quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Meninos da AEU estão na final do Gauchão

A Associação Esportiva Uruguaianense está na final do Campeonato Estadual de Futsal 2016, na categoria sub 09. 
A AEU consolidou a sua classificação para a final da competição neste final de semana, onde precisava apenas de uma vitória e conseguiu vencer três das quatro partidas que disputou.

Meia Maratona Internacional de Uruguaiana


Atletas do Brasil e Argentina participaram no último domingo, da 21ª Meia Maratona, da 10ª Rústica (9,5 km), da corrida de Iniciantes (3km) e da Maratoninha com as categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil.
A Meia Maratona atravessou a Ponte Internacional, entrou na Argentina indo até o centro da cidade de Paso de los Libres e retornou a Uruguaiana enquanto a Rústica também atravessou a ponte mas retornou da Aduana.
A Meia Maratona consagrou como tetracampeão Rodinei da Silva Medeiros, natural de Cachoeira do Sul, da equipe Gruppen e discípulo do grande atleta Claudir Rodrigues, hexacampeão da Meia Maratona, com o tempo de 1:07:47. 
O vice-campeão foi Jurandir Reinaldo Pinto de Jesus, de Erechim, também da equipe Gruppen. O 3º colocado foi André Clóvis Herther, de Ijui, o 4º lugar foi de Jeferson Lopes, de Porto Alegre e o 5º, foi Jordão Goulart Serpa (ACORU), aparecendo como o melhor uruguaianense na prova. 
No feminino, Maria Rosana Nunes Ferreira (49 anos), de Ijui, sagrou-se tetracampeã com o tempo de 1:21:19. 
Luciana Beatriz de Lima da Luz (43), de Santo Ângelo ficou em 2º lugar; Josiane de Fatima Anhaia (23), de Ijuí em 3º; Márcia Garcia Cavalheiro (48), de Restinga Seca em 4º e Mariel Stenia Vanina Vianna, de Santo Ângelo, em 5º lugar. 
Na Rústica, os vencedores foram Cleiton Nascimento da Rocha Jardim (8º R C Mec), no masculino e Fernanda Bessow Bordignon, no feminino, ambos de Uruguaiana.
Nos Iniciantes, os vencedores foram Tiago Milbradt, de Horizontina, no masculino e Francisca Lorena Alvez, de Curuzú Cuatiá – Argentina, no feminino.
Ao todo, inscreveram-se 467 atletas, representando um recorde de participantes, tanto no adulto (392) quanto na Maratoninha com 75 crianças. O mais veterano da Meia Maratona foi Wilfredo Estepa, de Rosario – Argentina com 85 anos e o mais jovem, Marcelo da Silva D’ Ávila, da Brigada Charrua – Uruguaiana, com 20. Com informações da Acoru.

Fies abre inscrições

Começaram ontem, 22 de agosto, as inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2016/2. A ocupação das oportunidades ociosas será feita até dezembro. 
Até 28 de agosto - participante não graduado que tenha sido pré-selecionado na seleção regular do Fies, desde que não tenha firmado contrato do financiamento.
26 a 28/08 - estudante graduado, pré-selecionado no processo seletivo regular do Fies 2016/2, que não tenha firmado o contrato de financiamento.
29/08 a 05/09 – candidato não graduado que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior - IES em que não está matriculado;
02 a 05/09 - participante graduado que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que não está matriculado;
29/08 a 02/12 - não graduado que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado;
02/09 a 02/12 – estudante graduado que fizer a inscrição para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado.

Requisitos
Podem participar os estudantes que tenham feito o Enem entre 2010 e 2015, cuja renda familiar per capita seja de até três salários mínimos. A média necessária é de 450 pontos nas provas objetivas, além de nota superior a zero na redação. 

Procedimentos
Após se inscrever, o estudante terá dois dias úteis subsequentes para a conclusão da inscrição no SisFies. Este procedimento garante apenas a expectativa de direito à vaga com financiamento e que a confirmação da vaga depende do cumprimento das regras e demais procedimentos.

Seminário Internacional Buscando o Sul está com inscrições abertas


Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de fortalecer as redes acadêmicas e científicas entre as Universidades que estão nas margens da bacia do rio do Prata, realiza-se a quarta edição do Seminário Internacional de Ciências Sociais – Ciência Política Buscando o Sul. O evento ocorre na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2016. O Seminário, voltado aos graduandos, pós-graduandos e professores, debaterá as “Relações de Fronteira, Políticas Públicas e o Pensamento Social no Prata”.
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas por meio do endereço eletrônico https://goo.gl/NNTe7C. No site do evento também é possível encontrar orientações para submissão de artigos científicos, relatos de pesquisa e relatos de experiência. O período para envio dos resumos encerra no dia 31 de agosto. Já o envio dos trabalhos completos pode ser feito até 10 de outubro. Para mais informações, acesse http://buscandosul.wixsite.com/unipampa.
As propostas deverão ser submetidas aos seguintes Grupos de Trabalho: História sociopolítica e o pensamento social latino-americano (GT1); Dinâmicas sociais, espaciais, históricas e econômicas da fronteira (GT2); Relações internacionais, turismo e integração sul-americana (GT3); Desenvolvimento regional e economia política na América Latina (GT4); Análise de projetos, programas e políticas públicas (GT5); e, Estado, instituições políticas e estudos eleitorais (GT6). Os principais trabalhos selecionados de cada Grupo de Trabalho serão publicados na Revista de Ciências Humanas e Sociais “Missões”.
As noites do evento contarão com mesas de discussão que abordarão as temáticas: Pensamento social, político e histórico no Prata; Desenvolvimento regional e economia política no Prata;  Relações Internacionais e paradiplomacia das cidades; Geografia sociopolítica e estudos de fronteira; e, Políticas  públicas e a pesquisa na área do conhecimento de Ciência Política. Os participantes e mediadores de cada mesa podem ser consultados neste link http://buscandosul.wixsite.com/unipampa/mesas-de-discussao.
O Seminário Buscando o Sul também ofertará oficinas aos participantes nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com início às 8h30. Confira os temas das oficinas:
• História social e relações de poder no Prata;
• Geografia, fronteiras e redes culturais;
• Estudos de fronteira e cartografias temáticas;
• Gestão de documentos públicos;
• Aspectos da organização e re(evolução) da educação profissional no Brasil (1809 a 2008): mudança de perspectiva;
A construção da proposta do ensino médio politécnico no estado do Rio Grande do Sul.

Professores devem ficar atentos aos depósitos do FGTS

O Sinpro/RS alerta os professores para o acompanhamento da regularidade do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS. Essa é uma obrigação social do empregador que deve recolher mensalmente 8% sobre o total da remuneração para a conta vinculada ao contrato de trabalho, na Caixa Econômica Federal – CEF. 
A orientação do Sindicato é que os professores confiram a regularidade dos recolhimentos pelo seu empregador através do telefone 0800.726.0101, pelo site da CEF www.cef.gov.br/fgts ou o aplicativo FGTS para celulares e tablets, disponível nas lojas da Apple Store e Google Play.
Caso o empregador não esteja recolhendo regularmente seu FGTS, informe ao Sinpro/RS pelo e-maildirecao@sinprors.org.br.

Complô: Prefeito nega falta de merenda nas escolas


Daiany Mossi

Na sexta-feira, os pais dos alunos de escolas municipais foram surpreendidos por um alerta feito pelos professores: a partir de segunda-feira, cada um deve trazer o lanche de casa. A informação partiu de pais de alunos das escolas Marília Sanchotene, Caic e Mario Quintana.
A situação mais preocupante, conforme os pais, é nas escolas de educação infantil, onde as crianças passam o dia. Segundo os pais, aqueles que não levarem o almoço, devem buscar os filhos ao meio dia para fazer a refeição em casa. 
Procurado, o prefeito Luiz Augusto Schneider disse desconhecer o problema e afirmou tratar-se de um complô. “Certamente trata-se de um grupo de pessoas querendo atingir a administração”, destacou. 
Na escola Caic, na última sexta, as merendeiras fizerem um sopão com produtos arrecadados entre funcionários. No Mário Quintana, crianças já estão levando o almoço de casa, sendo que na última semana teria sido servido pão com água no lanche. “Meu filho de cinco anos confirmou a história contada por outros colegas. Serviram pão com água”, disse o pai de um estudante da escola. Na escola Marília, além de gás, faltou merenda nos últimos dias.
De acordo com o secretário de Educação do Município, as denúncias feitas aos pais pelos meios de comunicação são condizem com a verdade. “Não temos informações quanto ao problema, pois não fomos procurados pelas direções das escolas.

190 em ação

Embriaguez
Sandro Corrêa Marques, 27 anos, foi preso em flagrante por embriaguez na madrugada de domingo, 21/8. Ele perdeu o controle do veículo Renault Clio placas ILZ 5353. O teste do bafômetro apontou 1,07 mg de álcool por litro de sangue. O delegado de plantão fixou a fiança em cinco salários mínimos.

Furto de veículo
A motocicleta Honda CG 125 KS placa IUI 3549 foi furtada na Rua Vasco Alves, no início da noite de sábado, 20/8. A vítima contou que deu uma carona ao sobrinho e que, afastou-se do veículo por um instante, quando um homem se aproximou, pegou a moto e fugiu em direção à Ponte Internacional. O veiculo acabou sendo recuperado na tarde de domingo, 21/8, na Rua Santana.

Posse
Em revista a um grupo de jovens no Parque Dom Pedro II, o ‘Parcão’, foram encontrados um facão, dois simulacros de arma de fogo e uma trouxinha de maconha. Um adolescente disse ser o proprietário do material. O fato foi registrado como posse de entorpecentes.

Furto
Duas baterias de um carrinho elétrico, um carregador e uma extensão da Funerária Angelus foram furtados de um container da empresa, nos fundos do Cemitério Municipal.

Assalto I
Duas moças tiveram os telefones celulares roubados por um casal que tripulava uma motocicleta vermelha. O crime ocorreu quando as vítimas deixavam a Santa Casa de Caridade;. Elas contaram que foram abordadas pelo casal e que a mulher fez várias ameaças.

Assalto II
Um homem foi assaltado na Rua Pinheiro Machado. Ele teve o telefone celular roubado por dois homens armados.

Convocados 424 novos policiais militares e 106 bombeiros

Gabriela Barcellos

Até o final do mês de maio do próximo ano, 424 novos policiais militares e 106 bombeiros estarão nas ruas. Foi publicada na sexta-feira, 19/8, no Diário Oficial do Estado (DOE) a convocação de 530 aprovados no último concurso para a Brigada Militar. Outros 106 aprovados permanecerão como suplentes. A contratação foi autorizada pelo governador em exercício José Paulo Cairoli (PSD).
Os convocados deverão comparecer à Academia de Polícia Militar (Avenida Coronel Aparício Borges, 2001, Porto Alegre) nos dias 21 e 22 de setembro para apresentação de exames médicos. Um novo edital com o resultado dos exames sai no dia 23 e os candidatos terão cinco dias para os recursos, que podem ser entregues ou encaminhados por Sedex ao Departamento Administrativo da Brigada Militar (Rua dos Andradas, 482 - Porto Alegre).
No dia 4/10 será publicado o resultado dos recursos e, no dia sete, os convocados que recorreram passarão por uma junta médica, cujo resultado sairá no dia 10, quando também serão convocados a apresentar exames toxicológicos, entre 26 e 28 de outubro. No mesmo prazo, se inicia uma sindicância da vida pregressa dos candidatos. A inclusão dos novos alunos do Curso Básico de Formação de Policial Militar se inicia no dia 31/10. O curso tem duração de sete meses, com estágio supervisionado a partir do terceiro mês.

Preso empresário acusado de tentar matar funcionário

Gabriela Barcellos

O empresário Maicon Gonçalves foi preso na manhã de ontem, 22/8, pela Polícia Civil. Ele é suspeito de ser o autor de uma tentativa de homicídio ocorrida na noite do último dia nove, por volta das 19h30min, na Rua Carumbé, bairro Proficar. Juliano Vieira Vargas, de 31 anos, ex-funcionário do acusado, foi alvo de seis disparos, dos quais dois lhe feriram, um no braço e outro na perna. O crime teria sido cometido pelo ex-patrão do rapaz, Maicon Gonçalves. O motivo oficialmente apontado é uma ação trabalhista movida pela vítima contra o acusado, dono da empresa de vigilância/segurança Top Monitoramento.
Gonçalves já tem passagens pela polícia e sua empresa foi autuada em julho do ano passado, em uma operação realizada no município pelo Grupamento de Supervisão de Vigilância e Guardas da Brigada Militar, sediado em Porto Alegre, que visou coibir a formação de facções criminosas que se utilizam de falsos serviços de segurança para ter acesso a residências em todo o Estado. Na ocasião, a Top Monitoramento e outras seis agências foram autuadas.
O crime está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Polícia, aos cuidados da delegada Alessandra Siqueira. Procurada, ela não atendeu a reportagem do Jornal CIDADE ou retornou nossas ligações até o fechamento desta edição. Nossa reportagem apurou, porém, que se trata de uma prisão temporária, objetivando garantir que o acusado não irá atrapalhar as investigações.

Brigada ‘descobre’ casa de rinha de galo na Marduque


Gabriela Barcellos

Uma denúncia anônima levou a Brigada Militar a uma rinha de galo no bairro Mascarenhas de Moraes neste domingo, 21/8. Duas viaturas atenderam a ocorrência, que inicialmente tratava do paradeiro de um foragido da Justiça.
No local, os policiais encontraram um de luta e materiais utilizados na prática ilegal, como biqueiras e batuqueiras para esporas, e várias gaiolas, além de onze galos adultos e cinco frangos. Cinco pessoas estavam no local no momento da ação. Para cada uma delas foi lavrado um termo circunstanciado por maus tratos de animal. Anderson Pedrini da Silva, Elton Silveira de Campos, Roberto Monteiro Inda, Edvagner Pedrini Campos e Alberto Jardim Lopes já tem antecedentes por crimes como roubo, porte de arma e tráfico de drogas.

Jovem é esfaqueado por bonde rival


Gabriela Barcellos

Sete pessoas, entre elas um casal de adolescentes, foram detidas depois de uma tentativa de homicídio ocorrida na Rua General Câmara, por volta de 22h de domingo, 21/8. Ednilson da Silva Leguiçano, 19 anos, foi ferido com uma facada na região abdominal e outra na cabeça, além de ter sofrido vários chutes e socos. Ele foi levado à Santa Casa de Caridade, onde permaneceu internado, mas passa bem.
A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar, que encaminhou os sete acusados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Foram presos em flagrante Christopher Fagundes, Arilson Rafael Jacques Goulart, Jean Lucas Nunes Vargas, Miguel Catarino Vargas Pinto Júnior e José Augusto Alexandre Merck, e apreendidos L.P.P., de 16 anos, que seria o autor das facadas, e uma menina, T.F., de 17 anos, com quem foi encontrado um revólver calibre 32 municiado.
Os acusados são membros do Bonde Mete Terror, da União das Vilas. Já a vítima seria integrante de um bonde rival, que já agrediu um irmão de L.P.P. Há indícios ainda de ligação com outra tentativa de homicídio, cometida contra um policial militar a cerca de um mês, na União das Vilas. Na ocasião, o PM, que é morador da região, interferiu em um enfrentamento entre os dois grupos e acabou sendo alvo de disparos. Ele não chegou a ser ferido.

Mapa busca parceiros para pesquisa sobre seguro rural

Foi divulgado na sexta-feira,19/8, o regulamento com as regras para seleção de propostas de entidades de pesquisa para estudar as políticas de gestão de risco agropecuário. A parceria se dará por meio de acordo de cooperação técnica com o Departamento de Gestão de Risco e Recursos Econômicos da secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Queremos incentivar o intercâmbio de conhecimento e experiências técnicas entre nossa equipe técnica e as entidades de pesquisa científica sobre a gestão de risco agropecuário” diz diretor da área, Vitor Ozaki.
As entidades interessadas devem apresentar plano de trabalho detalhado até 20 de outubro para o endereço eletrônico seguro@agricultura.gov.br. A partir da formalização do interesse, o projeto será avaliado pela equipe técnica do Mapa, que levará em conta a pertinência do tema para as atividades desenvolvidas pelo departamento. “Buscamos parcerias que possam contribuir efetivamente para o aprimoramento e fortalecimento técnico dos instrumentos de gestão de risco – Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) –, além de estudos relacionados ao agrupamento temporal e espacial do risco climático”, complementa Ozaki.
Com informações do Mapa.

FecoAgro/RS lança cursos de qualificação para cooperativistas

Nestor Tipa Júnior

Em uma iniciativa inédita, a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) está disponibilizando para dirigentes, executivos e técnicos das cooperativas agropecuárias a primeira edição do “Programa de Alto Desempenho. O conteúdo programático dos cursos será aplicado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). 
O programa para os dirigentes de cooperativas contemplará 48 horas-aula e contará com temas como estratégia empresarial, gestão financeira e governança corporativa. Já o destinado aos executivos será de 72 horas-aula e tem em sua estrutura assuntos como Marketing, projetos agroindustriais e gestão comercial. Os técnicos, com 80 horas-aula, contarão com assuntos como manejo para altas produtividades, qualidade de solo e nutrição e tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas.
Segundo o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, a entidade, no empreendimento de suas atividades orientadas em buscar permanentemente o fortalecimento do cooperativismo agropecuário e em especial de suas cooperativas afiliadas, entende que, dentre as diversas ações que garantem esse propósito está a necessidade constante de qualificação dos quadros diretivos. “A metodologia de ensino a ser aplicada será guiada pelos preceitos de conceituar, criticar, vivenciar e agir”, salienta. 
Os cursos terão caráter de ensino de extensão, com conclusão prevista para o mês de dezembro para dirigentes e executivos e março de 2017 para os técnicos. Ao final os inscritos receberão certificados de conclusão. A aula inaugural para cada um dos cursos está programada para o dia 31 de agosto.