terça-feira, 2 de agosto de 2016

Ao presidente: CNA indica 10 medidas para garantir o crescimento da agropecuária


Gabriela Barcellos

Na última quinta-feira, 28/7, em audiência no Palácio do Planalto, o presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, acompanhado de diretores da instituição, entregou ao presidente da República, Michel Temer, o documentos “Dez medidas para garantir o crescimento e fortalecimento da agropecuária brasileira”, com propostas para garantir o crescimento sustentado da atividade. O documento traz um diagnóstico do cenário atual do agronegócio no Brasil, as metas para o setor e sugere as ações que podem ser tomadas a fim de alcançar tais objetivos.

Modernização da política agrícola brasileira
Os instrumentos oficiais de política agrícola utilizados no Brasil foram criados na década de 1960 e não têm acompanhado a evolução da agropecuária brasileira. O uso de inovações tecnológicas, gerenciais e de ferramentas financeiras e de mercado pelos produtores rurais vem se acentuando nas duas últimas décadas, o que indica a profissionalização do produtor. A política agrícola oficial, no entanto, apresenta-se fragilizada e limitada, em especial em períodos de mudança de política econômica ou de problemas climáticos. As políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agropecuária brasileira, em geral, não atendem plenamente às reais necessidades dos produtores, uma vez que não respeitam as diferenças regionais. Entre as ações sugeridas está a) criação de um Plano Plurianual Agropecuário, com a finalidade de oferecer aos agentes do mercado previsibilidade quanto aos recursos, planos e projetos que nortearão a atividade agropecuária nos próximos anos; b) garantia de oferta adequada de crédito e financiamento, a custos compatíveis com o retorno e o papel estratégico da atividade agropecuária; c) priorização dos programas de investimento para a construção de armazéns em nível de fazenda e de instalação de estruturas de irrigação, oferecendo condições de pagamento, prazos para reembolso e limites individuais de financiamento diferenciados; d) criação de um programa de subvenção ao prêmio dos Contratos de Opção de Venda negociados na BM&FBovespa, possibilitando ao produtor a proteção da renda e à União, a redução dos gastos com a Política de Garantia de Preços; e) implantação de uma política efetiva de gestão de risco rural, que contemple atualização constante dos estudos técnicos para adequações no Zoneamento Agrícola de Risco Climático, desburocratização do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e planejamento de longo prazo do Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR), dando previsibilidade e estabilidade às regras.

Redução e simplificação de tributos
Neste aspecto, o documento sugere: a) isenção tributária incidente sobre os bens de investimento (máquinas e equipamentos); b) eliminação de qualquer proposta de tributação sobre a comercialização da produção agropecuária; c) simplificação e redução do número de tributos, tais como o PIS/PASEP e a COFINS, que possuem a mesma base de cálculo e confundem-se quanto às isenções, bases de cálculo reduzidas e alíquotas diferenciadas. Instituir a cobrança em regime monofásico, com a cobrança ao final da cadeia, eliminando toda e qualquer incidência sobre produtos básicos ou semimanufaturados, principalmente insumos e produtos agropecuários. Para a instituição, as queixas sobre o sistema tributário brasileiro não se resumem ao peso da atual carga de impostos sobre o setor produtivo, mas também à forma como são cobrados. No atual modelo da legislação tributária, é exigido o pagamento de tributos sobre bens de investimentos, e seus fabricantes incluem esta carga tributária no valor final do produto. Outro fato que assombra o setor é a insistência do fisco em tributar a exportação dos produtos agropecuários. Atualmente, a legislação é confusa e amplia o custo final do produto brasileiro no mercado internacional, reduzindo assim a nossa competitividade.

Implementação do código florestal
A CNA sugeriu a regulamentação imediata do novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), nos níveis federal e estadual (implementação dos PRAs) e o fortalecimento institucional dos Estados para a implementação dos PRAs. Conforme a entidade, os produtores rurais têm especial interesse na proteção do meio ambiente e na mitigação dos fatores que possam afetar negativamente a produção de alimentos e o equilíbrio ecológico.

Licenciamento ambiental de atividades rurais
Embora a implantação do novo Código Florestal possibilite a regularização ambiental da propriedade rural, a legislação ambiental federal, especialmente algumas Resoluções do Conama, estão desatualizadas e não foram adequadas às normas legais posteriores. Exceto no Brasil, em nenhum país do mundo é exigida licença ambiental à produção de alimentos, seja por meio de projetos agropecuários ou a criação de animais, como em relação às atividades de irrigação. Além disso, a operação das atividades consideradas de licenciamento obrigatório, sem a competente licença ambiental, é considerada crime pela Lei de Crimes Ambientais. Para a entidade, é fundamental: a) atualizar as resoluções do Conama referentes ao licenciamento ambiental, eliminando-se os conflitos com a legislação federal vigente (LC 140/2011); b) aprovar lei específica, criando regras claras de licenciamento ambiental; entre outras.

Modernização da relação de trabalho rural
Para a CNA, é preciso reformar a Previdência Social, fazendo com que atenda quem necessita sem que seu custo seja maior que sua receita. Outros pontos sensíveis são o envelhecimento da população, a distinção de gênero e o tempo mínimo de contribuição. Por isso, a CNA propôs, entre outras ações: a) definir idade mínima para aposentadoria, coerente com a evolução etária e com a estipulação de critérios igualitários entre homens e mulheres para concessão de benefícios; b) modificação do Decreto que instituiu o eSocial, excluindo a punibilidade do empregador rural que vive em lugares de difícil acesso, que não dispõem de internet no ambiente de trabalho.

Garantia de paz no campo assegurando o direito de propriedade aos produtores
Para a Confederação, a segurança jurídica é imprescindível para o aumento dos investimentos da agropecuária, que tem condições de contribuir efetiva e rapidamente com a retomada do dinamismo da nossa economia. Para isso, sugeriu, entre outras ações: a) preservação do direito de propriedade para garantia de segurança e paz no campo; b) aplicação da Lei Agrária, para coibir as invasões às propriedades privadas; c) auxílio aos Estados no cumprimento das ordens judiciais de reintegração de posse; adoção de procedimentos não arbitrários na demarcação de terras indígenas, assegurando o direito de defesa ao produtor, a mediação de interesses conflitantes, bem como o direito de propriedade.

Acesso a mercados internacionais
O setor agropecuário depende das relações internacionais do Brasil para crescer. A atuação do Governo para garantir o melhor acesso a mercados internacionais é essencial ao crescimento sustentável. Nesse aspecto, foi sugerida: a) redefinição do Mercosul, para devolver a seus membros a autonomia na determinação de suas políticas comerciais e estratégias negociadoras; b) celebração de acordos comerciais com parceiros com grande potencial para o agronegócio (União Europeia; União Euroasiática; China; Japão; México; Associação Europeia de Livre Comércio; Estados Unidos; Canadá e Índia; c) intensificação das ações para assegurar que regulamentações de países importadores estejam de acordo com as regras internacionais e não se tornem barreiras ao comércio.

Priorizar investimentos em infraestrutura e logística para escoamento da produção
Para a entidade, há uma constante ameaça a competitividade dos produtos agropecuários brasileiros no mercado internacional pelos elevados custos de transportes. A causa principal é a ausência de logística e infraestrutura que garanta o acesso adequado da região produtora aos terminais portuários ou portos. Entre outras ações, foi sugerida: a) celeridade na disponibilização dos investimentos em rodovias e ferrovias e na concessão de trechos utilizados no escoamento da produção agropecuária; b) recuperação dos trechos ferroviários ociosos ou com pouca utilização pelas concessionárias; c) celeridade nos investimentos em hidrovias.

Promover a assistência técnica e gerencial no campo
A assistência técnica representa um instrumento extremamente importante para a modernização e melhoria da geração de renda no setor rural e chegou a ser reconhecida no Plano Agrícola 2013/2014, quando da criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Por isso, a CNA sugeriu: a) ampliação de recursos destinados às ações da assistência técnica, como forma de intensificar a difusão de tecnologia no campo; b) promoção da distribuição dos recursos da assistência técnica, de forma harmônica, entre a chamada agricultura familiar e os médios produtores rurais; c) estabelecimento, de maneira coordenada, de regulação do trabalho dos técnicos de campo, responsáveis por levar a assistência técnica aos produtores rurais; d) implantação, por meio da ANATER, de mecanismos que permitam acompanhar e avaliar os resultados alcançados pelas propriedades rurais beneficiadas pela assistência técnica.

Estabelecimento de novo marco regulatório para registro de agroquímicos
No país, a oferta de defensivos está limitada por um processo moroso de aprovação e licenciamento, muitas vezes influenciado por posições ideológicas e pelo baixo número de profissionais envolvidos nos processos de avaliação. A morosidade impõe custo elevado aos registros de produtos fitossanitários e a falta de produtos registrados para hortaliças e frutas constituem problemas crônicos no Brasil, penalizando sobremaneira os agricultores, os consumidores e, também, as indústrias. As análises de novos defensivos precisam ser feitas a partir de critérios claros e fundamentados. Por isso, a CNA pediu: a) adequação da infraestrutura e corpo técnico para a operacionalização dos registros; b) criação de um colegiado técnico imparcial (CTNFito) para acelerar a conclusão dos processos de registro; c) estabelecimento de um novo marco regulatório para registro e reavaliação de agroquímicos.

Motoristas comemoram o dia de São Cristovão


Daiany Mossi

Dezenas de caminhoneiros participaram na manhã de domingo, da carreata em homenagem a São Cristovão, Padroeiro dos Motoristas.
Oficialmente comemorado no dia 25 de julho, o Dia de São Cristovão foi escolhido como data para se comemorar a profissão que sustenta milhares de famílias no País. 
As atividades iniciaram às 9h, no Posto Conesul, de onde os motoristas saíram em procissão motorizada. Eles percorreram as principais ruas da cidade, acompanhados da imagem de São Cristovão. Em seguida, os motoristas foram abençoados pelo frei Paulo Prigol que proferiu missa campal. 
Sem horário definido de trabalho e sem o conforto de casa, o caminhoneiro tem que se adaptar a um modo de vida de contrastes, embora a situação atual seja bem melhor do que era há alguns anos.

Odebrecht convoca estudantes

Daiany Mossi

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Parceiro 2017 da Odebrecht. Podem se candidatar no Programa, jovens com perfil de estagiário das áreas de humanas, exatas e biológicas. As inscrições serão realizadas pelo site www.odebrecht.com/jovemparceiro no período de 01 de agosto a 05 de setembro de 2016. 
O Programa visa selecionar estudantes que se identifiquem com a cultura da Odebrecht, estejam aptos a assumir desafios constantes em diferentes ambientes, contribuindo para o crescimento da empresa. 
Para participar do Programa de Estágio regular, é necessário estar cursando faculdade e ter previsão de formação para dezembro de 2017 e dezembro de 2018, além de disponibilidade para estagiar entre 20 a 30 horas por semana, preferencialmente. Já para o Programa de Estágio de Férias, a formatura deve acontecer entre julho de 2018 e julho de 2019. 
A Odebrecht oferece bolsa auxílio compatível com o mercado, assistência médica, vale refeição ou refeitório (conforme a localidade), seguro de vida e vale–transporte, ônibus fretado ou estacionamento (conforme localidade).

Motociclistas de cinco paises prestigiam o aniversário do moto-clube Robustos


Daiany Mossi

Motociclistas de várias cidadesdo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia participaram em Uruguaiana, das atividades em comemoração ao primeiro aniversário do “Robustos Brasil Moto Clube”. 
Durante três dias foram realizados encontros, passeios pelas principais ruas da cidade, exposição de motos e apresentações. Grande parte das atividades foi realizada na sede da escola de samba Cova da Onça. O evento apoiado pela Prefeitura de Uruguaiana, contou com a colaboração do Setran.

Carnaval: Venda dos ingressos inicia nesta terça-feira


Daiany Mossi

A Comissão de Carnaval dará inicio nesta terça-feira, finalmente, a venda dos ingressos para o Carnaval de Uruguaiana 2017. 
Além das arquibancadas, das frisas e dos camarotes, teremos neste ano, o camarote empresarial, sendo que as empresas poderão adquirir os espaços para o disfrute de seus funcionários, de forma parcelada.
A venda será realizada na sede da Comissão de Carnaval, na Flores da Cunha, 2055, aos fundos da Casa do Artesão. 
Cada comprador terá direito à compra de um produto (Frisas, Camarotes e Camarotes Empresariais) por CPF. Para as Arquibancadas, estão liberados 10 ingressos por CPF. Para quem adquirir já nestes primeiros dias de Agosto, poderá parcelar em até 08 VEZES. As vendas também serão realizadas via telefone (55) 3412-6822.
Os desfiles de 2017 ocorrerão nos dias 16, 17 e 18 de Março.
Confira os valores:
Camarote 40 lugares - vermelho – R$ 5.500
Camarote 60 lugares - vermelho – R$ 8.250
Camarote 40 lugares – Roxo – R$ 6.600
Camarotes 40 lugares coberto “b” – R$ 9. 680
Camarote 40 lugares coberto “A” – R$ 10.600
Camarote Vip Coberto 45 lugares com arquibancadas - R$ 14.850
Arquibancada do fim (Norte) – R$ 60
Arquibancada do fim (Sul) – R$ 60
Frisa Início - General Câmara/10 pessoas  - chão – portão B – R$ 1.800
Frisa Início – General Câmara/ 16 pessoas – portão B – R$ 2.880
Frisa Meio – Sete de Setembro/10 pessoas – chão – portão D – R$ 2.640
Frisa Meio - Sete de Setembro/16 pessoas – cobertas – portão D – R$ R$ 4,224
Frisa VIP – Obelisco – 10 pessoas – portão G – R$ 3.300
Frisa Vip – Obelisco – 16 pessoas – coberta – portão G – R$ 5.280
Camarote empresas – 46 pessoas – Portão E – R$ 12.650
Camarote empresas – 36 pessoas ¬- Portão E – R$ 9.900
Camarote Empresas - 46 pessoas – Portão I – R$ 12.650
Camarote empresas – 36 pessoas – Portão I – R$ 9.900
Camarote empresas - 46 pessoas – Portão R$ 14. 490
Camarote empresas – 36 pessoas – Portão R$ 11.340

PT confirma seis candidatos a vereança e neutralidade na majoritária

Gabriela Barcellos

O Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu em convenção neste sábado, 30/7, para escolha dos nomes que irão concorrer ao pleito de outubro. O encontro ocorreu na sede provisória do partido, na Rua Santana, das 14h às 15h.
Foram aprovados seis nomes que concorrerão as cadeiras da Câmara de Vereadores. Concorrerão Reinaldo Charão, Denizart Ramires, Josué Cezimbra, Claudio Rodrigues, professora Neiva Almeida e Vera Rodrigues, a Mãe Verinha.
Contrariado os rumores de que o ex-prefeito da Barra do Quaraí, engenheito Maher Jaber viria para a disputa à Prefeitura, a agremiação optou por não lançar chapa majoritária. Também foi definido na convenção que nenhum dos seis candidatos irá apoiar alguma das chapas majoritárias que estarão na disputa.

Vereadores voltam às atividades ordinárias hoje

Gabriela Barcellos

Chegou ao fim neste domingo, 31/7, o recesso parlamentar e, desde ontem, 1/8, as atividades estão sendo realizadas normalmente. A partir das 9h de hoje, 2/8, serão retomadas as atividades em plenário através da sessão ordinária, que já deverá ter a apreciação de algumas matérias protocoladas alguns dias antes do recesso, iniciado em 15 de julho.
Entre os itens da pauta da sessão está a segunda discussão e votação do projeto de lei 20/2016, de autoria dos vereadores Gilberto Risso (DEM) e Carlos ‘Dudu do Samba’ Espíndola Alves (PMDB), que dá o nome de Travessa das Abelhas, à travessa existente na Rua Telmo Bastos, entre as ruas Salgado Filho, Borges da Costa e Estilac Leal. Há ainda oito projetos de autoria do Poder Executivo, que serão apresentados e encaminhados às comissões técnicas da casa. Este é o caso também do projeto de lei de autoria da vereadora Jussara Osório, que visa regulamentar a atuação dos “flanelinhas” no município. Protocolado às vésperas do recesso, o projeto será encaminhado à análise técnica. 
Este foi o último período de recesso parlamentar antes das eleições de outubro e, apesar de o período não ser equivalente a férias, a grande maioria dos candidatos aproveitou os 15 dias de ‘folga’ para trabalhar em suas campanhas eleitorais.

Iad Choli concorrerá à reeleição com Nely Simionato de vice


Gabriela Barcellos

Das 10h às 13h de domingo, 31/7, a Câmara de Vereadores da Barra do Quaraí sediou a convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Progressista e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Juntas, as agremiações formam a coligação ‘Unidos Podemos Mais’.
A convenção confirmou o atual prefeito, Iad Mahoud Abder Rahim Choli (PSB), mesmo com as contas de 2009 rejeitadas pelo TCE, candidato a reeleição, com Nely Simionato (PTB), vice.

Proporcional
A nominata que concorrerá à Câmara de Vereadores, somados os seis partidos, é composta por 33 candidatos.
Pelo PTB deverão concorrer: Ari Charão, Clarinice Balok, Fernando Balbuena, Alair Bica, Jussara Dorneles, Rogerio Blanco, Nara Gayer, Suelem Rocha, Nivaldo Antunes e Doglas Rodrigues. O PMDB trouxe para a disputa Eliana França e Sanabria. Já PDT concorre com Eneias Lima, Idelcio Pillar Rodrigues, Hosni Mustafa, Estela Patta e Ariele. Zulma Simionato, Ornelio Teixeira, Luiz Carlos Da Rosa, Veronica Oliveira, Thais Martins e Danilo Rodrigues concorrem pelo PSB. O PT disputará as cadeiras do Parlamento com Richard De Souza, Fernando Alonso, Carlinhos Canjiquinha, Oristela, Valdemar Alves e Rosa Da Cruz. E o PP tem como candidatos Luciano Cardoso Ramos, Derly Pires, Luis Valmir e Adriana Saraiva.

Rede confirma Felice como candidato: O ex-prefeito foi confirmado em convenção neste domingo. O candidato a vice é Marcio Louzada.

Gabriela Barcellos

Ocorreu na tarde deste domingo, 31/7, a convenção da Rede Sustentabilidade (Rede) na sede local do partido, na Rua Sete de Setembro, antigo Hotel Wamosy. O evento confirmou o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice como candidato da legenda recentemente criada, à Prefeitura Municipal. Já o candidato a vice, que era a grande incógnita em relação ao partido, será o empresário Marcio Louzada, nome novo na política, e que atua profissionalmente no ramo de segurança privada, atendendo especialmente propriedades rurais do município.
Quanto aos candidatos à vereança, a assessoria de Felice, que também é presidente local da agremiação, informou que a convenção deixou o assunto “em aberto” e os candidatos ainda estão sendo escolhidos.

As contas
Embora já lançado como pré-candidato há meses, a candidatura de Felice era dúvida em razão da rejeição de suas contas de governo referentes ao exercício de 2012.
A exemplo do que ocorreu em outros anos, como em 2006 e 2008, as contas de 2012 foram apreciadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aprovadas com ressalvas, alegando falhas de natureza formal e de controle interno, que não prejudicaram o erário, fazendo apenas recomendações quanto as mesmas. No entanto, foram desarquivadas a pedido do conselheiro Estilac Martins Rodrigues Xavier e em novo julgamento, o TCE entendeu que as mesmas não poderiam ser aprovadas, considerando principalmente que Felice deixou restos a pagar sem previsão orçamentaria para honrar os compromissos.
O novo parecer, pela reprovação das contas, foi apreciado pela Câmara de Vereadores e acatado em plenário, tornando Felice, teoricamente, inelegível. O ex-prefeito tentou evitar a votação através de uma ação judicial, mas sem êxito. De acordo com a magistrada Ana Beatriz Rosito de Almeida Fagundes, a decisão quanto ao tema cabe somente ao Poder Legislativo, não devendo o Judiciário atuar.
À época, Felice teve duas passagens pela Câmara de Vereadores para apresentação de sua defesa. Na primeira delas, fez uma rápida explanação e entregou sua defesa escrita à Comissão de Finanças e Orçamento. Na segunda, fez uma nova explanação, já no dia da votação do parecer. Nos dois momentos, foi firme ao dizer que seus atos a frente do Executivo municipal naquele ano não deixaram prejuízo ao município. E ressaltou que nem mesmo o TCE apontou dolo ou indícios de corrupção por parte do ex-prefeito.

Cumulação de elementos
Em artigo publicado pelo Jornal CIDADE na semana passada, o advogado Marcelo Gurjão Silveira Aith explica sobre a impossibilidade de concorrer quando da condenação à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferidas por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento.
Alguns juristas de renome na senda eleitoral firmaram posição no sentido de que basta a presença do ato doloso e a lesão ao erário ou enriquecimento ilícito, portanto, não seria preciso a cumulação dos três elementos (ato doloso + lesão ao patrimônio público + enriquecimento ilícito). No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral firmou posicionamento no sentido da necessidade da presença cumulativa dos três elementos

Painel Ed.2638

Mas que baita charme, tchê!!!!

A Festa do Motorista movimentou o Parque Dom Pedro II, o ‘Parcão’ neste domingo, 31/7. Foram várias atividades, entre elas a mateada que fez fila cevar com a erva-mate Charme.

Cinco anos

A primeira turma de agentes de trânsito da Prefeitura Municipal completou ontem, 1/8, cinco anos de formatura. A categoria começou com dez profissionais, que tomaram posse no dia 1º de agosto de 2011. Posteriormente, outros dez agentes foram empossados.

Gira Anual I
Entre os dias 12 e 13 o Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza a II Gira Anual. A palestra “Administrando os Recursos Forrageiros: Pastos e Pastagens”, com o engenheiro agrônomo Luís Fernando Alvim Silva; “Carrapatos: Um desafio à Pecuária”, com a médica veterinária Cláudia Cristina Gulias Gomes integram a programação já no primeiro dia.

Gira Anual II
‘Controle Racional do Carrapato’; ‘Manejo Nutricional de Ovinos em Pastagens’ e ‘Alimentos Conservados para Ruminantes’ também estão na pauta e, no último dia, acontece o Dia de Campo e cases de sucesso na Estância Quatro Folhas.

Oportunidade
A eleição está logo ali e, com o período de campanha reduzido não dá mesmo para dormir no ponto. Quem esteve no Parcão durante as atividades alusivas ao Dia do Motorista pode comprovar. Havia mais pré-candidato que caminhoneiro.

Pecuária
Ocorreu ontem, 1/8, mais uma edição do projeto Noite da Pecuária, realizado através da parceria entre o Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) e Sindicato e Associação Rural. O tema da noite foi ‘A nova geração do agronegócio e palestraram os produtores Bernardo Fagundes, da estância Quatro Folhas e integrante da Comissão Jovem do Sindicato Rural de Uruguaiana; Ignácio Tellechea, da Cabanha Rincon del Sarandy e presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares; e Manolo Machado Maciel, da Silo Verde e Startup Tecnosinos, de São Leopoldo.

Espetáculo
Acontece na próxima terça-feira, 9/8, o espetáculo A descoberta das Américas. É a outra história da descoberta das Américas, inspirada em fatos reais que ocorreram na Flórida e foram contados pelo cronista Cabeça de Vaca. A realização é do Sesc através do Arte Sesc – Cultura por toda a parte. Os ingressos custam R$ 10 para comerciários e dependentes com o Cartão Sesc/Senac, estudantes, professores e idosos; R$ 15 para empresários e dependentes com o Cartão Sesc/Senac e funcionários municipais (mediante identificação formal); e R$ 20 para o público geral.

Retomada
A Assembleia Legislativa retoma hoje, 2/8, as atividades ordinárias após o período de recesso parlamentar. Para começar bem, há 22 projetos aptos à votação. A decisão sobre quais, de fato, estarão na pauta será tomada em reunião de líderes, às 11h30, na sala da presidência. Entre as proposições constam a que inclui o transporte público hidroviário no Sistema Estadual de Transporte Público Intermunicipal de Passageiros de Longo Curso e a que estabelece diretrizes para a consolidação da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista.

Cães
O Círculo Operário de Uruguaiana realiza no próximo dia 15, a segunda edição do Curso de Educação Canina. O evento está marcado para às 19h e as inscrições podem ser feitas diretamente no Círculo.

Vagas no Sine
Coordenador de ensino 1
Padeiro 1
Eletricista de instalações de veículos automotores (auxiliar) 1

Paz em Casa
Na próxima segunda-feira, 8/8, acontece a palestra ‘A Lei Maria da Penha’, alusiva à Semana da Justiça pela Paz em Casa. O evento está marcado para às 14h no salão do júri do Fórum de Justiça Estadual.

Sindilojas I
Acontece no próximo dia 18 o 4º Workshop Arquitetura Comercial, com o arquiteto Gustavo Sbardelotto. O evento acontece no Sindilojas, das 13h30min às 19h30min e o investimento varia de R$ 160 (sócios) a R$ 255 (não sócios).

Sindilojas II
O objetivo do evento é trabalhar o design de lojas a fim de chamar a atenção do consumidor e apresentar os produtos. Informações estão disponíveis direto no Sindilojas pelo telefone 3412 3940.

Abono I
O Ministério do Trabalho lançou ferramenta para informar os trabalhadores sobre o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014. Em um sistema disponível no portal do órgão, as pessoas podem fazer consulta rápida para saber se têm direito ao benefício e como poderão sacá-lo. Basta informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento.

Abono II
Quem tiver direito ao abono pode procurar a Caixa Econômica Federal no caso do PIS, ou o Banco do Brasil no caso do Pasep, para fazer o saque. No Rio Grande do Sul, são mais de 97 mil trabalhadores que perderam o prazo regulamentar e agora tem o prazo prorrogado para pegar o dinheiro do ano-base 2014.