituição, no controle do uso dos materiais e medicamentos, evitando desperdícios e seu uso racional, cuidando de forma adequado os pacientes, para que esses mais do que tudo, defendam a instituição, mostrando, que mesmo com salários atrasados, somos capazes de fazer a diferença”, disse Cravo.
Segundo Cravo, o fechamento do setor de neurologia não é definitivo, pois ele deverá voltar à normalidade assim que o hospital receber os valores relativos à produção do mês conforme o processo de recontratualização que em valores atualizados oscilam entre R$ 2,6 e R$ 2,8 milhões.

Santa Casa: Câmara analisará repasse de verbas oriundas do piano

Gabriela Barcellos

A Câmara de Vereadores avaliará em regime de urgência urgentíssima o repasse de R$ 500 mil ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. O valor foi arrecadado no leilão do piano alemão Steinway & Sons, promovido pelo Poder Executivo, com autorização do Legislativo, já com a finalidade de repassar o valor à Santa Casa.
Na sessão ordinária de terça-feira, 12/7, os vereadores aprovaram o regime de tramitação proposto pelo prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB), de regime de urgência urgentíssima. Agora, o projeto segue para as comissões técnicas da casa, iniciando pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Depois de muita polemica e discórdia, a Prefeitura leiloou em janeiro, o piano Steinway & Sons, comprado em 2012 pelo então prefeito José Francisco Sanchotene Felice (Rede) e pelo então vice-prefeito Luiz Augusto Schneider, que cuidou pessoalmente da aquisição, a pedido do ex-mandatário, juntamente com o pianista Miguel Proença, que fez a escolha do instrumento, considerado o melhor daquela safra.
Inicialmente, o Schneider pretendia doar o valor à Santa Casa de Caridade, no entanto, foi impedido por interferência do Ministério Público, visto que ainda possui uma dívida com o nosocômio. A partir de então, o Executivo começou a trabalhar a dação do instrumento em pagamento por parte das dívidas com o hospital.

Município vai criar plano de carreira para servidores da Semed


Gabriela Barcellos

A Prefeitura Municipal está iniciando estudos para elaboração de um plano de carreira para os servidores da secretaria de Educação (Semed). A autorização para início dos estudos foi confirmada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) nesta terça-feira, 12/7, e o secretário da pasta, professor Francisco Robalo Fernandes, já está tratando do assunto, inclusive com reunião marcada para a próxima semana, em Porto Alegre. Na ocasião, Robalo se reunirá com a Delegações de Prefeituras Municipais, órgão criado em Porto Alegre, que auxilia e dá orientação técnica às prefeituras.
Conforme o Secretário, o principal objetivo de criar um plano de carreira especifico para os servidores lotados da pasta e valorizá-los. “Os funcionários da secretaria fazem parte atualmente do quadro geral de servidores. Este plano tratará prioritariamente de salários, direitos e deveres dos servidores. Com isso se pretende ofereça vantagens aos servidores e principalmente que os servidores saibam exatamente como evoluir na sua carreira. Atualmente, não há perspectiva de futuro funcional, o que faz com que muitos servidores deixem a Semed depois de certo tempo”, explica ele. Robalo destaca ainda a previsão legal para criação do plano de carreira. “Inclusive consta no Plano Nacional de Educação, no Plano Estadual e no Plano Municipal de Educação”.
O município pretende concluir os estudos no máximo em três meses e encaminhar o projeto de lei para análise da Câmara de Vereadores até o final do ano. “A ideia é que entremos o ano de 2017 já com o plano de carreira”, conclui Robalo.
A medida beneficiará 610 funcionários, entre auxiliares pedagógicos, merendeiras, serviçais, secretários de escola, atendentes de biblioteca, serventes e coordenadores de turno.

Amarelou, mas dançou: Felice tenta impedir votação das contas 2012

Gabriela Barcellos

O ex-prefeito e pré-candidato José Francisco Sanchotene Felice (Rede) ingressou ontem com uma ação ordinária contra o Município de Uruguaiana e contra o vereador Rafael da Silva Alves (PMDB), com pedido de tutela de urgência, a fim de que fosse suspensa a nomeação de Alves como relator do processo que julga suas contas de governo referentes ao exercício do ano de 2012, a suspensão do relatório de autoria do Vereador, e suspensão do procedimento legislativo referente ao julgamento das contas do exercício de 2012, impedindo, portanto, a votação do parecer desfavorável à aprovação das contas, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), pelo plenário da Câmara de Vereadores, agendada para hoje, 14/7. O Poder Judiciário, porém, indeferiu o pedido.
Felice alegou que o Vereador é suspeito para compor a Comissão de Finanças e Orçamento e que o procedimento legislativo referente ao julgamento será realizado com base em documento abusivo e ilegal, uma vez que nele incluso atos de improbidade administrativa, ao arrepio do que consignado no Parecer do TCE/RS. Ainda, o ex-mandário oediu a suspensão do julgamento das contas do Executivo Municipal até o fim do pleito eleitoral, considerando o interesse pessoal dos integrantes da Câmara de Vereadores, uma vez que há pelo menos três siglas partidárias com candidatura própria à Prefeitura.
A análise do pedido coube a juíza Ana Beatriz Rosito de Almeida Fagundes. Inicialmente, a magistrada lembrou que a apreciação das contas do Executivo cabe exclusivamente ao Poder Legislativo, tratando-se de julgamento político-administrativo, de acordo com a Constituição Brasileira. “Ao Judiciário veda-se examinar o mérito da deliberação legislativa que julga as contas do Executivo, assim como os atos administrativos que permeiam a escolha do relator da Comissão de Finanças e Orçamento. Admitir o contrário, certamente, agrediria o princípio constitucional da separação dos Poderes. Correr-se-ia o absurdo de o Judiciário substituir o Legislativo na tarefa constitucional do julgamento das contas, posto que, todas as vezes que ocorresse a rejeição ou aprovação delas o Executivo buscaria o Judiciário para, em última análise, apreciá-las, subtraindo-se a função constitucional do Legislativo”, disse ela em despacho.
Ao analisar os argumentos e os documentos apresentados por Felice e sua defesa jurídica, a Juíza disse não haver presença dos requisitos cumulativos ensejadores da tutela de urgência, ou seja, plausabilidade do direito alegado e perigo de dano. Entre as alegações está uma entrevista concedida por Rafael Alves a uma emissora de rádio. A juíza disse não ver pré-julgado a questão, ou indícios de parcialidade do vereador na elaboração do relatório que foi submetido à Comissão de Finanças e Orçamento durante a entrevista. “Aliás, não há falar em suspeição ou impedimento dos Vereadores em julgamento político, na medida em que não existirá edil desimpedido, pois os da situação votariam a favor e os da oposição, por óbvio, em sentido contrário ao Chefe do Executivo, não se aplicando, assim, ao processo político as regras do Código de Processo Civil”, disse. Quanto a alegação de tratamento célere no julgamento das contas, para Ana Beatriz, igualmente não se extrai ilegalidade no procedimento até então adotado, visto que este está de acordo com o Regimento Interno da Câmara.
Com a decisão de indeferimento da tutela de urgência, a votação de hoje deverá ocorrer normalmente.

Painel Ed.2630

Aniversário I

No último dia oito, foi comemorado os dois aninhos de João Vitor Baigorna da Silva, filho de Alex Silva da Silva e Fernanda Baigorra Araújo. Os pais recepcionaram os convidados com uma belíssima festa no Simur. Eles agradecem a presença dos familiares e amigos.

Aniversário II

Nosso assinante Gabriel Souza Fuques, diretor da tradicional Souza Magazine, completou 71 anos no último 9 de julho, reunindo a família e amigos para comemoração. Vida longa, Gabriel.

Catadores

Em reunião com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, o deputado federal Carlos Gomes (PRB) solicitou verbas para capacitação profissional de catadores de materiais recicláveis. Gomes preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, acredita que a concessão de incentivos para a atividade promoveria desenvolvimento, ao permitir futuramente que o Governo Federal aloque os recursos em áreas como saúde, segurança e educação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de um milhão e 400 mil pessoas retiram o sustento de suas famílias da reciclagem no Brasil.

Luto

A Barragem Sanchuri perdeu ‘Bite’ ou ‘Baixinho’, como era conhecido Valdir Claro da Silva, que fez parte da infância de muita gente. Ele era famoso pelas rapaduras, pães, rosquinhas e queijos que vendia naquela localidade. A morte ocorreu por causas naturais e ele foi sepultado às 17h de ontem, 13/7, na Barragem.

Fanfarra

A Associação Cultural Fanfarra Comunitária Maria Daici receberá o título de utilidade pública. O projeto de lei, de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT) foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 12/7, e reconhece o trabalho social da entidade que promove e valoriza a educação musical. A Fanfarra Maria Daici é uma sociedade sem fins lucrativas que desde 2012, acolhe alunos de todas as partes da cidade para integrá-los na arte da música e dança, no bairro Cidade Nova.

Gira I
Acontece nos dias 12 e 13 de agosto a II Gira Anual do Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A programação começa com a palestra “Administrando os Recursos Forrageiros: Pastos e Pastagens”, com o engenheiro agrônomo Luís Fernando Alvim Silva; às 10h30min “Carrapatos: Um desafio à Pecuária”, com a médica veterinária Cláudia Cristina Gulias Gomes. Haverá ainda almoço, na sede do CTPEC.

Gira II
A partir das 14h acontece a dinâmica ‘Controle Racional do Carrapato’; às 15h ‘Manejo Nutricional de Ovinos em Pastagens’ e às 16h30min acontece ‘Alimentos Conservados para Ruminantes’.

Gira III
Já no dia 13 a programação acontece na Estância Quatro Folhas, com Dia de Campo e cases de sucesso. As inscrições são limitadas e, até o dia 15/7, ao valor de R$ 40.

Angus I
Criadores de Angus interessados em participar da Expointer já podem fazer a inscrição de seus animais. Exemplares de argola devem ser cadastrados diretamente junto à Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC) até dia 15 de julho. As inscrições dos bovinos Angus rústicos só começam na próxima semana e serão realizadas diretamente na Associação Brasileira de Angus.

Angus II
Para apoiar a participação de seus associados na Expointer 2016, a Angus está oferecendo bônus no frete no valor de R$ 150,00 por animal de argola apresentado em pista. Além disso, o custo de inscrições será mantido sem reajuste em: R$ 250,00 (de um a cinco animais); R$ 225,00 (6 a 10 animais ); R$ 200,00 (de 11 a 15 animais); R$ 175,00 (16 animais ou mais). Para os rústicos, o custo de participação é de R$ 400,00 para trios de machos, de R$ 200,00 para trios de fêmeas. Para quem aderir ao julgamento rústico individual, o valor será de R$ 135,00 para os machos e R$ 65,00 para as fêmeas.

HB
Encerra nesta sexta-feira, 15/7, as inscrições de animais de galpão para a 39ª Expointer, na Associação Brasileira de Hereford e Braford. A data limite para inscrição dos rústicos é dia 25.

Há vagas!
A agencia Uruguaiana do FGTAS/Sine tem vagas de emprego disponíveis para vendedor de servi-ços (monitoramento de alarmes), cabelereiro masculino, designer de ambientes, eletricista de instalações de veículos automotores e eletrotécnico. Há uma vaga para cada um dos cargos.

Style vence Copa Fronteira


Daiany Mossi

A equipe amadora de Futsal Style de Uruguaiana conquistou merecido troféu no final de semana. A equipe sagrou-se campeã da Copa Fronteira de Futsal, realizada na Barra do Quaraí. 
Conforme os organizadores, o evento contou com as equipes do Brasil, Uruguai e Argentina. Após várias batalhas, a equipe Style conquistou o título vencendo o time Real Mulekes, da cidade de Quarai, pelo placar de7 a 6.

Uruguaiana participa de Campeonato Paradesportivo

Daiany Mossi

Aconteceu no final de semana, em Santa Cruz do Sul, o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Complexo Esportivo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O campeonato teve 213 participantes inscritos, entre paratletas, técnicos e dirigentes de 29 instituições de ensino de 14 municípios do Estado em competições de atletismo, bocha, tênis de mesa, judô e natação. As atividades reúnem alunos/paratletas de 12 a 17 anos. Uruguaiana participou do evento através de dois atletas. 
O foco foi estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em práticas esportivas. O Paracergs é classifcatório para as Paralimpíadas Escolares, evento nacional organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, que este ano acontece no mês de novembro, em São Paulo-SP.

Vem aí a última etapa do Campeonato de Mountain Bike

Daiany Mossi 

O Grupo Mountain Bike de Uruguaiana realizará no dia 31 de julho, a 4ª e última etapa do Campeonato de Mountain Bike 2016.
De acordo com os organizadores, o evento terá a participação de ciclistas do Brasil, Uruguai e Argentina. A largada será às 9h30min, no colégio Uruguaiana, na localidade de Charqueada.
Vale destacar que o ciclismo traz benefícios físicos e emocionais, contribuindo muito para a qualidade de vida. Como atividade aeróbica, gera perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse. Praticada com bom senso e na medida da forma física de cada um, a atividade quase não tem restrições.

AEU confirma liderança e ganha favoritismo


Quem achou que a partida de sábado entre Uruguaianense e Palmeiras, em São Gabriel, fosse ser fácil para os visitantes, pela distância de pontos na tabela, se enganou redondamente. Os anfitriões deram o maior trabalho para a equipe da fronteira. Além de marcarem bem e criarem boas chances de gol, os jogadores do verde e branco da Terra dos Marechais ainda jogaram forte contra a equipe de Uruguaiana. Mesmo assim, os jogadores da Associação suportaram a pressão adversária e venceram os anfitriões por 4x1, em uma partida que apresentou dois destaques, um na defesa ou no ataque. Se atrás Sapulha garantia segurança para o time do técnico Noninho Menezes, na frente Barriga (Barrigol) se encarregou de fazer os gols e dar o passe para outro. Em sua primeira bola na partida, ele recebeu um passe de Guilherme (25) e bateu forte em direção ao gol de Vermelho (12). A bola tocou em Eliel (8), o suficiente para tirar do goleiro do Palmeiras e entrar. Gol no momento certo, aos 6min52seg, dando alívio e mais tranquilidade ao time. Mesmo assim, com jogadas fortes de ataque, principalmente com Chiquinho (6) e Salicha (7), o Palmeiras fez com que o goleiro Sapulha (12) trabalhasse bastante durante a primeira etapa. Com chances de gol para ambos os lados, o primeiro tempo foi de apenas 1x0 de vantagem para os visitantes. No intervalo, já na saída para os vestiários, uma confusão envolvendo o goleiro da Uruguaianense acirrou os ânimos dos jogadores. O goleiro Sapulha reclamou agressão de torcedores do Palmeiras ao sair de quadra. Com pouco contingente para a segurança o Ginásio Plácido de Castro, a delegação uruguaianense teve que amargar uma demora considerável para ir para o descanso. Na volta para o segundo tempo, focada na marcação e com uma saída rápida para o contra-ataque, a Uruguaianense ampliou ainda no início da etapa complementar. De novo com Barriga, logo a 1min11seg, fez 2x0, em uma boa trama pela direita de ataque. Ele recebeu de David e teve que chutar duas vezes para marcar. O gol deu mais tranquilidade ao time de Noninho Menezes que trocou bastante durante o jogo. A Uruguaianense jogava bem e 3mi30seg depois do segundo gol, Lucas Maia marcava o 3x0. Num passe de Rodrigo (7), o camisa 20 da Uruguaianense bateu de primeira e pegou de surpresa o bom goleiro Vermelho. Mesmo atacando bastante, o Palmeiras só foi descontar aos 10min50seg, com Eliel, ao receber bom passe de Chiquinho (6). Ele tocou de cabeça e tirou do alcance de Sapulha, 3x1 no placar. Mas o golpe final da Uruguaianense viria aos 15min36seg. Dickson viu Barriga se deslocar e deu um passe de “gancho”. Barriga brigou com a defesa palmeirense e tocou na saída goleiro para Dickson, que acompanhava o lance marcar o quarto da vitória da Associação: 4x1. O próximo jogo da Associação Esportiva Uruguaianense será sábado, em Uruguaiana, contra o União Independente, de Santa Maria, que divide a liderança da Chave 1 com o tricolor da fronteira. É a chance de da Uruguaianense se isolar na primeira colocação e garantir vantagem na próxima fase da competição. O jogo será no Ginásio Municipal a partir das 20h. Em São Gabriel, destaque para a torcida organizada TOURU, que acompanhou e incentivou a equipe da Uruguaianense durante toda a partida. Uruguaianense (4): Sapulha, Grilo, David, Pavão e Somália. Ainda jogaram Taffarel, Rodrigo, Lucas, Lucas Maia, Barriga, Dickson, Wagner, Guilherme e Gutinha. Técnico: Noninho Menezes.
Com informações da Uruguaianense.

Lília Guimarães promoveu encontro de líderes

Daiany Mossi

Na última semana, líderes de turma das escolas estaduais de abrangência da 10ª Coordenadoria de Educação estiveram reunidos na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Lília Guimarães. A ocasião promoveu um diálogo baseado no papel da liderança na escola.
A iniciativa contou com a contribuição da coordenadora da CRE, Sara Elizeth Duzac Cardoso, que destacou o diálogo como ponto principal para o alcance de objetivos e sucesso de qualquer equipe. O evento ainda registrou participação de autoridades locais, como o vereador Ronnie Mello; a diretora da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo de Uruguaiana (Fase), Gelci Marin; o diretor da escola, Deovane Marques; além do padre Jonison Mallmann.
A proposta do encontro buscou incentivar os estudantes e líderes a continuarem atuantes dentro do contexto em que estão inseridos. Eles tiveram a oportunidade de dialogar com as autoridades, de modo com que compartilhassem suas experiências.

Liberados mais R$ 581 milhões para universidades e institutos

O Ministério da Educação liberou R$ 581,72 milhões às universidades federais e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Até o momento, o total de repasses chega a R$ 1,6 bilhão desde o dia 13 de maio, quando a atual gestão assumiu o MEC. “A verba faz parte do compromisso do ministério de colocar em dia os pagamentos atrasados e dar transparência às ações”, afirmou o ministro Mendonça Filho.
Os recursos serão aplicados na manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil. Somente para esta última finalidade, serão destinados R$ 110,5 milhões. A maior parte dos valores, R$ 404,44 milhões, será repassada às universidades federais. Já os institutos federais receberão R$ 177,28 milhões.
Com essa liberação, o MEC repassou recursos da ordem de R$ 1,6 bilhão às instituições federais, desde o dia 13 de maio, incluindo ainda repasses ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), ao Instituto Benjamin Constant (IBC) e à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Entre abril e maio, a média mensal de repasses foi de R$ 577 milhões. Já considerando apenas maio e junho, a média mensal de repasses alcança R$ 716 milhões. Esta é a quinta liberação de recursos na atual gestão: em 18 e 20 de maio foram repassados, respectivamente, R$ 163 milhões e R$ 48 milhões; em 3 e 20 de junho, as instituições receberam R$ 488,9 milhões e R$ 292,8 milhões, respectivamente. No mesmo período, também foram realizados repasses às instituições federais no valor de R$ 45,6 milhões.
Com informações de A Crítica

Prefeito sugere projeto para aquisição de um tablet por aluno

Daiany Mossi

Na última sexta-feira, em reunião com o secretário municipal de Educação, professor Francisco Robalo Fernandes, o prefeito Luiz Augusto Schneider (PSDB) determinou estudos e posterior inclusão no Plano Plurianual 2017, da distribuição de um tablet para cada aluno da rede municipal de ensino. Atualmente Uruguaiana conta com 11.810 alunos regularmente matriculados. Com a implantação desta melhoria estamos qualificando ainda mais a Educação Municipal, proporcionado aos alunos a inserção na modernidade tecnológica e um melhor aproveitamento escolar.
Atualmente há na Secretaria Municipal de Educação, 1.804 servidores, sendo 1.092 professores e 610 funcionários. São 14 escolas municipais de Educação Infantil (244 turmas) e 16 escolas municipais de ensino fundamental (311 turmas). Estão sendo construídas as novas escolas Cabo Luiz Quevedo, Tia Nina e Cinderela. 
A compra dos tablets, se aprovada, será feitas com recursos próprios da Educação, que segundo Luiz Augusto Schneider já disse em várias oportunidades, sobram nos cofres públicos.

Novos cursos técnicos terão início em setembro


O Senac Uruguaiana está com inscrições abertas para os cursos técnicos a distância do segundo semestre de 2016. Interessados podem se inscrever até o dia 2 de setembro. São oferecidos os cursos Técnico em Logística, Técnico me Recursos Humanos, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Transações Imobiliárias. Para se candidatar é preciso verificar os pré-requisitos para cada curso no site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos.
Para estudar a distância, é preciso que o aluno tenha um computador com acesso a internet. A carga horária presencial será realizada no decorrer de cada módulo através de saída de campo, estudo de caso, seminário, pesquisa, palestra ou avaliação, conforme o cronograma do Polo presencial.
Os cursos técnicos oferecidos pelo Senac têm em seu currículo a proposta de estudo aliada à prática, bem como o perfil profissional e currículo, considerando as demandas do mundo de trabalho. A integração direta com o mundo do trabalho possibilita que os alunos desenvolvam capacidades como trabalho em equipe, empreendedorismo e respeito pela diversidade e sustentabilidade.
De acordo com levantamento realizado pelo Senac, mais de 80% dos alunos dos cursos técnicos da Instituição já concluem a habilitação com um emprego garantido. O diploma de Técnico de Ensino Médio tem validade nacional e é assegurado àqueles que tiverem concluído o curso técnico do Senac e o ensino médio. Mais informações podem ser obtidas no Senac Uruguaiana (Travessa Cesar Cunha esquina com rua Osvaldo Cruz) ou pelo telefone (55) 3412-3838. As inscrições podem ser feitas através do endereço www.ead.senac.br/cursos-tecnicos.
Com informações do Senac.

190 em ação

Fiscalização
Os agentes da Secretaria de Trânsito realizaram na manhã de ontem, a abordagem de veículos na Rua Santos Dumondt. A intenção, conforme o Setran foi combater a circulação de veículos irregulares e motoristas desabilitados na cidade. 
No sábado, o Setran já havia realizada a Balada Segura com a participação da Brigada Militar.

Posse
Um homem foi detido pela equipe de investigação da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), por posse de drogas. Ele foi abordado saindo do local conhecido como Prado das Bicicletas, com uma pedra de crack. O homem disse ser usuário e apontou o traficante que lhe vendeu o produto.

Encontro
Um taxista procurou a polícia depois de encontrar na rua um dos homens que teria lhe assaltado alguns dias atrás. Ele relatou que, na data do crime, não fez o registro porque seu patrão comprometeu-se em fazer, mas não o fez. Conforme ele, o rapaz, que acabou detido pela Brigada Militar, lhe solicitou uma corrida, da Estação Rodoviária até a Cobec, parando no caminho para pegar um ‘colega’. Logo depois, anunciaram o assalto e levaram uma pequena quantia em dinheiro e o telefone celular da vítima, mandando ainda que o mesmo os deixasse na saída da cidade. Na madrugada de ontem, o taxista viu um dos assaltantes enquanto chegava a um clube da cidade, e acionou a Brigada Militar. O rapaz foi levado à Delegacia de Polícia, onde foi feita a identificação e o registro da ocorrência, e posteriormente liberado.

Assalto
Um jovem foi assaltado na Rua Eustáquio Ormazabal. Ele disse que um homem lhe segurou por trás, enquanto outro pegou sua carteira com documentos pessoais e R$ 100 em dinheiro.

Furto em veículo
Um carro que estava estacionado na Rua Marechal Floriano Peixoto foi arrombado. Do interior do veículo os ladroes levaram uma carteira com documentos pessoais, cartões bancários e R$ 50 em dinheiro.

Celular
A funcionária de uma farmácia localizada na Rua Domingos de Almeida, próximo a Rua Santana, disse ter sido vítima de furto dentro do seu local de trabalho. 
A jovem contou ter deixado o seu aparelho celular no balcão de atendimento, no local onde os funcionários deixam os seus pertences e que ao ver um sujeito saindo da farmácia em atitude suspeita, foi averiguar se o aparelho estava no local. Segundo a vítima, o sujeito que fugiu levando o seu celular usava calça jeans e moletom vermelho. 

Motocicleta
Mais uma motocicleta foi furtada em Uruguaiana. Desta vez a vítima é um morador da Rua Padre Anchieta. Segundo o jovem, o furto aconteceu após ele deixar o seu veículo em via pública por cerca de uma hora. Segundo testemunhas, o autor do furto é um homem de estatura média e que usava capacete preto.

Furto
Um homem foi preso por furto descuido, Ele tentava deixar o Supermercado Baklizi da Rua Pinheiro Machado com alguns produtos sem pagar. Ele foi preso em flagrante e o delegado de plantão determinou fiança de um salário mínimo.

Pastor estuprador é preso em Uruguaiana

Gabriela Barcellos

Um pastor evangélico catarinense foi preso em Uruguaiana na tarde de domingo, 10/7, por volta de 15h. A prisão ocorreu em uma igreja na Rua General Bento Martins, endereço do pastor. A prisão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal e pela Brigada Militar. Ele foi abordado pela PRF na BR 290. Ao consultar o nome do homem nos sistemas de polícia, foi constatada a existe3ncia de um mandado de prisão para o mesmo. A Brigada foi então acionada e, de posse do endereço, “buscou” o homem.
Nilson de Oliveira, de 42 anos, é natural de Joinville (SC) e o crime pelo qual foi condenado ocorreu no estado vizinho, em novembro de 2011 quando o acusado tinha 37 anos. Ele foi condenado a doze anos de prisão e a decisão da Justiça é definitiva, não restando mais nenhum recurso.
Oliveira estava sendo procurado pela Justiça desde 2014, quando sua sentença transitou em julgado e foi expedido o mandado de prisão.

Milícia dos mascarados: Polícia prende e Justiça liberta em menos de 24 horas

Suspeito de ser o principal agressor do grupo de mascarados que cometeu vários crimes, ele foi preso, mas foi liberado por determinação do Judiciário.

Gabriela Barcellos

Um dos integrantes do grupo mascarado, cujos crimes movimentaram a cidade há duas semanas, foi preso em flagrante na madrugada de domingo, 10/7, por crime de violência doméstica. Jorge Luís Prelelue Gomes foi acusado de agredir a companheira, e acabou sendo autuado em flagrante delito pela delegada Alessandra Xavier de Siqueira, que estava de plantão. O inquérito policial referente a este crime está a cargo da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), aos cuidados da delegada Caroline Huber.
Já os crimes relacionados ao grupo mascarado estão sendo investigados pela 1ª Delegacia de Polícia, sob o comando do delegado Enio Tassi. Conforme ele, Gomes ainda não foi ouvido, pois não havia sido encontrado. Aproveitando a prisão pela Lei Maria da Penha, o Delegado pediu a prisão preventiva do homem, mas o Poder Judiciário deferiu “medidas diversas à prisão”, o colocando novamente em liberdade, apesar de sua extensa ficha criminal e da liberdade condicional. Ele foi solto ainda na noite de domingo e logo em seguida cometeu mais um crime de ameaça, registrado pela vítima na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Jorge Luís Prelelue Gomes tem várias passagens pela polícia por crimes como roubo, ameaça e lesão corporal. Atualmente ele cumpria pena em regime de liberdade condicional. O Jornal CIDADE apurou que o homem é apontado como principal autor das agressões praticadas pelo grupo mascarado no local conhecido como Prado das Bicicletas. Eles são suspeitos também de terem torturado um homem de 25 anos, que supostamente teria praticando um crime de furto, vitimando um ‘amigo’ do grupo.

RiceTec pré-fixa valor da saca de arroz no ato da compra das sementes

Emerson Alves

No agronegócio, a variação dos preços é um dos principais fatores de risco para o produtor. No setor arrozeiro, que ainda não conta com a comercialização no mercado futuro – no qual o produtor pode travar um valor para o momento da venda – a preocupação com a formação dos preços tira o sono dos orizicultores. Por isso, a segurança passou a ser determinante nas relações comerciais do setor. 
Atenta ao cenário econômico do país, a RiceTec, multinacional que produz e comercializa sementes de arroz há 12 anos no mercado brasileiro, criou a “Moeda Forte”, uma campanha de vendas que pré fixa o valor da saca de arroz, no momento da compra da semente. A iniciativa tem como lógica o mercado futuro, como explica o diretor de Marketing da RiceTec, Leandro Pasqualli. “O que oferecemos ao produtor é uma segurança quanto à flutuação de preços no mercado”, explica. 
O executivo destaca que a “Moeda Forte” utiliza como referência o índice Cepea/Esalq para a formação do preço. “Caso este índice seja menor que o valor que estamos sinalizando, daremos desconto no valor da semente até um limite mínimo acordado com o cliente. No caso de a cotação do cereal subir, o produtor se capitaliza sozinho”, salienta
A campanha Moeda Forte, já lançada na safra anterior, tem interessado tanto aos arrozeiros, que a empresa registrou no mês de junho um volume de vendas 50% superior ao alcançado no mesmo período do ano passado. Pasqualli afirma que a Moeda Forte não tem sido a única responsável pelo aumento das vendas. “A qualidade e, sobretudo, a produtividade que nossos clientes atingiram, também têm sido determinantes para o aumento das vendas”, diz.
Enquanto a produtividade média nas lavouras gaúchas nesta safra foi de 7,04 mil quilos por hectares, conforme dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), as lavouras com sementes da RiceTec atingiram 9,49 mil quilos por hectare, um incremento de 18% em relação à principal cultivar CL do mercado.
A RiceTec é responsável por mais de 95% do mercado de sementes híbridas de arroz e de 9% da área total do Rio Grande do Sul com o produto. A tecnologia empregada nos produtos RiceTec permite o uso da água e insumos de maneira mais eficiente, tornando o processo produtivo mais sustentável e rentável. A multinacional, que projeta investir nos próximos cinco anos US$ 130 milhões, principalmente na Índia e na América do Sul, triplicou a área cultivada no Brasil e atingiu 100 mil hectares no RS na safra 2014/2015.

Walmart lança a marca própria em parceria com a Angus

Gabriela Barcellos

A Walmart Brasil criou e lança neste mês, a Casa da Carne Angus, uma nova linha de produtos disponível em sete cortes: filé de costela, filé mignon, fraldinha, maminha, picanha, contra filé e alcatra. As primeiras unidades da Walmart Brasil a receber os novos produtos são às lojas Big e Nacional de todo o Estado, inclusive a de Uruguaiana. A marca é resultado de uma parceria com a Associação Brasileira de Angus (ABA) e o Frigorífico Silva, de Santa Maria. O próximo passo será levar o item marca própria para as lojas Walmart do Sudeste.
Conforme a Associação de Angus, a Casa da Carne Angus segue os conceitos de pecuária sustentável e tem garantia de qualidade e origem certificada pela ABA. A carne Angus é aclamada pela altíssima qualidade, característica viabilizada por um grau de marmoreio (gordura entremeada à carne) que lhe concede sabor e maciez inigualáveis. Tais característica fazem da Angus a carne preferida entre os chefs internacionais, o que garante exportação de parte dos cortes Angus processados hoje pelo Brasil. Os cortes terão a chancela do Programa Carne Angus Certificada, o maior programa de carne do país que, há 15 anos, certifica cortes Angus em todo o Brasil. Seguindo os conceitos de pecuária sustentável, os produtos da linha Casa da Carne Angus serão totalmente rastreados por meio de programa de identificação desenvolvido que utiliza o sistema de QR Code impresso na embalagem.
A expectativa do Walmart é comercializar cerca de 3 toneladas do produto no primeiro momento. A Casa da Carne Angus deve custar 10% a 15% a mais em relação à linha para Churrasco da marca própria da rede e atenderá um consumidor exigente, que não abre mão de sabor e alta qualidade.

Primeiro semestre: Sete entre os dez produtos mais exportados são do agronegócio

Dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MICS) mostram que, no primeiro semestre de 2016, o Brasil obteve superávit de US$ 23,6 bilhões na balança comercial, valor dez vezes maior que o resultado apresentado no mesmo período de 2015 (US$ 2,2 bilhões). O crescimento do saldo comercial foi impulsionado principalmente pela queda de 27,7% das importações.
Apesar do resultado positivo, o comércio externo do país tem apresentado forte desaceleração. Houve queda de US$ 29,6 bilhões na corrente de comércio e retração de 4,3% nas exportações, conforme informações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Para a recuperação econômica do país, a prioridade é o comércio internacional e o agronegócio foi o setor que mais contribuiu para o saldo comercial positivo. O destaque pode ser observado na composição dos dez principais produtos brasileiros exportados no período. No primeiro semestre de 2016, esses produtos trouxeram ao Brasil US$ 41,6 bilhões em receita, 46% do valor total. Dentre esses, sete são do agronegócio, US$ 29,9 bilhões (33,2%) do total das exportações brasileiras.
No período, os destaques do agronegócio foram: a) soja em grão, US$ 13,9 bilhões (+11%), aparecendo como o principal produto exportado; b) açúcar em bruto, US$ 3,1 bilhões (+19%), em 4º; c) celulose, US$ 2,7 bilhões (+7%), em 7º, d) carne bovina, US$ 2,2 bilhões (+6%), em 8º.
O crescimento das exportações de soja em grão tem sido puxado, principalmente, pelo aumento das importações chinesas. A demanda mundial pela oleaginosa está aquecida em consequência das perdas ocorridas nas safras do Brasil e Argentina, que geraram uma expectativa de baixa disponibilidade na próxima safra, estimulando sua compra no mercado internacional. 
O aumento das exportações de açúcar também é influenciado pela valorização do preço mundial da commodity, devido a menor oferta e o aumento da demanda, o que deve gerar um déficit no ciclo atual. Outro fator que incentivou o crescimento dos preços foi a recente desvalorização do dólar em relação a moedas dos países produtores.
Apesar do menor crescimento da economia chinesa, a demanda por carne bovina de alta qualidade naquele país deve continuar aquecida no segundo semestre. Isso ocorre por que esse tipo de corte é demandado por consumidores de maior renda, que são menos influenciados pela desaceleração econômica.
A China, segunda maior economia mundial, foi o principal destino das exportações do Brasil no primeiro semestre de 2016, com receita de US$ 11,4 bilhões (17,2%). O país continua tendo um papel fundamental na balança comercial brasileira, principalmente em relação a demanda por produtos agropecuários. 
Os dados apresentam um cenário com boas oportunidades para os produtores agropecuários do Brasil, principalmente devido à demanda aquecida e ao câmbio favorável. Desse modo, em 2016, o setor continua sendo um elemento chave para o desempenho da balança comercial do país.

Câmbio
Apesar da recente valorização do real - 19,9% no acumulado de 2016 - o câmbio tem contribuído para o aumento da competividade dos produtos brasileiros no mercado externo. De acordo com as expectativas do mercado, publicada no Boletim Focus (BCB), em 2016 a taxa de câmbio deverá encerrar o ano por volta de R$ 3,50.

Exportações do agronegócio somam 75% do total comercializado pelo RS


Gabriela Barcellos

De acordo com a edição referente ao mês de junho do Relatório do Comércio Exterior do Agronegócio do RS, produzido pela Assessoria Econômica da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, o mês de junho fechou como sendo o de maior participação do agronegócio nas exportações gaúchas. O US$ 1,353 bilhão proveniente do setor representa 75% do total comercializado pelo Rio Grande do Sul. No total foram exportadas 2,550 milhões de toneladas, com um saldo na Balança Comercial de US$ 1,280 bilhão.
Houve um incremento de 10,8% no valor exportado, se comparado com o mesmo período do ano passado. Conforme a Farsul, esse é o segundo mês consecutivo com registro de resultado positivo na relação 2015 e 2016. Os principais responsáveis pelo crescimento foram os grupos Complexo Soja, com aumento de 9,4% no valor e 6,5% no volume exportado e Produtos Florestais, com aumento de 199% no valor e 277% no volume exportado.
O bom momento das exportações do agronegócio gaúcho pode ser conferido no crescimento de 1,65% no valor comercializado na comparação entre maio e junho de 2016. Ele vem na sequência de um aumento de 46,6% na relação entre abril e maio. O resultado positivo no final do primeiro semestre ajudou a amenizar a queda nas vendas, que fecharam os seis primeiros meses do ano em -2,2%, em relação ao mesmo período de 2015. No mês de abril essa diferença era de -14,8%
Com 36,2% do total comercializado, a China mantém a posição de grande comprador do agronegócio gaúcho e a soja é o principal produto exportado para o país. Logo depois vem Estados Unidos, com 4,9%, e Coréia do Sul, com 3,4%. Nas importações a Argentina é o principal fornecedor, com 36%, seguido pelo Uruguai, com 25%. O Chile, com 8,2% de participação, ultrapassou o Paraguai e é o terceiro maior vendedor para o Estado.

Prefeito acata projeto Remédio em Casa indicado por Josefina Soares

Daiany Mossi

Em reunião realizada na manhã de ontem, o prefeito Luiz Augusto Schneider informou à vereadora Josefina Soares que estará encaminhando ao Legislativo projeto de lei que determina a criação do programa Remédio em Casa. 
O projeto, que foi sugerido pela vereadora Josefina Soares ao Executivo e agora acatado, prevê a entrega em casa de remédios de uso continuo á idosos, portadores de deficiência física, cadeirantes, portadores de doenças crônicas e portadoras de HIV. 
O projeto será encaminhado à Câmara nos próximos dias.

Parcão está sem água

Daiany Mossi

As pessoas que utilizam o parcão para prática de esporte e encontros no final de tarde estão desassistidas. Conforme os relatos, não há água nos bebedouros, tampouco nos banheiros, sendo que o local, entre outros públicos, atende crianças e idosos. 
Além do Parcão, a Praça Barão do Rio Branco também estaria sem água. O problema já foi questionado pelo vereador Rafael Alves à Prefeitura de Uruguaiana, porém não houve manifestação por parte do prefeito. 
A redação do CIDADE fez contato na última sexta-feira com o prefeito Luiz Augusto Schneider. O líder do Executivo disse que buscaria informações sobre os motivos do corte de abastecimento por parte da empresa Odebrecht Ambiental e não mais atendeu às nossas ligações. 
A empresa disse que não falará à respeito da dívida de clientes.

MPF prorroga inscrição para estágio em Direito em Uruguaiana

Confira os requisitos e inscreva-se na Procuradoria

O Ministério Público Federal prorrogou o prazo para inscrição no processo seletivo para contratação de estagiários do curso de Direito. As inscrições poderão ser realizadas até o dia oito de agosto, diretamente na procuradoria do município (Rua Quinze de Novembro, 1998, telefone: 3412-7000).
Os estudantes interessados no processo seletivo deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site da instituição. Essa ficha deverá ser entregue junto com curriculum vitae, carteira de identidade e CPF (originais e cópias sem autenticação) no momento de inscrição. Também é preciso apresentar o comprovante de matrícula, contendo o semestre matriculado, expedida pela Instituição de Ensino conveniada, mais o histórico escolar em que conste ter o aluno realizado 40% da carga horária ou dos créditos necessários para conclusão do curso superior.
Como benefício aos estagiários, o MPF/RS oferece bolsa de R$ 850,00, acrescido do auxílio-transporte diário de R$ 7,00, mais direito a recesso remunerado por 30 dias.

Mais Vagas
Além das oportunidades para a Procuradoria da República em Uruguaiana, as unidades localizadas nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre (PR/RS), Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Santana do Livramento também participam da seleção para estágio em Direito. No interior, as inscrições serão realizadas na sede local do MPF. As informações estão no edital.

Tri Legal: Vencedor do Camaro é de Uruguaiana

Daiany Mossi

O vencedor do último veículo Camaro, da campanha de prêmios promovida pelo Tri Legal é de Uruguaiana. Pedro Paulo Pires é morador do Bairro Cohab II e no último domingo, viu sua vida mudar após o sorteio que mobiliza milhares de apostas. 
Pedro receberá o prêmio simbolicamente na tarde de hoje, em frente a lotérica onde fez a aposta, no bazar Xango, na Rua Bento Martins, próximo a General Câmara. 
O camaro sorteado pelo Tri Legal custa em torno de R$ 240 mil no Brasil e seu Pedro Paulo poderá escolher entre o dinheiro e o prêmio. Segundo ele, o prêmio será usado para ajudar os filhos.

Revisão de benefícios: Agência local do INSS não prevê expediente extra

Daiany Mossi

Desde a última sexta-feira, os postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão autorizados, pelo governo, a abrirem aos sábados para realizar mutirões de revisão dos benefícios por incapacidade concedidos há mais de dois anos. Conforme publicado no “Diário Oficial” da União, os peritos do INSS vão receber um bônus de R$ 60 por exame feito no programa de revisão.
A intenção do governo é revisar benefícios temporários por incapacidade concedidos há mais de dois anos via decisão judicial, ou seja, daqueles segurados que tiveram o pedido originalmente negado nos postos e, posteriormente, entraram com o processo na Justiça Federal contestando a avaliação do instituto. São cerca de 202 mil casos nessas condições. 
Os peritos poderão também usar a primeira ou a última hora do expediente de trabalho para fazer a reavaliação dos segurados. O limite é de quatro atendimentos por dia. Além das 15 perícias agendadas pelos segurados para a avaliação de novos benefícios, o perito poderá fazer outras quatro de reavaliação, com convocação prévia do beneficiário, via carta. Se a direção do posto achar necessário, serão realizados mutirões aos sábados para avaliar os beneficiários.
De acordo com o responsável pela agência do INSS de Uruguaiana, Vilson Catarino, não há previsão de expediente extra no município e um dos motivos seria a falta de profissionais da área de segurança na agência aos finais de semana.
Segundo o governo, as medidas têm potencial para proporcionar uma economia anual de R$ 7,1 bilhões. Os auxílios-doença, pagos há mais de dois anos sem nova perícia, consomem R$ 1 bilhão mensalmente dos cofres do governo.
Serão reavaliadas também três milhões de aposentadorias por invalidez, cujo gasto mensal chega a R$ 3,6 bilhões. O INSS quer reativar o programa de reabilitação profissional para reduzir o volume de benefícios por incapacidade.

Reunião em Porto Alegre: Demandas da Santa Casa são apresentadas ao Ministro da Saúde

Gabriela Barcellos

O ministro da Saúde, Ricardo Barros se reuniu em Porto Alegre na última sexta-feira, 8/7, com o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo Dos Reis, que debateu demandas do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, encaminhadas pelo provedor da instituição, Eduardo Vello, e pelo diretor administrativo, Geovane Cravo.
O grupo solicitou ao Ministro apoio para aprovação do projeto de lei 744/2015, que atualmente tramita no Senado Federal. Se aprovada, a matéria possibilitará que as santas casas e hospitais filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tenham acesso a financiamentos junto à Caixa Econômica Federal, Bando do Brasil e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) com juros diferenciados, considerando a grave crise financeiras que vivem. No PL, a taxa de juros proposta é de 0,5% ao ano, com prazo de carência de dois anos e amortização de 15 anos. Para custeio, os juros seriam correspondentes à TJLP, com carência de seis meses e amortização de cinco anos.
No encontro, foi ressaltada a importância da criação do Programa Pró-Santas Casas, afim de se disponibilizar recursos para capital de giro e para investimentos em estrutura de atendimento aos usuários do SUS. Foi solicitado ainda a liberação de emendas parlamentares para hospitais que não podem receber por não ter as certidões negativas.
Barros disse aguardar o posicionamento favorável da Presidência da República para articular a aprovação do projeto de lei. Já quanto ao pedido de liberação de emendas, mesmo sem as certidões negativas, o Ministro frisou a impossibilidade de atendimento, alegando que a exigência consta em lei.

Pedido da bancada progressista: Audiência Pública debate recepção a turistas do Mercosul


Gabriela Barcellos

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado João Fischer (PP), realiza nesta quarta-feira, 13/7, uma audiência pública para debater a recepção aos turistas estrangeiros do Mercosul, que ingressam anualmente no Brasil a partir das fronteiras com o Rio Grande do Sul. O tema surgiu em Uruguaiana e a audiência pública atende a uma reivindicação dos vereadores Ronnie Mello, Josefina Soares e Irani Fernandes (PP), encaminhada à AL em fevereiro.
O pedido dos parlamentares progressistas, porém, não foi atendido na integralidade. A solicitação, justificada pelo enorme número de turistas – especialmente argentinos e chilenos – que ingressam no país pela fronteira Uruguaiana/Paso de los Libres, foi de que o debate fosse realizado no município. Ainda assim, o evento está marcado para ocorrer no Plenarinho do Palácio Farroupilha, sede do Legislativo gaúcho.
A audiência reunirá cônsules de países do bloco, a secretaria estadual do Turismo, Esporte e Lazer, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Empresa Gaúcha de Rodovias, Famurs, secretaria estadual de Comunicação, entre outros convidados. “Queremos iniciar uma discussão para qualificar a recepção ao turista no Estado. Temos um grande potencial para fazer com que os visitantes fiquem mais tempo no Rio Grande do Sul, visitando outras rotas e gerando novas oportunidades de negócios e empregos”, diz Fischer.
Entre os temas que serão abordados estão a legislação referente às infrações, lei do farol aceso nas rodovias e orientações sobre o trânsito; e apresentação dos pontos turísticos e alternativas hoteleira e de culinária aos turistas do Mercosul.

Cartilha
Em parceria com o Detran, a Comissão está preparando um impresso com conteúdo informativo, na língua espanhola, para orientar os motoristas do Mercosul. Anualmente, cerca de 200 mil veículos ingressam no Brasil pelas fronteiras gaúchas, num total de 500 mil visitantes. O material será oferecido gratuitamente e está sendo elaborado para oferecer as informações necessárias ao turista que chega ao Rio Grande do Sul a respeito de nossa legislação de trânsito. “O próximo passo é disponibilizar um aplicativo para os motoristas do bloco, que além da legislação de trânsito, deverá oferecer dados com as principais atrações e rotas turísticas do Estado”, acrescenta Fischer.

Painel Ed.2629

Prêmio Nobre

A Controle de Pragas Catarinense acaba de ser agraciada com o Prêmio Nobre Atendimento e Qualidade, promovido pela Nobre Pesquisas. A pesquisa foi desenvolvida no mês de maio e ouviu 1.298 pessoas. A empresa atingiu 43% em satisfação dos clientes e amigos, superando as demais do ramo. Entre os entrevistados, 4% estão na faixa dos 17 anos, 33 tem entre 18 e 25 anos, 27% tem idade entre 26 e 35 anos, 20% entre 36 e 45 anos, e 16% tem mais de 46 anos. Parabéns a toda a equipe.

BT Vergamota II

Uruguaiana esteve bem representada na classificatória ao Freio de Ouro 2016, organizada pelo Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos na cidade de Itu, no interior paulista, entre os dias oito quinta-feira, 8/7, e domingo, 10/7. A Cabanha Askatasuna classificou BT Vergamota II, filha de BT Jade e BT Lentilha. O animal foi montado pelo ginete Gabriel Marty e o conjunto conquistou nota 18,378, se classificando como 3ª Melhor Fêmea.

Parabéns!!!

O personal trainer, José Marques Júnior, paulista quase gaúcho (sqn), comemorou mais um aniversário neste domingo, 10/7. Parabéns, Júnior!

Exame
Ao enfatizar a responsábilidade das universidades e faculdades pela formação dos profissionais que diploma, a Fenam – Federação Nacional dos Médicos, diz que os exames de ordem, além de criar uma indústria de cursinhos, transformam o ensino em fraude perpetrada por aqueles que autorizam faculdades a funcionar sem a mínima condição de oferecer qualidade a seus “clientes”.

Cachorrada
Após a comissão de Constituição e Justiça emitir parecer desfavorável a criação da Coordenadoria Municipal da Mulher, os vereadores aprovam a criação da Coordenadoria Municipal do Bem Estar Animal, também na estrutura do Gabinete do Prefeito. Que baita cachorrada.

Processo
Em tempos de Internet, nossa Câmara de Vereadores deveria primar também pela transparência do processo legislativo. Não bastassem as alterações de última hora nas Ordens do Dia, o resultado das votações, e como votaram os vereadores, é fundamental para acompanhar o desempenho daqueles que se dizem representantes do interesse do povo.

Provas ABCCC
Até o dia 15 de agosto os finalistas das modalidades Freio de Ouro, Morfologia, Paleteada e Movimiento a La Rienda devem acessar o site da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) para realizar suas inscrições para as finais, que acontecem durante a programação da Expointer, entre os dias 24 de agosto e quatro de setembro. Os valores de investimento são distintos, cada prova possui a sua taxa de inscrição. A programação completa já foi divulgada e está disponível no site da ABCCC.

É hoje
Acontece hoje, a partir das 20h, o espetáculo ‘A Casa é Sua’, do consagrado músico Arnaldo Antunes, pela primeira vez em Uruguaiana. O evento, que é uma promoção do Sesc através do Arte Sesc – Cultura por toda a parte, acontece no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.

Angus
Criadores de Angus interessados em participar da Expointer já podem fazer a inscrição de seus animais. Exemplares de argola devem ser cadastrados diretamente junto à Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC) até dia 15 de julho. As inscrições dos bovinos Angus rústicos só começam na próxima semana e serão realizadas diretamente na Associação Brasileira de Angus.

Simerco I
Acontece nesta quarta-feira, 13/7, o 20º Seminário Itinerante do Mercosul (Simerco), promovido pela Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), durante a programação oficial da 18ª TranspoSul, que se estende até quinta-feira, 14/7, em Porto Alegre.

Simerco II
Neste evento, o tema é fiscalização eletrônica e operador eletrônico autorizado (OEA). Falarão sobre o tema o gerente de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), João Paulo de Souza, e a analista tributaria da Receita Federal, Elaine Costa, respectivamente. A inscrição é gratuita e o evento acontece às 16h, no auditório 3 do segundo pavimento da feira.

Carga e descarga I
Mesmo com excesso de automóveis, proliferaram em Uruguaiana áreas de estacionamento regulamentado, atendendo pedidos e interesses dos mais diversos. Enquanto a maioria das cidades restringem operações de carga e descarga a horários limitados, e até diferenciados, fora do horário comercial, Uruguaiana reserva áreas durante todo o horário comercial.

Carga e descarga II
Esse tipo de privilégio é típico de uma classe lojista que articula ações visando o seu benefício, esquecendo de beneficiar o cliente. Essa miopia os impede de ver que quanto mais vagas houverem, mais clientes potenciais poderão entrar em seus estabelecimentos. Aliás, é difícil estacionar no centro porque a maioria das vagas é ocupada por lojistas e comerciários.