quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Seleção não pode mais exibir marca de patrocinadores

Por causa das regras olímpicas, a seleção brasileira não vai exibir, a partir desta segunda, as marcas de seus patrocinadores no painel de entrevistas. Os jogadores ainda falarão com a imprensa com uniformes patrocinados, desde que não estejam em ambientes oficiais dos Jogos. 
No treino desta segunda-feira, por exemplo, o time já deverá ter camisas “limpas”, já que a atividade vai acontecer num CT oficial da Olimpíada.
Os uniformes da seleção nas partidas terão a marca da fornecedora de material esportivo. No peito, para não entrar em choque com patrocinadores da entidade, não estará o escudo do Time Brasil. O COB tem parceiros concorrentes dos da CBF. A seleção vai usar uma versão adaptada do escudo, sem os aros olímpicos e a inscrição Brasil. Haverá apenas a bandeira.
A seleção brasileira estreia no torneio masculino da Olimpíada na quinta-feira, dia 4, às 16h, contra a África do Sul. A partida será no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Estão no Grupo A também as seleções do Iraque e da Dinamarca.

Uruguaianenses participam de Maratona na Argentina


Daiany Mossi

Uma delegação de atletas de Uruguaiana participou no último domingo, da Prova Atlética Todos por Curuzú. A corrida, na distância de 8 km, foi vencida por Cristian Maier da Silva tendo como vice-campeão Cleiton Nascimento da Rocha. Cristian já havia vencido em 2015 e, por esta razão, conseguiu a posse definitiva do Troféu Challenger que estava temporariamente em seu poder.
Já na categoria 20/29 anos, Ricardo da Fonseca de Freitas foi o 4º colocado e Aguelino Cardoso o 5º. Na categoria 40/49 anos, Ícaro Barcelos ficou em 5º lugar. 
Na categoria 50/59 anos, José Roberto Falcão Fleitas foi o campeão com Jair Soares como vice. Na categoria 60 anos em diante, Selmar Salles Teixeira foi o 2º colocado, com José Vicente Pereira Dias em 3º e João Fonseca Padilha em 4º.

Inter procura Coritiba e tenta contratação de lateral Ceará

A busca por um lateral direito levou o Internacional até um velho conhecido. Carente de jogador para a função, por conta da convocação de William para seleção olímpica, o clube gaúcho tenta a contratação de Ceará, 36 anos. O negócio com o Coritiba já foi iniciado.
Ceará passou pelo Inter entre 2005 e 2007, com destaque para atuação contra o Barcelona – na final do Mundial de Clubes, em Yokohama. O contrato dele junto ao Coritiba vence em dezembro deste ano e, após sondagem do Inter, as partes tentam acordo para saída imediata.
O time paranaense exige compensação e quer definir a situação até a terça-feira. No dia seguinte, a equipe joga com o Vitória, em Salvador.
Ceará tem seis partidas pelo Coritiba no Brasileirão e se entrar em campo na quarta-feira, fica impedido de atuar por outro clube na Série A.
O Internacional segue no mercado, atrás de um lateral direito. A busca se justifica pelo número reduzido de opções no meio-campo, com improviso de Fabinho no lado do campo.
Ceará se encaixa no perfil buscado pela diretoria. Um jogador que possa atuar de imediato, que foge das restrições do mercado: janela de chegada do exterior fechada, desde 19 de julho, e com poucos jogos no Campeonato Brasileiro. Com informações da Uol Esportes.

Becha comanda goleada da Celemaster


Um jogo contra um adversário teoricamente frágil pode criar falsas expectativas e se tornar uma partida tensa. Essa pode ser a síntese do início do confronto entre Celemaster e Assaf, de Santo Ângelo, realizado no sábado à noite no Ginásio Municipal de Esportes Oscar Miranda Schimidt. 
Para entender melhor a expectativa de goleada da torcida local, é bom lembrar como foi a partida anterior entre ambas as equipes, disputada em Augusto Pestana. Com uma apresentação impecável, a Celemaster fez 32 a zero contra as suas adversárias. Natural se pensar que essa seria a mesma configuração do jogo de sábado à noite. Porém, no começo o que se viu foram passes errados, gols desperdiçados e a tensão das garotas em tentar repetir ou superar o placar do enfrentamento anterior. 
Com Becha no banco, Lorena dispensada para visitar a família na Bahia e Duda fora de combate se recuperando de lesão, o time do técnico Andrezinho, sofreu muito até marcar o primeiro gol. Foi aí que surgiu o dedo do treinador. Aos cinco minutos de jogo, ele substituiu todo o quarteto que iniciara a partida. Deu certo. Foi logo Becha entrar em quadra para o placar sair do zero. No seu primeiro toque na bola, a argentina desviou para o gol e marcou mais um na busca pelo título de goleadora da competição. Becha ainda marcaria mais oito na partida, chegando a 27 gols marcados no Campeonato Gaúcho até agora. Marca bem superior a Renatinha, da MGA Games, que tem 16. Além de Becha, marcaram para a Celemaster Dani Souza (3), um dos destaques do jogo, Simone (1), Shântala, Dani e Maninha. 
O próximo jogo da Celemaster acontece no domingo, em Uruguaiana, contra o Palestra de Erechim. Última partida da fase de classificação do certame. A MGA Games vai a Santo Ângelo enfrentar a Assaf. Tanto Celemaster quanto MGA Games tem os mesmos 21 pontos ganhos, porém o saldo positivo das meninas de Uruguaiana é de 26 gols além do marcado pelas caxienses. Celemaster (16): Cerentini, Dani, Dani Souza, Francieli e Jaqueline. Ainda jogaram Molina, Becha, Maninha, Shântala, Franceline e Victória.

Sindicato alerta para os limites de alunos por turma

O Sinpro/RS alerta aos professores sobre o cumprimento da cláusula 39 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da educação básica, referente do limite de alunos por turma. Os números fixados são de vigência retroativa ao início do ano letivo de 2016.A limitação do número de alunos por turma foi a questão mais discutida na recente negociação para renovação da CCT com o Sinepe/RS. 
O Sindicato salienta que é fundamental que os professores verifiquem se o número de alunos nas turmas que lecionam estão de acordo com os parâmetros estabelecidos na CCT e, em caso de desconformidade informe ao Sinpro/RS (direcao@sinprors.org.br ou 51 4009.2991/92). O Sinpro/RS garante o sigilo da autoria da informação. 
Confira a íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho da Educação Básica. 
O documento também está disponível no aplicativo do Sinpro/RS, que pode ser baixado nas lojas Google Play e Apple Store diretamente no seu celular ou tablet.

ProUni 2016/2: abertas inscrições para bolsas remanescentes

Estudantes que não foram contemplados com bolsas de estudo nas chamadas regulares do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2016/2 têm mais uma oportunidade para ingressar em universidades particulares. As inscrições para bolsas remanescentes começaram hoje, 1º de agosto. 
O prazo segue aberto até 26 de agosto para candidatos não matriculados em instituições de ensino superiores. Já para os que já estão matriculados em universidades, o período de cadastro continua até 14 de novembro.
Somente pode participar da seleção para as bolsas remanescentes do ProUni 2016/2 quem se enquadrar em um dos casos abaixo:
-Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e quem tirou notas acima de 450 nas provas objetivas sem zerar a redação;
-Professores da rede pública de ensino, no exercício da profissão.

Bolsas
Para concorrer às bolsas integrais, é necessário que o candidato tenha renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 1.320). Já para tentar obter meia bolsa, deve-se ter renda de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.640).
Em ambos os casos, o estudante deve comprovar ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista ou ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício (nesse caso, não é preciso comprovar renda). 

ProUni 
O programa, criado em 2004 pelo Governo Federal, oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino particulares a candidatos que estudaram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas na particular. 
Na edição do ProUni 2016/2 foram oferecidas 125.442 bolsas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. A maior oferta foi em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Administração, Direito e Pedagogia foram as graduações com mais oportunidades. O resultado saiu dia 14 de julho. Com informações do MEC.

Pais participam de encontro Caminhos da Maturidade

Daiany Mossi

Hoje, às 18h15, no Salão de Atos, acontecerá o último encontro do programa Caminhos da Maturidade, promovido pelo Instituto Anima Mundi, Colégio Marista Sant’Ana e a Apamesur. O teme da semana será Como Encaminhar e Planejar o Futuro do Filho Adolescente, com o Sr. Keivan Saberin.
Muitas famílias aderiram ao novo projeto e participaram do primeiro encontro. É um espaço de diálogo e esclarecimento de dúvidas sobre como lidar com o desenvolvimento das crianças e jovens e contribuir para a cultura da paz no ambiente familiar. A participação é aberta a pessoas da comunidade, que não possuam vínculo com a escola, e não tem custo. 
A travessia da adolescência para a maturidade é um projeto coletivo de pais e filhos. Ajudar o jovem a planejar seu futuro de uma forma otimista e realista é uma das grandes contribuições que pais podem dar ao destino de seus filhos. Com sua maior experiência de vida, os pais podem e devem amparar seus filhos em suas escolhas significativas, principalmente aquelas com repercussões de longo prazo, como a escolha da profissão e do futuro cônjuge. A palestra aborda importantes questões relacionadas ao encaminhamento intelectual, emocional e espiritual dos filhos. Como os pais podem orientar seus filhos a fazerem escolhas morais adequadas. Também trata das relações com a escola e de como amparar os filhos no desempenho acadêmico.

Aluno de baixa renda passa a ter a atenção do Ciência sem Fronteiras

O Governo Federal se manifestou na última semana sobre o programa Ciência sem Fronteiras, voltado ao intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. Segundo o Ministério da Educação, as concessões de bolsas foram finalizadas em 2014, conforme previsão inicial. Esse fato ocorreu no governo passado, quando foram lançados os últimos editais de seleção de estudantes, que ainda estão fazendo os cursos no exterior e devem concluir as atividades até o início de 2017.
A atual gestão já encontrou a primeira fase do programa finalizada, sem recursos novos ou orçamento para sua continuação. A primeira e imediata providência foi garantir recursos financeiros para honrar os compromissos assumidos com os bolsistas no exterior, a fim de não prejudicá-los. Nesta gestão, o Ministério da Educação incrementou em 20,9% o orçamento do Ciência sem Fronteiras, a partir de crédito suplementar, passando de R$ 1,4 bilhão para R$ 1,8 bilhão, o que garante a continuidade do pagamento dessas bolsas.
Diante disso, foi determinada à equipe técnica uma análise minuciosa do programa no que se refere à participação do MEC – é importante lembrar que o programa foi executado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Análise preliminar identifica a necessidade de aperfeiçoamento do programa, em especial na graduação. As instituições participantes não foram chamadas para desempenhar um papel ativo no processo de mobilidade acadêmica; exemplo disso é a questão da aceitação de equivalência das disciplinas cursadas em outros países. Outro ponto considerado foi o custo elevado para a graduação sanduíche, cerca de R$ 3,248 bilhões para atender 35 mil bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2015, valor igual ao investido em alimentação escolar para atender 39 milhões de alunos.
Por decisão do ministro, o programa será retomado com novo enfoque. A Capes planeja a retomada do Ciência sem Fronteiras com foco no ensino de idiomas, no país e no exterior, estruturado de forma a incluir jovens pobres do ensino médio matriculados em escolas públicas. Haverá ênfase em bolsas de pós-graduação para mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores, com participação mais ativa das instituições de ensino superior nos processos de internacionalização.
A mudança de foco proposta é exclusiva para intercâmbio de graduação. As bolsas de pós-graduação (doutorado e pós-doutorado, atração de jovens cientistas) permanecem e, dentro do limite financeiro disponível, poderão até ser ampliadas.
Desde que assumiu o MEC, a atual gestão já liberou recursos financeiros no montante de mais de R$ 1 bilhão para pagamento de bolsas e manutenção de estudantes no exterior.
O governo reitera a importância da iniciativa e vê como necessária a reformulação do programa, para contribuir com o processo de internacionalização do ensino superior e da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. 
Com informações do MEC.

190 em ação

Desaparecidos
Dois adolescentes desapareceram do abrigo para meninos Marília Sanchotene Felice. Um dos menores desapareceu na última terça-feira, e o outro na quinta-feira. O fato, porém, foi relatado à Polícia Civil somente na sexta-feira, 26/7.

Embriaguez
Um homem foi flagrado na Rua Duque de Caxias, durante uma blitz do Balada Segura, dirigindo embriagado. Ele não portava carteira de habilitação e já tem antecedentes pelo mesmo tipo de delito.

Acidente
Um motociclista colidiu com uma viatura da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) depois de cruzar vários sinais vermelhos e realizar manobras perigosas em via pública, acompanhado de uma adolescente. No acidente, a menor ficou ferida. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia onde foi feito registro simples por lesão corporal culposa.

Furto

Um homem foi detido pela Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) depois de furtar cerca de R$ 500 em material elétrico e ferramentas de uma vizinha. O fato ocorreu no loteamento João Paulo II e o acusado foi encontrado na casa ao lado, no forro da residência dentro da caixa d’água. Ele foi levado à Delegacia de Polícia para registro de ocorrência e posteriormente liberado.

Flagrante

Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, na madrugada de sexta-feira, 29/7. Ele foi detido pela Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu), mas proximidades do viaduto na BR 290. Com ele foi encontrado um revólver calibre 22.

Assalto I
Dois adolescentes tiveram os telefones celular roubados na frente do prédio 5ª Avenida, residência de uma das vítimas. Eles contaram à polícia que foram abordados por dois homens que anunciaram o assalto.

Assalto II
Uma moça teve o telefone celular roubado por um homem de bicicleta. O crime ocorreu na Rua Pinheiro Machado, frente à escola Marília Sanchotene Felice.

Assalto III
Uma moça foi assaltada nas proximidades da loja Lojas de Pedr. Ela teve o telefone celular roubado por um homem moreno.

DPCA investiga estupro contra menina de cinco anos

Gabriela Barcellos

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) investiga um suposto estupro de vulnerável cometido contra uma menina de cinco anos. O caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil através do Conselho Tutelar, que por sua vez, tomou conhecimento através de denúncia anônima.
As denúncias dão conta de que a menina, que morava com a mãe, era vítima de maus tratos, que a mesma a deixava com outros adultos e que a criança teria sido sexualmente abusada por outra mulher.
De acordo com o delegado, Enio Tassi, a investigação mostra indícios de maus tratos, no entanto, testemunhas serão ouvidas nesta semana, a fim de elucidar por completo as denúncias. A menina foi entregue aos cuidados do pai, pelo Conselho Tutelar.

Órgãos de segurança trabalharam normalmente

Gabriela Barcellos

Apesar da deflagração da chamada Operação Padrão pelos órgãos que formam o Bloco da Segurança nesta segunda-feira, o funcionamento da Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) durante esta segunda-feira, 1/8, pode ser considerado normal. Os órgãos, que protestam contra o novo parcelamento dos salários, decidiram na última semana, realizar uma paralisação nesta quinta-feira, 4/8. Até lá, o funcionamento dos órgãos em todo o Estado funcionará de forma reduzida.
Em Uruguaiana, porém, o movimento ainda é discreto. De acordo com o delegado Enio Tassi, todas as delegacias de Polícia Civil funcionaram normalmente, com todos os servidores cumprindo suas tarefas normais. O mesmo ocorreu na Penitenciária Modulada. “Não houve alteração na rotina, visto que já estamos trabalhando praticamente em operação padrão desde a deixamos de ter o efetivo adequado. Todas as ações são planejadas para manter o mínimo de segurança, mas há mais de um ano com número reduzido de agentes”, diz o diretor da Penitenciária, agente Sandro Borlina. No 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, conforme o capitão Ricardo Gruner, não houve alteração. “Temos conhecimento de que a Abamf, os familiares de policiais e os policiais da reserva deverão realizar um protesto, mas até o momento, os policiais da ativa não estão se mobilizando neste sentido”, disse, considerando principalmente que, diferentemente do que ocorre em outras regiões do Estado, em Uruguaiana, a BM não enfrenta problemas de material, como coletes, viaturas e armamento. Instituto Geral de Perícias (IGP) e Corpo de Bombeiros também trabalharam normalmente ontem.
Em todo o Estado, o protesto deve durar por 15 horas, das 5h às 21h.

Final de semana registra duas tentativas de homicídio


Gabriela Barcellos

O final de semana registrou duas tentativas de homicídio.
José Carlos Moreira de Freitas, de 41 anos foi atacado na Rua Borges de Medeiros, no bairro Mascarenhas de Moraes (Marduque). Ele foi espancado, atingido por vários golpes de faca na região da cabeça e alvejado com um disparo de arma de fogo na perna, permanecendo caído em via pública até ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Santa Casa de Caridade.
O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia, aos cuidados do delegado Enio Tassi. Conforme ele, testemunhas já apontaram um suspeito.
Já Adroaldo Dias de Figueiredo Júnior foi esfaqueado na região da cabeça e nos braços no bairro Betânia. Ele mesmo apontou um suspeito. O crime está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Polícia.