sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Animação “Zarafa” encerra programação de agosto do CineSesc Uruguaiana


Sessões gratuitas vão ocorrer nos dias 26 e 27, no Sesc local.
Uma história sobre amizade encerrará a programação de agosto do CineSesc Uruguaiana. A animação “Zarafa” será exibida neste final de semana (26 e 27/08) com sessões gratuitas marcadas para as 19h, na sexta-feira, e 16h, no sábado, no Sesc local (Rua Flores da Cunha, 1984). Mais informações podem ser obtidos pelo telefone (55) 3412-2482 e pela página www.facebook.com/sescuruguaiana.
Em “Zarafa”, será contada a história em que, sob uma antiga árvore, um velho conta às crianças de sua aldeia uma fábula: a de uma forte amizade entre um menino, Maki e uma girafa órfã chamada Zarafa. Juntos eles viverão a aventura de suas vidas, viajando das areias do Sudão até as luzes de Paris.
Sobre o Sesc – Em 2016, o Sesc comemora 70 anos no Brasil e, no Rio Grande do Sul, a Instituição chega a estas sete décadas atuando em 100% dos municípios. Todas as 497 cidades recebem atividades sistemáticas da instituição em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. 
Programação CineSesc agosto - Uruguaiana
Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984)
Entrada franca 
26 e 27/08 – “Zarafa”
Horários: 19h (sexta-feira) e 16h (sábado)
Sinopse: Sob uma antiga árvore, um velho conta às crianças de sua aldeia uma fábula: a de uma forte amizade entre um menino, Maki e uma girafa órfã chamada Zarafa. Juntos eles viverão a aventura de suas vidas, viajando das areias do Sudão até as luzes de Paris.

Direções desmentem falta de merenda


Daiany Mossi

As denúncias trazidas à tona por pais e funcionários das escolas Rui Barbosa, Caic e Mário Quintana quanto a falta de merenda, foram rebatidas pelas direções dos educandários. 
Segundo as diretoras Denise Clausell, Cleusa Lopes e Laura Collazzo, o fornecimento de merenda está normal. “Na sexta-feira servimos sopão com produtos da nossa despensa, produtos da Secretaria da Educação. As crianças adoraram. A sopa foi opção no cardápio”, disse Laura, diretora do Caic. 
De acordo com o secretário de Educação, Francisco Roballo, todas as escolas estão servindo merenda normalmente. 
As denúncias foram feitas aos meios de comunicação por pais e funcionários.

Parceria entre Unipampa e Secretaria de Saúde gera curso de atualização

Por Tamíris da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde está promovendo um curso para a formação de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) dos municípios de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde. O curso acontece nos dias 13 de setembro, 06 e 25 de outubro, 17 de novembro e 13 de dezembro, das 8h30 às 17h30, no Auditório do Núcleo Municipal de Saúde Coletiva (Numesc) da Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana. As inscrições ficam abertas até o dia 9 de setembro.
A ação tem o objetivo de qualificar o processo de cuidado integral em saúde mental, buscando proporcionar espaço de discussão, aprendizagem e manejo de discussão, aprendizagem e manejo das situações de crises mais prevalentes, com a finalidade de instrumentalizar os profissionais de saúde e de outros serviços na condução do cuidado nos momentos de maior vulnerabilidade e sofrimento psíquico dos usuários da Raps.
O curso terá carga horária de 40 horas totalizando cinco encontros. Cada módulo terá duração de 8 horas. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento de formulário específico, que será encaminhado às Secretarias Municipais de Saúde e serviços de saúde dos municípios de Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Quaraí e Uruguaiana. 
Os participantes serão definidos pelos gestores municipais que estenderão a oferta do curso aos funcionários da Segurança Pública municipais.
O curso tem como público alvo os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) – especialmente médicos e enfermeiros –, as equipes dos Estratégias de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais dos Prontos-Socorros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Bombeiros e equipes de saúde dos hospitais gerais.

Unipampa elegerá servidores para Conselho Editorial


Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizará eleição para escolha de representantes docentes e técnico-administrativos em educação para formar o Conselho Editorial da Editora Unipampa (EdUnipampa). A eleição ocorrerá no dia 29 de setembro de 2016.
São 20 vagas de representação docente a serem preenchidas, sendo dez vagas de titulares e dez de suplentes, e quatro vagas de representação dos servidores técnico-administrativos em educação, sendo duas vagas de titulares e duas de suplentes. Cada campus elegerá um representante docente titular e um suplente entre seus pares e as 11 unidades da Instituição elegerão dois representantes técnico-administrativos em educação titulares e dois suplentes entre seus pares. O mandato dos representantes é de quatro anos, permitida uma reeleição para mandatos sucessivos.
A inscrição da candidatura deve ser feita por meio de formulário próprio (Anexo II do Edital nº 02/2016) assinado e enviado para o endereço eletrônico ceg@unipampa.edu.br, obedecendo ao cronograma. São elegíveis para as representações docentes todos os professores admitidos na carreira e membros do quadro ativo permanente da Unipampa. Para a representação técnico-administrativa em educação, são elegíveis todos os servidores admitidos na carreira e membros do quadro ativo permanente da Unipampa. Os servidores representantes devem pertencer ao quadro efetivo da Universidade há três anos ou mais e ter, no mínimo, título de graduação e comprovada participação em publicações didáticas, artísticas e/ou técnico-científicas.
Todo o processo eleitoral regulado pelo Edital nº 02/2016 é direto e secreto e deve ser conduzido pela Comissão Eleitoral Geral (CEG). Para mais informações, consulte: Edital nº 02/2016.

190 em ação

Ameaça
Uma mulher registrou ocorrência policial contra o próprio filho por ameaça. Ela contou que o adolescente tem se comportado de forma violenta depois que se envolveu com drogas. Na ocasião, a mãe tentou evitar a saída do filho de casa após ele envolver-se uma briga. O adolescente então a ameaçou de morte, com uma faca de cozinha.

Assalto I
Um adolescente foi assaltado na Rua Bento Martins, por dois homens. O menor contou que um dos bandidos o jogou no chão e o agrediu. Eles fugiram levando o telefone celular da vítima.

Assalto II
Uma moça foi assaltada por dois homens em uma motocicleta, na Rua XV de Novembro. Ela teve o telefone celular roubado.

Assalto III
Um homem assaltado enquanto passava pela Praça Argentina, no centro da cidade. Ele teve o telefone celular roubado por dois homens.

Furto I
Uma bicicleta que estava acorrentada nos fundos de um estabelecimento comercial foi furtada. O dono contou que estava trabalhando no referido estabelecimento e deixou a bicicleta guardada no local. No final do expediente, não mais a encontrou.

Furto II
Uma mulher foi acusada de furtar um óculos em uma loja no centro da cidade. A Brigada Militar foi acionada e a encaminhou à Delegacia de Polícia. Ela foi liberada depois do registro de ocorrência.

Agressão I
Um aluno de uma escola localizada no bairro Cabo Luiz Quevedo foi Agredido por colegas. A mãe do menino procurou a polícia depois que o menor chegou em casa com vários ferimentos. O fato está sendo apurado pela Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA).

Agressão II
Um homem registrou ocorrência contra a ex-companheira, de quem está separado há dois anos. Ele contou que, acompanhada pelo filho dela e por outro homem, a mulher foi a sua casa, o ameaçou, danificou as maçanetas das portas e foi embora levando consigo o filho do casal, de 13 anos, que morava com o pai desde a separação, visto que a mãe abandonara o lar. Durante a ‘visita’ da ex, ele acabou sendo agredido pelo filho dela. O fato foi registrado como lesão corporal.

Agressão III
Uma mulher registrou ocorrência policial informando que o filho, menor de idade, foi atropelado por um Chevette azul, e agredido por doze homens, no Morro do Piolho. Ela contou que o carro o perseguiu até conseguir atingi-lo.

DPCA cumpre buscas na Cidade Alegria


Gabriela Barcellos

A Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) cumpriu na tarde de ontem, 24/8, um mandado de busca e apreensão na casa de um morador do bairro Cidade Alegria. O mandado foi expedido pela 1ª Vara Criminal, a pedido do delegado Enio Tassi. A Polícia procurava por armas, no entanto, as buscas não lograram êxito.
O homem é suspeito de ser um dos autores de uma tentativa de homicídio ocorrido há três meses, no dia 24/8. Na ocasião, ele e dois adolescentes teriam perseguido e efetuado disparos contra um adolescente. O menor não chegou a ficar ferido na ocasião, pois conseguiu fugir e abrigar-se na casa de uma tia. O crime teria sido motivado por uma dívida de R$ 80 oriunda da compra de um videogame PS2.

Adolescente aprendido depois de assaltar pedestre


Gabriela Barcellos

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante depois de cometer um assalto na Rua Setembrino de Carvalho, na terça-feira, 23/8. Armado com um revólver, V.S.S. roubou o telefone celular de um rapaz que trafegava pela via.
A vítima acabou pedindo socorro para uma viatura da secretaria de Trânsito, que passava pela região. A partir de informações repassadas por moradores, os agentes encontraram o acusado escondido em uma valeta, com a arma utilizada no crime, e o telefone celular roubado da vítima. A Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) foi acionada e encaminhou o menor à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi determinada a lavratura do auto de apreensão em flagrante. O adolescente foi encaminhado à Fundação Case.

VEC doou cerca de R$ 700 mil à casas prisionais


Gabriela Barcellos

Alternativas para substituir as prisões em casos de menor potencial ofensivo, as penas pecuniárias vêm destinando recursos que auxiliam instituições sociais e de prestação de serviços essenciais à população, em especial, as ligadas à segurança pública. Conforme levantamento efetuado pela Corregedoria-Geral da Justiça junto aos Juízos de Execução Criminal do Estado, apenas em 2014, o Judiciário Estadual destinou mais de R$ 10 milhões em valores provenientes das penas alternativas a 84 instituições e entidades sociais do Rio Grande do Sul. E, desde o ano passado, vem investindo em projetos de maior envergadura, como a reforma do Instituto Psiquiátrico Forense Doutor Mauricio Cardoso (IPF) e a ampliação do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI) do Hospital Presidente Vargas, ambos localizados em Porto Alegre.

Uruguaiana
Em Uruguaiana, no último ano, a Vara de Execuções Criminais (VEC) doou cerca de R$ 600 mil à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, sempre mediante apresentação de projetos pela direção da casa prisional. Entre as ações desenvolvidas está a telagem de 100% dos pátios, a fim de garantir maior segurança e impedir o ingresso de materiais ilícitos, como drogas, armas e telefones celulares; construção de um novo poço d’água e reforma do gerador de energia. No Instituto Penal de Uruguaiana, foram cerca de R$ 100 mil, que contemplaram também a colocação de telas no pátio e a instalação de câmeras de segurança.
As doações foram autorizadas em caráter emergencial, considerando a possibilidade de motins, fugas e rebeliões. 
O repasse das verbas oriundas da VEC vem sendo responsável pela maioria dos investimentos, especialmente na Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) no município.

Convênios
Do total de convênios firmados em 2014, a área da segurança pública foi a maior contemplada: Conselhos da Comunidade, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, Brigada Militar, presídios e Polícia Civil receberam mais de R$ 3,7 milhões, resultando em reformas e melhorias de casas prisionais, na compra de viaturas novas, na aquisição de câmeras de monitoramento, kits de higiene para detentos, entre outros.

Penas Pecuniárias
As penas pecuniárias derivam de transações penais e de condição da suspensão do processo, em casos de menor gravidade. Consistem no pagamento em dinheiro à vítima, a seus dependentes ou a entidade pública ou privada com destinação social, de importância fixada pelo Juiz, não inferior a um salário mínimo nem superior a 360 salários mínimos. São administradas pelos magistrados da Execução Criminal, em cada Comarca. Segundo o juiz-corregedor Alexandre de Souza Costa Pacheco, “é preciso assegurar efetividade às penas pecuniárias, em especial diante da crise financeira e da notória carência dos serviços públicos prestados pelo Estado. A maior beneficiada é a comunidade lesada pelo crime”, ressalta o magistrado.

Conselhos
Os Conselhos da Comunidade receberam a maior fatia das verbas, R$ 1,2 milhão, oriundas das penas pecuniárias em 2014. Essas entidades assumem o papel de representação da comunidade na implementação das políticas penais e penitenciárias no âmbito municipal. Sua figura está prevista na Lei de Execução Penal (LEP), que orienta o Estado a recorrer à cooperação da sociedade nas atividades de execução da pena e da medida de segurança.
Esse colegiado deve ser composto de pelo menos um representante da associação comercial ou industrial, um advogado, um defensor público e um assistente social. Além deles, a participação é franqueada a familiares de presos e representantes de outros segmentos sociais. Todos os conselheiros trabalham de forma voluntária, sem remuneração.
Em segundo lugar, os Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública tiveram repassados R$ 920 mil. Os Consepros são entidades privadas sem fins lucrativos existentes em praticamente todas as cidades do Rio Grande do Sul e têm a função de colaborar com a segurança pública do município onde está instalado.

Na Expointer: Ação inédita coletará garrafas PETs para produção de silos sustentáveis

Uma ação inédita com impacto direto na preservação do meio ambiente será realizada durante a Expointer 2016 pela Silo Verde, uma startup do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A empresa trabalha com armazenagem sustentável de grãos e rações acessível a todos os produtores rurais e agricultores do Rio Grande do Sul e do Brasil. Desenvolve sistemas de armazenagem práticos e de menor custo a partir de matérias primas poliméricas recicladas de alta resistência PET. A montagem é rápida e com custo inferior aos produtos atualmente existentes no mercado. 
Para a iniciativa, que ocorrerá durante a Expointer, a Silo Verde colocará Eco-Pontos, pontos de coleta, em locais estratégicos do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para recolher garrafas PET. O objetivo é subsidiar a construção de cem silos com o máximo de matéria prima possível obtida durante o evento, o que irá acarretar em descontos exclusivos. Esse volume coletado vai impactar diretamente o consumidor final do produto, pois aqueles que formalizarem o interesse de compra durante a feira terão o desconto de toda a matéria prima captada durante o evento, que será emprega na fabricação dos silos. Sendo que uma unidade destas será fabricada com 100% do PET da feira, e será sorteada entre os que formalizarem interesse de compra do produto junto ao estande da empresa. “Essa ação vai gerar impacto em toda a cadeia, tanto na cidade, quanto no campo, preservando o meio ambiente. Também irá ajudar diretamente a custear os silos para o agricultor”, explica o fundador, Manolo Machado.
Outro diferencial que os visitantes da Expointer encontrarão no local será a matéria prima utilizada para a montagem do espaço. As estruturas metálicas, lonas e piso compensado com lascas de madeira serão 100% reutilizados, ou seja, após o final da Expointer, o estande será desmontado e será montado novamente em outros feiras e eventos. E as garrafas de água que serão ofertadas como brindes no estande, levarão a inscrição “Devolva-me no Ecoponto”, para que após ser consumida, retorne para gerar impacto na agricultura, na pecuária e na vida do produtor.
O produto da Silo Verde já foi apresentado na Expointer do ano passado, onde obteve grande procura por parte do mercado e canais de comercialização. Agora, os silos foram aperfeiçoados para a segunda geração, com parcerias de mercados dentro e fora do país. A empresa fez captação de recursos por meio de um investimento externo de R$ 1 milhão para desenvolvimento. Além dos contatos comerciais já estruturados, a empresa também está acertando parcerias com outras empresas do segmento e representantes para aumentar a robustez operacional e comercial.
Com informações da Agroeffective.